sábado, 15 de janeiro de 2011

ONDE ANDARÃO OS ...


Alguém arriscaria um palpite?

Na prisão eles não estão.

UM EXEMPLO DE TRABALHO

Conforme anunciado aqui nO Mipibuense, aconteceu na noite da sexta-feira, 14/01/11, a cerimônia de formatura dos alunos e alunas da Escola Municipal Clóris Trigueiro, no Pau Brasil.


O evento surpreendeu até mesmo os organizadores pelo brilho e pela beleza de todos e todas participantes. Uma verdadeira noite de festa na Escola.

Apesar de convidada a secretária de educação Ana Ferreira não compareceu e nem sequer enviou representação. Uma grande garfe.

Parabéns aos que fazem a Escola Clóris Trigueiro, em especial a professora Ecleusa, pelo esmero e dedicação na coordenação de mais esta tarefa para a promoção da elevação da auto-estima da juventude do Pau Brasil.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS TERRA VIVA

Como de costume a STVBrasil - Sociedade Terra Viva lança mais uma Campanha de Volta às Aulas Terra Viva e quer contar com a sua ajuda.

A Campanha

A Campanha de Volta às Aulas Terra Viva tem como objetivo arrecadar e doar, para crianças de baixa renda estudantes da rede pública, kits escolares com cadernos, lápis, borracha e outros itens (dependendo das doações).

Anualmente a Campanha era realizada através do Programa de Rádio Cidadania FM. Porém, este ano, com a retirada do Programa do ar, por determinação do deputado Fábio Dantas, a Campanha será realizada através do Blog O Mipibiuense.

De início a Campanha já conta com 20 kits para serem doados e nós estamos apenas começando.

Temos, também, 07 brinquedos que serão sorteados entre os/as participantes.
COMO PARTICIPAR

Para participar da Campanha de Volta às Aulas Terra Viva as crianças estudantes devem enviar ou entregar uma carta na STVBrasil - Sociedade Terra Viva, na rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu. Na carta, o estudante deve falar sobre A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA SUA VIDA.

As cartas devem indicar o nome completo da criança, endereço e telefone de contato.

Escolas, professores(as), incentivem seus alunos a participação.

COMO AJUDAR

Os empresários e empresárias, pessoas físicas, irmãos e irmãs mipibuenses interessados em ajudar nesta Campanha devem encaminhar suas doações para a sede da STVBrasil em São José de Mipibu. (Tel 32733980)

RETORNO

A Diretoria Executiva da STVBrasil - Sociedade Terra Viva informa aos seus usuários e usuárias que, terminado o recesso de fim de ano, estará retornando suas atividades a partir deste sábado, dia 15/01/2011, a partir das 08 horas, em São José de Mipibu.

Comunica, ainda, os seus horários de atendimento ao público para 2011.

Em São José de Mipibu: Segunda a quinta e sábado, das 08 às 12 horas
Em Natal: Terças e quintas, das 14 às 17:30 horas.

Mais informações pelo telefone (84) 3273-3980

Os cúmplices da homofobia assassina

Por Alessandra

Lembro que quando eu tinha menos de 20 anos, minhas duas irmãs, que estudavam no mesmo colégio de padres onde eu estudara - Agostiniano Mendel, na zona leste de São Paulo -, foram impedidas de se rematricular de um ano para o outro na escola. Motivo: queriam fundar um grêmio estudantil, e colocaram-se contra a escola num ato institucional de homofobia.

Havia um garoto homossexual, amigo delas, muito jovem. O garoto se apaixonara por um colega e, assim, declarou-se. O colégio tratou o ocorrido como uma afronta à sua autoridade. Queria expulsar o menino. Lembro que a Folha de S. Paulo, em seu "Folhateen", publicou matéria sobre o caso, abordando como preconceituosa a atitude do colégio. Lembro também que foi assim que minhas irmãs conheceram a militância do PT, que prontamente se dispôs a fortalecer a justa briga contra a direção.

Na época, eu pensava assim: poxa, eu vejo um monte de meninos incomodando com seu assédio um monte de meninas, e eles não são expulsos. Ou um monte de meninos adolescentes machistas e mimados que já naquela ocasião, recém-saídos das fraldas, exercitavam sua capacidade de humilhar e descartar meninas, tratando-as como simples bonequinhas de luxo, e nunca lhes foi dirigida uma palavra de repreensão.

Era evidente que se tratava de homofobia. Não lembro bem o desfecho do caso, mas sei que o colégio propunha-se a expulsar o garoto, e que minhas irmãs, com outros e outras colegas, não aceitaram a evidente discriminação. Sobrou para os solidários também.

Anos depois, já feminista, outra ocasião. Estávamos entre diversos militantes da juventude do PT num bar ao lado da sede do partido. Conversávamos, cantávamos, discutíamos política e curtíamos a presença uns dos outros. Havia duas meninas namorando.

Em certo momento, um troglodita metido a machão começou a incomodá-las. Elas não estavam fazendo nada demais, estavam juntas, abraçadas, beijavam-se vez ou outra. O homem passou a disparar gracejos grosseiros contra elas, naquela lógica de que "tem que apanhar pra aprender". Não cessava. Um amigo, homossexual, indignado, pediu que o sujeito parasse e respeitasse as meninas. Em resposta, o assediador mostrou um revólver que se encontrava sob a sua camisa ao meu amigo - que, óbvio, assustou-se muito. Soubemos que o homem era policial.

O troglodita passou a seguir meu amigo pelo bar, a ponto de ir atrás dele ao banheiro. Lembro que fui junto, e que, deixando o banheiro, propus que fôssemos embora. Levei meu amigo à sua casa naquele dia; o caminho todo, ele muito assustado, chorando um pouco, e dizendo em voz soluçante que corre risco de morrer, todos os dias, apenas por ser como é.

A intolerância violenta de animais que circulam pela Avenida Paulista - a mesma que recebe, todos os anos, a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo - ou em muitos outros cantos do país é legitimada por escolas que corroboram com a homofobia, por policiais que tratam com displiscência situações de discriminação, por homens que se julgam poderosos o suficiente para julgar quem merece ou não ser respeitado neste mundo. E muito mais gente. Sabe aquela piada de viado que você adora reproduzir em situações de descontração? Devia parar. Sabe os olhares assombrados para homens que dão a mão a homens e a mulheres que beijam mulheres na boca? Também devia parar. Faz, tudo, parte do mesmo ciclo.

Só existe uma intolerância legítima: a intolerância contra a violência. Ninguém pode aceitar, de tamanho nenhum, em espaço nenhum, de forma alguma. Se você é contra o casamento gay, problema seu. Não se case com alguém do seu sexo. Mas não queira normatizar a vida dos outros. Isso é, um pouco, o que dá coragem a esse bando de marginais para agredir pessoas na rua simplesmente porque demonstram carinho e afeto por outra pessoa. Nada pode ser mais cruel.

Não, eu não quero equiparar a sua piadinha homofóbia, ou a sua disposição de cantar palavras de ordem homofóbicas no estádio de futebol, à tentativa de assassinato que alguns empreendem contra outros por serem homossexuais. Eu só quero dizer que a sua atitude faz parte da mesma lógica. E que devia parar.
_____________________________________
Fonte: O Blog Terribili

O CASO CRE

Conforme anunciado aqui nO Mipibuense, nossa equipe tentou entrevistar a secretária de educação de Mipibu e a secre-tária da secretária, por toda esta sexta-feira, sem sucesso.

Foram várias ligações telefônicas para o número 32733406, onde alguém sempre nos informava que a secretária estava em reunião e a secretária da secretária havia dado uma saidinha.

Ao final da manhã, por telefone, o nosso querido Eliesel, para quem enviamos nossos cumprimentos, nos informou que a secretária Ana Ferreira informava que não iria atender. O que consideramos uma grande demonstração de deseducação para com a população mipibuense. Pois, tal atitude nega ao Povo que paga a totalidade da giroflex o direito a informação correta e clara. Nega ao Povo o direito de saber a verdade.

Nossa Gente não merece esta atitude da secretária e vamos continuar buscando a verdade, mesmo que as forças ocultas queiram omitir.

UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

O mundo assiste boquiaberto a mídia propagar o crescimento dos números de vítimas das enchentes no Rio de Janeiro. A cada momento somam-se mais e mais mortos e desabrigados sob a inércia das autoridades e ineficiência dos governos.

É bem verdade que muito pouco ou quase nada é possível fazer, neste momento, ante tamanha desgraça que se abateu sobre o Povo Carioca, salvo as medidas urgentes de resgate e amparo aos sobreviventes.

Diante deste episódio todos devemos estar preocupados, em todo lugar, sobre o que estamos fazendo para que este episódio não venha a se repetir em nossas comunidades. Quais ações governamentais esforços estão sendo envidados enquanto medidas para prevenir tais desastres?

Partindo do global para o local devemos nos perguntar sobre quais as políticas públicas estão sendo adotadas em nossa querida Mipibu para proteção de nossa Gente? O que o governo municipal fez e está fazendo sobre este problema? Temos defesa civil? Temos equipes dispostas para enfrentar tais surpresas?

Quem é vivo deve lembrar que há pouco uma empresa local sofreu graves perdas provocadas por um incêndio e com a inexistência de equipe local para atuar nestes casos. O que o governo fez após esta experiência?

Na verdade, irmãos e irmãs mipibuenses, todos sabemos a realidade nossa de cada dia e da extrema imcompetência e insensibilidade deste governo para administrar, de verdade, esta cidade. Até parece que estamos, há mais de seis anos, vivenciando um espetáculo circense (com todo respeito ao povo do circo), onde um bando de incompetentes se instalou no poder local e passou a brincar de palahaços (com todo respeito aos verdadeiros palhaços) com o nosso Povo.

O Povo Mipibuense vai esperar o sinistro para despertar? A nossa classe política medrosa, fraca e medíocre continuará como sempre esteve inerte, silente e enclausurada nas giroflex? E nós, o Povo?

O governo finge que está governando e o Povo finge que está tudo bem. E a masturbação literária trata de dar ares de perfeição à desgraça nossa de cada dia.

O QUE VAI ACONTECER COM O CRE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU?

Temos recebidos muitas indagações sobre o que efetivamente irá acontecer com a unidade do CRE mipibuense. Por esse motivo estamos tentando entrar em contato com a secretaria municipal de educação para maiores detalhes.

Como de costume, vamos ouvir as partes interessadas e trazer luzes sobre o assunto.

Aguardem novidades a qualquer momento.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coisas de Mipibu




(Fotografia enviada pela mipibuense Catarina P Franco)

Natureza



Fotografia: Perceval Carvalho

DITADO POPULAR II (coincidência???)

Furta Azevedo no Paço
Targini rouba no Erário
E o povo aflito carrega
Pesada cruz ao Calvário

(Ditado popular carioca referente aos puxa-sacos da coroa portuguesa instalada no Brasil, em 1808)
____________________________________
Fonte: Livro "1808" de Laurentino Gomes

DITADO POPULAR

Quem furta pouco é ladrão
Quem furta muito é barão
Quem mais furta e esconde
Passa de barão à visconde

(Ditado popular carioca referente aos puxa-sacos da coroa portuguesa instalada no Brasil, em 1808)
____________________________________
Fonte: Livro "1808" de Laurentino Gomes

Pesquisa canadense descobre composto eficaz para aliviar a dor crônica

Um composto capaz de diminuir a dor crônica poderá melhorar as condições de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A nova substância - batizada de NB001 - é descrita em um trabalho publicado na última edição da Science Translational Medicine. Há poucos analgésicos no mercado voltados especificamente para a dor crônica. Quase todos atuam sobre a dor aguda.

Uma pesquisa divulgada no ano passado apontou que cerca de 29% dos habitantes de São Paulo sofrem com dor crônica. Calcula-se que, nos Estados Unidos, 65 milhões de pessoas também enfrentam o mal. Especialistas explicam que o processo neurofisiológico da dor crônica é diferente dos mecanismos que provocam o tipo agudo.

De um modo geral, quando o estímulo doloroso cessa, a dor aguda desaparece. Ela desempenha, assim, um importante papel: faz com que a pessoa proteja o órgão ou o tecido afetado e informa o corpo que há algo errado.

A dor crônica, no entanto, permanece quando o estímulo já desapareceu, como uma memória persistente - e incômoda - do evento que causou a dor. Ao contrário da forma aguda, não traz benefícios. Só sofrimento.

Estudos anteriores haviam comprovado as diferenças bioquímicas entre os dois processos, e cientistas procuravam um modo de interferir apenas na dor crônica. Descobriram então a enzima AC1, que comprovadamente participa da gênese da dor crônica em uma região do cérebro conhecida como córtex cingulado anterior. O próximo passo foi a busca de uma substância capaz de inibir a ação da AC1. Cientistas do Canadá chegaram a vários compostos. O mais eficaz foi o NB001, testado em colônias de células neuronais e em camundongos com dor crônica.

Em entrevista ao Estado, Min Zhuo, professor da Universidade de Toronto, afirmou que pretende iniciar os testes em humanos em cinco anos. Mas, para isso, precisa estabelecer parcerias com indústrias farmacêuticas.

A Science Translational Medicine também publicou uma análise crítica sobre a descoberta. Assinam dois pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco. Eles questionam se o NB001 não inibiria o funcionamento da enzima AC1 no hipocampo, prejudicando processos como a memorização. Ao Estado, Zhuo argumentou que, nos testes realizados com animais, não houve nenhum impacto na memória dos camundongos.

O problema

A dor crônica faz com que muitas pessoas permaneçam inativas, evitando exercícios físicos e o convívio social. O neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, da USP, destaca que é preciso lutar contra essa tendência. “Senão, forma-se um ciclo vicioso. A dor gera inatividade, e a inatividade prolonga a dor”, afirma Teixeira. “A pessoa precisa sair e praticar exercícios: isso alivia a dor crônica.”

A anestesiologista Fabiola Minson, diretora da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), também aponta a conveniência de procurar um médico especialista em dor. O aposentado Sérgio Casarini, de 64 anos, passou por três profissionais de diferentes especialidades e reclamou da dor que sentia na planta dos pés, fruto de uma neuropatia causada pela diabete.

O problema só foi resolvido quando chegou a um quarto médico, especializado no alívio da dor. “Ia à praia e não conseguia pisar na areia, de tanta dor. Ficava com os pés levantados”, conta. “No mês passado, com o tratamento adequado, voltei à areia."
-----------------------------------------------
Fonte: Folha on line

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

APOIO AO ESPORTE

Irmãos e irmãs mipibuenses, dá para entender como é que o crakobolão ou melhor, o ginásio Arlindão, localizado na Rua Santana está naquelas condições?

Em maio de 2010 o Governo Federal, através do Ministério do Esporte (Convênio 613496), repassou a quantia de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) à prefeitura de São José de Mipibu para apoio a infraestrutura para esporte recreativo e lazer. E como se explica aquela situação?

O que foi feito com esse dinheiro?

Com a palavra a prefeita!

Fala prefeita!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bertold Brecht

Na guerra muitas coisas crescerão

Ficarão maiores

As propriedades dos que possuem

E a miséria dos que não possuem

As falas do guia*

E o silêncio dos guiados.

* Führer

FRASE

 "O verdadeiro amigo é aquele que aparece quando o resto do mundo desaparece".

Banco do Brasil abre hoje inscrições para concurso no RN

Após potiguares acompanharem o lançamento de uma seleção para vagas do Banco do Brasil na Paraíba e no Ceará, agora eles já podem comemorar a realização do esperado concurso do BB para escriturários no próprio Rio Grande do Norte. O período de inscrições será aberto hoje às 10h, prossegue até o início de fevereiro e as provas devem ocorrer em 20 de março.

A boa notícia é a possibilidade de concorrer tanto para a região de Natal, quanto para a de Mossoró, e a má notícia é que não há previsão de vagas, ou seja, será formado um cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 1.280,10, com direito ainda a uma “gratificação semestral de 25%, paga mensalmente”. O valor total, incluindo benefícios, alcança os R$ 2.310,48.

A quantia inclui salário básico, a gratificação de 25% (R$ 320), auxílio-alimentação (R$ 399,30) e cesta-alimentação (R$ 311,08). O Banco do Brasil também oferece participação nos lucros, plano de saúde extensivo aos dependentes, auxílio-creche, auxílio para dependentes portadores de deficiência, fora a “possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional”.

De acordo com um dos diretores da Premium Concursos, André Gustavo, o lançamento do edital surpreendeu, já que edital do processo seletivo anterior ainda estava em vigor. “Realmente foi uma surpresa, não se esperava”, observou. Segundo ele, as turmas específicas já estão sendo montadas e devem iniciar a preparação na próxima semana, o que garantiria pelo menos dois meses de aulas.

Além do Rio Grande do Norte, foram abertas inscrições para cadastro de reserva nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe. A validade do processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado uma vez por mais um ano. A organizadora será a Fundação Carlos Chagas (FCC).

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o prazo para o pedido de isenção já se encerrou no último domingo, dia 09. Tiveram direito ao pedido os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos, ou renda familiar de até meio salário mínimo mensal por indivíduo.

Um dia antes de lançar o edital para o Rio Grande do Norte e outros nove estados, o Banco do Brasil já havia publicado um edital com 36 vagas de escriturário para Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. As regras eram praticamente as mesmas, porém o prazo de inscrições foi reduzido, tendo se encerrado já nessa segunda-feira (10), e as provas estão marcadas para 6 de fevereiro.

A rapidez adotada em relação aos prazos, no edital para os estados vizinhos ao Rio Grande do Norte, foi justificada pelo banco como sendo a alternativa encontrada para manter “a prestação de serviços de qualidade à população e para o provimento de cadastro de reserva para futuras convocações”. A Fundação Carlos Chagas também é a organizadora.
________________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Crea/RN abre concurso com 121 vagas e salários até R$ 4,5 mil

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) lançou edital de concurso público para preencher 121 oportunidades de níveis médio e superior, sendo 21 vagas imediatas e 100 destinadas a formar cadastro reserva. De acordo com o edital de abertura, a remuneração inicial varia entre R$ 700 e R$ 4,5 mil, de acordo com o nível de escolaridade exigido pelo cargo.

As inscrições devem ser feitas até às 23h59 do dia 20 de fevereiro, por meio da página do Instituto Cidades, organizador do concurso. Também existe a possibilidade de se inscrever presencialmente na sede do Crea/RN, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, 1840, Lagoa Nova, Natal/RN, entre 8h e 17h. O custo da taxa de inscrição vai de R$ 50 (nível médio) a R$ 80 (nível superior).

A seleção oferece vagas de nível superior nos cargos de advogado, contador, administrador, analista de tecnologia da informação, profissional especializado e profissional do sistema Confea/Crea. Também há vagas de nível médio nos postos de profissional de suporte administrativo (PSA), profissional de suporte técnico (PST), técnico em contabilidade (PST) e profissional de fiscalização (PFI).

O concurso será composto por prova objetiva, marcada para o dia 27 de março. A seleção tem prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação.
_____________________________________
Fonte: DN on line

Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão

Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo, nomeada CimaVax EGF, com a qual mais de mil pacientes receberam tratamento, anunciou nesta segunda-feira o jornal oficial "Trabajadores".

A responsável pelo projeto no CIM (Centro de Imunologia Molecular) de Havana, Gisela González, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos, precisou a especialista.

"A vacina é baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular, que quando há câncer estão descontrolados", detalhou.

González indicou que como o organismo tolera "o próprio" e reage contra "o estranho", por isso tiveram que fazer "uma composição que conseguisse gerar anticorpos contra esta proteína".

A vacina se aplica no momento no qual o paciente conclui o tratamento com radioterapias e quimioterapias e é considerada "terminal sem alternativa terapêutica" porque ajuda a "controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada", precisou.

Além disso, pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente".

A pesquisadora declarou que após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF "progride" em outros países e que avalia-se a forma de empregar seu princípio em tratamentos contra outros tumores como os de próstata, útero e mamas.
_____________________________________________
Fonte: FOLHA ON LINE

MÍDIA E PODER

(Enviado por Sônia Soares*)

No século XVIII, o filósofo prussiano Immanuel Kant escreveu um texto intitulado 'Resposta à pergunta: que é o iluminismo?'. Para responder à questão, Kant contrapõe ao iluminismo (ou esclarecimento) a menoridade, entendida como 'incapacidade de se servir do entendimento sem a orientaçao de outrem', o que podia se dar por culpa própria - quando nos falta decisão e coragem - ou por falta de entendimento mesmo. Recorde-se que o lema do iluminismo europeu era 'sapere aude' (ousa saber).

Assim, por preguiça e covardia, os homens continuavam na minoridade, por ser mais cômodo, e também porque para outros era muito fácil se colocar como tutores.

Mas, então, como chegar ao esclarecimento? Seria possível?

Segundo Kant, não só possível, como 'inevitável', desde que o povo fosse livre. A liberdade seria a única exigência para a ilustração, mas de qual liberdade falava Kant? A de fazer uso público de sua razão, ou seja, aquele uso que qualquer um faz (na época, por escrito, como erudito) perante o grande público do mundo letrado. Significa, simplesmente, servir-se da própria razão para falar em seu próprio nome.

Se à época, Kant não podia dizer que vivia numa época esclarecida, também hoje - embora assegurada a liberdade de expressão - não podemos fazer tal afirmação, sobretudo se considerarmos a maior fonte de 'informação' à disposição do povo: a tv, o rádio e o jornal. O quanto os veículos de comunicação poderiam ser realmente 'esclarecedores' do povo?

Se olharmos quem são os donos da mídia, teremos a certeza de continuar, ainda por muito tempo, na 'minoridade'...
_____________________________________
*Sônia Soares - nutricionista e mestre em filosogia.

Inscrições para concurso da Petrobras começam nesta segunda-feira; 838 vagas

As inscrições para o novo processo seletivo da Petrobras terão início nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, e vão até o dia 27 deste mês. O concurso é destinado ao preenchimento de 838 vagas (220 para cargos de nível superior e 618 para nível médio). Os candidatos poderão se inscrever no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e para nível superior, R$ 45,00.

As provas objetivas ocorrerão no dia 27 de fevereiro. A remuneração mínima inicial varia de R$ 1.801,37 a R$ 6.217,19. Entre os benefícios, a Petrobras oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
_________________________________
Fonte: Diário de Natal

domingo, 9 de janeiro de 2011

DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA?


O Mipibuense lhe informa quanto cada Escola recebeu em 2010.

Veja a tabela abaixo e fiscalize o que foi feito com o dinheiro.

..............................................................

ESC EST PROF FRANCISCO BARBOSA (Centro) R$ 13.661,00

ESC EST PROF RAFAEL GARCIA (Bairro Novo) R$ 3.967,20
ESC EST HILTON GURGEL DE CASTRO (CAIC) R$ 13.612,20
ESC EST BARAO DE MIPIBU (Centro) R$ 59.127,40
ESC EST LARANJEIRAS DO ABDIAS R$ 8.326,80
ESC MUN CONEGO PEDRO PAULINO R$ 5.939,10
ESC MUN CLORIS TRIGUEIRO PEIXOTO (Pau Brasil) R$ 10.722,60
ESC ISOLADA PROFa TERCEIRA ROCHA (Arenã) R$ 4.623,30
ESC MUN EUSA DE MELO PALHANO (Centro-COHAB) R$ 17.319,20
ESC MUN JANILSON FERREIRA R$ 5.302,80
ESC ISOLADA ZITA FREIRE R$ 4.176,00
ESC MUN FELIPE TAVARES DE PAIVA (Taborda) R$ 5.731,20
ESC ISOLADA PROFA MARIA HELENA PEREIRA GOMES R$  1.026,00
ESC MUN BERNARDO DE SOUZA DE COUTINHO (B Novo) R$ 6.995,40
CRECHE MUN DE PAU BRASIL R$ 2.101,20
ESC MUN PROF SEVERINO BEZERRA DEMELO R$ 36.072,20

ESC MUN JULIO FERREIRA DA SILVA R$ 5.592,60
ESC MUN MARIA SALETE DE LIMA R$ 5.888,70
ESC MUN PREFEITO JANILSON FERREIRA R$ 8.432,10
ESC MUN JENUINO DE SOUZA MENINO R$ 6.926,40
ESC MUN PROF ANGELINA VASCONCELOS DE FARIA R$ 18.330,20
ESC MUN MARIA APARECIDA FERREIRA DE CARVALHO R$ 24.640,20
ESC MUN JORGE FERREIRA DA SILVA R$ 3.202,80
ESC MUN JOSE GOMES DE LIMA R$ 5.271,30
ESC MUN JOSEFA GENEROSA DE MELO R$ 3.108,31
ESC MUN VEREADOR ANTONIO FERREIRA DA SILVA R$ 3.138,60
ESC MUN MARIA MOURA DA SILVA R$ 1.926,00
ESC MUN PROFESSORA SEVERINA FERREIRA DA SILVA R$ 6.945,02
ESC MUN MARCINA GALVAO DE AZEVEDO R$ 1.709,40
ESC MUN PROFA. MARIA MIRTES DA SILVA ARAUJO R$ 4.034,40
C EDUCACAO RURAL PROF MARIA JOSE DE MELO-CERU R$ 11.796,90

GABINETE PREFEITO R$ 8.500,80
ESTATUTO DO CAIXA ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL R$ 2.596,80
C.E.M.E.I - CENT R$ 4.357,00

TOTAL R$ 325.101,13
........................................................


Agora é com você!
_______________________________________________
Fonte: Portal da Transparência

COMBATE AS DROGAS?

O preocupante crescimento do número de usuários de drogas em Mipibu parece não sensibilizar o governo municipal e a ausência de políticas públicas voltadas para apoiar aqueles e aquelas que precisam de ajuda para abandonar o vício mostra-se como o grande vilão em nossa realidade.

Escondidos por traz do acanhado PROERD e dos GGGGGG.... que nada respondem efetivamente, muitos governantes se esquivam das mazelas a que estão obrigados a resolver.

Observem, irmãos e irmãs, que neste final de 2010 a prefeitura recebeu, destinados pelo Governo Federal, a quantia de R$ 28.800,00* (vinte e oito mil e oitocentos reais) para serem utilizados no trabalho de enfrentamento ao crack e outras drogas e aparentemente nada fez. E a pergunta que não quer calar é o que a prefeitura fez com esse dinheiro? Ou, para melhorar o português, o que você viu ser feito pela prefeitura para retirar os mipibuenses das drogas?

Estamos perdendo a nossa juventude para as drogas em uma velocidade estonteante. A cada dia aumenta a turba de verdadeiros(as) zumbis que circulam pela cidade, seja sob os efeitos dos psicotrópicos, seja pelos efeitos da ânsia para seu uso.

Há quase uma década estamos levantando o grito do Povo Mipibuense e cobrando respostas do governo local, que se mantém, até hoje, silente. Este governo é incompente e incapaz de apresentar respostas aos problemas sociais que vivenciamos.

Chega de conversinhas bonitas em reuniões e gabinetes. Os problemas estão nas residências, estão nas ruas. Estão consumindo a nossa juventude com a força e a velocidade incalculáveis.

É preciso plantar a semente da coragem, da fortaleza e da dignidade para vermos brotar no chão mipibuense as soluções para os problemas de nosso Povo, nossa Gente.

Precisamos de "ações em vez de palavras!"
__________________________

FLOR SILVESTRE



(Fotografia da Série FLORES)

EXONERAÇÃO

A Governadora Rosalba Ciarlini exonerou nesta sexta-feira, 07, do cargo de Chefe de Gabinete da Fundação José Augusto, o mipibuense e professor Gilson Matias.

Gilson, que tantos de nós conhecemos e que foi professor de muita gente em Mipibu, deixa a FJA depois de um longo período de trabalho ao lado do poeta Crispiniano Neto.

Atualmente a FJA vem sendo alvo de muitos debates por parte de integrantes do novo governo.

SOS ABELHAS

Silenciosamente, bilhões de abelhas estão morrendo, colocando toda a nossa cadeia alimentar em perigo. Abelhas não fazem apenas mel, elas são uma força de trabalho gigante e humilde, polinizando 90% das plantas que produzimos.

Vários estudos científicos mencionam um tipo de agrotóxico que contribui para o extermínio das abelhas. Em quatro países Europeus que baniram estes produtos, a população de abelhas já está se recuperando. Mas empresas químicas poderosas estão fazendo um lobby pesado para continuar vendendo estes venenos. A única maneira de salvar as abelhas é pressionar os EUA e a União Europeia para eles aderirem à proibição destes produto letais - esta ação é fundamental e terá um efeito dominó no resto do mundo.

Não temos tempo a perder - o debate sobre o que fazer está esquentando. Não se trata apenas de salvar as abelhas, mas de uma questão de sobrevivência. Vamos gerar um zumbido global gigante de apelo à UE e aos EUA para proibir estes produtos letais e salvar as nossas abelhas e os nossos alimentos. Assine a petição de emergência agora, envie-a para todo mundo, nós a entregaremos aos governantes responsáveis:

As abelhas são vitais para a vida na Terra - a cada ano elas polinizam plantas e plantações com um valor estimado em US$40 bilhões, mais de um terço da produção de alimentos em muitos países. Sem ações imediatas para salvar as abelhas, poderíamos acabar sem frutos, legumes, nozes, óleos e algodão.

Nos últimos anos, temos visto um declínio acentuado e preocupante a nível global das populações de abelhas - algumas espécies de abelhas estão extintas e outras chegaram a 4% da população no passado. Cientistas vêm lutando para obter respostas. Alguns estudos afirmam que o declínio pode ser devido a uma combinação de fatores, incluindo doenças, perda de habitat e utilização de produtos químicos tóxicos. Mas um importante estudo independente recente produziu evidências fortes culpando os agrotóxicos neonicotinóides. A França, Itália, Eslovênia, e até a Alemanha, sede do maior produtor do agrotóxico, a Bayer, baniram alguns destes produtos que matam abelhas. Porém, enquanto isto, a Bayer continua a exportar o seu veneno para o mundo inteiro.

Este debate está esquentando a medida que novos estudos confirmam a dimensão do problema. Se conseguirmos que os governantes europeus e dos EUA assumam medidas, outros países seguirão o exemplo. Não vai ser fácil. Um documento vazado mostra que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA já sabia sobre os perigos do agrotóxico, mas os ignorou. O documento diz que o produto da Bayer é "altamente tóxico" e representa um "grande risco para os insetos não-alvo (abelhas)".

Temos de fazer ouvir as nossas vozes para combater a influência da Bayer sobre governantes e cientistas, tanto nos EUA quanto na UE, onde eles financiam pesquisas e participam de conselhos de políticas agrícolas. Os reais peritos - apicultores e agricultores - querem que estes agrotóxicos letais sejam proibidos, a não ser que hajam evidências sólidas comprovando que eles são seguros. Vamos apoiá-los agora. Assine a petição abaixo e, em seguida, encaminhe este alerta:

Não podemos mais deixar a nossa cadeia alimentar delicada nas mãos de pesquisas patrocinadas por empresas químicas e os legisladores que eles pagam. Proibir este agrotóxico é um caminho necessário para um mundo mais seguro tanto para nós quanto para as outras espécies com as quais nos preocupamos e que dependem de nós.

Com esperança,

Equipe do AVAAZ
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009