sábado, 2 de fevereiro de 2013

Diáspora cultural

Estamos perdendo a nossa identidade!

Há muito nossos musicistas estão deixando a província. Seja atraídos pelas bandas da capital, seja na busca de um futuro alvissareiro. Mas, com certeza, motivados, fundamentalmente, pela ausência de apoio local para o seu desenvolvimento.

(Banda de música de São José de Mipibu - 1981)

Esta diáspora cultural produz efeitos nefastos a saber. Retira do povo mipibuense o direito de ver seus filhos produzindo cultura e ao mesmo expropria deste mesmo povo a sua própria história.

Foi-se o tempo em que podíamos ouvir, durante o carnaval, o que a nossa cultura, nossa gente, nossos artistas têm de melhor. A produção local em sua forma mais natural, seja com marchinhas, sambas, aquela música prazerosa e que, sem o refinamento do erudito, nos toca o coração e faz a gente parar para ouvir até o final.

São José de Mipibu tem muitos talentos. Tanto no seu passado quanto na contemporaneidade. Uma juventude de muita habilidade e carente de oportunidades para mostrar seus trabalhos. Exímios profissionais que, muitas vezes, são obrigados a atuar frustradamente em outras profissões por não ter oportunidades.

É preciso agir e rapidamente se quisermos resgatar e preservar o pouco que nos resta. Há que se empreender um grande esforço para que não venhamos a perder, em um futuro próximo, esses jovens musicistas mipibuenses que ainda se encontram em São José de Mipibu.

Valorizar o artista local e oportunizar o seu crescimento não é mais uma preocupação. Deve se constituir em uma política pública efetiva e que ultrapasse as vontades dos governos e governantes. Somente assim poderemos resgatar a nossa cultura e ver florescer  verdadeiras pérolas do mais íntimo de nossa gente.

Temos, nos próximos dias, o carnaval. E, como todos sabemos, um momento de se abrir espaço para que os nossos músicos, reunidos em bandinhas, possam mostrar seus trabalhos, seu talento e também de se abrir uma frente de trabalho e geração de renda para a categoria. Bastando, apenas, que os responsáveis pela organização dos eventos tenham a devida atenção e a sensibilidade necessárias para perceber o vácuo em que se encontra a nossa cultura e promover, quiçá, a transformação que tantos sonhamos. Não se busca a adoção de medidas mirabolantes e insustentáveis. Mas, antes, a aproximação com nossos artistas, o debate, a oitiva, que possam guiar a construção de propostas para se tornar uma práxis.

O grande escritor Ariano Suassuna não poderia ter sido mais feliz em afirmar: "Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa." Portanto, a verdadeira festa de nossa gente está diretamente ligada a nossa vocação cultural, a produção local. E não há que se falar em cultura local sem investimentos na missão de nossa classe artística e sua valorização.

Por fim, tomamos por empréstimo as palavras do nosso saudoso e querido Chico Xavier, que nos ensina: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
.
..

Pense, reflita e diga não a energia nuclear

Pense, reflita e diga não a energia nuclear

Por Heitor Scalambrini Costa (Professor da Universidade Federal de Pernambuco)


As decisões tomadas pelos governos da França, Alemanha, Japão, Bélgica, Itália, entre outros, de reverem seus programas de instalação de novas usinas nucleares, e desativarem as existentes, são mais do que um indicativo que esta fonte de energia perdeu espaço considerável no século XXI. Por trás (e a frente) das decisões governamentais, está a pressão popular. A conscientização sobre os reais riscos desta tecnologia tem levado milhares de pessoas a se manifestarem publicamente contrárias ao uso da energia nuclear. Dificilmente por vontade de novos governos haverá mudanças na política não nuclear destes países. Nem mesmo no Japão, onde o atual primeiro ministro tem insinuado que não só reativará as 50 usinas fechadas pós Fukushima, mas construirá novas centrais núcleo-elétricas. A razão é simples a população não quer conviver com o perigo constante de uma catástrofe nuclear.

A China, utilizada como exemplo na rota pró-nuclear, não deve ser imitada. Suas situação política, social e ambiental, não serve como exemplo. O país que é o mais populoso do mundo (mais de 1,3 bilhões de habitantes), tolhe a liberdade de expressão e impede pela força, a participação popular. Por outro lado, os Estados Unidos da América, citado como exemplo de modelo nuclear, vive um grande dilema com relação a sua economia, a seu modo de vida, e as suas posições nos fóruns internacionais referentes às mudanças climáticas. As contradições são enormes, em um país que já foi à locomotiva do mundo ocidental capitalista. Hoje, ao mesmo tempo, propõe a produção e a utilização do gás do xisto betuminoso (verdadeiro crime ambiental), acena para o fortalecimento de políticas na área de energias renováveis.

O Brasil é que deveria servir de exemplo e modelo para outros paises na área energética. Com recursos naturais abundantes como o Sol, o vento, as águas, a biomassa, deveríamos estar à frente e propor novos caminhos para sociedade mundial, na utilização destes recursos, de maneira eficiente, sem desperdício, e sem impacto ambiental e agressão social, levando em conta para que e para quem os recursos energéticos são destinados. Complementando a rede elétrica nacional com geração de energia descentralizada, substituindo os chuveiros elétricos, a iluminação e motores ineficientes, por novas tecnologias disponíveis. Enfim priorizando o uso das novas fontes renováveis e políticas de conservação.

Mas infelizmente, estamos andando para trás, no que concerne a matriz elétrica. Cada vez mais se instalam termelétricas a combustíveis fósseis, menosprezando os recursos naturais disponíveis. O planejamento tecnocrático indica o aumento das termelétricas nos próximos anos, desenhando para o futuro uma matriz hidro-térmica. Verdadeiro crime lesa-pátria que está sendo cometido com as gerações futuras, e com o planeta, ao desprezar as novas fontes renováveis.

Ainda, o que chama a atenção, são as posições dos eternos lobistas da energia nuclear, uns mais belicistas que outros. Aquele mesmo, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, que defendeu e defende que o país se insira no “clube da bomba”, volta nestes tempos de crise elétrica, a propor que a energia nuclear seja “tratada com mais carinho” pelo governo federal. Empregados ilustres da Eletronuclear utilizam velhos argumentos, os mesmos que respaldaram a assinatura do acordo Brasil-Alemanha em plena ditadura militar. Defendem que o Brasil necessita da energia nuclear para atender as necessidades elétricas de agora e futura, daí não pode abrir mão, nem de suas reservas de urânio (para os negócios), e nem da construção de novos reatores nucleares. Propõem não só Angra III em construção, e mais 4 outras usinas até 2030, sendo dois destes complexos nucleares no Nordeste brasileiro, ao lado do Rio São Francisco. Verdadeiro descalabro ao povo sertanejo.

No próximo mês, no dia 11 de março, lembraremos 2 anos da catástrofe de Fukushima.  Não se pode esquecer a gravidade, e as repercussões para a vida de tal acidente, que esta sendo abafado pelas agências de notícia. A população brasileira não se deixará enganar, e mais uma vez continuará afirmando “Não queremos energia nuclear, nem em Pernambuco, nem no Nordeste, e nem no Brasil”.
.
..

Plantão Terra Viva

Hoje é mais um dia de trabalho na Sociedade Terra Viva. A partir das 08 horas seus voluntários estarão o Plantão Terra Viva para atender a população de São José de Mipibu e cidades circunvizinhas.

O serviço é mais um plus da STVBrasil e tem como objetivo orientar os usuários e usuárias sobre seus direitos, promover a mediação de conflitos, viabilizando soluções rápidas e consensuais, acompanhar casos de violações de direitos e prestar assessoria jurídica para pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

O Plantão Terra Viva funciona da sede da STVBrasil, na rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, RN.

Durante o Plantão Terra Viva é oferecido o Café da Manhã com Cidadania e todos e todas estão convidados a participar.

Venha fazer uma visita, conhecer os seus direitos e praticar cidadania!
.
..

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

São José de Mipibu era assim ...

Para quem somente agora passou a enxergar, São José de Mipibu era assim.


Fotografia datada de 03/05/2009.
.
..

Mercado da Victoria Street - Durban - África do Sul


Frase contemporânea


Estudantes mipibuenses poderão ter considerável melhoria na qualidade do ambiente de estudo

Informações extra-oficiais dão conta de que a Prefeitura de São José de Mipibu estará alugando vinte salas de aula no Instituto Pio XII, para acomodar turmas da educação municipal.

A iniciativa é plausível, tendo em vista que o espaço do Pio XII é de boa qualidade, central e acessível, o que implicará em significativa melhoria na prestação do serviço aos alunos.

O Pio XII, já há alguns anos, enfrenta uma crise financeira, falta de alunos e se encontrava funcionando com apenas cerca de trinta por cento de sua capacidade, mesmo dispondo de uma boa estrutura para atendimento da clientela.

Até o final desta manhã O Mipibuense tentou contato com a Secretaria de Educação, para obtenção de mais detalhes sobre as negociações, sem sucesso.

Caso se confirme o fato, o atual governo estará dando um grande passo na direção de considerável melhoria na qualidade do ambiente de estudo, além de socorrer o moribundo do eminente infarto pecuniário.

Todavia, é preciso lembrar que esta é uma medida temporária e que revela, na verdade, a falta de espaço nas escolas públicas. Assim, é bom senso que o governo inclua em seu planejamento a construção de novas salas de aula.
___________________________
Fotografia de Fran Moura

Ministério da Saúde lança campanha nacional de prevenção às DST/aids para o carnaval 2013

O público-alvo é a população sexualmente ativa. A ideia é reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção


O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (31), a campanha de prevenção às DST/aids para o carnaval deste ano. Com o tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na cerimônia de lançamento, na manhã de hoje, na quadra de esportes do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ).

Além da apresentação da campanha, foram homenageados os trabalhos desenvolvidos por 18 agentes de prevenção, nas comunidades do Rio. Essas ações fazem parte do Projeto Aids e Comunidades, uma parceria entre a ONG “Centro de Promoção da Saúde” (Cedaps) e o Ministério da Saúde. As atividades do projeto se alinham à campanha de carnaval deste ano, cujo público-alvo é a população sexualmente ativa.

Durante a cerimônia, o secretário destacou a importância da campanha para conscientizar a população na adoção das medidas de prevenção. “Os jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids nos anos 80”, observou Barbosa. Ele lembrou que a doença ainda mata 12 mil pessoas por ano, no Brasil.

Segundo o secretário, a campanha é de fundamental importância para intensificar a prevenção à DST/aids. Ele chamou a atenção para pesquisas divulgadas, nos últimos anos, que mostram uma queda no uso da camisinha de 58% para 49% , em todas as faixas etárias, nas relações com parceiros casuais.

O Ministério enviou aos estados e municípios brasileiros mais de 68,6 milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período do carnaval. “Queremos reforçar que o uso da camisinha deve ser um hábito e pode até melhorar a relação. É preciso desconstruir o imaginário popular de que fazer sexo sem o preservativo é melhor”, destacou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

A campanha também terá anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Foram produzidos três jingles para serem veiculados nas rádios – um em ritmo de axé, cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.

FIQUE SABENDO – Durante o período de 30 de janeiro e 1º de fevereiro, acontece a mobilização de testagem rápida de aids, hepatites B e C, no estacionamento do Casarão dos Prazeres, no Morro dos Prazeres. Também será oferecida vacina contra hepatite B para a comunidade local.
____________________________________________________
Fonte: www.aids.gov.br

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Procurador insiste na retirada de símbolos religiosos de repartições públicas

O Ministério Público Federal anunciou nesta quinta-feira, 31, que recorreu da decisão judicial de primeira instância que negou a retirada de todos os símbolos religiosos de repartições públicas federais no Estado de São Paulo. O recurso foi apresentado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. Segundo a apelação, a ostentação dos símbolos religiosos "ofende a laicidade do Estado e atenta contra os princípios constitucionais da liberdade, da igualdade e da impessoalidade".


"O princípio da laicidade do Estado, expressamente adotado pelo Brasil, e a liberdade religiosa impõem ao Poder Público o dever de proteger todas as manifestações religiosas, sem tomar partido de nenhuma delas", defende o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias.
Para Dias, a presença de símbolos religiosos em prédios públicos "é prejudicial à noção de identidade e ao sentimento de pertencimento nacional aos cidadãos que não professam a religião a que pertencem os símbolos expostos".
Na apelação, o procurador deixa claro que respeita a opção do servidor público que manifesta sua liberdade religiosa e coloca na parede do seu espaço de trabalho um símbolo religioso. "O que não se pode admitir é que em salas destinadas ao público, como é o caso da sala de audiência ou mesmo do hall de entrada dos edifícios forenses, alguém esteja autorizado a colocar este ou aquele símbolo religioso."
A discussão sobre a retirada dos símbolos religiosos das repartições públicas federais teve início em julho de 2009, quando foi protocolada a ação. Na sentença, de novembro de 2012, a juíza federal Ana Lúcia Jordão Pezarini considerou o pedido "por demais genérico" já que "nem sequer permite discutir e avaliar quais os símbolos e a relevância de sua expressão histórico-cultural e a necessidade de sua preservação".
Para a juíza, "a existência de símbolos religiosos em prédios públicos não pode ser tida como violação ao princípio da laicidade ou como indevida postura estatal de privilégio em detrimento das demais religiões, mas apenas como expressão cultural de um país de formação católica, que também deve ser protegida ou respeitada".
Na apelação, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, contesta essa ideia. "A respeitável decisão acaba por se basear numa suposta superioridade da religião católica em detrimento das demais religiões, o que não se pode admitir sob pena de resultar em discriminação condenável às pessoas que não professam a fé católica."
Dias reiterou que a ação busca a retirada dos símbolos religiosos de "toda e qualquer religião, e não apenas dos símbolos pertencentes à Igreja Católica". Segundo o texto do recurso "o princípio da igualdade impede que o Estado demonstre predileção por uns em detrimento dos outros, o que acaba ocorrendo quando ele opta por ostentar o símbolo de uma religião e não o de outra".
Para o procurador, "a única maneira de garantir o tratamento isonômico entre os professantes de todas as religiões e, também, dos ateus, é impor à União a obrigação de retirar os símbolos religiosos ostentados em seus prédios, bem como a obrigação de não mais colocá-los".
Em termos mais amplos, a ação defende que o Estado laico cumpra seu dever de proteger todas as crenças religiosas, sem desrespeitar os direitos de agnósticos e ateus e sem gerar competições ou revanchismos entre as diversas religiões praticadas no país. "Já passou o momento de o Brasil respeitar todas as religiões e a liberdade religiosa de todos os brasileiros e brasileiras, o que se espera com a procedência da presente ação", insiste o procurador.
__________________________________
Fonte: Estadão

Ditado popular: "Se é para falar besteira é melhor ficar calado!"


Band é condenada comentário preconceituoso de Datena sobre ateus

A Band foi condenada por um comentário feito por José Luiz Datena, 55, no "Brasil Urgente" em julho de 2010. A emissora ainda pode recorrer da decisão.

Ao comentar o fuzilamento de um garoto, o apresentador e o repórter Márcio Campos travaram um diálogo que continha comentários considerados preconceituosos a respeito dos ateus.
Durante 50 minutos, os dois relacionaram o crime bárbaro à "ausência de Deus".

"Um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí", afirmou. "Então, Márcio Campos, é inadmissível; você também que é muito católico, não é possível, isso é ausência de Deus, porque nada justifica um crime como esse, não, Márcio?"
"Porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí", prosseguiu. "É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é..., o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum."

Após a exibição do programa, o Ministério Público Federal em São Paulo entrou com uma ação, que foi considerada procedente pela Justiça Federal de São Paulo.

A Band terá que exibir em rede nacional, durante o programa, quadros veiculando esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração idêntica ao do tempo utilizado para a exibição das informações equivocadas.

Em caso de descumprimento da determinação judicial, a emissora terá que pagar multa diária de R$ 10 mil.

A Band, via assessoria de imprensa, disse que ainda não foi oficialmente informada sobre a referida decisão, mas que prentende recorrer.
___________________________________________
Fonte: Folha on line

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Palavra do prefeito

O Prefeito Arlindo Dantas disse, em seu plano de governo, que irá:

"Implantar cursos Educação para o Trânsito, para crianças, adolescentes e adultos e fomentar campanhas de educação e humanização no trânsito."
.
..

Despesas deixadas pela ex-prefeita precisam ser esclarecidas

Em meio aos dados recentemente divulgados na blogosfera mipibuense, relatando as dívidas deixadas pela ex-prefeita Norma Ferreira, algumas informações levantam suspeita e carecem de esclarecimentos urgentes.

A suposta dívida da Prefeitura para com a APAMI de São José de Mipibu, controlada pela família da ex-prefeita, chega a casa dos mais de noventa e quatro mil reais (R$ 94.000,00). Porém, até esta data nenhuma informação foi tornada pública no sentido de esclarecer ao que se refere tal dívida. Nem mesmo os donos da APAMI se prestaram a tanto. No entanto, este silêncio não pode permanecer e os esclarecimentos precisam ser prestados. 

Na verdade, a instituição APAMI teve seu tempo e outrora prestou relevantes serviços à população de São José de Mipibu. Tempos idos e anteriores ao advento do Sistema Único de Saúde.

Desde os anos noventa, com a entrada em vigor da Lei 8080 e posteriormente a Lei 8142, a associação controlada pela família da ex-prefeita transformou-se em um cabide de empregos para amparo dos pupilos em tempos de vacas magras e seca das tetas da viúva municipal.

Em 2005, quando se encontrava prestes a sucumbir em razão da ausência de sustentabilidade e no abismo da própria inoperância foi socorrida com um golpe contra o povo mipibuense e da região agreste, ao tomar do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros o serviço de obstetrícia e passar a prestá-lo com péssima qualidade, tendo sido objeto de inúmeras reclamações por parte da população.  Medida privatista e que jamais deveria ter sido adotada. Tal medida sucateando e tirando do Hospital Regional um serviço que melhor seria prestado naquela unidade e, quiçá, tornado, hoje, uma referência para nossa região. 

Nada justifica a permanência do serviço de obstetrícia na APAMI. Mesmo porque, já há algum tempo, não se sabe o que é serviço público e gratuito e o que é privado e pago. Essa confusão confunde a população e termina por contrariar o interesse público.

Com o advento do novo governo municipal, a população espera que seja restaurada a valorização do serviço público e restituído ao Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros e ao povo o que de direito é seu.
.
..

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Contran institui tolerância zero de álcool para multas da lei seca


Motorista que apresentar 0,05 mg de álcool por litro de ar expelido pagará multa de R$ 1.915,40


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou novos limites de tolerância de álcool para o teste do bafômetro que, na prática, instituíram a tolerância zero no País. Qualquer motorista que apresentar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões terá de pagar multa de R$ 1.915,40 (menos de uma lata de cerveja). Até agora, o limite era de 0,2 miligrama.

No caso de o motorista ser submetido a exame de sangue, segundo as novas regras, não será tolerada nenhuma quantidade de álcool no sangue para evitar a multa.
A regulamentação foi uma medida complementar às mudanças na lei seca estabelecidas no fim do ano passado pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff. Ela foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29.
Quem for flagrado nos testes com mais de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar continua sujeito à prisão por crime de trânsito. A pena é de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão do direito de dirigir.
As novas formas de provar a embriaguez do motorista, como testemunhos de policiais e gravações em vídeo também são válidas, segundo a regulamentação. 
.
..

Imagens falam mais do que palavras


Filhote de elefante tenta acordar a mãe, encontrada morta em reserva da ilha de Bornéu, na Malásia; 10 animais morreram no local desde dezembro; autoridades acreditam que animais foram envenenados
________________________________________________
Fonte: Folha on line

As boates Kiss nossas de todos os dias

Perceval Carvalho

A tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, RS, na noite do último sábado e que ceifou 231 vidas e deixou centenas de feridos é apenas uma vírgula na história da sociedade brasileira.

As cenas dantescas chacoalham o berço esplêndido e acordam, aos sopapos, o Brasil que insiste em dormir a beira do abismo. Os perigos que ninguém via, de repente se agigantam e transformam empresários "bonzinhos" em demônios, bodes expiatórios de uma sociedade eivada de malandros e vícios.

Quem não já ouviu a bocas miúdas, alhures, alguém afirmar "Molha a mão de fulaninho que dá tudo certo!"? Quantas vezes você mesmo(a) não fez isso? Pois bem, esse dito "jeitinho brasileiro", está mostrando apenas mais um de seus resultados. Lamentavelmente uma tragédia para tantas famílias e a desgraça para outras.

Todavia, é preciso se levar luzes sobre outros fatos que não estão sendo tocados pela grande mídia marron. Está sendo divulgada insistentemente a prisão dos donos da boate Kiss, onde ocorrera o episódio. Porém, não se escuta falar da prisão das autoridades que fecharam os olhos, se omitiram e deixaram que tudo acontecesse. Pelo menos, até o momento em que escrevemos este texto.

Na verdade, estamos diante de uma velha e conhecida prática: a omissão oficial daqueles que deviam proteger a população. Parece que estamos escutando: Alguém tem que ser exposto como bode expiatório para acalmar o clamor popular! O estado falhou no seu papel de fiscalizador e licenciador. Foi, no nosso entendimento, o maior responsável pela tragédia da boate Kiss.

E na nossa realidade, nas nossas casas de festas, há fiscalização e controle para evitar tragédias como a de Santa Maria? Quem fiscaliza e quem licencia esses ambientes? Os nossos bares, clubes, lugares de grande aglomeração de pessoal estão em condições adequadas para funcionar?

Procure os extintores de incêndio, portas de emergência e outros equipamentos obrigatórios na boate, no clube no bar próximo de você e pergunte com qual frequência recebem a fiscalização. Será o bastante para tirar suas conclusões.

São responsáveis os donos das boates, mas também o são todos e todas aqueles e aquelas que tem o dever e a obrigação de fiscalizar, licenciar e controlar tais atividades e impedir que desastres como este e outros aconteçam. As prisões deveriam começar pelos que ganham para evitar tais sinistros.

Como sempre, no país do carnaval, medidas serão tomadas após este terrível incidente, no sentido de evitar a repetição do caos. Mas, o que, de fato, precisamos está bem longe de ser alcançado. É preciso mudar a mentalidade de nosso povo e obrigar o estado a cumprir o seu papel. Deixarmos de lado os "jeitinhos" e exigirmos o rigor da lei. Levar não apenas os bodes expiatórios, mas tantos quantos, de verdade, tiverem responsabilidade sobre cada uma das vidas que nos são tiradas nas boates Kiss nossas de todos os dias.

Aos familiares das vítimas a nossa solidariedade. Às autoridades o nosso repúdio pela vergonhosa omissão.
.
.. 

STVBrasil se reúne com Secretaria de Educação de São José de Mipibu

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, na sede da Secretaria de Educação de São José de Mipibu e teve como objetivo o estabelecimento de parceria para o desenvolvimento de ações de prevenção das DST AIDS  e Hepatites Virais, uso indevido de drogas, bulling, homofobia e outras formas correlatas de violência e intolerância junto as escolas da rede municipal.

Os diretores da STVBrasil solicitaram a retomada do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, para que as comunidades escolares e trabalhadores em educação possam desfrutar dos benefícios oferecidos no programa que é desenvolvido pelos governos federal e estadual em apoio aos municípios.

Atendendo a pedido de trabalhadores em educação, também foi solicitado à Secretária Lúcia Martins a revisão do atual Plano de Cargos da categoria que, por um lapso, deixou de prever a titulação de doutoramento nos seus quadros, o que vem gerando muitos prejuízos à muitos  profissionais da educação.

A STVBrasil disponibilizou sua estrutura e pessoal para a realização das atividades educativas e informativas junto as escolas, nas temáticas de saúde, direitos humanos e educação ambiental.

Em resposta, a Secretária sinalizou positivamente e afirmou estar disposta a lutar para equacionar os atuais problemas da pasta, bem como pela implementação de idéias que possam promover a melhoria do ensino e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

De acordo com a Professora Lúcia Martins, a previsão do início das aulas nas escolas municipais é para o mês de março e a proposta é de contemplar o planejamento com atividades relacionadas aos temas abordados na reunião.
.
..

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dia da Visibilidade Trans

Na noite deste domingo, 27, no Centro Cultural da Zona Norte de Natal, aconteceram as comemorações do Dia da Visibilidade Trans do Rio Grande do Norte, evento organizado pela ATREVIDA RN e que contou com o apoio da STVBrasil - Sociedade Terra Viva.


Durante o evento, o coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil, Perceval Carvalho, apresentou o Projeto Justiça e Cidadania e disponibilizou os serviços da assessoria jurídica à comunidade LGBT.


Regado a muito brilho e gente bonita, o evento foi um verdadeiro show.



A STVBrasil, organização não governamental com doze anos de luta em defesa dos direitos humanos, doou trinta e cinco produtos de beleza para as participantes.



Na ocasião, foi feita uma justa homenagem ao transformista Zezo, um dos precursores do movimento no estado.


Parabéns a presidenta da ATREVIDA RN, Jacqueline Brazil e toda a sua equipe!


domingo, 27 de janeiro de 2013

Bazar Terra Viva

O seu carnaval com mais liberdade
Sandálias da hora por apenas R$ 10,00




(Vendas somente por encomenda através do telefone - 84 88518474  ou e-mail natalvirtual@hotmail.com)

Saúde e Prevenção nas escolas

Representantes da organização não governamental STVBrasil - Sociedade Terra Viva se reúnem, nesta segunda-feira, 28, com a Secretaria de Educação de São José de Mipibu, RN.

O objetivo da reunião é firmar parceria para o fortalecimento das ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, Hepatites Virais e combate ao preconceito, drogas, ao bulling e outras formas de violência e intolerância nas comunidades escolares.

A STVBrasil tem experiência de mais de dez anos de  trabalho com a temática e se destaca com a sua produção científica junto a fóruns estaduais, regionais e internacionais, tendo sido convidada para participar de atividades em vários países.

A diretora executiva da STVBrasil, Socióloga Conceição Barbosa, ressalta que "É preciso estarmos todos unidos sociedade civil e governos no combate a AIDS, Hepatites e outras DST e, principalmente, ao preconceito e ao fundamentalismo que estigmatiza e segrega pessoas em nível mundial. Precisamos, mais do que nunca, somar esforços para melhorar a qualidade de vida de nossas irmãs e irmãos que sofrem e que muitas vezes são esquecidos. Mais do que de palavras precisamos de ações. E é essa a nossa luta há mais de doze anos!"

A atual Secretária de Educação, Professora Lúcia Martins, tem sido uma grande aliada e apoiadora das ações da STVBrasil. A expectativa é que a partir deste ano as ações e campanhas junto as escolas sejam expandidas.
.
..

Flor de Cactus






(Fotografia: Perceval Carvalho)
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009