sábado, 20 de julho de 2013

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pesar

O Mipibuense manifesta seu pesar motivado pelo falecimento da Professora Mipibuense Aninha e solidariza-se com familiares e amigos neste difícil momento de perda.
.
..

A sombra da nossa santa ignorância

Admira-nos a todos e todas a capacidade que temos de reverenciar os nossos algozes, muitas vezes, de forma inconsciente.

É bem verdade que as coisas não estão muito bem encaminhadas pela província e que a capa preta de, como ouvíamos falar na São José de Mipibu na época da política do ping-pong, "papa-figos" ainda se espraia sobre algumas mentes dominando-as e ingerindo seus destinos.

Também é verdade que os fantasmas do ferreirismo espreitam as portas da província ávidos de poder e, conforme me dizia o saudoso Sargento Perceval, "com as palmas das mãos coçando, coçando". E o mipibuense genuíno nem necessitará de mais detalhes para o perfeito entendimento do que aqui se afirma.

Há muito a maior parte da população mipibuense sofre com as péssimas condições dos transportes coletivos de passageiros que circulam em São José de Mipibu e os altos preços cobrados pelas passagens. Quem precisa estudar ou trabalhar em Natal sabe muito bem do que falamos. Viajar todos os dias, ida e volta, na frota operada no município é um calvário contemporâneo. Não bastasse as condições dos transportes, o tratamento dado aos passageiros violam literalmente os direitos de nossa gente. Idosos são agredidos diariamente, seja em nível de relacionamento interpessoal, seja no descumprimento da lei que obriga a gratuidade ou a meia passagem para este seguimento populacional. São comuns as reclamações de idosos e idosas sobre este assunto.

Por outro lado, a nossa classe política queda silente no conforto de seus mandatos e sem querer estremecer as relações com os verdadeiros algozes de nosso povo. Alianças as mais esdrúxulas são costuradas para garantia da "paz municipal" e do silenciamento das massas, os "corpos dóceis" muito bem tratados na obra foucaltiana.

É o exercício do poder pelo poder. É a eterna sobreposição de uma minoria sobre a grande maioria das massas nem tanto silenciosas dos últimos tempos.

Todavia, o que nos estranha é o discurso equivocado e até, quiçá, desequilibrado daqueles e daquelas que, motivados por uma trauma qualquer, passam a negar suas natureza e condição e apoiar os próprios carrascos. Begerot trataria esse fenômeno patológico, se é que pode ser assim caracterizado, como "Síndrome de Estolcomo".

O atual estado de coisas está insuportável e as autoridades não apontam soluções capazes de conter, por um lado, os desígnios de um grupo de empresários inescrupulosos e, do outro, a insatisfação generalizada estampada no semblante de cada um de nós. É preciso conter a exploração do povo e garantir-lhe qualidade de vida. É preciso mudar esta realidade e fazer valer os nossos direitos.

É impossível se viver a sombra de nossa santa ignorância.
.
..

Revolta do Busão, agora, em Natal, RN.

Juventude, população, ciclistas e muito mais gente de bem estão nas ruas de Natal, RN, Brasil, neste momento, lutando pelos seus direitos.



#VEMPRARUAVOCÊTAMBÉM!
.
..

Revolta do Busão começa em Natal

O Movimento que mudou a cara do Brasil inicia mais uma edição em Natal, nesta tarde de sexta-feira.

(Imagem da Tribuna do Norte)

Autoridades já determinaram o isolamento de várias ruas e avenidas da cidade e instituições bloqueiam suas portas com tapumes.

A Governadora Rosalba Ciarline manda polícia usar helicóptero para amedrontar manifestantes.


Enquanto os políticos se acovardam e tentam desarticular o movimento popular, bravos jovens vão às ruas lutar pelos direitos de todos nós.

DONO DA VERDADE
A Rádio Cidade, 94fm, na manhã desta sexta-feira, cometeu um grande e grave erro ao permitir que um sujeito, lá de Nova Iorque, afirmasse que "A polícia é a democracia fardada", no intento de ameaçar os jovens através da força policial.

A 94fm poderia, muito bem, ter protegido seu currículo dessa terrível garfe jornalística e atentado a liberdade de expressão. Pois, assim como os veículos de mídia, todos temos o mesmo direito de livremente gritarmos contra os abusos que fazem o Brasil sangrar o sangue de tantos inocentes e gente de bem.

Todo o nosso apoio à luta da juventude e do POVO BRASILEIRO! Todo nosso apoio aos movimentos sérios que lutam por melhor qualidade de vida para nossa gente e dizem não a corrupção.
.
..

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coca-Cola é obrigada a tirar do ar comercial sobre como queimar calorias

Autoridades do Reino Unido consideraram campanha publicitária enganosa


NEW YORK - Autoridades do Reino Unido obrigaram a coca-cola a retirar do ar um anúncio de televisão considerado enganoso por dar a entender que é fácil queimar calorias contidas no refrigerante.

O anúncio mostra pessoas em diferentes atividades físicas alegremente. Um passeia com o cachorro, outro dança, um terceiro joga boliche e outros apenas gargalham.

Uma lata de Coca-Cola é focalizada ao lado da mensagem indicando que é possível livrar-se de forma muito feliz das 139 calorias contidas em uma latinha. A Coca-Cola com zero calorias é mostrada como outra forma de evitar a ingestão de calorias.

Para as autoridades que regulam a publicidade no Reino Unido, o anúncio não deixa claro que todas as atividades precisam ser feitas em conjunto, a fim de queimar as 139 calorias.

Foram consideradas queixas de consumidores que se sentiram desinformados com a insinuação de que bastaria uma das atividades mostradas para queimar as calorias contidas em uma lata de Coca-Cola.

A principal fabricantes de bebidas do mundo vem sendo pressionada por autoridades da saúde preocupadas com o aumento do índice de obesos na população, problema associado ao consumo de bebidas açucaradas.

O anúncio de 30 segundos, lançado também nos EUA em janeiro, faz parte dos esforços da Coca-Cola para recuperar sua imagem e dissociá-la da questão da obesidade. A estratégia é a de mostrar cenas de bebedores de refrigerantes fazendo exercícios físicos de forma bastante saudável.

A Coca-Cola também lançou anúncios de dois minutos em os EUA e no Reino Unido tentando mostrar que a obesidade não é causada apenas pelo consumo de refrigerantes, mas por outros tipos de alimentos e bebidas calóricas.

Link do vídeo: http://youtu.be/TgJu_shHir4 
______________________________
Fonte: Estadão

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Atuação do Deputado Fábio Dantas beneficia população de São José de Mipibu

O Deputado Estadual Fábio Dantas vem realizando importante trabalho de fortalecimento de valorização das organizações da sociedade civil, através da destinação de emendas parlamentares e apoio através de sua equipe.

Esta semana a STVBrasil está recebendo equipamentos para apoio as suas atividades culturais, que beneficiarão a população mipibuense e de cidades circunvizinhas que são atendidas pela instituição e que, com a melhoria dos serviços oferecidos, poderão desfrutar de mais qualidade de vida.

O Mipibuense parabeniza o Deputado Fábio Dantas pela atuação parlamentar e pelo exemplo de compromisso com a defesa dos direitos de nossa gente.
.
..

terça-feira, 16 de julho de 2013

Homem tenta pagar prostituta com cartão do Bolsa Família na BA

Um homem tentou pagar uma prostituta com um cartão do principal programa social do governo
federal, o Bolsa Família, segundo a central de polícia da cidade de Itapetinga, a cerca de 560 km de Salvador.
O homem foi identificado apenas com o prenome de João, porque o caso não chegou a ser registrado quando ocorreu, na madrugada de 27 de junho. De acordo com o policial Tiago Bottino, que trabalhou na noite do incidente, João criou confusão ao levar a prostituta ao motel Mirage, às margens da rodovia BA-263, sem dinheiro para pagar os R$ 50 do programa e o valor do quarto do estabelecimento.
Bottino não explicou qual "tática" seria usada por João com o cartão do Bolsa Família, que funciona apenas para saque em agências da Caixa Econômica Federal.
Em contato com a Folha, o recepcionista do motel, que não quis revelar seu nome, disse que a garota pediu ajuda porque estava sofrendo um "golpe".
"Depois que chamamos a polícia, o cara apresentou um som do seu carro para colocar como empenho à dívida. Ele tentou usar até o Cartão Cidadão [ligado a questões previdenciárias do INSS]", disse.
O recepcionista ainda afirmou que a situação pode ter ocorrido porque o motel não aceita cartão de crédito.
"O pessoal sempre entra sem olhar a placa [da proibição] e depois precisa tentar resolver com a gente como é que fica [o pagamento]".
O caso só passou a ser investigado agora pelo delegado do município, Roberto Júnior.
"Estamos apurando a conduta dos policiais militares chamados ao local, que não fizeram o registro da ocorrência e resolveram por lá, mesmo, além de saber o que efetivamente aconteceu", diz Júnior.
O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, informou que não pode se manifestar sobre algo que não foi oficialmente registrado.
Embora a titularidade do cartão quase sempre seja da mulher das famílias atendidas pelo programa, há casos como de viúvos em que o homem passa a ser dono do benefício.
Pesquisas divulgadas pelo ministério dizem que o dinheiro dos saques é usado preferencialmente para compra de material escolar e alimentação.
_________________________________
Fonte: Folha de São Paulo

A democracia que queremos

Caros amigos do Brasil,
 


Nossa democracia está muito perto de conquistar uma vitória histórica! O Senado aprovou um projeto que facilita o processo que torna as iniciativas populares em lei! Vamos agora organizar uma mega petição para que a Câmara vote a favor e o projeto vire lei:

Assine a Petição
A onda de democracia que está varrendo o país pode nos trazer uma vitória histórica: na última semana, o Senado aprovou um projeto que facilita o processo que torna as iniciativas populares em lei, após a Avaaz ter sido mencionada várias vezes no debate! Vamos agora construir uma mega petição para selar o acordo na Câmara!

Atualmente se quisermos forçar o Congresso a debater alguma legislação, como a Ficha Limpa, precisamos de um processo extremamente oneroso que nos obriga a recolher assinaturas, em papel, de 1% do eleitorado, ou seja, cerca de 1,3 milhão de pessoas. Este sistema leva uma eternidade, desestimulando a participação cidadã. Mas esta semana o Senado concordou em reduzir pela metade o número de assinaturas necessárias e disse que elas podem ser ser recolhidas online! Infelizmente, esta reforma fundamental pode cair no esquecimento dos deputados se não agirmos - e rápido.

O Congresso entrará em recesso por duas semanas, mas se unirmos um milhão de vozes pela ação dos nossos deputados, podemos forçá-los a fazer desta a prioridade número 1 em suas agendas e que endossem a proposta do Senado assim que eles voltarem das férias. Temos 24 horas para começar a criar uma mobilização gigante! Vamos juntar nossas vozes agora – e compartilhar com todos nossos amigos – dando um passo gigante rumo à verdadeira democracia no Brasil:

http://www.avaaz.org/po/brasil_iniciativa_popular/?bXVgibb&v=27164

A velocidade das mudanças que estamos vendo agora no Brasil é de tirar o fôlego. Ao encher as ruas – e as caixas de emails e mensagens de voz dos parlamentares –, assumimos nossa responsabilidade e exigimos o direito de participar por completo, e não apenas a cada quatro anos, na condução de nossa grande, bela e confusa democracia. Pense a respeito: apenas no último mês nós conseguimos que os estados diminuíssem o preço das passagens, que a Dilma anunciasse novos investimentos em educação e saúde, que a PEC 37 fosse arquivada e estamos a poucos dias de uma vitória contra o voto secreto. Estamos ganhando!

Mais boas notícias: quando o Senado debateu essa medida na quarta-feira passada (10), o papel dos membros da Avaaz foi discutido dentro do plenário! O senador Lindbergh Farias leu os resultados da nossa pesquisa com membros da Avaaz, mostrando que a maioria das pessoas envolvidas nos protestos recentes disse querer mais participação direta no processo legislativo por meio de ferramentas online. “Tecnologia não falta para deixar esse projeto com a segurança necessária. Esse projeto nos aproxima de uma juventude que quer participar cada vez mais da vida política”, disse o parlamentar a seus colegas no Senado.

Temos duas semanas para nos assegurar que os parlamentares vejam que a mobilização popular pedindo por reformas não irá desaparecer. O povo veio para ficar e quer que a Câmara aprove o projeto de iniciativa popular do Senado o mais rápido possível. Vamos chegar a um milhão:

http://www.avaaz.org/po/brasil_iniciativa_popular/?bXVgibb&v=27164

O povo saiu às ruas e não vai mais desocupá-las. A comunidade da Avaaz no Brasil está na linha de frente das mudanças que têm varrido o país e está crescendo na velocidade de um raio: já somos quase 5 milhões! Que jornada incrível, que comunidade incrível.

Com esperança e determinação,

Equipe da Avaaz

STVBrasil promove oficina de qualidade no atendimento ao publico

A organização não governamental STVBrasil - Sociedade Terra Viva vai promover, no próximo dia 20, oficina sobre qualidade no atendimento ao público.
 
O evento será realizado na sede do CDL de São José de Mipibu e contará com a participação de técnicos da STVBrasil e da assistente social Luciana Melo.
 
O propósito da oficina é oferecer instrumentos aos participantes sobre como melhorar a qualidade do atendimento ao público.
 
Estão sendo oferecidas 20 vagas para voluntários da STVBrasil, governos, empresas parceiras e pessoas físicas interessadas na temática.
 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente na sede da Sociedade Terra Viva, na rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, RN, de segunda à sábado, no horário das 08 às 12 horas.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 32733980.
.
..

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Feliz aniversário!

O Mipibuense parabeniza a Professora e Diretora da STVBrasil Alba Lúcia por mais um aniversário que comemora nesta segunda-feira, 15.


São José de Mipibu tem superpopulação de táxi

Há algum tempo a população de São José de Mipibu vem ouvindo rumores sobre a existência de uma possível superpopulação de táxis na cidade.

A falta de transparência associado ao autoritarismo do governo da ex-prefeita Norma Ferreira suscitou uma série de questionamentos sobre o assunto e as consequências de atos impróprios e irresponsáveis por parte da gestão municipal.

Na semana que passou tivemos acesso as informações sobre a situação das concessões de táxis em São José de Mipibu e, portanto, passamos à sua análise.

Importante destacar que, segundo o último senso do IBGE, a cidade tem população de 39776 habitantes, distribuídos nas áreas urbana e rural.

Outro fato que merece ênfase é que os "donos" dos táxis gozam do benefício da isenção de impostos como IPVA e IPI, além dos descontos específicos que se justificam através da necessidade de renovação anual da frota. Assim, quanto mais caro o veículo maior o desconto.

Do quantitativo
Atualmente, segundo dados oficiais fornecidos pela Secretaria Municipal de Tributação, a cidade de São José de Mipibu conta com duzentos e oito (208) táxis em circulação, distribuídos em quinze (15) praças/pontos de táxi. No momento, existem, ainda, seis (06) pedidos aguardando autorização do Prefeito Municipal.

Do total das concessões para exploração de táxi em São José de Mipibu, 167 são concedidas à homens e 40 à mulheres. Até empresa recebeu autorização municipal para operar o serviço de táxi na cidade.

Entre os beneficiários das concessões de táxi em São José de Mipibu, levantamento inicial estima que 10 deles são servidores públicos, outros tantos são parentes de vereadores e outras autoridades.

Geografia taxista
A cidade está dividida em 15 praças/pontos de táxi. Sendo cinco (05) delas na área urbana e dez (10) nas áreas rural e entorno do centro.

A praça José Ricardo, localizada na rua 16 de outubro (lateral da Escola Barão de Mipibu), no Centro, conta com 81 táxis em operação. A Praça da Rodoviária tem 40 táxis. O ponto de táxi localizado na Praça da Saudade conta com 09 táxis. A Praça de Táxi localizada em frente ao Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros conta com outros 17 táxis e a Praça do Conjunto Tancredo Neves com 02 táxis em operação.

Fora do centro da cidade temos cadastrados e autorizados a operar o serviço de táxi distribuído da seguinte forma:
- Praça de Laranjeiras do Abdias: 25 táxis;
- Praça de Laranjeiras dos Cosmos: 16 táxis;
- Praça do Arenã: 5;
- Praça de Manimbu: 4;
- Praça do Pau Brasil: 2;
- Praça de Japecanga: 2;
- Praça de Taborda: 1;
- Praça do Vale do Lírio: 2;
- Praça do Pium: 1;
- Praça do Ribeiro: 1.

Uma rápida análise dos dados, em contraposição com a realidade das ruas, nos permite concluir que há algo de errado nas concessões de táxi na província. Há muitas concessões e poucas pessoas explorando, de verdade, o serviço na prática. Tem muita gente sendo beneficiada com concessão de licença para operação táxi para poder, apenas, conseguir comprar carros novos com isenção dos impostos, sem que, nestes casos, os veículos estejam utilizados como instrumento de trabalho. Enquanto isso, outros e outras mipibuenses estão passando necessidades por não ter um emprego para ganhar o seu sustento.

Se tomarmos como exemplos a cidade de Nova Iorque, que tem uma população de pouco mais de 8 milhões de habitantes e uma frota de 13 mil táxis, ou seja, 1 táxi para 634 habitantes, São Paulo com população de mais de 11 milhões de habitantes e uma frota de 33 mil táxis, ou 1 táxi para cada grupo de 341 habitantes, Rio de Janeiro com população de mais de 06 milhões de habitantes e frota de 32 mil táxis, ou 1 táxi para cada grupo de 197 habitantes e a cidade de Natal, com população de cerca de 803 mil habitantes e frota de 1.010 táxis, ou 1 táxi para cada grupo de 795 habitantes e São José de Mipibu com população de cerca de 40 mil habitantes com frota de 208 táxis, ou 1 táxi para cada grupo de 191 habitantes, chegaremos a conclusão que São José de Mipibu tem uma superpopulação de táxis, chegando a superar todas as cidades aqui citadas.

Na verdade, o que se observa é a discrepância quantitativa não apenas com relação a necessidade real da população, mas também na prática, tendo em vista que nas ruas não se vê 50% desses veículos trabalhando servindo a população.

De fato, não está sendo observado o cumprimento da "função social" dessas concessões pelo poder público. E não adianta atribuir culpa a quem quer que seja. Neste momento, é preciso adotar as providências cabíveis para regularizar a situação, seja através de recadastramento, seja através da cassação das licenças que estão sendo desviadas de seu verdadeiro objetivo.

É ilegal e imoral que se tenha transformado licenças de operação de serviço de táxi em fonte de luxúria e, quiçá em moeda eleitoral, ao mesmo tempo em que toda uma juventude vai às ruas clamar por dignidade.

Incumbe ao poder público a tarefa de exercer o controle e a fiscalização sobre tal serviço. O registro está feito e às autoridades cientes.
.
..


domingo, 14 de julho de 2013

Dia mundial do Rock


O Mipibuense comemora o Dia Mundial do Rock com a Banda ChaosFace.
.
..

Feliz aniversário!



O Mipibuense deseja Feliz Aniversário à jovem voluntária da STVBrasil Brenda Lívia, neste domingo.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009