sábado, 19 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

AVISO

Se você quer ler notas sobre a verdade do que acontece em nossa cidade, sobre cultura popular, sobre as coisas do Povo, você está no lugar certo.

O Mipibuense

AS COINCIDÊNCIAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA

AS COINCIDÊNCIAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA

(Perceval Carvalho - 17/02/2011)

Em uma destas tantas viagens de trabalho pelo Brasil afora, desembarco no aeroporto de Salvador-BA, em uma noite de muito movimento, em busca de um lugar confortável para tomar um café e ler os jornais enquanto aguardo o pessoal da equipe de traslado até o meu hotel.

Eis que, com a grande movimentação de pessoas, encontrar um lugar para sentar e desfrutar um momento de tranqüilidade tornara-se quase impossível e, já quase impaciente, vislumbro ao longe uma mesa com uma de duas vagas disponível. Apressado, saio em busca daquele verdadeiro oásis magalhaneano e logo me deparo com um senhor moreno e de baixa estatura, que ali saboreava kibe com uma bebida.

Ao me aproximar, cumprimentei-o e ele gentilmente respondeu-me acenando para que me sentasse em sua companhia. Um gesto por demais elegante e cortez, pouco visto na contemporaneidade.

O garçom aparece, oferece o cardápio e aguarda a minha resposta, que, logo em seguida solicito um café expresso, enquanto me detenho na leitura mais profunda da gastronomia do restaurante para decidir-me quanto ao que irei consumir como jantar. O garçom se afasta e o meu companheiro de mesa inicia a conversa.

- Você está por aqui a trabalho? De onde você vem?

- Sim! A partir de amanhã estarei envolto em palestras e debates por toda a semana, quando retorno para o descanso do lar. Venho do Rio de Janeiro, onde há alguns dias também estive cumprindo uma agenda de compromissos.

- E você, está de viagem ou também acaba de chegar?

- Eu também estou cumprindo uma agenda longa de trabalho, mas, enfim, agora volto para minha família.

- Que bom! Eu ainda tenho esta semana por aqui junto aos baianos.

Após um pequeno espaço, entre uns goles e kibes, o companheiro me diz que trabalhou muito tempo em uma empresa do ramo de petróleo e que, após sua aposentadoria, trabalha agora como consultor, ministrando palestras e prestando consultoria para empresas do ramo.

Ao terminar sua explanação sobre sua vida profissional, o companheiro de mesa me pergunta:

- Você mora do Rio de Janeiro?

- Não! Moro no Rio Grande do Norte!

- Eu também!

- Verdade? Onde?

- Em Natal!

- Eu também moro em Natal!

- Em que bairro?

- Lagoa Nova!

- Eu também moro em Lagoa Nova!

- Em que rua?

- Na rua tal!

- Eu também!

- Eu moro no condomínio tal!

- Eu também!

- Qual o seu bloco?

- X!

- O meu também!

A partir de então descobrimos que éramos vizinhos e nunca havíamos nos visto, sendo necessário um encontro na Bahia, distante 800 km de nossas residências, para nos conhecermos e nos tornarmos amigos.

Após algum tempo, o, agora, amigo ouviu o chamado de seu vôo, despediu-se e se foi e eu segui para o hotel onde passei parte da noite imaginando como a vida nos prega peças.

São as coincidências da vida contemporânea!

O exorcismo da língua portuguesa

EXORCISAR OU EXORCIZAR?

O certo é 'exorcizar', com 'z' no fim.

Quando grafar '-isar' ou '-izar'?

É muito simples.

Basta saber que a terminação '-isar' só aparece em verbos que derivam de palavras cuja consoante final é 's': 'análise - analisar'; 'paralisia - paralisar'; 'pesquisa - pesquisar'.

Se o caso não for esse, o verbo termina em'-izar': 'real -realizar'; 'ágil - agilizar'; 'exorcismo - exorcizar'."

Portanto, antes de qualquer produção em termos de diarréia ou masturbação literária, é bom senso consultar o pai de todos os burros.
__________________________________________________

QUALIFICAÇÃO

A Diretora Executiva da Sociedade Terra Viva, Conceição Barbosa, participou, na semana de 14 a 18 de fevereiro, do I Encontro Pedagógico do Serviço de itinerância e do atendimento especializado de 2011.

O evento teve como tema: "Educação Especial e inclusiva de mãos dadas em prol da qualidade do ensino dos alunos com necessidades especiais" e foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação - SUESP. Os temas abordados no decorrer do encontro foram: Construindo relacionamentos e procurando a ética no trabalho; A especificidade do Serviço do Centro de Atendimento ao Surdo: implicação da inclusão do aluno surdo no ensino Regular; Contribuições para a inclusão dos alunos com deficiência visual; Classe Hospitalar: Que serviço é esse?; Patologias que provocam deficiência visual e baixa visão; Tecnologia Assistiva de Alto e Baixo Custo; Avaliação do efeito de um programa de Educação sobre o sono, no ciclo sono vigílio de professores.

Conceição Barbosa, quem também é psicopedagoga da rede municipal, destaca a importância da qualificação na temática para todo o corpo docente da rede regular de ensino, tendo em vista que os professores precisam estar aptos para receberem os alunos com necessidades especiais nas escolas.

A PREFEITURA AVISA

No próximo dia 21 de fevereiro, 19 horas, na Câmara dos Vereadores de São José de Mipibu, o prefeito em exercício, Arízio Fernandes, fará a leitura da mensagem anual.

Será que Arízio já fez a sua própria mensagem anual ou irá le novamente a de um outro prefeito do RN?

Será que dessa vez o copiador-mor da prefeitura vai copiar o discurso da menina Micarla?

Arízio, tome tento!

Estaremos ouvindo a sua mensagem. Se for original lhe parabenizaremos, mas se cópia vamos meter a boca no trombone!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O futuro político de São José de Mipibu

Conforme anunciado aqui mesmo nO Mipibuense, estamos iniciando uma série de entrevistas com dirigentes de partidos políticos locais com o objetivo de levar ao conhecimento público as propostas, idéias e programas de cada partido para os próximos anos.

Assista abaixo a primeira entrevista da série, realizada com o Presidente do PSOL de São José de Mipibu, empresário Adivanil Pontes, mediada por Perceval Carvalho.

PRIMEIRA PARTE (Vídeo 01)

SEGUNDA PARTE (Vídeo 02)

O Mipibuense convida você, dirigente partidário, para participar desta série histórica e apresentar as propostas de seu partido para o futuro de nossa cidade.

Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua entrevista: 3273-3980 / omipibuense@gmail.com

EM FIM, VIDA INTELIGENTE NA CÂMARA!

Corajosamente, o vereador Jamaci Oliveira nos envia conteúdo do requerimento que corajosamente apresentará na próxima seção da Câmara dos Vereadores de São José de Mipibu.

Confira o interiro teor do Requerimento do parlamentar.
.......................................................................................................

REQUERIMENTO Nº /2011

Ementa: Disponibilização de toda produção parlamentar para a população e os diversos meios de comunicação.

Sr. Presidente, Srs. Vereadores,

Constumamos reclamar quando nosso trabalho não é reconhecido pela população. Muitas vezes tal fato se dá pelo total desconhecimento por parte da população acerca do trabalho desenvolvido na Casa Legislativa..

Assim, faz-se necessária uma ampla divulgação desses trabalhos aos cidadãos Mipibuenses, através da divulgação dos requerimentos, indicações, projetos de Lei, resoluções e Moções apresentadas pelos Edis. Nosso pleito é no sentido de que a Casa Legislativa promova a referida divulgação.

Diante do exposto

REQUEREMOS, na forma regimental, após ouvido o plenário, que seja oficiado a Exma. Srº. Presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Exmo. Srº. KERICLES ALVES, e, solicitando que os mesmo viabilize o pleito acima solicitado.

Sala das Sessões da Câmara Municipal, em 22 de Fevereiro de 2011.

JAMACI SILVA DE OLIVEIRA
Vereador
............................................................................................

O Mipibuense parabeniza o vereador Jamaci Oliveira pelo exemplo de coragem e compromisso com a democracia e a transparência para com a coisa pública.

Já estava mais do que na hora de alguém romper os grilhões e mordaças abençoadas.

TRIBUNA POPULAR

TRIBUNA POPULAR

Uma leitora dO Mipibuense, que pede para que seu nome não seja revelado, nos envia a frase abaixo que, segundo ela, deve ser publicada em homenagem a um determinado deputado.

"Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão." (Jorge Aragão)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Após a publicação da nota abaixo, nesta manhã de quinta-feira, 17, recebemos a informação de que um CD com as informações solicitadas à Câmara fora entregue na sede da STVBrasil em São José de Mipibu.

Estaremos providenciando a leitura dos dados para verificar se as informações solicitadas foram atendidas plenamente e em breve daremos divulgação.

FORÇAS OCULTAS AMORDAÇAM A CAMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Irmãos e Irmãs mipibuenses, lamentavelmente, mais uma vez a nossa classe política nos deixa decepcionados. Inclusive o vereador em quem votei nas últimas eleições.

Temos que responder às dezenas de irmãos e irmãs que nos interpelam sobre este episódio e que, até este momento, está sem resposta.

De fato, a STVBrasil, como já se tornou púbico e notório, todos os anos realiza pesquisa sobre o trabalho dos vereadores, com o objetivo de dar a conhecer ao Povo, que paga os seus gordos salários, sobre o que cada um(a) fez durante o ano legislativo para justificar a confiança do eleitorado. E este ano não foi diferente. A STVBrasil encaminhou pedido aos vereadores, telefonou para o presidente da casa, para vereadores, mas ninguém se dignou a apresentar os dados, que, por força de lei, deveriam ser públicos.

Ocorre que passados meses de incansável busca, a STVBrasil não teve acesso as informações sobre as faltas, presenças, leis criadas, projetos arquivados, projetos de lei propostos pelos vereadores e outras informações consideradas importantes para conhecimento da população.

Ora, irmã e irmão leitor, estas informações somente vão valorizar aqueles e aquelas que realmente trabalharam naquela Câmara. Qual o/a vereador(a)que, havendo realmente se empenhado na produção legislativa, não se sentiria lisongeado(a) de ver seu nome constando na relação dos que mais produziram em 2010? Qual parlamentar não se sentiria bem vendo seu nome constar em lista dos que mais estiveram presentes nas seções da Câmara?

Porém, mesmo com todo este elenco de pontos favoráveis a publicação dos dados que deveriam ser tornados públicos, pela própria Câmara Municipal, não aconteceu. E, o mais grave, forças ocultas insistem em não querer revelar essas informações ao Povo Mipibiuense, em um grande exemplo de fraqueza, medo e mediocridade do parlamento municipal.

Neste momento, vale uma reflexão sobre o berro de um líder religioso local quando disse, em alto e bom som, durante um sermão, que os políticos de São José de Mipibu são "FRACOS, MEDROSOS E MEDÍOCRES". Nenhum outro título, nesta hora, recai tão bem sobre a nossa classe política quanto estes, sabiamente atribuídos por uma autoridade religiosa.

Pena não haver nenhuma manifestação contra tal sonegação, nenhuma caminhada pela liberação das informações, nenhum ato de desagravo ... Em fim, nada em defesa dos direitos do nosso Povo, dos nossos direitos. Dos direitos dos que, assim como Jesus, nunca tiveram direitos, são crucificados todos os dias, e sustentam toda essa ...

À você que vem nos cobrando os resultados da pesquisa as nossas desculpas. Aos vereadores o nosso repúdio pelo silêncio e o registro de reiteração dos pedidos já formulados para que liberem as informações.

Ao líder religioso que descobriu e revelou a verdade sobre a classe política mipibuense, parabéns. E uma pergunta:

Os políticos "fracos, medrosos e medíocres" mudaram e ficaram bonzinhos?

(Perceval Carvalho)
...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"VIXE COMO TEM XIRIMBABA!"

Esta foi a frase mais ouvida na manhã desta terça-feira, 15, pelos arredores da I URSAP, em São José de Mipibu.

Como dizem na gíria os meninos da esquadrilha da fumaça, a área estava toda "dominada".

Tinha para todos os gostos: xirimbaba n... preta, xirimbaba pé rapado, xirimbaba tamboreteiro, xirimbaba da girô, xirimbaba venenoso, xirimbaba tiazinha do mal tangaraense, xirimbaba copiador, xirimbabas peseudo-jornalistas, vice-defunto, almofadinha, etc. Soubemos até que teve gente querendo telefonar para o IBAMA, porque viu uma papagaia de pirata voando pelo local. (Aí já é demais!)

Resultado, depois de ser reduzida a quinta pessoa depois de ninguém no rosalbismo, as organizações ferreira decidiram guardar as armas e contentarem-se com as sobras da festa e fazer festa com as migalhas.

Quanto a nova xerife da I URSAP, Nadja Ferreira, desejamos que faça um bom trabalho a frente daquela unidade estadual, de forma a prestar um bom serviço à população e ser merecedora da confiança que lhe fora depositada.

"O segredo não está no que você diz, mas sim, na maneira que você diz." (Paulo Coelho)
...

PROMOÇÃO: Qual o nome da flor?

Promoção

Qual o nome desta flor?

Para participar envie sua resposta com seu nome e telefone de contato para omipibuense@gmail.com e concorra a um prêmio do Blog O Mipibuense.

Promoção válida para respostas enviadas até o dia 25 de fevereiro de 2011.

Boa sorte!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TRIBUNA POPULAR

“OS TRAPALHÕES EM MIPIBU”

Num Governo desmantelado, onde todos mandam e desmandam e ninguém faz nada certo, a ultima foi da Sec. de transportes que fazendo mudanças no trânsito do centro de SJM, terminou causando transtornos para os comerciantes e cidadãos Mipibuenses que moram no centro da cidade e não podem agora estacionar seus próprios veículos em frente a sua residências e seus comércios. Por isso quando dizem que SJM só tem políticos fracos, medíocres e medrosos, todos baixaram suas cabeças. Mas mesmo com todas as dificuldades e injustiças cometidas com a STVBRASIL, que é a única em defesa dos direitos humanos da população Mipibuense não se intimidou e continuou a falar e denunciar os erros e delírios desses incompetentes que governam o “reino” de Mipibu.

Parabéns a STVBRASIL, ao Blog Mipibuense e a todos que contribuem para o sucesso de SJM."

TRIBUNA POPULAR

JESUS disse;"Amarás teu próximo,e aborrecerás teu inimigo".

Lembro-me que quando tinhas o programa sempre dizias;"Quando a gente gosta,é claro que a gente cuida" e por gostar, amar e respeitar os mipibuenses, calaram tua voz, mas te fizeram um herói, e já tem gente indo muito além, dizendo que és um mito, és único, autêntico, original e mipibuense legítimo.

JAMAIS HAVERÁ OUTRO, QUE TENHA TUA CORAGEM,HUMILDADE E SABEDORIA.

BOA SORTE, AMIGO!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

TRIBUNA POPULAR

"DEPOIS QUE A PAPAGAIA DE PIRATA QUE AGORA PENSA QUE É MODELO, E NUNCA FEZ NADA PELO MUNICÍPIO ENTREGOU AO PREFEITO DEFUNTO, E ATÉ AGORA TAMBÉM NÃO FEZ NADA, ACOMPANHADO DO SEC. OBRAS QUE DIZ QUE RECOLHIMENTO DO LIXO E POLUIR RIOS COM DEJETOS LIMPA FOSSA NÃO POLUEM; AUXILIADO PELA SEC. 1/2 AMBIENTE QUE PRECISA REVER OS SEUS LIVROS DE ESTUDO PARA PARA ENTENDER O QUE É MEIO AMBIENTE, ESTAMOS ENTREGUE A NOSSA PRÓPRIA SORTE. SERÁ QUE O ANJO DO MAL QUE CHEGOU MANDANDO MAIS QUE A PREFEITA NA NOSSA QUERIDA SJM PODE NOS AJUDAR? É CLARO QUE NÃO! SÓ DEUS PODERÁ NOS SALVAR."

PROMOÇÃO: Qual o nome desta flor?

Promoção
Qual o nome desta flor?
Para participar envie sua resposta com seu nome e telefone de contato para omipibuense@gmail.com e concorra a um prêmio do Blog O Mipibuense.
Promoção válida para respostas enviadas até o dia 25 de fevereiro de 2011.
Boa sorte!

O KARA: INIMIGO ÍNTIMO

As denúncias de invasão de caramujos africanos estão sendo cada vez mais frequentes em São José de Mipibu. Neste final de semana, nossa equipe visitou uma residência local e constatou a presença indesejada do meliante que a ameaça a saúde do Povo Mipibuense.

No início da noite deste sábado, 12, nossa equipe registrou o Kara em ação.

Após conversa com a proprietária do imóvel e orientações sobre como proceder para captura e destinação do elemento de alta periculosidade, o mesmo foi devidamente detido e enclausurado.

Estes episódios estão se tornando rotina na vida do nosso Povo. Uma vizinha nos informou que a presença desta população é mais frequente do que se imagina e que no quintal de sua residência tem percebido muitos destes espécimes, o caramujo africano, ou, como está se tornando popular, simplesmente O Kara, nosso inimigo íntimo.

Pergutamos aos moradores se a prefeitura estaria tomando alguma providência e fomos informados de que a última vez que viram alguém da prefeitura pela área foi no período das eleições.

Com a palavra o vice e prefeito e o secretário de saúde.

ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO

Os órgãos de saúde orientam a população à não pegar ou tocar O Kara com as mãos. Com proteção e cuidado, O Kara deve ser colocado em sacos pláticos e em seguida colocado, sobre ele, sal de cozinha para sua eliminação. Em nenhuma hipótese deve-se manter contato com O Kara.

Em caso de dúvida, entregue O Kara na Secretaria de Saúde.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009