sábado, 23 de maio de 2015

Irlanda aprova casamento gay em referendo, dizem membros do governo

Representantes do governo e dos dois lados da campanha em torno do referendo
disseram neste sábado (23) que o casamento gay foi aprovado pela população irlandesa. A contagem das urnas, contudo, ainda não foi encerrada e um resultado oficial só deve ser divulgado à tarde.

Caso o 'sim' seja confirmado, a Irlanda será o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo via voto popular, 22 anos após descriminalizar a homossexualidade. Em 2009, o país reconheceu os direitos de casais do mesmo sexo.

A emissora estatal RTE informou que a vitória deve ser por ampla margem. "Evidentemente houve uma impressionante vitória do 'sim'", disse à emissora David Quinn, diretor do Instituto Iona, um dos grupos católicos que lideraram a campanha contra a aprovação.

O ministro do governo Kevin Humphreys previu um "tsunami a favor do sim", com uma margem de dois votos para um do 'não'.

"As principais urnas já foram abertas. O 'sim' ganhou. E inclusive com uma vitória ampla em Dublin. Hoje estou muito orgulhoso de ser irlandês", disse o ministro de Igualdade Aodhan O'Riordain, em sua conta no Twitter.

O casamento gay é apoiado por todos os partidos políticos, grandes empresas e muitas celebridades da Irlanda, um país de forte tradições católicas e considerado um dos mais conservadores do oeste europeu. A união homossexual já é legalizada em diversos países europeus, incluindo França, Bélgica, Portugal, Holanda, Espanha, Suécia e Noruega.

Houve ainda um enorme interesse internacional, que fez a hashtag #VoteYes um dos tópicos de destaque no Twitter. Milhares de expatriados irlandeses voltaram ao país para participar do referendo, vindos tanto do Reino Unido, como de lugares distantes, como Nova York e Sydney, disseram grupos que incentivam o voto no "sim", usando a hashtag #hometovote.

"Este é um grande recado do povo da Irlanda para o resto do mundo de que este é o caminho do avanço", disse David Norris, que começou uma campanha pelos direitos dos gays nos anos 70.

A Igreja Católica, cuja doutrina ensina a homossexualidade como pecado, limitou sua campanha pelo 'não' aos sermões dentro das igrejas –ação mais discreta do que adotou diante de medidas similares na França, por exemplo.

Mais de 3,2 milhões de pessoas foram convocadas a responder sim ou não a uma emenda constitucional que afirma que "o matrimônio pode ser contraído em conformidade com a lei por duas pessoas, sem distinção de sexo". Segundo a imprensa local, a participação superou os 60%.
_________________________________________
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/05/1632859-irlanda-aprova-casamento-gay-em-plebiscito-dizem-membros-do-governo.shtml
Fotografia: http://f.i.uol.com.br/fotografia/2015/05/23/514340-970x600-1.jpeg

quinta-feira, 21 de maio de 2015

STVBrasil participará da Semana da Mata Atlântica

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva participará da Semana da Mata Atlântica, que acontece no
período de 27 à 30 de maio de 2015, em Porto Seguro, BA.

O evento é promovido é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Rede de ONG da Mata Atlântica e pretende discutir lições aprendidas e perspectivas de ações de conservação e recuperação da Mata Atlântica que contribuem para a mitigação e adaptação à mudança do clima.

As atividades acontecerão no campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia e contarão com a participação de representantes de todo o país.

A STVBrasil integra o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a Rede de ONG da Mata Atlântica e contará com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Prefeitura de São José de Mipibu para sua participação no evento.

Assessoria de Comunicação da STVBrasil

Túmulos em alto mar

Caros amigos,

Os povos mais perseguidos de nosso planeta estão embarcando em verdadeiros "navios da morte" para fugir da violência e encontrar um lugar seguro para suas famílias. Em vez de responder com humanidade, porém, nossos governos estão fechando as fronteiras, deixando que essa gente morra de fome e se afogue no mar. 

O Mediterrâneo e mar de Andamão estão se tornando cemitérios. 

Mianmar está expulsando o povo da etnia Rohingya e, com isso, milhares de famílias estão à deriva no mar, impotentes, forçadas a beber sua própria urina porque haviam sido rejeitadas pela Malásia, Tailândia e Indonésia. Todas as semanas, cidadãos sírios e africanos também correm o perigo de morrer afogados na costa sul da Europa ao arriscar a travessia assustadora, tida como a última esperança de escapar de tortura, fome e traficantes. 

Estamos enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, mas até agora os governos estão permitindo que pessoas morram em meio a um clima crescente de xenofobia. Agora que a crise chegou, nossa comunidade tem uma oportunidade única de trocar a cultura do medo por uma onda de compaixão

Se cada um de nós fizer uma pequena doação agora, vamos ajudar a financiar operações de resgate no mar; criar uma equipe com foco em refugiados na Avaaz para apoiar essas missões e reassentamento; fazer pressão para forçar líderes políticos a abrir as fronteiras; e lançar anúncios para combater o racismo. 

Juntos, podemos ajudar no resgate de refugiados, como também no resgate de nossa humanidade comum

Se não agirmos rápido, o ano de 2015 pode vir a ser o ano da “gente dos barcos”! 

Comprometa-se com uma doação para lançarmos urgentemente a campanha de refugiados da Avaaz – a sua doação só será processada se arrecadarmos o suficiente para começar a salvar vidas: 



Os membros da Avaaz no Reino Unido já deram o pontapé inicial nesta campanha. O governo britânico permitiu que apenas 143 cidadãos sírios dentre 4 milhões de refugiados entrassem no país! Em resposta, mais de mil membros da Avaaz uniram forças para desafiar esta política vergonhosa e ofereceram ajuda para reassentar essas pessoas em suas próprias comunidades, exigindo que governos locais oferecessem, cada um, abrigo para 50 refugiados sírios. Quatro distritos já concordaram e esperamos que muitos outros façam o mesmo. 

Mas não se trata de um problema apenas do Reino Unido e da Síria. Quando as pessoas mais vulneráveis ​​do nosso planeta são tratadas como criminosas e largadas à morte, trata-se de uma crise de humanidade. Temos um plano com cinco ações fundamentais que a Avaaz pode implementar se arrecadarmos o suficiente juntos


  1. Apoiar organizações que estão bravamente resgatando refugiados no mar.
  2. Lançar flotilhas humanitárias, juntando barcos privados para auxiliar nas operações de resgate.
  3. Montar uma equipe focada em refugiados na Avaaz para pressionar os governos, a União Europeia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), exigindo operações de busca e salvamento eficazes e o aumento das vagas para refugiados.
  4. Apoiar grupos locais na Europa e no Sudeste da Ásia para prestar assistência a refugiados que chegam em centros de acolhimento e nas comunidades.
  5. Executar campanhas fortes em outdoors e anúncios em jornais para combater a cultura da xenofobia.

Trinta mil refugiados poderão morrer afogados apenas no Mediterrâneo neste ano. Estas famílias, que estão fugindo do terror e da miséria, têm como única opção escolher embarcar nestes barcos perigosos. Vamos unir forças para pôr um fim a tragédias no mar. Comprometa-se agora: 




Nossa comunidade é uma das únicas no mundo com milhões de cidadãos tanto nos países dos quais essas famílias estão fugindo quanto naqueles para onde tentam chegar em busca de vidas melhores. Nós já financiamos ações extraordinárias para enfrentar o vírus do ebola e apoiar o trabalho humanitário no Nepal. Agora vamos assumir essa emergência e catalisar a mudança com atos inspirados no amor e na bravura. 

Com esperança e determinação, 

Equipe Avaaz 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Teori autoriza quebra de sigilo bancário e fiscal de Collor

Brasília - O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal do senador Fernando Collor (PTB-AL), no período de 1º de janeiro de 2011 a 1º de abril de 2014, conforme solicitado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O pedido foi realizado no último dia 7 pelos investigadores e deferido na última quinta-feira, 15. O caso tramita em segredo de justiça na Corte.

O senador é um dos 50 investigados perante o STF por suposto envolvimento no escândalo de corrupção envolvendo a Petrobrás, deflagrado pela Lava Jato. A quebra de sigilo foi solicitada pelos procuradores para checar eventuais depósitos mencionados pelos delatores da Lava Jato. 

Além de Collor, Zavascki autorizou quebra de sigilo bancário de outras pessoas, entre elas Pedro Paulo Leoni, ex-ministro de Collor e um dos supostos operadores do esquema. O ministro também autorizou a quebra de sigilo bancário de empresas. O doleiro Alberto Youssef disse durante processo de delação premiada que fez "vários depósitos" a Collor, além de ter autorizado entregas de dinheiro em espécie ao senador. Durante busca e apreensão no escritório de Youssef, investigadores encontraram depósitos bancários em nome do parlamentar, que somam R$ 50 mil, entre os dias 2 e 5 de maio de 2013. 
Na semana passada, após o pedido de quebra de sigilo, Collor protocolou quatro representações contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, questionando decisões e alegando "crimes de responsabilidade". Nos pedidos, o parlamentar pede que a Mesa Diretora do Senado forme uma comissão para analisar o caso e emitir um parecer. A decisão final cabe ao Plenário da casa e poderia se transformar em um processo de impeachment do procurador-geral.
Zavascki também autorizou a quebra de sigilo bancário do ex-deputado João Pizzolatti (PP-SC), referente ao período de janeiro de 2009 a janeiro de 2012. Youssef afirmou que o ex-deputado compunha um grupo de parlamentares do PP que atuava na "operacionalização do esquema de corrupção" de forma "estável e perene". 
_____________________________________________________
Fonte: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,teori-autoriza-quebra-de-sigilo-bancario-e-fiscal-de-collor,1689648

O malicioso plano da Shell‏

Caros amigos,


Os Estados Unidos acabaram de conceder à Shell o direito de perfurar o Ártico em busca de petróleo, colocando nosso clima e a vida marinha em grave risco. Mas ainda há como impedir isso! 



Antes da Shell chegar ao Ártico, seu navio monstruoso precisa aportar em Seattle. Eum homem tem o poder de tirar a Shell do páreo: o prefeito de Seattle, Ed Murray, favorável à defesa do meio ambiente. Ele já disse que a petroleira não têm permissão para reparar equipamentos em Seattle, mas ela basicamente disse que está a caminho, quer a cidade goste ou não. 



Agora cabe ao prefeito decidir se baixa a guarda ou vai com tudo em defesa do Ártico. Sabemos que ele está do nosso lado, mas é preciso muita coragem para enfrentar uma das empresas mais poderosas da história. Vamos mostrar ao prefeito que o mundo inteiro está do lado dele e da população de Seattle para fazer o que for preciso para dizer: Petróleo no Ártico? Nem a pau! Assine agora




Especialistas têm certeza de que perfurar o Ártico é extremamente perigoso e compromete demais o nosso clima frágil. A estação mais próxima da Guarda Costeira fica a mais de mil quilômetros de distância. Se algo der errado, uma possibilidade real segundo o planejamento da própria Shell, não haverá nada o que se possa fazer e ninguém para ajudar. 



Mais incrível ainda é se dar conta que estão considerando liberar uma nova forma de petróleo que os cientistas dizem ser 100% incompatível com a manutenção do clima atual conhecido pela humanidade desde sempre. Os lucros da Shell ou o equilíbrio do nosso clima? É uma decisão fácil de tomar



A luta em Seattle está começando a esquentar. Na semana passada, após o aumento da pressão da parte de organizadores locais, o prefeito Ed Murray disse à Shell que a licença que a empresa tem não cobre todas as atividades planejadas. Mas navios da Shell partiram para Seattle ainda assim, em um caso de violação flagrante do processo democrático. 



O prefeito Ed Murray sempre defendeu o meio ambiente, mas agora ele tem uma oportunidade única de defender todas as pessoas do planeta, colocando seus advogados e policiais entre a plataforma de petróleo da Shell e o vasto e frágil Ártico. Nosso destino depende da atitude que ele tomar: vamos dar o apoio que ele merece para tomar a decisão certa. Clique abaixo para assinar agora: 



A questão vai muito além da proteção de ursos polares e outras magníficas espécies que habitam o Ártico. Trata-se de traçar os limites contra a exploração de petróleo em um dos últimos lugares intocados da Terra, e trazer toda a nossa esperança e determinação para apoiar o único homem que pode deter a Shell neste momento. Vamos mostrar a todos os poluidores que lutaremos juntos por energia 100% limpa. 


Com esperança, 



Equipe da Avaaz
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009