sábado, 13 de fevereiro de 2010

CAUSO DE CANDIDATO EM CAMPANHA

As coisas da política e dos candidatos algumas vezes nos fazem rir, pelo teor hilário que muitos agregarm às suas campanhas eleitorais.
Conversando com uma eleitora de um vereador eleito e muito metido a esperto, de uma cidadezinha do interior, a quem aqui chamaremos de Falácio, ouvimos esta pérola da nossa cena política.
Dizia-nos a eleitora, em tom de deboche e rebeldia, que jamais votaria no seu candidato novamente, pelos motivos que passamos a narrar.
Em tempos de campanha eleitoral, quando tudo se pode e todos os candidatos são ricos, Falácio, volta e meia, visitava as suas eleitoras e, entre um gole de café e uma prosa, comentava: "Minha filha, parece que eu estou vendo você, vestida com a farda da câmara, trabalhando ..." E com essa maciota Falácio enchia de vento as consciências daquelas famílias.
E casa sim, casa não, ele repetia a mesma conversa: "Minha filha, estou vendo você com a farda da ..." a mesma ladainha.
E tome estrada, haja promessa e o eleitorado enchendo o papo de vento.
Superada a eleição e havendo sagrado-se eleito pelo sufrágio universal, o edil some, vira gás, desaparece. Ninguém mais o vê, as estradas ficam vazias e nem vento chega às outroras tão visitadas residências.
Eis que, cheia de esperança e inconformada com o abandono, a nossa narradora procura o vereador falácio, em seu gabinete, para tirar satisfação. Ante a explosão de ira e arrependimento da eleitora, Falácio resolve remendar o buraco e dispara: "Minha filha, os tempos são outros. Você sabe como é, tem que ter concurso e a casa está sem dinheiro!"
Indignada com as mentiras desmascaradas, a eleitora rebate: "Eu nunca mais voto em você!"
Esta cena nos é mais comum do que, como dizia o filósofo autodidata mipibuense Luiz Fumanchú, necessidade em casa de pobre.
E o vereador Falácio está por aí, com o bolso recheado de oncinhas e peixinhos verdes, preparando a arapuca para capturar outras desavisadas.

É COM ELA QUE EU VOU!

Com o tema "É COM ELA QUE EU VOU!" a Sociedade Terra Viva está realizando mais uma campanha de prevenção das DST/AIDS e HEPATITES neste carnaval 2010.



Durante todo o dia deste sábado, 13, a STVBrasil estará de plantão, atendendo a população com orientações sobre as formas de transmissão e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites e distribuindo gratuitamente a camisinha masculina.


De acordo com a coordenadora da Campanha e Diretora Executiva da Sociedade Terra Viva, Conceição Barbosa, "A campanha tem como objetivo orientar a população sobre como se proteger e usar corretamente o preservativo no carnaval. Estaremos de plantão durante todo o carnaval, trabalhando a campanha e ofertando o preservativo e material educativo / informativo. Se depender da Sociedade Terra Viva, todos vamos festejar um carnaval com saúde e responsabilidade".



Para pegar a sua camisinha você deve procurar a Sociedade Terra Viva, na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu.


Carnaval bom é carnaval com segurança!




É COM ELA QUE EU VOU!

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS TERRA VIVA

Sábado de trabalho voluntário na Sociedade Terra Viva.
Mais 10 kits escolares foram entregues neste sábado, 13, na sede da STVBrasil, com apoio das empresas LEDA EMPRIO e SUPERMERCADO DENES.
Porque "Quando a gente gosta é claro que a gente cuida."

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

EXPLOSÃO DE FOGOS EM BOA SAÚDE

Os leitores estão nos pedindo informações sobre o nome do verdadeiro proprietário da fábrica ou depósito de fogos que explodiu no município de Boa Saúde, RN, e que vitimou fatalmente uma mulher, que veio a óbito nesta quinta-feira em razão dos ferimentos.
Existem versões que dão conta de que o depósito perteceria a um vereador de uma cidade do interior do RN.
Especulações são muitas e nós pedimos a você que tenha alguma informação a respeito do caso que entre em contato com a nossa equipe, através do endereço omipibuense@gmail.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SE ESSA RUA FOSSE MINHA ...

A Sociedade Terra Viva estuda a possibilidade de ingressar com ação judicial para liberação da rua lateral da loja Adriano Móveis, privatizada há anos e que, atualmente, está servindo como depósito de material particular.

Em 2009, o vereador Jean Nerino, atendendo ao clamor do Povo, requereu a reabertura daquela rua e a sua urbanização com transformação da mesma em um Corredor Cultural, havendo sido aprovado pela Câmara Municipal. Idéia que conta com grande simpatia popular e que, se posta em prática, oportunizará geração de renda e emprego, além da promoção da nossa cultura local em todas as suas vertentes como artezanato, música e tantas outra opções, bem como um centro de referência em turismo local para nossa Gente e para as muitas caravanas de visitantes brasileiros e estrangeiros que aqui aportam semanalmente.



Fechada para exploração privada comercial, sendo caso único caso no Brasil e uma verdadeira aberração administrativa, mantida pelo governo Norma Ferreira, a rua perdeu a sua função social e, o fato, vem gerando grande comoção na população.



Diante da flagrante violação dos diretos do Povo Mipibuense a Sociedade Terra Viva adotará as providências necessárias para garantia dos direitos constitucionais da população e a reabertura da via pública.



Neste momento, apelamos à empresa Adriano Móveis que libere a rua e suspenda as suas atividades comerciais naquele local.

JUSTIÇA AOS INJUSTIÇADOS

A equipe dO Mipibuense conversou com a Secretária Municipal de Educação, Ana Ferreira, nesta manhã de quinta-feira, 11, sobre o caso da lista bandida.
Na conversa, a Ana nos informou que não tinha conhecimento desta lista e nem também desta imposição para que as crianças possam estar em sala de aula e disse, ainda, que não concorda com este tipo de atitude e nem autorizou ninguém a praticá-la. Disse-nos, também, que vai conversar com a direção da Creche Mário Monte para abolir a tal lista e garantir que nenhuma criança fique fora da escola por falta de material, "... Pois a escola é pública!" afirmou a secretária.
Ana fez questão de deixar claro que nenhum aluno poderá ficar fora da sala de aula por não poder comprar qualquer material e orientou aos pais de alunos da rede pública a procurá-la em casos como este.
Nós pedimos a você, pai ou mãe de aluno da rede pública, que tiver qualquer dificuldade para que seu filho ou filha possa estudar nos informe.
"Porque quando a gente gosta é claro que a gente cuida!"

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PREFEITA, QUEM NÃO PAGAR A LISTA BANDIDA NÃO ESTUDA?

Famílias reclamam das exigências da Creche Municipal Mário Monte.


Nossa equipe recebeu informações de familiares de crianças estudantes da Creche Mário Monte, dando conta de que muitas mães e pais estão desesperados em razão de uma lista que está sendo exigida para que os alunos possam entrar na Creche.


A lista bandida, como está sendo chamada pelo Povo, elenca produtos como 02 resmas de papel, 03 massas de modelar, 04 pincéis, caixa de tinta

guache, 03 colas e por aí vai.


Os pais de alunos estão desesperados porque muitos deles não têm dinheiro para comprar tais produtos sem comprometer o sustento da família. Alguns não têm salário fixo e sobrevivem de serviços esporádicos, o que os impede de prover os produtos da lista bandida.


Vamos aguardar até esta quinta-feira, 11, por uma resposta oficial.


Nesta quarta-feira, 10, a equipe dO Mipibuense tentou falar com a direção da Creche Mário Monte e com a secretária de educação, sem sucesso.


No final da tarde foi enviado documento ao gabinete da prefeita de Mipibu, pedindo explicações para o caso.


E o Povo está perguntando:


Prefeita, quem não pagar a lista bandida não estuda?


..............................


BOM EXEMPLO


Em Natal, a Lei Municipal 6.044, proibe as escolas de cobrar para fornecer histórico escolar, diploma, provas de recuperação e a segunda avaliação, caso a falta do aluno na primeira tenha sido justificada. Já em relação as listas de material escolar, tudo que for pedido deve ser justificado e itens como: papel ofício, papel higiênico, fita adesiva, álcool, algodão, artigos de limpeza e higiene que não sejam de uso individual, estão proibidos.*


Fica aqui o bom exemplo a ser seguido por nossa Câmara Municipal, quando voltar ao trabalho, dia 23 de fevereiro.

AFASTAMENTO

Cansada de tanto carnaval sem graça, curral do Bejú, apartheid cultural, gente de bloco pedindo ajuda e com doze milzinhos no bolso, uma prefeita estará viajando para o Rio de Janeiro neste sábado, onde deverá permanecer afastada do Povo por todo o período momesco.
E nós, os simples mortais, Povo, Gente, que pagamos impostos, salários de prefeitos, vereadores, turma da girô, seremos obrigados a pagar um abadá para podermos ter direito a um carnaval?
Enquanto o Povo sofre e, com seu sangue e suor, garante a alegria das organizações ferreira & Cia, alhures uma papagaia de pirata samba e faz uma cidade inteira dançar.

SUMIDO

Em razão da denúncia publicada, aqui nO Mipibuense, relatando a participação do vereador Roberto Ferreira no caso da remoção das pedras do calçamento de Taborda, nossa equipe tentou, por toda esta quarta-feira, 10, entrevistar o vereador, sem sucesso.
Pedimos ao vereador Roberto que entre em contato com nossa equipe. O Povo pede explicações.
88160325

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AUDIÊNCIA

Equipe dO Mipibuense estará visitando a secretaria municipal de educação, nesta quarta-feira, 10, para tentar conseguir entrevista com a secretária Ana Ferreira e obter informações sobre a situação atual do Plano de Cargos da Educação e qual a posição da mesma diante do quadro de impasse que se instalou na cidade.
É de se esperar que a secretária tenha algo a dizer ou, quem sabe, uma posição a cerca dos fatos.

SECRETÁRIO VIOLENTO

O Mipibuense acaba de receber cópia do boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Plantão, em Natal, onde consta o registro da violência praticada pelo secretário contra sua companheira.
O secretário agrediu a companheira a marteladas e foi levado pela Polícia à Delegacia de Plantão, onde o caso foi registrado.
Segundo uma fonte, o caso somente não foi levado adiante para que a companheira não viesse a perder os benefícios da prefeitura.
Porque será que um governo mantém um agressor covarde de mulher em um cargo público?
Orientamos esta mulher vítima dessa barbárie a procurar a Assessoria Jurídica da Sociedade Terra Viva, pois, provavelmente, os advogados da prefeitura estarão defendendo o agressor.

ADEUS AO CALÇAMENTO DE TABORDA

Na tarde desta terça-feira, 09, o vereador Roberto Ferreira foi flagrado em uma caçamba recolhendo as pedras que serviriam para o calçamento da rua principal da comunidade de Taborda.

E a dúvida que povoa o imaginário tabordense é a seguinte:


Qual a vinculação do vereador Roberto Ferreira com a obra do calçamento?



O vereador Roberto Ferreira trabalha para a prefeitura?


Quem autorizou o vereador a levar as pedras, patrimônio do Povo Mipibuense, e para onde ele as levou?

Com a palavra o vereador Roberto Ferreira e na sua ausência o Ministério Público Estadual.

CHUPANDO O DEDO

Foi como ficaram os professores que foram até a Câmara Municipal de Mipibu na noite desta segunda-feira, 8.




Na expectativa de acompanhar a votação do plano de cargos da educação municipal, o falecido sinte chamou um grupo de professores para pressionar os edis à votarem contra o malfadado plano ardilmente manipulado pela chefe do executivo. O tiro, mais uma vez, saiu pela culatra e o parlamento deu um verdadeiro show de embróglio e uma lição sobre como se faz um bom chá de cadeira.





Na via da justiça esperneante, membros do falecido sindicato da educação partiram para um arremedo de crítica à casa parlamentar mipibuense, mas de uma forma light e com tom mais para festa do que para a luta sindical contemporânea.




De certo, conforme já anunciado aqui e no Programa Cidadania FM, nesta queda-de-braço a prefeita, através dos seus comandados, ali na Sete, vai vencer os professores pelo cansaço. Ou melhor, vai dar chá de cadeira até que os professores encham o bucho e desistam.




Em tempos de demagogia é bom senso não baixar a guarda!

TRIBUNA POPULAR

A população quer saber quem foi um secretário que agrediu a mulher com marteladas e até hoje não foi denunciado.
O Mipibuense pede a sua ajuda para identificar este agressor que está impune.
Entre em contato com a nossa equipe e nos informe onde, quando e os nomes do secretário e dessa mulher, mais uma vítima da intolerância e da covardia.
Covardia, pois um homem que agride uma mulher a marteladas é, além de criminoso e canalha, um COVARDE!
Denuncie!
88160325

REFRÃO MAIS OUVIDO NAS RUAS DE MIPIBU

"Não fui eu quem criou o mensalinho
Eu não sou, eu não sou doutor Beijú
O meu cavalo não toma soro
Eu não poluo o nosso Rio Mipibu"

DOAÇÃO DE CD VIRGEM

Em razão dos muitos pedidos de nossos irmãos e irmãs mipibuenses de cópia do Hino do Carnaval Mipibuense, nós estamos pedindo ajuda a você que possa nos doar CD virgem para que possamos reproduzir o Hino e doar para o nosso Povo.


Infelizmente nós não temos dinheiro para abadá e o nosso carnaval é dos humildes, a maioria esmagadora dos mipibuenses. Nós mesmos que pagamos os gordos salários da prefeita, sua tia, os secretários todos, inclusive a ausentíssima Pinóquia, metralhas, a turma da Sete e por aí vai.


Cremos que por esse motivo não nos sobre dinheiro para mais nada.


Se você tem o desejo de ajudar a nossa Gente a ter, pelo menos, um carnaval mais feliz, doe CD virgem.


Aguardamos a sua doação na sede da Sociedade Terra Viva, na rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu.

CONVITE

O Mipibuense convida você que tem uma música de carnaval e quer mostrar para procurar a nossa equipe.


Nós queremos divulgar a sua música aqui.


Grave um CD e mostre sua música ao mundo.
Entre em contato! (32733980 ou 88160325)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

RETORNO ÀS ATIVIDADES

A Sociedade Terra Viva retomou o atendimento da sua Assessoria Jurídica, Projeto Justiça e Cidadania, para pessoas de baixa renda vitimadas por algum tipo de violência.


Contando com apoio da UNESCO e do Ministério da Saúde, o PJC já atendeu mais de 4.000 pessoas em quatro anos de atividades.

Este ano a Sociedade Terra Viva estará realizando dois cursos de formação em Direitos Humanos e Controle Social, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. Para mais informações a Sociedade Terra Viva disponibiliza os telefones 32733980 e 88160325.

TRIBUNA POPULAR

"Caro amigo Percerval, bom dia!
Quero parabenizá-lo pelo hino do carnaval. Ficou show de bola!!! Que bom seria se todos os mipibuenses colocassem nos sons de seus carros esta marchinha tão original, em vez destes sons sem cultura nenhuma, que somos obrigados a ouvir, mesmo sem querer!"
(Valdete miranda)

"A BRIBA FALA"

Pegando carona na pregação do pastor baiano apresentado em vídeo, aqui nO Mipibuense, tem gente na província pensado que virou pregador.

Pega-se um microfone e incorpora-se o irmão chorador.



Gente, "A briba fala ..."

"Não adianta ir à igreja rezar e fazer tudo errado. Você quer a frente das coisas olhando de lado."

RESIDÊNCIA EM MIPIBU

A Lei Orgânica Municipal nos diz que tanto o prefeito quanto o vice-prefeito de Mipibu têm que residir na cidade.
No exercício do controle social e prática da cidadania, O Mipibuense pergunta:
Você sabe onde reside o VICE-PREFEITO de São José de Mipibu, Arízio Fernandes?
Se você souber envie mensagem para omipibuense@gmail.com com o endereço.
Nossa equipe vai fazer uma investigação jornalística para verificar o cumprimento da nossa Lei Orgânica.
Entre os leitores e leitoras, que informarem o endereço correto do vice-prefeito, estaremos sorteando um brinde surpresa.

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS TERRA VIVA


Sociedade entrega mais kits escolares à crianças e adolescentes estudantes neste sábado, 06.


A Campanha tem como objetivo contribuir para que nenhum estudante deixe de estar na escola por falta de material escolar.



A Campanha conta com o apoio das empresas LEDA EMPORIO e SUPERMERCADO DENES.


E você não pode perder esta oportunidade. Até o mês de fevereiro, o Programa Cidadania FM, através da FM Olho Dagua, estará sorteando entre seus ouvintes os kits escolares. NÃO PERCA!

GENTE DA GENTE

Este é o nosso amigo e irmão mipibuense Bino, quem também gosta de ser chamado por Biro-Biro.


Bino reside na Rua do Fogo e O Mipibuense aproveita a oportunidade para mandar um forte e terno abraço para todos os amigos, amigas, irmãos e irmãs moradores da Rua do Fogo.
Este é verdadeiramente GENTE DA GENTE!
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009