segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

São José de Mipibu tem alto nível de problemas com crack

CRACK É MAIS GRAVE EM 28 CIDADES

Para policiais, delegados e demais gestores da segurança pública, a escalada da violência no interior do Estado está diretamente relacionada ao avanço do tráfico de drogas. O uso de entorpecentes acarreta uma série de problemas sociais que vão desde à própria violência ao desestruturamento familiar. Na atual conjuntura, o maior algoz da sociedade é o crack.

A secretaria de Estado da Segurança  não apresenta dados oficiais sobre a presença da droga em terreno potiguar, mas o “Observatório do Crack”, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta um dado preocupante. Dos 167 municípios potiguares, 28 estão com o nível alto em relação aos problemas relacionados a circulação do crack. Outros 57 estão com o nível médio e 42 apresentam nível baixo. Os demais 40 municípios – entre eles, Natal – não responderam a pesquisa da CNM e não há registros atualizados sobre a presença da droga nesses locais. No Brasil, durante o período de 1960 até o início dos anos 1990, houve crescente proliferação do consumo de maconha e outras drogas químicas como o Ácido Lisérgico (LSD) e anfetaminas variadas. Com a repressão sobre a oferta dessas drogas, houve estímulo para o aparecimento de novos produtos obtidos por outros processos. Entre os produtos, surgiu o crack. Com poder devastador superior ao das demais drogas e preço mais acessível que a cocaína, por exemplo, a “pedra” se espalhou por todo país.

Atualmente, segundo dados da CNM, a droga está presente em 98% dos municípios do país. O Ministério da Saúde (MS) já admitiu que a droga virou uma epidemia. Os dados apresentados no “Observatório do Crack” que alertam para nível alto de problemas em 28 municípios potiguares refletem apenas uma parte do problema. A CNM informa que as informações são repassadas pelos gestores de cada cidade após contato com as secretarias municipais de Ação Social e Saúde.

Os dados são enviados diretamente no portal do Observatório através de login e senha cadastrado previamente. Para chegar ao índice de “alto”, “médio” ou “baixo” são contabilizadas e analisadas algumas variáveis. Entre elas, a presença de comitê municipal antidroga e a rede de assistência ao usuário. Número de homicídios e outros crimes também é contabilizado.

“O município é responsável por responder o questionário e repassar as informações. Infelizmente, nem todos fazem isso”, informa a assessoria de imprensa da CNM. Devido à falha, pelo menos 40 municípios estão enquadrados no quesito “sem resposta” no Observatório. Nenhum município está classificado como “sem problemas”.

O crack é uma substância derivada da cocaína, apresentada em forma de pedras, feita a partir da mistura da pasta base com diversos produtos químicos. É uma droga estimulante do sistema nervoso central, que causa o aumento da pressão arterial e aceleração dos batimentos cardíacos. O uso frequente pode provocar convulsões, parada cardíaca e levar à morte.


CRACK

Estudos revelam que o uso de crack altera quimicamente a parte do cérebro responsável pelo chamado “sistema de recompensa”. O uso da droga estimula um neurotransmissor químico conhecido como dopamina, que tem por função gerenciar um mecanismo de respostas químicas do corpo ao prazer. Naturalmente, a dopamina é liberada por células do sistema nervoso durante atividades prazerosas como comer ou fazer sexo. Em usuários do crack, a dopamina permanece estimulando as células, criando intensa sensação de euforia, que dura de 5 a 15 minutos. Após esse período, o usuário se deprime e desanima. Isso gera desejo de recuperar a sensação de prazer. 
______________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

MORADORES DENUNCIAM INSEGURANÇA PELAS REDES SOCIAIS

Moradores de São José de Mipibu denunciaram, na noite deste domingo, 09, em bate-papo pela rede virtual social Facebook, disparos de arma de fogo nas imediações da rodoviária de São José de Mipibu.

"Já começou o toq de recolher mais de 10 tiros..."

De acordo com as conversas que circulam na rede virtual o fato é comum e ocorrem com certa frequência. Tanto que alguns internautas chegam a brincar com a situação.

"Na verdade esses tiros sempre são na mesma casa ... na linha!!!"

Pelo que se vê, os criminosos têm certeza da impunidade e o cidadão perdeu a confiança na segurança pública e na autoridade.

"normal então, é so limpeza da arma kkkkkkkkkk"

O que assusta é saber que na cidade de São José de Mipibu existe policiamento e que, mesmo diante de tão graves denúncias, o crime parece estar virando rotina.

É preciso que as autoridades ofereçam respostas para conter a onda de violência e IMPUNIDADE que assola São José de Mipibu.
.
..

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Aniversário

Desejamos feliz aniversário ao nosso querido Mizael Júnior.


Mizaelzinho é filho do nosso saudoso amigo mipibuense Mizael Querino.
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009