sábado, 12 de março de 2011

MAIS UMA MANHÃ DE TRABALHO NA STVBrasil

Neste sábado, 12, o Povo Mipibuense desfrutou de mais uma manhã de Cidadania e Direitos Humanos.

O atendimento atencioso e amigo são a marca do serviço prestado à população pelos voluntários da STVBrasil.


Irmãos e irmãs encontram na STVBrasil um lugar de paz e acolhimento para ouvida de seus problemas e a busca de soluções. Todos os sábados um gostoso café da manhã é servido para todos que procuram a STVBrasil em busca de ajuda.


Com apoio da Empresa Líder no Mercado em produtos e serviços no campo das novas tecnologias da informação e da comunicação, a CORTEZ INFORMÁTICA, a população tem acesso garantido e gratuito a Internet para consultar a situação dos seus processos.


Orientações, ajuizamento e acompanhamento de ações judiciais com profissionalismo e qualidade técnica são marcas indeléveis do trabalho da Sociedade Terra Viva, testemunhado pela população.


Aqui todos e todas somos iguais em direitos e deveres. Todos e todas têm atenção garantida e a certeza de resolutividade de seus conflitos. O Núcleo de Mediação de Conflitos é o que há de mais novo e pioneiro em São José de Mipibu e no Rio Grande do Norte.


É esta a nossa contribuição para a história de nossa Gente, da nossa cidade. Um exemplo de trabalho digno e respeito aos mais humildes. Esta é a nossa oração e ela se chama trabalho ao lado daqueles que mais necessitam.

Estamos mostrando ao mundo que um futuro melhor é possível e que podemos fazer desta uma cidade melhor. Basta querermos!

A STVBrasil agradece aos empresários e empresárias sérios(as) e comprometidos(as) que apóiam a STVBrasil.

Todo este trabalho é possível porque as empresas LEDA EMPORIO, SUPERMERCADO DENES, AÇOUGUE CANAÃ, COMERCIAL PADRE CÍCERO, COMERCIAL CORCINO, CORTEZ INFORMÁTICA, BOLOS CASEIROS DO EDIVO, CERÂMICA MARTA JOB e ESC INFORMÁTICA têm compromisso com a melhoria da qualidade de vida do Povo Mipibuense. Estas são empresas socialmente responsáveis.

Conceição Barbosa
Diretora Executiva

sexta-feira, 11 de março de 2011

O DEPUTADO MORDAÇA E O CANTO DE SEREIA

Depois de silenciar a voz do Povo Mipibuense, mandando fechar o único programa de rádio independente, e aparecer muito mal na fita, o deputado Fábio Dantas quer ludibriar os trabalhadores do CRE, com um requerimento que todos sabemos ser mero placebo.

A conversinha agora é essa. Silencia a voz do Povo e depois inventa requerimentos mirabolantes que se sabe não ter qualquer resolutividade, pois depende inteiramente da vontade da governadora Rosalba.

É uma lástima que a máscara do deputado mordaça somente agora tenha caído, revelando sua verdadeira identidade. Todavia, somente os desavisados poderão cair neste seu canto de sereia.

Vai que é tua mordaça!

STVBrasil terá plantão de apoio jurídico à população neste sábado

A STVBrasil, através de seu Centro de Referência em Direitos Humanos, estará realizando mais um plantão de apoio jurídico ao Povo Mipibuense neste sábado, 12, das 08 às 12 horas, em sua sede na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, RN.

No mesmo horário estará acontecendo mais um Café da Manhã com cidadania, Projeto que conta com apoio das empresas BOLOS CASEIROS DO EDIVO, AÇOUGUE CANAÃ, COMERCIAL CORCINO, SUPERMERCADO DENES e COMERCIAL PADRE CÍCERO.

Através de parceria com a CORTEZ INFORMÁTICA, a STVBrasil oferece, à população mais humilde de São José de Mipibu, o acesso grautito a Internet para acompanhamento do andamento de processos judiciais.

Com apoio do Grupo LEDA EMPORIO a STVBrasil mantém a sua sede, em São José de Mipibu, em condições dignas de atendimento ao Povo Mipibuense.

Se você é empresário ou empresária, ou mesmo pessoa física, e quer ajudar a melhorar a qualidade de vida dos milhares de irmãos e irmãs mipibuenses e agregar valor aos seus produtos, passando a contar com certificação de responsabilidade social, entre em contato com a STVBrasil.

STVBrasil
Sociedade Terra Viva
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro,
São José de Mipibu / Tel 3273-3980

ALGUÉM VIU UM VECTRA PRETO POR AÍ?

Você lembra dele?



Era tão lindo!

STVBRASIL PEDE A CRIAÇÃO DA DEFESA CIVIL E SUA ESTRUTURAÇÃO

A STVBrasil encaminhou, nesta tarde, pedido de informações sobre o que o governo municipal tem feito para prevenir os desastres naturais e a criação da defesa civil local e sua estruturação para atendimento a população.

Veja, abaixo, o inteiro teor da solicitação.
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

À PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU E À CÂMARA DOS VEREADORES

A STVBrasil tem se preocupado com os registros da mídia nacional e internacional a cerca das catástrofes que vem assolando o Brasil e o mundo.

Há bastante tempo temos tecido críticas a inércia e encaminhado pedidos de providências ao governo local quanto a importância da criação e estruturação da defesa civil local, bem como de programas voltados ao combate aos desastres naturais. Fato é que, até o presente momento, sequer obtivemos respostas aos nossos pleitos.

Nesta semana, o mundo assiste mais uma catástrofe no Japão e o desolamento mundial ante a tragédia.

Mais uma vez, preocupados com o futuro de nosso Povo, vimos solicitar às autoridades locais informações sobre quais providências o governo local tem adotado e a criação/implementação da defesa civil local e sua estruturação, bem como a definição de orçamento próprio para a mesma e a criação de programa de prevenção de desastres naturais.

Conscientes da importância da nossa luta colocamo-nos a disposição de Vossas Senhorias para colaborar dentro de nossas possibilidades.

Cordialmente,

A Diretora Executiva

quinta-feira, 10 de março de 2011

DE POSSES, BANHAS, PELANCAS E XIRIMBABAS

Enquanto pessoas se preocupam com o futuro da cidade e com a qualidade de vida da maioria da população e com empreendimentos que ameaçam o futuro de nosso Povo, uma gama de xirimbabas são arrastados pelas migalhas que sobraram das banhas após a redução.

Instados a acompanhar o debate sobre a apresentação dos EIA/RIMA de um super condomínio na província, realizada na Câmara dos Vereadores, os xirimbabas preferiram sentar a mesa dos convivas e assistir um verdadeiro desfile de pelancas caídas.

O que se comenta nos corredores giroflexanos é que nada se fez nestes sete anos em razão do volume da gordura acumulada e que, como virou moda em todo o Brasil, o corte das próprias banhas vai permitir mais mobilidade ao governo local. Ou seja, se a regra for verdadeira o excesso de gordura imobiliza o neurônio e uma das suas mãos. Pelo menos, a mídia local anda dizendo que agora vão usar "as duas mãos" para governar.

Tomara que, cortadas as gorduras, o governo municipal consiga fazer alguma coisa. É pagar para ver!

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A INSTALAÇÃO DE CONDOMÍNIO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU GERA PREOCUPAÇÃO

Realizada na manhã desta quinta-feira, 10, na câmara dos vereadores de São José de Mipibu, audiência pública para debater a viabilidade da instalação de condomínio residencial na região da comunidade de Taborda, gera polêmica e preocupações.

O primeiro questionamento levantado foi a falta de publicidade da própria audiência pública, que é exigida por força de lei, para que a população possa opinar sobre empreendimentos desse porte.

A câmara municipal não valorizou o Movimento Ambientalista local, convidando para o evento apenas instituições de seu interesse, ou seja, retirando totalmente a legitimidade do processo e fragilizando o debate e a própria condução dos procedimentos em razão da baixíssima participação popular.

A audiência, que deveria ser pública, mais parecia uma reunião de governo e empresas. Pois, da população mesmo era possível contar nos dedos as presenças. Somente a STVBrasil - Sociedade Terra Viva se fez presente ao evento, de forma atuante e questionadora. Mostrando aos participantes a importância do EIA/RIMA bem feito, da proteção e precaução enquanto princípios no âmbito do cuidado com o meio ambiente e da participação popular nestes espaços de debate.

Entre as autoridades estavam representantes do IDEMA RN, câmara municipal, prefeitura e Ministério Público. Dos vereadores apenas os vereadores Kériclis, Crisóstomo e Kélia Serafim participaram da audiência. Importante destacar que apenas o vereador Kériclis chegou no horário marcado. O que constitui-se em uma vergonha para o Povo Mipibuense tendo em vista a importância deste evento e do papel dos vereadores neste debate.

A apresentação do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), realizados pela empresa GAIA, deixou a desejar. Revelando muitas lacunas que foram questionadas pela representação da STVBrasil, Ministério Público e outros participantes.

Questionadas sobre o empreendimento e quanto de Mata Atlântica serão destruídos e quais seriam as medidas compensatórias, a apresentadora dos EIA/RIMA informou que serão suprimidos cerca de 100 hectares de mata e que no local serão construídas 600 casas para uma população estimada em 11.500 habitantes. O que aumentará a população de São José de Mipibu em mais de 25% da que temos hoje. Tal fato contribuindo de forma significativa para o agravamento da atual situação da deposição de resíduos sólidos (lixo) e a contaminação do lençol freático.

Além dessas preocupações outras como a proximidade do empreendimento com os rios Taborda e Mendes foram questionadas, sem que ficassem claras as consequências para o futuro da população da cidade.

Dos vereadores presentes apenas o presidente da casa se manifestou, mostrando preocupação com a instalação desse empreendimento e os perigos que poderá representar para os rios Taborda e Mendes.

A secretária de 1/2 ambiente entrou calada e saiu muda. Durante todo o evento parecia até que a respectiva havia acabado de chegar de viagem no ônibus espacial Discovery, que pousou nos Estados Unidos na última quarta-feira, 09, após longa viagem pelo espaço. Pois, não esboçava qualquer sinal de entendimento do que alí se debatia.


A representante do GAIA, empresa que realizou os EIA/RIMA, reconheceu que faltaram informações importantes na sua apresentação e atribuiu o fato a falta de tempo para tanto. Fato que foi criticado pela STVBrasil.

Ao todo, apenas dois técnicos de governo fizeram perguntas, além da representação do Ministério Público e STVBrasil.

Quando a audiência começou a esquentar, com os questionamentos da STVBrasil o representante do IDEMA RN encerrou a audiência.

É preciso esclarecer ao Povo Mipibuense da importância de se questionar e tirar todas as dúvidas a respeito deste empreendimento. Pois, após licenciado pelo órgão ambiental a coisa ficará muito mais difícil.

quarta-feira, 9 de março de 2011

TRIBUNA POPULAR

"Os professores precisam se engajar para esclarecer os jovens da importância das fontes de água e do mal que os poluidores fazem, propositadamente, quando só pensam em aumentar seu patrimônio. O exemplo dos rios poluídos e o mal que causam está na mídia para todos verem.
É necessário que os jovens mipibuenses se conscientizem e façam passeatas pacíficas, em defesa dos mananciais e repudiando quem polui e quem se omite."

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Lançada a Campanha da Fraternidade 2011, nesta quarta-feira, 09, quando o Papa Bento XVI conclama os católicos ao engajamento na luta em defesa do Meio Ambiente e afirma que os problemas com a natureza são a falta de reconhecimento do homem de sua "condição de criatura de Deus."

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva está nesta luta há mais de 10 anos, pugnando pela recuperação e preservação das nossas matas, rios, fauna e flora. Inclusive, tendo seus militantes sendo ameaçados de morte por acreditar que devemos proteger o Rio Mipibu e a Mata da Bica.
....

E a pergunta que se faz, neste momento, é quem de nós vai se engajar nesta luta e quem vai se acorvadar e se vender aos poluidores do nosso meio ambiente?

TRIBUNA POPULAR

"Esses administradores 'burros', paquidermes não entendem que devemos praticamente reconstruir as que estão 'funcionando'. Será que eles não conhecem a realidade da principal escola do município. Trabalho lá e sinto vergonha quando alguem vem visitá-la."

MULHER: FONTE DA VIDA E DE LIBERDADE!

A VIDA SEGUNDO GALEANO: MULHER

Por Eduardo Galeano

"São João Crisóstomo dizia: 'Quando a primeira mulher falou provocou o pecado original.' E Santo Ambrózio concluía: 'Se for permitido a mulher falar de novo poderá trazer a ruína ao homem.'
A igreja católica lhe proíbe a palavara. Os fundamentalistas muçulmanos lhe mutilam o sexo e lhe tapam a cara.
Os judeus muito ortodoxos começam o dia agradecendo: 'Graças Senhor, por não me haver feito mulher!'
Sabem costurar, sabem bordar, sabem sofrer e cozinhar. Filhas obedientes, mães abnegadas, esposas resignadas.
Duratne séculos ou milênios tem sido assim, porque de seu passado sabemos pouco.
Ecos de vozes masculinas, sombras de outros corpos...
Para elogiar há um ditado que se diz que por trás de um grande homem há sempre uma mulher, reduzindo a mulher a triste condição de respaldo de decisão.
Vou contar algumas histórias de mulheres que nem sempre coincidem com esta identidade."

terça-feira, 8 de março de 2011

100 ANOS

Em 08 de março de 1911 nascia Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08 DE MARÇO)

O Mipibuense homenageia a todas as mulheres nesta Dia Internacional da Mulher.

Que a luta daquelas que ousaram desafiar as velhas e podres estruturas e romper os grilhões que se lhes  sirvam de exemplo para a mulher contemporânea e que as conquistas tornem-se verdadeiros exemplos de resiliência e cidadania.

Viva a Santa Joana Darck e a sua luta eterna contra as forças do mal!

segunda-feira, 7 de março de 2011

SEM CAMISINHA NÃO DÁ!

PROMOÇÃO DE CARNAVAL (resultado)

Coforme anunciado aqui nO Mipibuense, a Promoção de Carnaval ofereceu uma linda camiseta da Campanha de Carnaval contra a AIDS, que contou com a participação de pessoas de nossa querida São José de Mipibu e também de outros estados.

Ao final do sorteio a nossa amiga FRAN MOURA foi a grande vencedora da Promoção.

Agradecemos a participação de todos e todas e informamos à nossa amiga Fran que a sua camiseta está disponível na sede da STVBrasil de São José de Mipibu.

domingo, 6 de março de 2011

UMA ESPONJA DE PÓ

Temendo as fortes pressões que vêm sendo exercidas sobre o governo municipal, a papagaia de pirata reduzida passou a bola para o vice-bola murcha, para que este defectível pudesse inocentemente assumir a função do saco de pancadas oficial.

Patentemente inebriado pelo poder ele, recentemente, aprova lei municipal que determina que o nível de intensidade do som na cidade  não pode extrapolar os limites dos 70 decibéis. O que impõe, por consequência do rigor da lei, a probição de praticamente qualquer tipo de som na cidade. Portanto, proibindo, até mesmo, o que aconteceu na noite do primeiro dia de carnaval provinciano. Uma equipe da STVBrasil esteve nas imediações do local e registrou, através de decibelímetro, mais de 90 decibéis de som sendo produzidos pelas bandas que animavam a festa.

Ainda na quinta-feira, 03, pela manhã, servidores da prefeitura telefonaram para denunciar um carro de som  pertencente a indústria local, que estava circulando pelo centro da cidade com som tão alto que impedia as pessoas de trabalharem em suas salas. 

Devemos observar que, além da prefeitura, temos alí, nas imediações, pelo menos 03 escolas, 02 unidades hospitalares, além de empresas e residências que necessitam de paz e tranquilidade para trabalharem. Até este momento não se sabe por que cargas dagua a secretaria de 1/2 ambiente e nem tampouco o vice-bola murcha tomaram qualquer providência.

É fato que estamos em total abandono governamental há muito tempo e que a crise tende a se agravar. Quanto ao s gestores, o que se vê são paliativos e placebos regados pela agua benta do anjo do mal, na tentativa de manter-se nas benesses do poder e massacrar qualquer um(a) que ouse falar a verdade. Assim o foi na inquisição, nas guerras santas e na guerra santa atual que criou o apartheid religioso em São José de Mipibu e tenta impor a vontade de um desequilibrado sobre a votade coletiva de todo o Povo.

Estes fatos já revelam, para os bons entendedores, que a tal cartinha  oficial que o vice-defectível fez publicar sobre o problema das calçadas ocupadas é, realmente, mais uma marmota oficial. Na verdade, uma esponja de pó compacto que a galega reduzida mandou o vice aplicar nas nossas bochechas.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009