sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Convite


Antes que eles morram de frio



Queridos amigos,

Eles estão fugindo do terror... de uma violência tão cruel quanto os atentados que abalaram Paris, Beirute e Bamako. Apesar disso tudo, se não agirmos agora eles correm o risco de acabar como bodes expiatórios.

Mais do que nunca, milhares de mulheres, homens e crianças estão chegando na Europa famintos, exaustos e doentes. Eles esperam apenas que, em breve, alguém abra uma porta e que o pesadelo do qual eles fogem acabe logo.

Porém, mesmo com o deterioramento das condições meteorológicas e a perspectiva de um inverno rigoroso, os governos não estão tomando medidas necessárias. Ao contrário, eles estão construindo mais cercas, cada vez maiores, para deter os refugiados.

Agora somos nós, cidadãos comuns, que representamos esperança para estas pessoas, separadas pelos lamentáveis muros da Europa.

Se uma quantidade suficiente de membros doar uma pequena quantia agora, poderemos financiar um projeto da ONU para proteger e transportar milhares de refugiados que enfrentam o frio ao longo das fronteiras, levando essas pessoas para centros de refugiados seguros. Além disso, poderemos realizar campanhas para ajudar a abrigar centenas de famílias vulneráveis ​​durante todo o inverno.

Esta é uma das melhores maneiras de mostrar aos extremistas que o mundo permanecerá indivisível. Não temos tempo a perder. Faça parte para levar esperança para além das cercas:

Desde as florestas eslovenas até as ilhas gregas, passando pelas ruas de Londres e Berlim, professores, pescadores, jovens e aposentados, incluindo muitos membros da Avaaz, se prontificaram a ajudar dezenas de milhares de refugiados. São os heróis invisíveis da tragédia que se desenrola. E ao longo dos últimos cinco meses, nossa comunidade financiou operações marítimas privadas que salvou milhares de vidas, montou um projeto que possibilitou a milhares de membros da Avaaz oferecer ajuda, ou mesmo suas próprias casas, para os refugiados de guerras. Fizemos ainda uma campanha robusta, com 1,2 milhão de assinaturas, que ajudou a pressionar líderes mundiais a oferecer abrigo para centenas de milhares.

Os recentes ataques tornaram esta batalha muito mais difícil. Mas eis o que podemos fazer se arrecadarmos o suficiente:
  • Ajudar a Agência de Refugiados da ONU a fornecer vans e ônibus necessários para transportar e proteger milhares dentre os mais vulneráveis refugiados pelas fronteiras da Europa, levando-os para centros de acolhimento seguros ou temporários.
  • Lançar uma campanha para assegurar que a Grécia forneça acesso seguro e legal para refugiados por meio da fronteira terrestre, como a melhor maneira de acabar com os afogamentos.
  • Aumentar a pressão sobre os governos da União Europeia para garantir que cumpram imediatamente e ampliem a promessa de transportar e acolher refugiados em toda a Europa.
  • Executar ações ágeis para combater o alarmismo causado pelo medo e o ódio contra os refugiados.
É fácil perder o ânimo diante da magnitude desta crise e suas causas profundas. Ainda assim, isso não pode ser usado como desculpa para não agir. Nossa comunidade incrível foi feita para momentos como este – vamos mostrar nossa solidariedade com as pessoas que estão corajosamente desafiando a morte e o terror para proporcionar segurança e liberdade para seus filhos e idosos. Mas vamos também nos unir aos heróis invisíveis que, dia após dia, trabalham incansavelmente para trazer esperança aos refugiados.

Clique nos links abaixo para fazer isso acontecer:

Seja em resposta ao ciclone mais destrutivo da história de Mianmar ou em face da terrível crise causada pelo vírus ebola, ou quando outras pessoas recorrem ao cinismo e ao desespero diante de ameaças ambientais ou sociais assustadoras, nossa comunidade mostra, em cada oportunidade, uma mistura única de humanidade, coragem e determinação. E sei que agiremos assim novamente.

Um abraço com esperança e gratidão,
 

Equipe da Avaaz

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Eduardo Cunha deflagra processo de impeachment contra Dilma Rousseff

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deu prosseguimento nesta quarta-feira (2) ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, protocolado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e Janaína Paschoal.

Dilma está em seu gabinete, com equipe, e cogita fazer um anúncio ainda nesta quarta sobre o pedido de impedimento. 

A ação de Cunha é uma resposta à decisão dos deputados federais petistas de votar pelo prosseguimento da cassação de seu mandato. O deputado peemedebista é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. O órgão adiou nesta quarta a votação que irá decidir se o processo irá adiante ou será arquivado. A próxima reunião do Conselho será na próxima terça-feira.

Após negociação de bastidores, a bancada do PT na Câmara dos Deputados cedeu à pressão de sua militância e do presidente da legenda, Rui Falcão, e decidiu no início da tarde desta quarta que irá votar pela continuidade do processo de cassação do presidente da Câmara dos Deputados. Os três votos dos integrantes petistas no conselho são considerados cruciais para definir se o processo contra Cunha segue ou será arquivado.

Única pessoa com o poder de dar seguimento a um processo de impedimento da presidente da República, Cunha havia feito uma trégua com o Palácio do Planalto a fim de evitar a tramitação de processo pela sua cassação.
 
"Antes de fazer o anúncio oficial, Cunha ligou para o vice-presidente Michel Temer para informá-lo da decisão. Para evitar a deflagração do processo de impeachment, deputados petistas chegaram a ir ao gabinete do peemedebista para garantir que até a próxima terça-feira (8) seria possível reverter os votos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

O Palácio do Planalto também informou ao presidente da Câmara dos Deputados que não tinha desistido de garantir ao peemedebista votos para o arquivamento do pedido de cassação. Em conversas reservadas, no entanto, o peemedebista disse que não podia mais confiar na promessa do governo federal.

Na avaliação de aliados de Cunha, com a deflagração do processo de impeachment, zera o placar do Conselho de Ética. O diagnóstico é de que, agora, DEM e PTB devem apoiar pelo arquivamento do processo.

Para tentar atrair os votos dos deputados federais do PSDB, o peemedebista fez questão de acolher o pedido apoiado pelo partido dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.

Em troca, o peemedebista espera que o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), convença os dois deputados tucanos a mudar de posição pelo enterramento do pedido de cassação ou a renunciar ao posto. 
___________________________________________________________________________________________
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1714133-cunha-deflara-processo-de-impeachment-contra-dlma.shtml#_=_ 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A tragédia de Mariana chegou ao mar. A nossa, só aguarda a hora para acontecer.

O mundo assiste abismado o terror perpetrado pela mineradora Samarco sobre parte do Brasil. Lama, destruição, mortes, degradação ambiental e sabe-se lá o que mais virá como resultado do maior desastre ambiental brasileiro.

Lágrimas, críticas, cobranças, ativismo ambiental na busca de salvar o que restou e o silêncio ... O sepulcral silêncio dos órgãos ambientais licenciadores e a inércia da justiça.

Estranhamente, nenhum, mas absolutamente nenhum dos conhecidos e responsáveis pelo desastre foi preso. Mais grave ainda é o fato de nenhum, mas absolutamente nenhum dos responsáveis pelo licenciamento da mineradora também foi levado à prisão.

O que vemos são famílias chorando seus mortos, a natureza destruída clamando providências e as autoridades atônitas sem saber o que fazer ante a gigantesca onda de destruição que avança sobre o Brasil.

Pelas aldeias provincianas, gestores avançam ávidos sobre o fértil terreno do licenciamento ambiental criando órgãos sem qualquer habilidade/capacidade para o controle e fiscalização. Mas com o intuito único de arrecadação irracional de recursos, não importando quão desastroso será o futuro.

Não é raro ver gestores de meio ambiente distribuindo licenças e até se vangloriando de facilitar/agilizar a sua liberação, ao mesmo tempo em que inexiste qualquer estrutura para a fiscalização ambiental. Órgãos sem servidores concursados e lotados de "convidados" com o objetivo único de atender interesses empresariais inescrupulosos.

E quem imagina que estando distante está a salvo do terror, nem sonha que o mal está se instalando com o aval de verdadeiros bandidos travestidos de gestores. Pessoas que verdadeiramente vendem licenças ambientais e, com elas, o futuro de toda uma população que poderá, assim como ocorreu em Mariana e continua avançando sobre o Espírito Santo, não se sabe quando, sucumbir com graves consequências.

No outro polo, ambientalistas lutando voluntariamente em defesa do meio ambiente, direito de todos, inclusive dos poluidores.

A tragédia de Mariana já chegou ao mar. A nossa, só aguarda a hora para acontecer.

O Mipibuense
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009