terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A tragédia de Mariana chegou ao mar. A nossa, só aguarda a hora para acontecer.

O mundo assiste abismado o terror perpetrado pela mineradora Samarco sobre parte do Brasil. Lama, destruição, mortes, degradação ambiental e sabe-se lá o que mais virá como resultado do maior desastre ambiental brasileiro.

Lágrimas, críticas, cobranças, ativismo ambiental na busca de salvar o que restou e o silêncio ... O sepulcral silêncio dos órgãos ambientais licenciadores e a inércia da justiça.

Estranhamente, nenhum, mas absolutamente nenhum dos conhecidos e responsáveis pelo desastre foi preso. Mais grave ainda é o fato de nenhum, mas absolutamente nenhum dos responsáveis pelo licenciamento da mineradora também foi levado à prisão.

O que vemos são famílias chorando seus mortos, a natureza destruída clamando providências e as autoridades atônitas sem saber o que fazer ante a gigantesca onda de destruição que avança sobre o Brasil.

Pelas aldeias provincianas, gestores avançam ávidos sobre o fértil terreno do licenciamento ambiental criando órgãos sem qualquer habilidade/capacidade para o controle e fiscalização. Mas com o intuito único de arrecadação irracional de recursos, não importando quão desastroso será o futuro.

Não é raro ver gestores de meio ambiente distribuindo licenças e até se vangloriando de facilitar/agilizar a sua liberação, ao mesmo tempo em que inexiste qualquer estrutura para a fiscalização ambiental. Órgãos sem servidores concursados e lotados de "convidados" com o objetivo único de atender interesses empresariais inescrupulosos.

E quem imagina que estando distante está a salvo do terror, nem sonha que o mal está se instalando com o aval de verdadeiros bandidos travestidos de gestores. Pessoas que verdadeiramente vendem licenças ambientais e, com elas, o futuro de toda uma população que poderá, assim como ocorreu em Mariana e continua avançando sobre o Espírito Santo, não se sabe quando, sucumbir com graves consequências.

No outro polo, ambientalistas lutando voluntariamente em defesa do meio ambiente, direito de todos, inclusive dos poluidores.

A tragédia de Mariana já chegou ao mar. A nossa, só aguarda a hora para acontecer.

O Mipibuense

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009