sábado, 1 de junho de 2013

'Na Finlândia, a profissão de professor é valorizada'

No país que está entre os melhores em rankings de educação, docentes dão aula em só uma escola e têm liberdade de avaliar



Na análise de quaisquer que sejam os rankings de educação, é praticamente certo que a Finlândia - país nórdico de cerca de 5 milhões de habitantes (mesma quantidade de alunos da rede estadual de São Paulo) - esteja presente nas primeiras posições. Por ter um dos melhores sistemas de ensino do mundo, representantes do Ministério da Educação do país foram convidados a vir a São Paulo para detalhar o modelo que pode servir de inspiração ao Brasil. O evento foi promovido pelo Colégio Rio Branco e pela Embaixada da Finlândia.


Em entrevista ao Estado, Jaana Palojärvi, diretora do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, disse que a principal "receita do sucesso" tem a ver com o trabalho do professor, cuja profissão é valorizada e muitos jovens querem segui-la.

A valorização da carreira dentro da própria sociedade foi observado pela educadora Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, que visitou o país em duas ocasiões. "Mesmo não sendo um dos mais altos salários pagos em comparação com outros países europeus, lá o professor tem um prestígio social. Isso é evidente", fala Esther.
Ao observar o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009 - realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) -, o país ficou na 3ª melhor posição, entre mais de 65 países. O Brasil acumulou a 53º posição.
O que mais chama atenção no seu modelo educacional, é a descentralização administrativa das escolas - professor tem poder para remodelar o currículo de seu grupo de alunos -, há pouco dever de casa e as crianças não são expostas a quantidades excessivas de conteúdo. Uma realidade bastante distinta de países asiáticos como Coreia, líder do Pisa. O sistema coreano é reconhecido por exigir bastante dos alunos na escola e fora dela.
Na Finlândia, manter um ambiente propício à aprendizagem, tendo o professor como figura central desse processo é o principal foco do Estado, que financia completamente o ensino básico.
O Estado de S. Paulo - É fácil ser professor na Finlândia?
Jaana Palojärvi - É das profissões mais populares no país. Por isso, nos preocupamos em selecionar bem os profissionais. Apenas 10% dos candidatos que pretendem entrar na universidade para serem professores conseguem fazer o curso. E não se pode ser professor na Finlândia sem ter mestrado.
 No Brasil há déficit de professores de Química, Física e Matemática. Faltam esses profissionais na Finlândia?
Nossa situação é diferente. É fácil para nós termos professores, pela grande procura. Só em Matemática é um pouco mais difícil.
Professor em seu país dá aula em mais de uma escola?
Sabemos que os professores brasileiros fazem isso, mas não na Finlândia. Lá, o docente dá aula em apenas uma escola. Geralmente fica com o mesmo grupo de alunos, acompanhando-os por cerca de 6 anos.
Qual o salário médio dos docentes?
Eles não são nem mal pagos nem tão bem pagos. O salarial inicial de professor de ensino fundamental é de cerca de € 3.000 (R$ 7.860) por mês.
Qual é o tamanho da carga horária nas escolas finlandesas?
Temos uma das cargas horárias mais curtas do mundo. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, os estudantes ficam entre 3 e 4 horas na escola apenas.
Então, eles levam muito dever escolar para casa?
Nós não somos muito defensores da tarefa de casa. A quantidade que passamos para os nossos alunos é baixa. É um sistema diferente de países asiáticos, que passam muita tarefa.
Como são feitas as avaliações?
Na educação básica não temos uma avaliação nacional. Em cada sala, o professor é quem decide como avaliar seus alunos. Não acreditamos muito em testes e controle, focamos mais no aprendizado. Temos um sistema bem descentralizado.
No Brasil, o currículo do ensino médio está sendo repensado. A ideia é enxugar a quantidade de disciplinas que podem chegar a 13. Como é o currículo na Finlândia?
Atualmente estamos reformulando o nosso currículo para distribuir melhor os horários de aulas na educação básica. Estamos colocando especial atenção à disciplina de Artes. Queremos impulsionar cada vez mais a criatividade das nossas crianças.
Quem define o currículo?

À nível nacional, desenhamos apenas o esqueleto. É no nível da escola que são definidos as especificidades. Algumas escolas por exemplo, tem um perfi que dá mais destaque a aulas de música, por exemplo. As escolas podem incluir cursos extras à seu critério. 

E como a tecnologia é utilizada no aprendizado?

Existem escolas que trabalham bastante com a tecnologia aplicada à educação e outras que nem tanto. Mas no geral, as escolas finlandensas estão mais interessadas no processo não no meio. Não importa se os professores utilizam papel ou aparelhos tecnológicos. O mais importante é a qualidade do aprendizado.  

Com que idade os alunos finlandeses aprendem a ler?
Nós não esperamos que aprendam a ler antes dos 7 ou 8 anos. As crianças precisam ser crianças.
No Brasil, há críticas quanto a descontinuidade de políticas públicas. Esse problema é enfrentado pela Finlândia?
No início da década de 70 conluimos um intenso debate sobre mudanças no nosso sistema educacional. FOi uma revolução. Mas depois disso, não importa se o governo é de direita ou de esquerda, não foram modificadas até hoje as bases dessa mudança.
No País, existem professores queixam de excesso de alunos por sala. Algumas turmas chegam a ter mais de 40 alunos. Qual é a situação da Finlândia?
Temos menos de 20 estudantes por sala nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos outros níveis da educação básica o número não ultrapassa 25 estudante. Nós nos preocupamos bastante com classes com muitos alunos. Sempre incentivamos escolas localizadas em grandes cidades com grande quantidade de alunos a reduzirem o número de estudantes por sala.
Qual a grande mensagem que a Finlândia pode oferecer ao Brasil?
A qualidade e a equidade são os pontos mais importantes. Independentemente da cidade e do bairro em que estejam localizadas as escolas, elas devem oferecer uma boa educação para todos os alunos. Isso é fundamental.
______________________________________________
Fonte: Estadão on line

Pôr do sol (Fotografia de Perceval Carvalho)


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ministro do STF arquiva pedido para suspender celebração de casamento gay

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux decidiu arquivar pedido do PSC -partido do pastor Marco Feliciano - para suspender a resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que obriga os cartórios do país a celebrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo o ministro, a ação utilizada - mandado de segurança - não é válido, pois só serviria para questionar abuso de autoridade pública.

Fux argumenta que tal pedido deveria ter sido feito por meio de ação direta de inconstitucionalidade.

O ministro ainda afirma que cabe, sim, ao CNJ regulamentar temas relacionados aos cartórios. "Indefiro a inicial, extinguindo o processo sem resolução de mérito, haja vista inadequação da via eleita. [...] Também não vislumbro qualquer ofensa a direito líquido e certo dos membros ou filiados do impetrante [PSC], ante o reconhecimento do poder normativo do CNJ."

O PSC argumentava que a regra do conselho "não foi submetida ao devido processo legislativo, sendo incluída no mundo jurídico com força de lei, mas maculada de inconstitucionalidade e vícios de formalidade".

O partido ainda aponta que "o CNJ usurpa atribuições dos membros do Congresso Nacional e do PSC". O pedido foi distribuído para o ministro Luiz Fux, que poderá levar o tema ao plenário ou decidir temporariamente de forma individual.

REGRA
A resolução do CNJ foi divulgada no último dia 15 no "Diário de Justiça Eletrônico" e começou a valer no dia seguinte. A maioria dos conselheiros (14 votos a 1) do órgão tomou a decisão após levar em consideração duas decisões de tribunais superiores, ambas tomadas em 2011.

A primeira, do STF (Supremo Tribunal Federal), reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Os ministros entenderam que casais homossexuais têm os mesmos direitos dos heterossexuais, entre eles pensão, herança e adoção.

A segunda, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), autorizou o casamento de um casal de gaúchas que viviam juntas há cinco anos.

Com a decisão, casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passou a ser legal em todo o Brasil, com os mesmos requisitos e com os mesmos efeitos de um casal heterossexual. Quem tiver o registro de casamento civil negado por algum cartório deverá recorrer à Corregedoria dos tribunais de justiça.

Lideranças do movimento em defesa dos direitos civis da população LGBT no Brasil qualificaram a decisão como sendo "histórica".
___________________________________________
Fonte: Folha de São Paulo

STVBrasil realiza atendimento em São Paulo do Potengi

Integrantes da equipe da Assessoria Jurídica da STVBrasil realizaram atendimento na cidade de São Paulo do Potengi, RN, nesta manhã de quarta-feira, 29.

Atendendo a demanda de uma cliente do Projeto Justiça e Cidadania, a equipe percorreu mais de 140 km para garantir os direitos daquelas que precisam de ajuda e que encontram na STVBrasil um porto seguro, um lugar onde elas são ouvidas e atendidas.

A Assessoria Jurídica da STVBrasil tem como titular o advogado Breno Rafael e conta com uma equipe de suporte para o atendimento a população.

O Projeto Justiça e Cidadania conta com apoio do Ministério da Saúde / Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais e UNESCO.
.
..

Você come carne de animais? Aprenda!

Os lençóis da APAMI

A mídia mipibuense anda em polvorosa com a escassez de algo mais concreto para lhe cimentar boas novidades e, quiçá, fazer oposição e atrair os olhares da população.

Quem antes trabalhava de maquiador no salão da galega e esbanjava o barrigão, hoje vive a míngua, tendo que se satisfazer das sobras que lhes caem sobre o ninho.

Todavia, um pedido de ajuda divulgado na blogosfera mipibuense nos leva a refletir sobre onde foram parar os lençóis da APAMI? 

Os lençóis da APAMI foram objeto de várias denúncias por parte de conselheiros que, categoricamente, afirmaram que os lençóis da APAMI foram surrupiados do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros e jamais devolvidos.

Portanto, onde foram parar os lençóis?

O povo mipibuense vai pagar novamente pelos lençóis?

Outra pergunta, porque o presidente da APAMI nunca fala em público?

O Mipibuense abre e garante o espaço para que o representante legal estatutário da APAMI se manifeste e fale em sua defesa.
.
..

A prisão de Jesus Cristo em São José de Mipibu

Você sabia que uma das grandes atrações turísticas mipibuenses é a encenação da "Prisão de Cristo nas ruínas do Engenho Barão de Mipibu"?

Pesquisamos, por alguns dias entre os mipibuenses, mas ninguém vivo assistiu tal espetáculo.

Não nos enviem perguntas sobre tal evento. Esta informação consta nos projetos da EX-prefeita de São José de Mipibu.
.
..

Pórticos de Mipibu

São José de Mipibu poderá ganhar pórtico em suas entradas principais.


Projeto com este objetivo foi encaminhado ao Ministério do Turismo e aguarda aprovação para ser posto em prática. De acordo com dados do próprio projeto, os pórticos devem ficar prontos até 2015 e funcionarão como cartão de visita da cidade. A obra está orçada em R$ 700.000,00.

Há muito a cidade de São José de Mipibu carece de tal equipamento. Quem anda por essas bandas se pergunta onde está e muitos mipibuenses, em viagem, são surpreendidos com pessoas que dizem "Eu passei por lá e não vi!"

Todavia, apesar de sua importância, os pórticos precisam ser confeccionados a partir da oitiva da população, para que não se constituam em mais uma aberração governamental, como o são os jumentos do cemitério e a favela da sulanca, verdadeiros exemplos de desperdício do erário.
.
..

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sociedade Terra Viva participa do Viva a Mata 2013

A ONG sócio ambientalista mipibuense STVBrasil, através de sua direção, está paticipando  das comemorações da Semana da Mata Atlântica, que acontece no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Vários eventos estão ocorrendo desde o sábado, 25, até esta terça-feira, 28. Durante o domingo, 26, foi realizada a Assembléia Geral da Rede Mata Atlântica e reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, na sede do Instituto Biológico de São Paulo.

Paralelamente, durante os dias 25 à 28, na Marquise do Ibirapuera, acontece o Viva a Mata, evento organizado pela ONG SOS Mata Atlântica.




Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009