sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Vila da Cachaça

Você sabia que, quando prefeita, Norma Ferreira queria criar uma Vila da Cachaça em São José de Mipibu?

Até um projeto foi enviado ao Ministério do Turismo, no valor de R$ 300.000,00, para a construção da tal "Vila".

O que você acha dessa proposta?

Escreva para O Mipibuense e comente (omipibuense@hotmail.com) ou use o espaço para comentários abaixo.
.
..

Professor tarado é demitido por assediar sexualmente alunas

Um professor de Santa Catarina teve confirmada a sua demissão, pelo Superior Tribunal de Justiça -STJ, por acusação de assédio sexual.

De acordo com o processo, o professor teria assediado diversas alunas em troca de boas notas na disciplina de matemática.

Mesmo não havendo processo na área penal, o professor foi demitido e, havendo recorrido, não logrou êxito em seu recurso.

Os dados do processo são omitidos em razão do sigilo judicial.
_______________________________
Fonte: STJ

STVBrasil participa da Semana da Mata Atlântica

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva estará participando das atividades da Semana da Mata Atlântica na cidade de São Paulo - SP, no período de 25 à 28 de maio de 2012.

No período acontecem, paralelamente, o Viva a Mata, evento promovido pela ONG SOS Mata Atlântica, a reunião do Conselho
Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), órgão colegiado e deliberativo e a Assembléia Geral da Rede Nacional de ONG da Mata Atlântica (RMA), entidade de congrega mais de 200 entidades ambientalistas de todo o Brasil que atuam no bioma.

A STVBrasil é parceira da SOS Mata Atlântica e integra o CNRMA e a RMA.
.
..

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mipibuense em Brasília

Acontece nestas quinta e sexta-feira, 23 e 24, a 66a reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente, órgão do Ministério do Meio Ambiente que tem a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.

Este ano o FNMA publicou edital para apoio a projetos nas áreas dos programas Água e Flroestas, Conservação e Manejo da Biodiversidade e Sociedades Sustentáveis e Qualidade Ambiental, tendo como prazo final para envio de propostas o último dia 26 de abril. Ao edital foram apresentadas 953 propostas oriundas de várias partes do Brasil, entre organizações governamentais e não governamentais.

As propostas apresentadas serão submetidas a análise técnica e ao final ao Conselho Deliberativo do FNMA, para apreciação e decisão final sobre financiamento, definição de ordem de prioridade e etc.

O mipibuense Perceval Carvalho é conselheiro titular do CDFNMA e representa o Fórum Brasileiro de ONG e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento no colegiado.

(Ana Beatriz de Oliveira, Diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e Perceval Carvalho, Membro do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente)
___________________________________
Fotografia: www.miraserra.org.br

Sociedade Terra Viva recebe prêmio por boa gestão de projetos


Departamento reconhece boas práticas de organizações da sociedade civil

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde premiou 34 instituições que apresentaram boas práticas na gestão de seus projetos junto ao Departamento.

Foram selecionadas 43 projeto de 34 instituições que participaram dos editais referente à seleção de projetos para fortalecer ações de promoção e defesa dos direitos humanos relacionado à epidemia de DST/HIV/Aids e hepatites virais e ao edital de eventos de 2011.

Cada instituição receberá um prêmio no valor de 10% do valor de seus projetos, totalizando 140 mil reais. Este recurso é incentivo do Departamento às instituições quer apresentaram bons resultados técnicos e financeiros durante a execução de seus projetos.

Veja abaixo a lista nominal das 34 instituições que tiveram 43 projetos premiados.
1.    Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul 
2.    Associação de Apoio aos Carentes de Pacajus
3.    Associação Grupo Aids, Apoio, Vida e Esperanca – AAVE
4.    Associação Jataiense de Direitos Humanos - Nova Mente
5.    Centro de Promoção da Saúde
6.    Frente de Apoio Comunitário Sonho Nosso – FAC 
7.    Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero
8.    Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB
9.    Grupo Humanus – 
10.    Grupo pela Educacao Saúde e Cidadania – GESTO GESC
11.    Grupo pela Vidda Niterói
12.    Grupo Solidário Lilás
13.    Grupo Vale a Vida
14.    Instituto Joana Darc 
15.    Movimento Gay da Região das Vertentes – MGRV
16.    Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids - Núcleo Ceará
17.    Adedh – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade – 
18.    Associação das Prostitutas da Paraíba APROS/PB
19.    Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação
20.    Associação Sergipana de Transgêneros – Astra
21.    Bemfam - Bem Estar Familiar no Brasil
22.    Centro de Orientação e Desenvolvimento de Luta pela Vida
23.    Grupo Anti-aids Camaçari – GAAC
24.    Grupo de Incentivo à Vida – GIV
25.    Grupo Matizes 
26.    GTP+ Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo 
27.    Movimento Gay de Alfenas e Região Sul de Minas Gerais – MGA 
28.    Sociedade Terra Viva 
29.    SOHMOS Gays, Lésbicas, Bissex. e Transgêneros de Arapiraca
30.    Associação Orquídeas GLBT – Gays, Lésb, Bissex. e Travestis
31.    Grupo Anti-Aids Camaçari – GAAC
32.    Grupo Gay de Varginha
33.    Grupo de Apoio a Livre Orientação Sexual do Cariri – GALOSC
34.    Associação de Gays, Transgêneros e Lésbicas de Anápolis
________________________________
Fonte: AscomDNDSTAIDSHV

terça-feira, 21 de maio de 2013

STVBRASIL CONVERSA COM A DIREÇÃO DO CAPS SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN


Ontem, por ocasião de uma visita de rotina à Secretaria Municipal de Saúde do nosso município, o diretor do CAPS, Alexandre Freire, conversou com integrantes da Sociedade Terra Viva, Perceval Carvalho e Conceição Barbosa, a respeito dos serviços oferecidos pelo referido centro psicossocial e possíveis parcerias entre essas instituições em questão. Como estão à frente de uma ONG a qual presta diversos serviços à sociedade mipibuense, sem dúvida nenhuma, Alexandre explicou as diversas formas de integração entre instituições que fazem parte da rede de atendimento aos portadores com algum tipo de transtorno mental, bem como a outros órgãos que oferecem apoio no quesito saúde mental. Estamos de portas abertas!


Matéria e foto: Alexandre Freire

CEFOPE abre edital de quatro cursos para servidores do SUS


O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE) publicou edital com oferta de quatro cursos direcionados aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser feitas no período de 17 a 31 de maio, via internet, através do endereço www.cefope.rn.gov.br, onde estão disponibilizados os editais e as fichas de inscrições.

O Diretor Geral do Centro, Jorge Castro, lembra que o objetivo é capacitar as pessoas que já trabalham nas unidades de saúde em Natal e municípios do interior do Estado e que queiram aprimorar seus conhecimentos. “Os cursos são direcionados aos profissionais que atuam no SUS e que são servidores públicos”.

A novidade é o Curso Técnico de Nível Médio em Análises Clínicas, ofertado pela primeira vez pelo Cefope. A duração do curso será de dois anos, com oferta de 150 vagas para atender os municípios de São José de Mipibu, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Natal.

Também serão ofertados os cursos de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, com 90 vagas para os municípios de João Câmara, Pau dos Ferros e Natal; Capacitação em Agente Comunitário em Saúde, com 120 vagas distribuídas nos municípios de Caicó, Santa Cruz e Natal; e Curso Técnico em Enfermagem, com oferta de 90 vagas em Mossoró e Pau dos Ferros. Nos editais constam todas as informações relacionadas ao processo seletivo.
______________________
Fonte: ASCOM SESAP RN

segunda-feira, 20 de maio de 2013

STVBrasil promove oficina para jovens do Conjunto COHAB - São José de Mipibu

Equipe de voluntários da Sociedade Terra Viva realizaram oficina para jovens residentes no Conjunto COHAB e vizinhanças nesta segunda-feira, 20.


A oficina pedagógica tratou do tema "preconceito" e foi realizada nas instalações do PSF COHAB, São José de Mipibu e atendeu solicitação da equipe profissional da unidade.


O trabalho educativo e informativo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu. O Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Dantas, em conversa com dirigentes da STVBrasil, na tarde desta segunda-feira, fez questão de reafirmar seu compromisso com o trabalho de promoção dos direitos humanos e da saúde do povo mipibuense.

A diretora executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, destacou a importância deste trabalho para a eliminação do preconceito junto a juventude e das parcerias com poder público e trabalhadores em saúde como forma de fortalecer a luta pelos direitos humanos.



Ao final do evento foram sorteados vários presentes entre camisetas, bonés e produtos de beleza.




Esta atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Receita Federal do Brasil e equipe profissional do PSF COHAB.
.
..

STVBrasil se reúne com Ministério Público

Equipe da STVBrasil se reúne com o Ministério Público nesta segunda-feira, 20, para buscar soluções para os casos de maus tratos contra animais e da ausência da fiscalização por ocasião das denúncias da população.

Segundo a assessoria de imprensa da STVBrasil, os registros de denúncias de maus tratos vêm crescendo significativamente nos últimos meses ao passo que a fiscalização não tem acompanhado a demanda da população.

Outro fato preocupante é o aparecimento, cada vez mais constante, de animais silvestres em área urbana, o que os técnicos da STVBrasil atribuem ao crescimento da cidade e a sua expansão desordenada sobre remanescentes de Mata Atlântica. Em muitos casos o pessoal da STVBrasil se desloca para atender chamados da população, mas sem estrutura para resgate e reintrodução dos animais em locais apropriados.

Há muito tempo a direção da Sociedade Terra Viva vem buscando apoio junto aos órgãos ambientais governamentais, sem sucesso.

O fato que mais preocupa é a prática de maus tratos que terminam acontecendo pela ausência das autoridades no cumprimento da lei ambiental.
.
..

Congresso Brasileiro de Direito Homoafetivo

Embarca nas primeiras horas desta terça-feira, 21, para a cidade de Vitória-ES, a jovem bacharelanda em Direito e estagiária  da STVBrasil Brenda Lívia, para participar do Congresso Brasileiro de Direito Homoafetivo, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil.

O evento, que acontece no período de 22 à 24 de maio, reúne especialistas e autoridades da área jurídica e personalidades importantes do Brasil e outros países para debater  atualidades relacionadas a temática dos direitos humanos com enfoque na questão LGBT.

Entre outros temas, o evento discutirá: Saúde e transgenitalidade; Relações familiares e homoafetividade; Procedimento na conversão da relação homoafetiva; Estado laico, casamento civil igualitário e regularização da prostituição no Brasil.

A conferência de abertura ficará a cargo do advogado Paulo Roberto Iotti Vechiatti, autor do livro "Manual da homoafetividade: da possibilidade jurídica do casamento civil, da união estável e da adoção por casais homoafetivos" e o encerramento será feito pelo deputado federal Jean Wyllys.

A participação da representante da Sociedade Terra Viva conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Saúde - Programa Estadual de DST/HIV/AIDS/HV.
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009