sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bazar Terra Viva

VENDE-SE

TV/Monitor (preto e branco)
R$ 50,00 (Informações 84 88518474)


Aparelho condicionador de ar CONSUL 7500 Btus
R$ 220,00 (Informações 84 88518474)


Deputado Estadual Fábio Dantas destina apoio à STVBrasil

Por iniciativa do Deputado Estadual Fábio Dantas, foi aprovada junto a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, a quantia de vinte mil reais no âmbito do Orçamento do Governo Estadual.

O apoio financeiro é destinado a reforçar as ações de defesa dos direitos humanos desenvolvidos pela ONG nas regiões Agreste e Grande Natal, com a oferta de serviços de apoio a populações mais vulneráveis ameaçadas ou vitimadas por violência.

Parabéns ao deputado pelo reconhecimento do trabalho das organizações da sociedade civil e pelo engajamento na luta em defesa dos direitos de nossa gente.
.
..

STVBrasil de novo visual

A STVBrasil está com novo visual.

Esta semana foi colocado novo letreiro, em metal, na fachada da organização não governamental Sociedade Terra Viva.

(Fotografia de Perceval Carvalho)

Segundo a Diretora Executiva da ONG, Conceição Barbosa, a idéia é dar maior visibilidade institucional e facilitar a localização de nossas instalações, para que usuários e usuárias possam facilmente encontrar a sede da organização.

Em seus doze anos de trabalho a STVBrasil atende uma média de 1.000 pessoas por ano em seus projetos sociais voluntários e está localizada na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu (Tel. 84 32733980).
.
..

Começam as ações de prevenção das DST AIDS e Hepatites Virais no carnaval

Através de uma parceria entre a STVBrasil - Sociedade Terra Viva, a Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu e o Programa Estadual de DST AIDS e Hepatites Virais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte a população mipibuense poderá contar com uma grande campanha de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis durante todos os dias do carnaval 2013.

Durante todos os dias de carnaval agentes de prevenção da STVBrasil e da Secretaria Municipal de Saúde estarão trabalhando para que nenhum mipibuense deixe de ter acesso ao preservativo e possa se proteger das DST. A equipe contará com ponto de apoio e material educativo e informativo para o trabalho.

De acordo com o coordenador da equipe da STVBrasil, Bruno Leonardo, "O Programa Estadual de DST AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou mais de 10.000 preservativos para as nossas atividades. A STVBrasil está disponibilizando camisetas, material como folders e cartazes e o Secretário Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, determinou que fosse dada total atenção aos trabalhos de prevenção no carnaval, com equipe de profissionais e a estrutura necessária. Acreditamos que a população de São José de Mipibu será a maior beneficiada com o trabalho."

A equipe de voluntários da STVBrasil também atuará no município de Nísia Floresta, na segunda-feira de carnaval, quando realizará o trabalho de prevenção junto aos participantes do Barreta Gay.

A campanha de prevenção começa às 20 horas deste sábado e se estende até a terça-feira de carnaval.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Você sabia?

Direito do consumidor: 8 serviços bancários sem cobranças de tarifas


Na imensa cartela de serviços disponibilizados pelos bancos, existem alguns que, por lei, devem ser gratuitos. O Procon-SP lista em uma cartilha quais destes serviços envolvendo conta corrente não devem ter nenhum tipo de tarifa.
1) Fornecimento de cartão de débito e da 2ª via. Esta poderá ser cobrada quando a solicitação for por motivo de perda, roubo, furto, dano ao cartão ou outros motivos que não sejam de responsabilidade do banco. A regra também é válida na conta poupança.
2) Realização de até quatro saques por mês, podendo feito no caixa, com cartão, cheque próprio ou cheque avulso, ou no terminal de autoatendimento. No caso da conta poupança, são dois saques por mês.
3) Até dois transferências de dinheiro por mês entre contas do mesmo banco, seja ela no caixa, no terminal de autoatendimento ou pela Internet. A conta poupança também dá esse direito.
4) Até dois extratos por mês, com a movimentação dos últimos trinta dias (no caixa ou no terminal de autoatendimento). O mesmo se aplica na conta poupança.
5) Consultas pela internet da conta corrente e poupança.
6) Todo consumidor que tem autorização para utilizar cheque, tem direito a 10 folhas por mês. O banco não pode cobrar tarifa pela compensação de cheques.
7) Se a conta corrente ou poupança for do tipo que só pode ser movimentada por meio eletrônico (terminais de autoatendimento, internet, atendimento telefônico automatizado), o consumidor tem acesso, gratuitamente, a qualquer serviço que for prestado/utilizado por meio eletrônico.
8) Até o dia 28 de fevereiro de cada ano, todo correntista tem o direito a receber, gratuitamente, um extrato com informações discriminadas, mês a mês, dos valores cobrados no ano anterior. Essas informações são relativas à cobrança de tarifas e, no caso de operações de crédito e de arrendamento mercantil, de juros, encargos moratórios, multas e demais despesas.
__________________________________________
Fonte: Estadão

Parabéns!

O Mipibuense parabeniza o jovem Andinho, que muda de idade neste sábado.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"Criança de pé no chão aqui não pode estudar!"

O assunto publicado aqui nO Mipibuense, em primeira mão e versando sobre o processo de aluguel das instalações do Instituto Pio XII ao poder público, para funcionamento de salas de aula, inflamou as opiniões e já chegou as redes sociais.

Quem navega pelo Facebook já deve ter visto algo sobre o assunto. Até uma campanha contrária ao aluguel da escola já foi iniciada e está mobilizando adeptos.

Na verdade, o tema tem gerado tantas vibrações, o que é bom para o jornalismo público, em razão da total ausência de esclarecimentos sobre o processo. Isso é que não é bom!

Particularmente, entendemos que o fato de disponibilizar às nossas crianças, destaque-se que na sua grande maioria são filhos e filhas das famílias mais humildes,  uma boa estrutura, boa localização, biblioteca, área de recreação, tudo isso em plenas condições de uso e para benefício daqueles e daquelas que, como a maioria de nós jamais tiveram acesso a estes serviços, significa dizer aos milhares de mipibuenses que é possível dar boa qualidade de ensino aos filhos da pobreza. Aos trabalhadores e trabalhadoras em educação que lá poderão trabalhar, significa a melhoria das condições de trabalho tão frenquentemente cobrada em todas as assembléias da categoria.

Historicamente, mesmo em sua maior crise, o Instituto Pio XII, uma estrutura muito boa, tem sido um lugar para usufruto de muito poucos. A grande maioria de nós, os simples mortais, limitamo-nos a contemplar sua fachada, suas palmeiras imperiais ou, de tempos em tempos, seu interior nos dias de eleição.

O cantor popular Zé Ramalho não poderia ter sido mais feliz ao cantar "Tá vendo aquele colégio moço? Eu também trabalhei lá! Lá eu quase me arrebento. Fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar. Minha filha inocente vem pra mim toda contente: pai vou me matricular! Mas, me diz um cidadão: Criança de pé no chão aqui NAO PODE ESTUDAR!" E, talvez, quem sabe, até mesmo sem perceber a dimensão histórica do próprio ato, o governo municipal, feito um Robin Hood moderno, lança mão de seu poder e, como em um passo de mágica, transforma o sonho de tantos e tantas, que morreram e outros e outras que ainda vivem apenas contemplando a fachada e as palmeiras imperiais, em realidade.

O gestor, eleito legítima e democraticamente, assim como um libertador, está prestes, se não já o fez, a romper com séculos de apartheid educacional. Oportunizando aos filhos e filhas da pobreza, que são milhares, um lugar digno para estudar.

E uma professora, já aposentada, indagava: "Porque que os filhos de pobre não podem estudar lá? Será que não são dignos? O dinheiro que vai pagar o aluguel é deles mesmos. Porque?"

O grande mestre e educador Paulo Freire disse: "Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina." Cremos que é esta a nossa grande lição. Romper as barreiras e superar os desafios. Buscar o horizonte que nos chama a descortiná-lo.

No mais, aguardar o futuro que nos convida.
.
..

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Consumidor pode fazer consulta gratuita de nome sujo pela internet



Os consumidores agora podem descobrir rapidamente e de maneira gratuita se o nome está sujo na praça.

O serviço é oferecido pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Para checar os dados, basta acessar o site da empresa e se cadastrar na parte consulta de débito. Feito isso, basta inserir o login e senha.

No caso dos consumidores que possuírem dívidas, pelo site, também é possível encontrar detalhes como nome da empresa onde o pagamento está pendente.
_________________________________
Fonte: Folha on line

Não maltratar e nem permitir que ninguém, mas ninguém mesmo, maltrate a nossa gente.

O governo municipal recém iniciado tem tudo para dar certo e ser um bom governo.

Havendo extirpado o que de pior nossa gente já teve na administração pública, pode fazer muito se o chefe do executivo souber montar a sua equipe. 
Todavia, é preciso estar de olhos bem abertos para promover as mudanças necessárias no sentido de melhorar a forma de relacionamento com o cidadão e, consequentemente, a  sua avaliação junto ao povo.

Há pessoas que não estão preparadas para atuar no serviço público, para se relacionar com o povo. Sua conduta desrespeitosa e grosseira, seu alto poder de construir redes de intrigas, fofocas, e disseminar o ódio no ambiente de trabalho nada ajudam ao bom governo e terminam criar cizânia até mesmo entre os aliados.

Essas pessoas, de mentes inescrupulosas e carregadas de ódio carecem urgentemente de tratamento e, diga-se de passagem, serem, URGENTEMENTE, afastadas do contato com a população. 

O bom gestor saberá separar o joio do trigo e fazer desta oportunidade o cimento para a construção de um futuro melhor para o povo mipibuense. Não maltratar e nem permitir que ninguém, mas ninguém mesmo, maltrate a nossa gente.
.
..

Parceria garante campanha de prevenção das DST HIV AIDS e Hepatites no carnaval de São José de Mipibu

Parceria firmada entre a STVBrasil - Sociedade Terra Viva e Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu e Governo do Estado do Rio Grande do Norte garante a realização de campanha de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e Hepatites Viras durante o carnaval 2013 em São josé de Mipibu.

As ações de prevenção estarão sendo realizadas no centro da cidade, durante as noites de carnaval, através dos voluntários da STVBrasil e agentes de saúde, que contarão com estrutura de apoio com tenda e material de educação, informação e comunicação.

O Programa Estadual de DST AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde está disponibilizando mais de doze mil (12.000) preservativos para atendimento a campanha de carnaval.
.
..

A vida é melhor sem AIDS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As mulheres proibidas


Há muito tempo, uma conversa com uma senhora mipibuense me chamou atenção e, vez por outra, me volta a lembrança provocando inquietações.

Me contava aquela senhora, que nas décadas de cinquenta e sessenta, quando ainda jovem, houvera conhecido o seu companheiro, com quem viveu até a morte. Ocorre que o tal companheiro, hoje falecido e para os juristas simplesmente "de cujus", já havia contraído matrimônio anteriormente e se separado, vindo a se unir posteriormente com esta senhora e com quem viveu seus últimos dias. O primeiro casamento tendo sido realizado apenas pela via religiosa.

O fato de haver existido um primeiro casamento e este haver se consumado na igreja, acarretou consequências, diga-se de passagem, por demais desagradáveis à vida daquela senhora, sua segunda esposa e com quem casou-se em cartório e constituiu família. Entre as consequências, me contava ela muito triste, estava o impedimento de frequentar a igreja, onde o falecido havia se casado. Segundo me contou, sequer podia caminhar pela calçada da igreja e, muitas vezes, pela rua, tinha que mudar de caminho para não ter que suportar, em silêncio, ataques verbais e até agressões com palavras. Seu rosto ruborizava quando se referia a determinadas figuras da época que, inconsequente, espalhava  veneno por entre as calçadas das residências abastadas em finais de tardes mipibuenses.

Contou-me, ainda, que não era única e que, como ela, haviam muitas mulheres proibidas. Que para além daquelas que eram discriminadas pelo simples fato de não haver se casado em uma igreja, haviam as que, em termo de época, eram "raparigas" e que sequer podiam revelar a quem amavam. Estas, não podiam sequer serem vistas ao lado de qualquer outra mulher, posto que sua presença "contaminava" de impureza as supostas puras. Eram o amor que não ousava revelar o nome. Estavam condenadas a viver na escuridão eterna por causa do amor.

Estas mulheres sufocaram seus prantos, viveram invisíveis e subjugadas pela intolerância e pela hipocrisia de uma sociedade fundada no falso moralismo e preconceituosa ao extremo.

E me contou, ainda, essa senhora, que algumas mulheres ousaram. Tomaram para si o leme do próprio destino e conseguiram, assim como nos textos Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota e Ilusões: as aventuras de um messias indeciso, voar acima de seus limites e descortinar um novo mundo. E, como a vida imita a arte, assim como nos textos, ao retornar ao seu lugar comum, viveram incompreendidas.

Vários foram os exemplos que ouvi. Faces que jamais esquecerei e com quem até conversei sem conhecer suas histórias. Seres humanos plenos de amor, coragem e sonhos. Talvez, Marias Madalenas de seu tempo. As mulheres proibidas.
.
..

O valioso tempo dos maduros

Mário de Andrade

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.

Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.

As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.

Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.

Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade...

Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.

O essencial faz a vida valer a pena.

E para mim, basta o essencial.
.
..

ARTE LOCAL


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009