sábado, 15 de junho de 2013

Florada do Agave


Trabalho da STVBrasil repercute no Rio Grande do Norte

Esta é a paradisíaca praia de Ponta de Tourinhos, localizada no município São Miguel do Gostoso, RN, um dos últimos refúgios de rara beleza natural do litoral potiguar.


Ainda desabitada, Ponta de Tourinhos é cenário de maternidade para tartarugas marinhas, que, todos os anos, retornam à praia para por seus ovos e realizar mais um ciclo de reprodução da espécie.


São centenas de ninhos espalhados pela costa que, até 2009, sofriam pisoteados por veículos e os filhotes capturados e até mortos.


Através do trabalho da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, que buscou as autoridades ligadas a área ambiental, hoje, a praia é toda sinalizada e a preocupação com a proteção das tartarugas é uma realidade.

Diversidade e fundamentalismo

Muita violência tem sido praticada neste mundo por fanáticos fundamentalistas armados com uma bíblia. Antes de mais nada precisamos entender o outro como ser humano que é e que, assim como nós, merece respeito e viver a felicidade na totalidade de sua essência. Não existe meia liberdade. O ser humanos precisa ser pleno! (Conceição Barbosa - Antropóloga e Mestra em Ciências Sociais pela UFRN / Diretora Executiva da STVBrasil)

Scarlett Johansson

Desenho de Pedro Augusto


Barão de Mipibu amarga seus piores dias

A mais antiga escola de São José de Mipibu amarga seus piores dias e sucumbe ante o abandono e o desprezo das autoridades.

Há poucos dias partes do teto da escola desabaram e, por muito pouco, não tivemos uma nova tragédia na província mipibuense.

Esta semana, em conversa com a diretora Anita, tomamos conhecimento de que as obras andam a passo de tartaruga, ou melhor, desandam e não se sabe ao certo quando a comunidade terá as salas recuperadas e as aulas retomadas como deve ser.

DOS FATOS
No dia 20 de maio o teto despencou e desde então as aulas estão suspensas.

Contatada a Secretaria de Educação Estadual pediu prazo de três meses para entregar a escola pronta. Todavia, até esta data o trabalho de recuperação da escola não se iniciou e a única coisa que se tem certeza é de que o Governo do Estado irá providenciar a instalação de divisórias no galpão para, alí, funcionarem salas de aula.

Vergonhosamente a população de São José de Mipibu vê a sua mais antiga escola em ruínas, de forma humilhante.

Ao passo que o Brasil inteiro se mobiliza e o movimento "Revolta do Busão", que luta pela redução das tarifas de ônibus, ganha corpo e traz efervescência popular, enchendo ruas contra os abusos dos governos, nossa gente se vê agrilhoada e seus direitos ameaçados inerte.

Trabalhadores do Barão de Mipibu, estudantes, pais de alunos, homens e mulheres de bem de São José de Mipibu uní-vos na defesa do que ainda nos resta, a liberdade de expressão de nossa indignação.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA


MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Promotoria de Justiça da Comarca de São José de Mipibu

RECOMENDAÇÃO N. 06/2013


                       O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, pela Promotora de Justiça em exercício na Comarca de São José de Mipibu, que a esta subscreve, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, que lhe são conferidas pelo art 127, caput e art. 129, II da Constituição Federal; art. 27, parágrafo único, IV da lei federal n. 8.625/93 e pelo art. 63, II da Lei Complementar Estadual n. 141/96 e, 

                    CONSIDERANDO que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, prevê que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde e a integridade física;

                   CONSIDERANDO ser atribuição do Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, nos termos do art. 201, VIII da Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente;

                   CONSIDERANDO que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 81, inciso IV, proíbe a venda a crianças e adolescentes de fogos de estampido e de artifício, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida;

                   CONSIDERANDO que a venda, fornecimento ainda que gratuito, ou entrega, de qualquer forma a criança ou adolescentes de fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida é considerado crime, com pena de detenção de seis meses a dois anos e multa, nos termos do art. 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

                 CONSIDERANDO que durante os festejos juninos é comum o uso de fogos de artifício pela população em geral, sendo necessário proteger as crianças e adolescentes contra qualquer dano físico em decorrência de sua utilização;

                        Resolve RECOMENDAR:
1)       Aos comerciantes de São José de Mipibu, que não vendam a menores de dezoito anos, fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida, sob pena de responderem criminalmente pelo ato praticado;

2)   À população em geral que se abstenha de fornecer sob qualquer forma fogos de estampido ou artifício a crianças e adolescentes, salvo os que são incapazes de causar danos físicos por sua utilização indevida, sob pena de responderem pelo crime do art. 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

3)   Às autoridades policiais civis e militares do município de São José de Mipibu, que combatam a venda de fogos a crianças e adolescentes, nas situações que caracterizem o crime previsto no art. 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente, devendo ser lavrado o correspondente Termo Circunstanciado de Ocorrência uma vez verificada a prática ilícita, como providência para a repressão da infração;

4)   Ao Conselho Tutelar que, ao verificar a prática da conduta criminosa acima descrita, comunique imediatamente a prática da infração às autoridades policiais, sem prejuízo de aplicação de eventuais medidas de proteção cabíveis ao caso;

5)   Aos agentes judiciários de proteção ao verificarem a prática da conduta criminosa do art. 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente, comuniquem imediatamente a prática da infração às autoridades policiais, sem prejuízo da autuação pela prática de infração administrativa do art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente aos pais ou responsáveis, caso sejam eles os autores da conduta.
Encaminhe-se cópia desta recomendação ao corpo de agentes de proteção da Comarca, ao Conselho Tutelar, à Delegacia da Polícia Civil e à Companhaia da Polícia Militar de São José de Mipibu;
Notifiquem-se os estabelecimentos comerciais que vendem fogos de artifício, mediante recibo, entregando-lhes uma cópia desta recomendação;

            Solicite-se, outrossim, a divulgação da presente Recomendação através da imprensa local falada (rádio FM) e escrita (Jornal o Alerta), a fim de que surta os efeitos esperados, com o enfoque de prevenir a violação dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo-lhes a proteção integral.
Publique-se.
São José de Mipibu/RN, 31 de maio de 2013

HELIANA LUCENA GERMANO
Promotora de Justiça
.
..

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Fórum de ONG/AIDS do RN e a Articulação AIDS do RN, ante o clamor do Movimento Nacional de Luta Contra a AIDS e em razão dos últimos acontecimentos relacionados a política nacional de  DST AIDS, vêm esclarecer que, apesar de haver apresentado pedido de exoneração do cargo de Diretor Adjunto do Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais, o senhor Eduardo Barbosa não teve seu pedido acatado, encontrando-se em gozo de folga, devendo retornar às atividades nos próximos dias para conduzir os trabalhos junto a equipe de transição para a nova direção.
Até nova nomeação, responde pelo DN DST AIDS e HV o diretor interino Rui Burgos.
Natal, 13/06/2013.
.
..

De primeira grandeza

O Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN, teve um de seus melhores momentos musicais na noite desta quarta-feira, 12, Dia dos Namorados.

O cantor Isaque Galvão deu ao público e, em especial, aos namorados um verdadeiro presente com seu vozeirão. Ao som do melhor do cantor Roberto Carlos, seu novo show, a platéia recordou e cantou junto inesquecíveis canções como "Detalhes", "Amor perfeito", "Emoções", "Além do horizonte", entre outras.

Descontraído e intimista, Isaque interagiu com seu público e fez um show diferente, participativo e cheio de improvisos.

Acompanhado de um trio de teclados, baixo e bateria, o cantor potiguar fez bonito e não deixou a desejar, arrancou sorrisos de uns, lágrimas de outros e empolgou a todos os presentes.

Isaque Galvão, um show de primeira grandeza!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Prostitutas vão exigir suspensão de campanha


BRASÍLIA - Prostitutas que participaram da campanha de prevenção à aids vetada e depois modificada pelo Ministério da Saúde decidiram revogar a autorização do uso da imagem. Nesta quarta-feira, 12, uma notificação extrajudicial deverá ser encaminhada para a pasta exigindo a suspensão de todas as peças da campanha. "Também vamos formalizar o fim da nossa parceria com o ministério", contou a presidente da Rede Brasileira de Prostitutas, Gabriela Leite.

As participantes alegam radical mudança da campanha original, feita a partir de uma oficina de prevenção. Na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha,determinou a suspensão da campanha. A justificativa era a de que as peças não haviam sido formalmente aprovadas. Dois dias depois, a campanha, com menor número de peças e com modificações, foirelançada. A polêmica levou a demissões no Ministério da Saúde.

Em nota, a Rede observa que o governo retirou do ar peças que tratam de felicidade (com dizeres "Sou feliz sendo prostituta"), de cidadania (com slogan "O sonho maior é que a sociedade nos veja como cidadãs") e da luta contra a violência ("Não aceitar as pessoas da forma que elas são é uma violência"), deixando apenas as que associam prevenção com camisinha. "A valorização da autoestima é essencial. Não concordamos com a nova abordagem do governo", disse Gabriela.

A presidente da Rede afirmou que a organização não participará de nenhuma outra iniciativa com Ministério da Saúde. "Os recentes episódios são um claro sinal de desrespeito", observou. A Rede já cancelou a participação numa oficina de trabalho, organizada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais programada para o início do mês. "Nossa parceria com o governo é histórica. Desde 1989 preparamos em conjunto trabalhos de prevenção, mas com a filosofia atual do governo, não há a menor condição", completou. Procurado, o Ministério da Saúde não se manifestou.
___________________________________________
Fonte: Estadão on line

Fade to black



Contatos para shows: +55 (84) 88512930.

APAMI: o remédio e o veneno.

Há algum tempo a APAMI de São José de Mipibu, atualmente controlada por dissidentes da família ferreira, vem sendo motivo de notinhas na blogosfera provinciana e até na imprensa estadual. Algumas com o objetivo claro de tentar manter a teta estatal sob exclusivo domínio e para sustento do grupo familiar e outras, menos tendenciosas, incidindo sobre a urgência do fortalecimento do quase já "de cujus" Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Estas últimas, mais alinhadas com princípios constitucionais, principalmente o da supremacia do interesse público sobre o privado.

E quem achava que a APAMI, que há décadas cambaleava vitimada
pelos achaques e espasmos de irresponsabilidade dos seus proprietários, havia sofrido seu golpe de misericórdia pela determinação do Secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, quando impôs o retorno dos profissionais de saúde daquela associação aos quadros estatais, se enganou. Há pouco o Ministério Público Estadual expediu recomendação reforçando a determinação estatal, bem como proibindo que a APAMI venha a se utilizar dos serviços públicos da lavanderia ou qualquer outro, do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros.

Como dizia o saudoso amigo mipibuense Geraldo Benedito, mais
conhecido como Xulapa, "Pelo andar da carruagem, elas deram com os burros na'gua." Ou seja, parafraseado o grande filósofo também mipibuense Luís Fumanxú, "Nadaram, nadaram e morreram na praia."

Na melhor das hipóteses, a menos que se revelem um novo Dom Quixote de La Mancha, que, atolado até o pescoço no lamaçal
cervanteano, agarrou os próprios cabelos e se puxou para fora, Dona Quixote e sua pequena Sancha Pança não terão a mesma sorte.

No caso tupiniquim, o mar de lama é a própria e melhor obra e graça das organizações ferreira. O que outrora era remédio para engorda do clã, a panaceia asclepiana, hoje é a cicuta socrática que insiste em não ser digerida.
.
..

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Abertas inscrições para concurso da Assembléia Legislativa do RN

Começa hoje e segue até o dia 08 de julho o período de inscrições para o concurso dawww.concursosfcc.com.br
Após inscrição no site da FCC, o boleto bancário estará disponível no mesmo endereço eletrônico para pagamento do valor da inscrição em qualquer banco do sistema de compensação bancária, sendo: R$ 89,00 (oitenta e nove reais) para os cargos de Analista Legislativo, todas as habilitações; R$ 98,00 (noventa e oito reais) para o cargo de Assessor Técnico do Controle Interno e R$ 68,00 (sessenta e oito reais) para os cargos de Técnico Legislativo, todas as habilitações.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A inscriçãp é feita exclusivamente pelo site
Os cargos estão distribuído em: Analista Legislativo (10 + 1 para candidato com deficiência), Arquitetura (1), Analista de Sistema (3), Biblioteconomia (2), Enfermagem (2), Engenharia Civil (1), Jornalismo (1), Medicina – Clínica Geral (2), Psicologia (2) e Assessoria Técnica de Controle Interno (1).De nível médio, os cargos são estes: Técnico Legislativo (43 + 3 para candidato com deficiência), Operador de Som (3), Programador (5+ 1 para candidato com deficiência), Taquigrafia (5+ 1 para candidato com deficiência) e Técnico em Hardware (4). O salário inicial  varia de R$ 2.609,48 a R$ 17.025,00.
As provas objetivas e discursivas (Redação/Estudo de Caso) serão realizadas em Natal, com previsão de aplicação para o dia primeiro de setembro, nos turnos manhã e tarde. A Fundação Carlos Chagas espera cerca de 30 mil inscritos no primeiro concurso da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Veja o 
EDITAL
______________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

Manifestantes realizam Marcha da Maconha na Avenida Paulista



A Marcha da Maconha começou no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), seguiu pela Paulista no sentido Consolação, desceu a Rua Augusta e a Rua da Consolação e terminou na Praça da República, onde os manifestantes foram recebidos com shows de música.
Gabriela Moncau, uma das organizadoras da marcha, estima que o evento atingiu 10 mil pessoas.  “Mesmo com o tumulto a avaliação é positiva. Ela cumpriu o papel de chamar a atenção da população para esse debate”, afirmou.
De acordo com Gabriela, houve truculência da polícia. “Não existe uma explicação para se bater na pessoas.” Sobre o jovem apreendido, ela disse que ele estava fumando maconha e que os advogados na marcha iriam à delegacia para cuidar do caso. “Orientamos as pessoas a não fumarem, mas isso mostra como todos estão cansados dessa hipocrisia”, afirmou.
Durante a marcha, um grupo de pessoas fumava  maconha, soltava fogos e gritava: “Olha, que vergonha, o busão está mais caro que a maconha.”
A programação do evento incluiu organização dos blocos de acordo com a proposta de uso da maconha: religioso, medicinal ou psicodélico. Também há grupos feminista, de esquerda, da Zona Sul, da Zona Leste, contra a internação compulsória.
____________________________________
Fonte: G1

domingo, 9 de junho de 2013

O padre , o prefeito e a santa


Em um final de tarde, após longo dia de trabalho e quando caminhava para o descanso do lar, eis que, sentado em uma cadeira à porta de uma mercearia, encontro um velho amigo.

Ares de felicidade, braços esticados já esperando o antigo abraço, ele quebra o silêncio:

- Meu filho, você por aqui, há quanto tempo!

Cumprimento-o à moda antiga, respondendo aos gestos e todas as suas perguntas. E, como todo bom provinciano, passo a escutá-lo.

- Como vai a família? As coisas hoje são diferentes!

Durante a audição me perco em um espasmo antológico.

- Nos anos setenta, quando prefeito, eu queria construir a rodoviária. Mas, o padre não queria deixar e aduzia que o terreno pertencia a santa. Dizia que eu tinha que pagar pelo terreno para poder construir.

- Eu não podia perder a oportunidade, não queria e nem tinha dinheiro para pagar o terreno. Mas, aceitei. Aí, eu fui à capital, acertei tudo e mandei começar a construção. Mas, o padre perturbava e insistia no pagamento do terreno da santa.

- Depois de muita insistência e não tendo mais o que argumentar para adiar o pagamento, chamei o padre e lhe disse: "Eu sei que o terreno é da santa. Que devo e quero pagar. Mas, só pago à ela!"

Vendo-se vencido e sem poder de contra-argumentação o padre se ouviu falar em mediação de negócios entre o padre, o prefeito e a santa.
____________________________________________________
Texto de Perceval Carvalho com Ilustração de Pedro Augusto
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009