sábado, 20 de agosto de 2016

STVBrasil - Sociedade Terra Viva


A STVBrasil - Sociedade Terra Viva é uma organização não governamental com atuação na região da Grande Natal e sede na cidade de São José de Mipibu, que oferece à população orientações sobre os seus direitos e atendimento jurídico à vítimas de violência como crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, mulheres e outros segmentos populacionais mais vulneráveis.

Se você sofreu algum tipo de violência ou ameaça, procure a STVBrasil - Sociedade Terra Viva. Uma equipe de profissionais está pronta para tirar todas as suas dúvidas.

STVBrasil - Sociedade Terra Viva
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu - RN.
Tel: 84 3273-3980 / stvbrasil@hotmail.com

Facebook: STVBrasil

Saiba mais sobre sua aposentadoria

Para esclarecer dúvidas de dezenas de clientes que procuram o Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, em busca de informações sobre as novas regras da aposentadoria, O Mipibuense apresenta o vídeo abaixo, do STF, com detalhamento sobre as novas regras.


A STVBrasil - Sociedade Terra Viva comunica que mantém seu CRDH aberto de segunda à sexta-feira, das 08 às 12 horas, para atendimento a população.

STVBrasil - Sociedade Terra Viva
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro,
São Jose de Mipibu - RN
Tel: 84 3273-3980 / stvbrasil@hotmail.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Luta pela vida


Na manhã desta quinta-feira, 18, na praia do Coração, Comunidade do Reduto, São Miguel do Gostoso, uma baleia Jubarte apareceu encalhada e, desorientada, sem conseguir voltar para mar aberto.


Coincidências inexplicáveis acontecem e o encalhe aconteceu distante poucos metros da base de apoio da STVBrasil - Sociedade Terra Viva em São Miguel do Gostoso, onde a ONG tem atuação na defesa do meio ambiente e no controle social das políticas públicas.

Ao notar a presença do animal, nativos entraram em contato com voluntários da STVBrasil e uma verdadeira luta começou. A Jubarte de quase 10 metros de tamanho era impossível de ser reintroduzida no mar, em razão de seu peso.


A partir de contatos realizados, pessoal da UFRN, UERN e outras instituições se juntaram no trabalho, passando a concentrar todos os esforços para manter o animal vivo, enquanto aguardavam a elevação da maré para, consequentemente, poder fazer com que o a baleia retornasse ao seu ambiente.



Os esforços por parte de todos os presentes foram significativos. O voluntário da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, Adilson Barbosa, disponibilizou gratuitamente uma máquina retroescavadeira para garantir que o animal se mantivesse umedecido.



Com a maré cheia, um barco se juntou no trabalho e realizou incursões conduzindo a Jubarte na direção do mar aberto, mas o animal, desorientado, sempre retornava à praia.




O local do encalhe, por se tratar de uma área com formação de arrecifes, terminou provocando vários machucados no animal, que não conseguiu retornar ao mar e morreu durante a noite.


A diretora executiva da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, advogada Conceição Barbosa, agradece à todos e todas que participaram desta tentativa de salvamento.

"Lamentamos que a baleia não tenha conseguido retornar à sua casa! Mas, ao mesmo tempo, agradecemos e nos alegramos com este verdadeiro testemunho de humanidade, união e luta de tantos que se juntaram nesta luta pela vida." (Conceição Barbosa)

__________________________________________________________________________________________________________________
Imagens de Adilson Barbosa, Daiane Norberto e enviadas por grupos de Whats App.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Setembro ... o perfeito amor expulsa o medo ...

O mês de setembro trará boa nova para todos os mipibuenses. Um mês de flores, de serenidade, de reflexão ... Mês de libertação e de renovação de idéias.

Quando entrar setembro, em fim, o povo poderá voltar a se alegrar e viver sem medo da maldade, do Mau ... A nossa gente não temerá crer livremente e a liberdade de amar será plena.

Certa vez o poeta popular escreveu uma verdadeira ode ao bem ... "Quando o sol se derramar com toda sua essência, desafiando o poder da ciência para combater o Mau ... Vai resplandecer, uma chuva de prata do céu vai descer ... O esplendor da Mata vai renascer e o ar de novo vai ser natural ... As pragas e as ervas daninhas, as armas e os homens de Mal vão desaparecer ..."*

Parafraseando o poeta popular, podemos todos nós mipibuenses, filhos os mais humildes dessa Terra, dizer do bem que um dia nos fora roubado, mas que, assim como na canção popular eternizada na voz do brilhante cearense Raimundo Fagner, este setembro nos realiza e nos diz "... Veio um marquês de uma terra já perdida. E era uma vez, se fez dono da vida ... pra expulsar de vez as margaridas, por não ter filhos, talvez por não gostar ou talvez por manias de mandar."**

Mas, eis que se aproxima este setembro lindo, maravilhoso e nos ensina que "... Só sei que enquanto houver os corações nem mesmo mil ladrões podem roubar canções. E deixa estar, que há de voltar o tempo dos pardais ... tempo em que o medo se chamou jamais!"**

Que o mês de agosto nos furte todo o sofrimento e que setembro nos contemple com o mais saboroso brinde em cálice transbordante do melhor vinho e uma lição que João nos ensinou. "No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor."***

E assim, quando chegar setembro, vamos expulsar de nós todo o medo, todo o Mau ... Bebamos deste cálice sem medo de sermos felizes como somos, como fomos feitos, como Ele nos quis que fôssemos ...

_______________________________________________________________________________________________________________________
*As forças da natureza (João Nogueira e Paulo César Pinheiro)
*No tempo dos quintais (Sivuca e Paulinho Tapajós)
***1João 4-18
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009