sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Luta pela vida


Na manhã desta quinta-feira, 18, na praia do Coração, Comunidade do Reduto, São Miguel do Gostoso, uma baleia Jubarte apareceu encalhada e, desorientada, sem conseguir voltar para mar aberto.


Coincidências inexplicáveis acontecem e o encalhe aconteceu distante poucos metros da base de apoio da STVBrasil - Sociedade Terra Viva em São Miguel do Gostoso, onde a ONG tem atuação na defesa do meio ambiente e no controle social das políticas públicas.

Ao notar a presença do animal, nativos entraram em contato com voluntários da STVBrasil e uma verdadeira luta começou. A Jubarte de quase 10 metros de tamanho era impossível de ser reintroduzida no mar, em razão de seu peso.


A partir de contatos realizados, pessoal da UFRN, UERN e outras instituições se juntaram no trabalho, passando a concentrar todos os esforços para manter o animal vivo, enquanto aguardavam a elevação da maré para, consequentemente, poder fazer com que o a baleia retornasse ao seu ambiente.



Os esforços por parte de todos os presentes foram significativos. O voluntário da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, Adilson Barbosa, disponibilizou gratuitamente uma máquina retroescavadeira para garantir que o animal se mantivesse umedecido.



Com a maré cheia, um barco se juntou no trabalho e realizou incursões conduzindo a Jubarte na direção do mar aberto, mas o animal, desorientado, sempre retornava à praia.




O local do encalhe, por se tratar de uma área com formação de arrecifes, terminou provocando vários machucados no animal, que não conseguiu retornar ao mar e morreu durante a noite.


A diretora executiva da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, advogada Conceição Barbosa, agradece à todos e todas que participaram desta tentativa de salvamento.

"Lamentamos que a baleia não tenha conseguido retornar à sua casa! Mas, ao mesmo tempo, agradecemos e nos alegramos com este verdadeiro testemunho de humanidade, união e luta de tantos que se juntaram nesta luta pela vida." (Conceição Barbosa)

__________________________________________________________________________________________________________________
Imagens de Adilson Barbosa, Daiane Norberto e enviadas por grupos de Whats App.

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009