sexta-feira, 12 de agosto de 2011

V Aula Magna do Curso de Direito da UFRN

O Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, do Curso de Direito da UFRN, promoveu, nesta sexta-feira, 12, a V Aula Magna do Curso de Direito, no auditório da reitoria da ufrn.

O evento contou com a presença dos palestrantes José Humberto (Doutorando em Direito pela UNB) e do Professor e Deputado Federal pelo PSOL Jean Wyllys, que trataram do tema "OS DIREITOS DA COMUNIDADE LGBT E OS AVANÇOS DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS".

As falas dos palestrantes registraram a necessidade urgente de criação de legislação no sentido de conter a verdadeira onda de violência contra a população homossexual e promover o resgate da cidadania deste segmento populacional.


O Deputado Federal pelo PSOL Jean Wyllys frisou a importância da luta contra a homofobia e o fundamentalismo religioso que ainda persiste em existir no estado democrático brasileiro. Instados pelo diretor administrativo da STVBraisl, Perceval Carvalho, a se manifestarem sobre o episódio ocorrido em São José de Mipibu (vídeo), quando a autoridade religiosa mandou a polícia acabar com as comemorações alusivas a Lei Municipal que instituiu o Dia Municipal de Luta em Defesa dos Direitos Humanos, o Deputado Wyllys disse ser lamentável que ainda tenhamos fatos como este acontecendo no Brasil (vídeo) e o advogado José Humberto disse não ter palavras para expressar a sua indignação diante destas atitudes (vídeo).

Ao final do evento o Deputado Jean teve uma conversa rápida com correligionários do PSOL estadual e mipibuense e confirmou sua vinda para São José de Mipibu em dezembro de 2011, para as comemorações do Dia dos Direitos Humanos, promovido pela Sociedade Terra Viva.

Presidente do PSOL de São José de Mipibu Adivanil Pontes e Jean Wyllys.


...

STVBrasil participa de homenagem no Corpo de Bombeiros

Diretores da STVBrasil - Sociedade Terra Viva participaram, na manhã desta sexta-feira, 12, na sede do Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, em Natal, de cerimônia de homenagem aos bombeiros que realizaram o resgate dramático de um mipibuense no dia 04 do mês de junho de 2011, na rua Cônego Lustosa.

Na ocasião, a equipe liderada pelo Soldado  Bombeiro Inácio deu um verdadeiro show de proficionalismo, experiência e amor a vida, promovendo o salvamento com habilidade exemplar.

A iniciativa do Comando do Corpo de Bombeiros, em homenagear os seus profissionais pelo bom trabalho realizado, é um exemplo a ser seguido por outras instituições no sentido de promover a elevação da auto-estima dos profissionais e o seu reconhecimento. Em suas palavras o Comandante Elizeu Lisboa Dantas disse: "Através destas homenagens destacamos para a tropa as ações positivas que somos capazes de realizar tanto para a sociedade quanto pelo nosso crescimento interno. Temos muito ainda para crescer e se estruturar, mas proporcionalmente ao que temos hoje estamos conquistando excelentes resultados e cumprindo o nosso papel como planejamos".


Em seu pronunciamento diante dos bombeiros Perceval Carvalho fez questão de destacar o profissionalismo dos bombeiros e disse: "Os nossos bombeiros, os bombeiros do Rio Grande do Norte não deixam a desejar para nenhuma outra corporação do nosso país. São profissionais exemplares. Sinto-me honrado em estar aqui com vocês!"
O senhor Luiz, que foi resgatado após acidente em 04 de junho, agradeceu por estar alí, participando da homenagem e que deve a sua vida aos bombeiros.


Parabéns ao Comandante Elizeu Lisboa Dantas pelo trabalho que realiza frente a equipe e parabéns aos valorosos profissionais bombeiros do Rio Grande do Norte!
...

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE EM DESTAQUE

Atendendo a pedido dos diretores Alberto Villar, Escola Municipal Felipe Tavares (Taborda), e Dácio Emerenciano, Escola Estadual CAIC, ambas de São José de Mipibu, a STVBrasil promoveu maravilhosos momentos para as comunidades escolares atendidas.

Durante a tarde os estudantes da Escola Felipe Tavares (Taborda) participaram de jogos escolares e os alunos com melhor desempenho escolar foram premiados com presentes doados pela STVBrasil - Sociedade Terra Viva.


Ao receber o seu presente o aluno V. M., que obteve o melhor desempenho na Escola de Taborda, desabafou: "A gente estava precisando mesmo. O lá de casa está quebrado e meu pai, agora, vai poder ensaiar os hinos de louvor." Ao ouvir a fala do aluno a uma professora aconselhou: "Está vendo? Com seus estudos você já está ajudando a sua família!"

A noite foi a vez do CAIC, onde os estudantes participaram de uma oficina pedagógica sobre Drogas, Prevenção as DST/AIDS/Hepatites e gravidez na adolescência. O evento contou com permanente interação dos alunos que a cada resposta certa as perguntas feitas receberam prêmios.


A STVBrasil parabeniza as escolas pela abertura para este importante debate de idéias e aos alunos pela participação.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)



(Veja todas as imagens do Dia do Estudante no vídeo ao lado)
...

Dia do Estudante

Nesta quinta-feira, 11, a STVBrasil estará participando das comemorações alusivas ao Dia do Estudante 2011 nas escolas Felipe Tavares (Taborda) e CAIC no Centro da cidade.

Na Escola Felipe Tavares, no turno da tarde, serão premiados os estudantes com melhor desempenho geral nas disciplinas escolares. Já na Escola CAIC, no turno noturno, será realizada oficina pedagógica sobre Drogas, sexualidade e prevenção das DST/AIDS e gravidez na adolescência. Após as atividades serão sorteados prêmios entre os estudantes participantes.

A STVBrasil comunica às escolas que tiverem interesse em participar das campanhas e estabelecer parcerias que ainda podem se inscrever efetivando cadastro. Para tanto, as escolas devem procurar a sede da STVBrasil na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu. Mais informações pelo telefone 32733980.
...

DIRETORES DA STVBrasil recepcionam o Diretor Adjunto do Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

Os diretores da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, Perceval Carvalho e Conceição Barbosa, recepcionaram o Diretor Adjunto do Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, quando de sua chegada, na noite desta quarta-feira, 10, no aeroporto Augusto Severo.

Eduardo vem cumprir uma agenda de compromissos com governos e ONG da terra potiguar na temática dos direitos humanos, saúde e prevenção.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SAÚDE E PREVENÇÃO

O Mipibuense, no trabalho de promoção, proteção e prevenção em saúde, publica o vídeo "DST: o que são?" para que você possa conhecer um pouco mais sobre o assunto e se proteger melhor.

Assista o vídeo ao lado ______________________________
...

Televisores das escolas municipais começam a ser recolhidos

Os televisores que foram entregues nas escolas de São José de Mipibu no primeiro semestre deste ano começaram ser recolhidos e antes mesmo de serem utilizados pela comunidade escolar.

A primeira escola a ter sua TV recolhida foi a Escola Municipal Felipe Tavares, em Taborda, que, na semana passada, foi visitada por pessoa(s) cujo nome ainda não se conhece e em horário fora do expediente e sem qualquer aviso prévio, que levaram o televisor para, até o momento da edição desta postagem, lugar incerto e não sabido.

A única coisa certa é que a TV sequer havia sido utilizada pela comunidade e a falta de segurança por que passa a cidade de São José de Mipibu gerou tal situação. Prejudicados estão todo o povo que pagou pela TV e toda a comunidade escolar que agora estão a ver navios.

No mesmo local onde estava a TV encontravam-se também os computadores da escola e outros equipamentos que os ilustres desconhecidos não quizeram recolher.

Segundo informações obtidas na comunidade o caso foi registrado na Delegacia de Polícia de São José de Mipibu.

Com a palavra o Pre-feito em exercício!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Método construtivista praticado nas escolas brasileiras é questionado por especialistas

Construtivismo na berlinda

A teoria construtivista, que predomina na educação brasileira, não é comprovada pelos estudos científicos feitos em diversos países ao longo dos últimos vinte anos. As pesquisas, ao contrário, mostram que para uma alfabetização rápida e eficaz é essencial o desenvolvimento da capacidade de relacionar as letras aos sons correspondentes, o que ocorre mais facilmente quando as crianças recebem orientações claras sobre isso.  

Estas são algumas das conclusões que serão apresentadas por especialistas em alfabetização em seminário internacional que se realiza dia 9, no auditório Angélica Moura, da Secretaria estadual de Educação, em Natal. O tema é mais que oportuno num país onde metade das crianças chega ao 5º ano sem saber ler e escrever frases simples, segundo resultados da Prova Brasil. A situação é pior no Rio Grande do Norte, onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do 5º ano é de 3,4, bem abaixo dos 4,4 da média nacional.

"Não podemos continuar negando as evidências cientificas e acreditar que 50% das crianças brasileiras são incapazes de aprender a ler por serem pobres, que não haja nada de errado com nossos métodos", diz João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), organizador do seminário. "Os estudos mostram que pobreza não atrapalha alfabetização, mas estratégias equivocadas, sim. Não há razão para a escola pública não ensinar a ler aos 6 anos, como a privada. Não fazê-lo prejudica todo o desempenho escolar posterior, num mecanismo perverso de reprodução da pobreza".

Nos últimos 15 anos, governos de vários países (EUA, França, Inglaterra, Brasil e Portugal) criaram grupos de cientistas para estudar as melhores estratégias de alfabetização. Professor da Universidade Livre da Bélgica e palestrante do seminário, José Morais integrou três desses grupos, inclusive do brasileiro. Ele é categórico em afirmar que toda a pesquisa e experiência prática internacional mostram que compreender a relação entre fonema (som) e grafema (letra) é o primeiro passo para a alfabetização e indicam que essa aprendizagem depende de orientações e exercícios explícitos.

A outra palestrante, Tatiana Pollo, pesquisadora brasileira com doutorado premiado na Universidade de Washington, testou as fases da alfabetização previstas pelo construtivismo e constatou que não se verificam. Seus estudos confirmaram, entretanto, a importância dos conhecimentos implícitos, ou seja, aqueles que as crianças adquirem pelo contato com a língua escrita já antes de saberem ler: "O contato com textos facilita a alfabetização, embora não substitua as orientações sobre os sons das letras", diz Pollo.

Por isso, os especialistas su-gerem que se promova, desde a pré-escola, a leitura em voz alta para as crianças e a exposição visual delas a textos, além de exercícios lúdicos com rimas e divisão de palavras, para desenvolver a consciência dos sons da língua. Na fase de alfabetização, a recomendação é intercalar exercícios de leitura e decodificação de textos simples com leitura em voz alta e contato visual com textos mais complexos.
_________________________________________________________
Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/08/07/cidades3_0.php

domingo, 7 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE

STVBrasil - Sociedade Terra Viva doará presentes para os melhores estudantes das Escolas CAIC  e Taborda no Dia do Estudante.

De acordo com Conceição Barbosa, diretora executiva da STVBrasil, a proposta tem como objetivo incentivar os estudantes as boas práticas estudantis e boas notas. "Queremos transformar a escola em um ambiente agradável para os alunos, onde eles se sintam bem e sintam prazer em estudar. A STVBrasil estará apoiando as escolas CAIC e Taborda este ano, mas temos potencial para apoiar muito mais escolas. Temos muita gente boa entre nossos doadores que estão dispostos a colaborar nesta campanha. Lamentamos que este ano a procura tenha sido baixa. Mas, vamos continuar este trabalho que consideramos de grande importância para o desenvolvimento de nossa juventude."

E a STVBrasil já deixa o recado para as escolas para que entrem em contato para cadastrar interesse em participar das campanhas da ONG. Os diretores interessados em participar das campanhas e receber doações devem procurar a STVBrasil para cadastrar as respectivas escolas.

"O que as autoridades políticas e religiosas fizeram com Jesus?"

"O que as autoridades políticas e religiosas fizeram com Jesus?...
Ele olhava para os miseráveis e dizia que eles eram especiais aos olhos de Deus...
Ele almoçava com os pecadores, ele andava com os pecadores ...
É preciso atravessar o muro das palavras ...
Deus não põe cercas, Deus não quer cercas...
Para amar eu preciso ser livre e para ser livre eu preciso nascer de novo todos os dias."

(Pe.Fábio de Melo - em 07/08/2011 - TV Canção Nova)

Simone de Beauvoir

"Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite.
Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre. Porque alguém disse e eu concordo, que o tempo cura, que a mágoa passa, que decepção não mata, e que a vida sempre, sempre continua."



PARADA GAY DE NATA: 14 DE AGOSTO


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009