sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO?

01/01/2011

Por Fran Moura

No fim de ano a maioria das pessoas costumam se congratular e desejam uns aos outros: Feliz Natal e/ou Feliz Ano Novo. Mas o que me deixa espantada é a hipocrisia de muitos, pois há pessoas que nós encontramos durante todo o ano e sequer chegam a nos cumprimentar e “movidos” pelo “desejo” de aparecer passam a nos cumprimentar do Natal ao Início do novo ano. A essas pessoas hipócritas confesso que tenho uma enorme ojeriza(nojo). Não quero seus falsos cumprimentos de Feliz Ano Novo! Nem seus apertos de mãos fracos, que parece ter nojo de minha mão! Não quero seus sorrisos falsos, nem tão pouco as suas falsidades. Quero a sinceridade! Não seja hipócrita! Não quero seus falsos cumprimentos de: bom dia ou boa tarde! Prefiro não falar com você, a ter sua falsidade! Sou o que sou e pronto! Não posso mudar o mundo, mas posso mudar a mim mesmo, prefiro a minha sinceridade do que a sua hipocrisia... E espero que se vocês me encontrarem por aí, não me dirijam a palavra para me desejar um Feliz Ano Novo. Ficarei calada, meu silêncio dirá tudo! Não sou hipócrita, preciso ser autêntica, isso doa em quem doer, mas às pessoas mais humildes poderei responder docilmente com: Igualmente!

Cresci vendo a falsidade das pessoas e sempre procurei ser autêntica, apesar de alguns resvalos durante a vida, amadureci, e assim me tornei uma mulher livre, livre de pensamento, livre de preconceitos e livre de coração. Não entendo porque as pessoas no início de cada ano acham ser normal sair distribuindo frases soltas ao vento como: “Feliz Ano Novo!” Feliz ano novo? Ora, ora! Como tudo será novo se as pessoas são as mesmas “Pessoas Velhas”, cheias de egoísmos, de ódios e de falsidades? Acredito piamente que, o Ano que se inicia só seria Novo, se as pessoas renovassem seus corações, se buscassem não prejudicar os irmãos, se agissem em favor dos irmãos sem nenhum interesse, mas o que vemos na prática não é isso... Alguns usam e escravizam seus irmãos mais humildes roubando-lhes a liberdade... Menoscabando suas qualidades e cerceando seus direitos!

Feliz Ano Novo? Oh! Não, posso conceber que o ano será novo se as pessoas são velhas! E aí vocês dirão comigo: “O que será novo?” Eis aí o x da questão! Novo? Você sabe o que significa a palavra “novo?” Adjetivo masculino singular, que quer dizer: “Que existe há pouco tempo.” Em relação ao tempo o ano é novo, mas em relação as pessoas já não podemos afirmar a mesma coisa, uma vez que dentro do tempo haverá pessoas de corações velhos!

Um dia quando na passagem de um ano para outro, as pessoas amarem mais e respeitarem seus irmãos; onde todos possam dar as mãos sem falsidade e sem formalidade; onde as pessoas entendam que a bebida não é a razão de tudo, e que ser sóbrio é tudo; que muita comida à mesa não é tudo, se há tantos mendigos nas ruas; que o som alto perturba seus vizinhos; que os presentes não representam nada se não forem dados de coração; que os abraços e apertos de mãos nada significam se forem sinceros; que paz vem de dentro de nós e não das coisas materiais, aí sim, poderemos dizer: Feliz Ano Novo!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TUDO JUNTO E MISTURADO II: agora na praia

Enquanto o Povo Mipibuense sofre com o abandono e o descaso em todas as áreas do serviço público, a classe política "medrosa, fraca e medíocre" mipibuense, nela incluso o almofadinha, reúne-se a beira-mar com a papagaia de pirata para comemorar a miséria em que se encontra a província de Mipibu.

É o retrato mais fiel da miséria nossa de cada dia e a mais realista expressão de nossa famigerada realidade, alentada pelo sufrágio inconsequente.

Em verdade vos digo, meu Povo, irmãos e irmãs mipibuenses, enquanto a populaçãso sofre, chora e geme, eles confraternizam-se e riem-se da nossa desgraça. Esbanjam de forma inescrupulosa sorrisos e barrigas cheias daquilo que a grande maioria dos verdadeiros cidadãos mipibuenses jamais desfrutarão.

E nesse prenúncio de ano novo devemos refletir sobre as milhares de crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres que nada têm para por na mesa e que são violados desde o nascimento pelo abandono generalizado e que somente assistem a tudo indefesos e que esperam de nós uma oportunidade de ser CIDADÃO com direito a alimento, saúde, segurança, emprego e felicidade.

Que o exemplo de luta daquela família que, há muito tempo, fugiu do Rei Herodes e soube resistir a tudo para proteger seu filho pequenino nos seja presente em 2011, 2012, ... e que saibamos, entre tantos herodes da atualidade, até mesmo os disfraçados de religiosos, praticar a caridade e o amor que ensina a verdade, que não teme as dificuldades e que diz à todos o que eles realmente precisam ouvir.

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE JUSTIÇA E CIDANIA

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva estará promovendo mais um curso de formação de agentes comunitários de justiça e cidadania neste início de 2011. O curso será realizado de forma presencial, com carga horária de 20 horas e os participantes terão direito a certificado.

A proposta é formar pessoas para atuarem como multiplicadores na defesa dos direitos humanos junto as suas comunidades, prestando informações sobre os direitos do cidadão, orientando e encaminhando vítimas para busca de apoio junto a rede pública de proteção e contribuindo para a redução de índices de violência na cidade.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 17 a 21 de janeiro, no horário das 08 às 11 horas, na sede da STVBrasil localizada na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu.

Para este curso, a STVBrasil estará oferecendo 25 vagas.

O Curso de Formação de Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania integra as ações do Projeto Justiça e Cidadania, executado pela STVBrasil com apoio da UNESCO e Ministério da Saúde/DN DST AIDS e HEPATITES.

Mais informações pelo e-mail stvbrasil@hotmail.com

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CIDADANIA.COM

Contrariando as forças reacionárias opressoras que querem silenciar a voz do Povo Mipibuense e para continuar a luta em defesa dos direitos dos mais humildes de São José de Mipibu, entra no ar o Programa CIDADANIA.COM

Agora você vai poder fazer as suas denúncias para o mundo inteiro.

O medo jamais calará o nosso Povo!

Irmãos e irmãs mipibuenses:

"Verás que um filho teu não foge a luta".

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ROCK VINHO 2010

QUERO PARABENIZAR A RAPAZY QUE SE FEZ PRESENTE A 25ª EDIÇÃO DO ROCK VINHO, FESTA DEMOCRÁTICA ABERTA A TODAS AS PESSOAS QUE GOSTAM DO ELABORADO AO HEAVY METAL. CADA ANO A SOCIALBILIDADE SE TORNA MAIS SÓLIDA ALÉM DE MÚSICA DE EXCELENTE QUALIDADE É UM MOMENTO DE REVER A NAÇÃO METÁLICA MIPIBUENSE E DE OUTRAS CIDADES PRÁ BOTAR OS PAPOS EM DIA E DIVIDIR MOS ALEGRIA DE UMA MANEIRA DESCONTRAÍDA E CELEBRAR MOS A VIDA COM INTENSIDADE. NOS VEREMOS NO ÚLTIMO SÁBADO DE MAIO NA MANHÃ HEAVY SE DEUS QUIZER COM MUITO SANGUE NO ALCÓOL DA GENTE

MOISÉS GALVÃO

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009