quinta-feira, 3 de maio de 2012

ENCONTRO SOBRE DIREITOS ANIMAIS


Tribuna Popular

"Hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, quero parabenizar a este blog e a Perceval e Ceiça pelo belo trabalho que vem representando junto a população mipibuense e a sociedade brasileira. Pois este blog é livre e não tem papa na língua, além de não temer mostrar e falar a verdade na hora certa, doa a quem doer. Este dia é mais que merecido e honrado para vocês."
.
..

Se eles prometeram e não cumpriram quem vai acreditar neles?

A população mipibuense tem se perguntado sobre um serviço de apoio jurídico gratuito que, supostamente, seria oferecido pela Câmara dos Vereadores de São José de Mipibu.

O fato é que o presidente da casa legislativa, Vereador Kériclis Alves, teria anunciado publicamente, em 2011, que a edilidade iria estar disponibilizando tal serviço gratuito à população. Todavia, até este momento nada se tem ouvido falar a respeito. Pessoas tem procurado mas não tem conseguido sequer informações sobre o atendimento.

E uma moradora de São José de Mipibu nos pergunta:

"Se eles prometeram e não cumpriram quem vai acreditar neles?"

A resposta está na boca do povo.

O Mipibuense abre espaço para que o presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu entre em contato para que possamos lhe dar o direito de resposta, inclusive, caso queira, agendarmos uma entrevista para que possa expor sua opinião.
.
..

EXONERADO PELA TV

Um fato inusitado marcou a cena potiguar na noite desta quarta-feira, 02, mais especificamente entre os rosalbeanos de plantão.

O Secretário de Saúde, Domício Arruda, quem já, há tempos, devia satisfação ao povo do Rio Grande do Norte por seus atos irresponsáveis, recebeu a notícia de sua exoneração através de um jornal televisivo no início da noite.

Domício havia se negado a conceder entrevista à Rede Globo de TV para explicar a situação precária e caótica em que se encontra a rede pública de saúde e a "poderosa" não gostou. Para não aparecer suja na fita global a Rosa decidiu mandar o secretário as favas sem choro e nem tampouco vela.
.
..

domingo, 29 de abril de 2012

Cotas nas universidade: o STF disse sim!

Esta semana o Supremo Tribunal Federal disse ao povo brasileiro que o uso do sistema de "cotas para negros" para ingresso na Universidade de Brasília é constitucional. O que significa que o sistema poderá continuar sendo aplicado na UNB e também se estender pelo país.

A resposta do STF foi dada em razão de questionamento do Partido Democratas, o famoso DEM. O mesmo do Demóstenes que está sendo acusado de ligações com o também famoso Carlinhos Cachoeira.

Pois bem, o DEM questionou o STF sobre a constitucionalidade do sistema de cotas na UNB e a defesa do questionamento, para quem assistiu, muito lembrou um período em que brancos nos tratavam a chibatadas. Tempos em que homens e mulheres livres eram agrilhoados em seus países e transportados, como animais, para serem escravos em outras terras e até a morte. E para caracterizar mais perfeitamente a cena do drama o cambaleante DEM contratou uma advogada loira para lutar contra o dos afrodescentes no STF.

Em determinados momentos cheguei a ver, na figura daquela advogada loira, a senhora de engenho com a chibata na mão e ouvir as correntes tilintarem ao ritmo dos gemidos de sofrimento dos irmãos e irmãs escravos.

Sabiamente os ministros entenderam que nada pode recuperar o tempo e nem tampouco apagar o sofrimento de um povo que viveu na própria carne e na alma as piores dores.

Em 2001, estivemos em Durban, África do Sul, a convite da ONU e representando a STVBrasil - Sociedade Terra Viva, participando da I Conferência Mundial contra o Racismo, a discriminação racial, a xenofobia, e formas correlatas de intolerância. Lá estavam, 16.000 participantes de 173 países, 4.000 organizações da sociedade civil, pessoas de várias as partes do mundo e das mais diversas etnias, credos, cores ... Uma verdadeira colcha de retalhos. Todos reunidos para debater o desejo humano de liberdade e dignidade. Ali, diante de tantos relatos de desumanidade, pudemos perceber a grandeza do gesto humano e do quanto cada um de nós pode contribuir para a felicidade de nossos irmãos e irmãs. Que somos todos uma só raça, a raça humana, e que o preconceito e a intolerância não constroem. Só o respeito e o amor libertário poderá nos tornar plenos. E foi durante a Conferência que foi apresentado o programa de cotas para universidades brasileiras, fato que gerou grande polêmica. Mas, que, ao final da reunião a Declaração de Durban e uma plataforma de ação foram apresentados ao mundo e constitui-se em um importante passo para as mudanças realizadas no Brasil como as cotas na UNB, o Estatuto de Igualdade Racial e o censo do IBGE, que passou a utilizar o critério de autodeclaração de cor/raça em suas entrevistas.

Hoje, as cotas são realidade no Brasil. Jamais poderemos apagar o passado, mas poderemos construir um futuro com dignidade e respeito.
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009