sábado, 5 de janeiro de 2013

Crianças, adolescentes: Brasil, um país de desigualdades


Por Brenda Lívia*

É de praxe saber das obrigações Estado / cidadão. Sabe-se, também, da contínua irresponsabilidade estatal, seja qual for a área em debate. Uma das problemáticas que a nossa sociedade enfrenta, inatual, é a consoante violência para com crianças e adolescentes; violência oriunda tanto do governo federal quanto da população em geral, direta ou indiretamente. Indiretamente por haver mais de 800 mil crianças fora da escola, em um país dito democrático, porém cheio de falácias, advindas dos setores mais ricos da economia, os quais, não preconizam o bem estar social. Diretamente, por o país não garantir as condições necessárias para a devida qualidade de vida dessas crianças.

Na Somália, a realidade é drástica. Mais de 29 mil crianças com menos de 5 anos, já morreram de fome e o mundo se volta para um problema tão irrisório como o caso de uma mulher que leiloa a virgindade. Nós fechamos os olhos para a realidade e passamos a valorizar apenas àquilo que nos atinge. Como bem enfatizou Max Gonzaga, com a música  Classe média, as pessoas não valoram os fatos sociais enquanto eles não as alcançam. A fome, a miséria, o abandono de crianças não dão tanta audiência quanto a exploração do corpo da mulher; a mídia não faz  referência quantitativa de crianças e jovens em desprezo total da sociedade, levando ao povo, vontade de mudança. Mas sim, a novela das 19h e os programas de venda de senha para entrar no céu, estão sempre ativos quando ligamos os nossos equipamentos televisivos.

Ademais, a maioria dos brasileiros desconhece das leis que nos regem e nos protegem, constitucionalmente. De acordo com o artigo 4° da Constituição Federal, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. Então, faço a seguinte questão ao poder público: Onde está a prioridade desses direitos? Na construção de estádios de futebol para uma copa do mundo que não é do mundo? No extravio de recurso público para o bolso dos grandes empresários? E como fica o discurso bonito de candidatura, “metas para erradicar a pobreza”?; não podemos maquiar as desigualdades e enfeitar a cidade de falsos ideais, para que fique bom aos nossos olhos e aos dos eventuais turistas que apareçam, temos que dar visibilidade à gritante situação da sociedade brasileira.

Em suma, o mundo precisa de ajuda, a começar do nosso país. Precisamos ver além do que nos mostra a imensa ditadura capitalista, necessitamos valorar o bem estar social e priorizar o que é bom para todos. Se as nossas crianças, hoje abandonadas, precisam de políticas de melhoria, não deixemos que os nossos representantes joguem dinheiro público pela janela, investindo num evento que abandona a sociedade e enche os bolsos das grandes empresas.
____________________________________________ 
*Brenda Lívia - estudante de engenharia florestal e direito.

PROCURA-SE

PROCURADA

LADRA, de alta periculosidade, loira, toda cheia de pelanca, portando consigo alguns milhões de reais tomados de furto de pais de família de uma cidade do interior.

Quem tiver notícias do paradeiro da meliante favor avisar as autoridades.
.
..

Parabéns!

O Mipibuense parabeniza o amigo Marcos Marcelino pela passagem do seu aniversário.


Amigo Marcos, te desejamos tudo de bom e de belo nesta vida e que o Grande Arquiteto do Universo abençoe a ti e a todos os teus.
______________________________
(Imagem do Facebook do aniversariante)

Fotografia


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Aves do Iguaçu


A última gota ...

Cara comunidade da Avaaz,



Uma estudante de 23 anos morreu depois de ser estuprada por uma gangue em um ônibus por horas. Foi a gota d´água na guerra global contra as mulheres. Junte-se aos protestos na Índia, e peça ao governo para reforçar as leis e lançar uma campanha de educação pública para desafiar e envergonhar as atitudes grotescas que levaram a esta violência:

Sign the petition

Ela era uma estudante de fisioterapia de 23 anos que pegou um ônibus em Nova Délhi no mês passado. Seis homens trancaram a porta e a estupraram barbaramente por horas, inclusive com uma haste de metal. Eles a abandonaram nua na rua, e depois de corajosamente ter lutado por sua vida, ela morreu na semana passada. 

Em toda a Índia, as pessoas estão protestando para dar um basta nesta situação. Na Índia, uma mulher é estuprada a cada 22 minutos, e poucas encontram justiça. Globalmente, 7 em cada 10 mulheres serão abusadas fisica ou sexualmente em sua vida. O horror em Delhi é a gota d´água. Estamos em 2013 e a guerra brutal contra as mulheres no mundo precisar acabar. Podemos começar essa jornada pela Índia.

O governo está aceitando comentários públicos nas próximas 24 horas. Precisamos urgentemente de um melhor policiamento e um concreto programa de educação pública para mudar as atitudes grotescas, mas comuns, do sexo masculino que permitem a violência contra as mulheres. Se 1 milhão de nós nos juntarmos ao pedido por ação, poderemos ajudar a fazer deste terrível episódio a gota d´água e o início de uma nova esperança:


O líder dos estupradores desta mulher disse friamente que ela mereceu ser violentada, pois ela ousou enfrentá-lo. Culpar a vítima e outras atitudes escandalosas são comuns em toda a sociedade, incluindo os policiais que constantemente deixam de investigar estupros. Tais atitudes reprimem mulheres e corrompem homens em todos os lugares. Campanhas de educação pública concretas alteraram radicalmente o comportamento social em casos como dirigir embriagado e fumar, e podem impactar no tratamento de mulheres. Combater as causas da epidemiad e estupro na Índia é vital, juntamente com leis mais eficientes e processos judiciais mais rápidos.

Anúncios publicitários na Índia são relativamente baratos, portanto, um compromisso de financiamento significativo poderia cobrir vários mercados de mídia por um bom tempo. Os anúncios devem visar subculturas masculinas, onde a conservadora misoginia prospera, desafiando e envergonhando diretamente essas atitudes, idealmente usando figuras populares como atletas, que carregam autoridade com o público.

Temos apenas 24 horas para influenciar a Comissão Oficial criada para encontrar formas de reprimir a onda indiana de violência sexual. Se conseguirmos mostrar o verdadeiro sucesso nas mudanças de atitudes na Índia, o modelo poderá ser aplicado em outros países. O dinheiro gasto pagará a si próprio por meio da redução da pobreza e promoção do desenvolvimento, pois o tratamento e o empoderamento das mulheres têm sido identificado como um dos maiores incentivos de progresso social e econômico. Clique para enviar uma mensagem diretamente para o governo indiano:


Desde se opor ao apedrejamento de mulheres no Irã e apoiar os direitos reprodutivos femininos no Marrocos, no Uzbequistão e em Honduras, até fazer lobby para uma ação real de combate ao tráfico de mulheres e meninas, a nossa comunidade tem estado na linha de frente da luta para acabar com a guerra contra as mulheres. 2013 começa com uma nova determinação na Índia . 

Com esperança e determinação,

Equipe da Avaaz
.
..

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Palavra do prefeito

Em sua campanha eleitoral o prefeito Arlindo Dantas prometeu que irá:

"Desenvolver um amplo estudo, identificando as áreas destinadas ao crescimento urbano e a novos empreendimentos, em equilíbrio com aquelas destinadas à preservação ambiental."

Estamos aguardando o início do estudo e já nos colocamos a disposição para colaborar!!!!!!
.
..

A amplitude da corrupção


Os números constantes de levantamento feito pela Polícia Federal (PF) sobre as suas investigações de desvios de recursos e corrupção em prefeituras de todo o País são impressionantes. Embora se refiram a inquéritos ainda em curso, eles dão uma ideia da amplitude das suspeitas - baseadas em indícios fortes o suficiente para mobilizar a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), da PF - que pairam sobre um setor da maior importância da administração pública, o dos governos municipais. São 3.167 inquéritos que envolvem 484 prefeitos e ex-prefeitos, suspeitos de violarem dispositivos do Decreto Lei 201/67. Estão também sendo investigados 182 servidores, 87 secretários municipais e 63 funcionários que ocupam cargos em comissão. 
Aquele decreto lei caracteriza os ilícitos cometidos por prefeitos e vereadores e prevê 23 casos capazes de provocar sérios danos ao erário. Por exemplo, apropriação de bens ou rendas públicas, desvios de recursos em benefício próprio ou alheio, deixar de prestar contas anualmente, efetuar despesas não autorizadas por lei e fraudes em licitações. As penas para esses delitos vão de 2 a 12 anos de prisão.

O Maranhão concentra o maior número de inquéritos (644), seguido pela Bahia (490), Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194). Isto se explica, segundo o delegado Oslain Campos de Santana, chefe do Dicor, pelo fato de esses Estados, serem mais carentes e por isso receberem mais recursos da União, o que aumenta as oportunidades de fraudes. "São elevadíssimos os recursos que a União repassa para os municípios, principalmente através de convênios na áreas de educação e saúde", lembra ele. Em São Paulo e Rio foram abertos, respectivamente, 96 e 83 inquéritos.

Tanto para ter uma ideia mais precisa da situação quanto para que as investigações possam produzir resultados concretos - isto é, fornecer ao Ministério Público e à Justiça os elementos necessários para eventuais denúncias e punições -, é preciso aguardar a conclusão dos inquéritos. O que, se for seguido à risca a legislação que regula a matéria - o que infelizmente nem sempre é o caso -, deve acontecer em breve. Os inquéritos policiais devem ser concluídos no prazo de 30 dias. Podem ser renovados por mais 30 dias pela Justiça, desde que por motivo relevante, devidamente exposto pela autoridade policial.

Em entrevista ao Estado, o delegado Oslain Santana mostra como agem as organizações criminosas em relação ao poder público e o perigo representado por cada uma delas. Elas se distribuem por três grupos. Um, de matriz mafiosa, se infiltra no aparelho do Estado e investe mais em corrupção de agentes públicos do que em atos de violência para realizar seus "negócios" e ampliar cada vez mais seu poder. "Veja o exemplo do Carlinhos Cachoeira. Começou com jogo do bicho e foi se infiltrando no Estado." 

Numa outra categoria estão o que a PF chama de "grupos agressivos", que apelam para ações armadas, como ocorre no Rio e em São Paulo. Eles são violentos, mas têm poder econômico reduzido, se comparado com o dos outros grupos, e sua infiltração no aparelho estatal não é profunda.

O grupo que mais preocupa a PF, pelo seu poder e seu raio de atuação, é formado, segundo Oslain Santana, pelas "organizações de colarinho-branco ou das elites, pessoas acima de qualquer suspeita, mas que movimentam grandes esquemas". Por isso, são as mais perniciosas do ponto de vista da PF. "Desviam bilhões dos cofres públicos para benefício pessoal. Tiram dinheiro da educação e da saúde por meio de violações constantes do Decreto Lei 201/67 e da Lei de Licitações." Deixando de lado a confusão de criminosos de colarinho-branco com as "elites" - citadas de forma vaga, imprecisa -, um conceito que ele claramente não domina, o delegado Santana tem razão para chamar a atenção para a capacidade que esse último grupo tem de causar graves prejuízos aos cofres públicos, em vista de seu poder de aliciamento e corrupção. É de esperar, portanto, que continue a merecer cuidado especial da PF.
_______________________________________________

Som do bom (Thrash Metal)

Quem curte o bom THRASH METAL tem uma excelente oportunidade de ouvir uma das promessas da música potiguar, a Banda CHAOSFACE, que estará se apresentando no próximo dia 12/01/2013, sábado, no Festival Dosol, no bairro da Ribeira, em Natal.


Composta por jovens e talentosos músicos, a banda CHAOSFACE dá seus primeiros passos e sua apresentação contará com composições próprias inéditas e sucessos das bandas Metallica, Megadeth e Sepultura.

Prestigie o artista potiguar!
.
..

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Aniversário

Nesta quarta-feira, 02, comemora mais um aniversário o jovem mipibuense Pedro Augusto.


Guitarrista e desenhista, Pedro Augusto, é orgulho para seus pais e familiares.

Feliz aniversário!
.
..

Parque Nacional do Iguaçú





























A rainha do calote e a tragédia anunciada

Há alguns dias, mais precisamente na semana que antecedeu o final do ano 2012, noticiamos aqui nO Mipibuense que a rainha do calote havia aplicado mais um golpe contra o povo de São José de Mipibu e arrumado as malas, saindo de fininho na virada do ano.

Estranho mesmo foi saber que a turma do sindicato literalmente engoliu sapo e comeu mosca, na melhor das hipóteses, tendo em vista que a tragédia fora anunciada aqui e nenhum dos supostos representantes dos trabalhadores correu atrás do prejuízo, deixando a categoria amargar em desgraça e somente saindo às ruas para chorar o leite derramado, com direito a circo e até mesmo o calunga de Acari que reaparece após vários meses sumido trabalhando em campanha eleitoral, mas recebendo o salário pago pelo povo mipibuense, na semana seguinte.

Na verdade, se a categoria dos trabalhadores em educação tivesse representantes legítimos há muito teríamos testemunhado o ajuizamento de ação judicial própria para garantir o pagamento dos salários do pessoal da educação. Todos sabemos que o sindicalizado paga todos os meses e a lei determina a obrigação do sindicato de fornecer assessoria jurídica aos seus associados. Porque que não fora ajuizada a ação para garantia do pagamento dos trabalhadores em educação? Esta resposta somente a história dará.

Quanto ao calote da galega, todos e todas, há quase uma semana,  tinham conhecimento do fato. Já o destino dos milhares de reais depositados nos cofres da prefeitura que foram surrupiados, esta é uma outra estória que o Ministério Público precisa apurar aprofundadamente para saber onde eles foram parar. Se é que eles foram "parar" em algum lugar.

Nos dias atuais é inaceitável que uma prefeita abandone a prefeitura e suas obrigações, deixando sem explicações o destino de milhares de reais que serviriam para alimentar centenas de famílias de trabalhadores, que trabalharam dignamente para que a nossa gente recebesse educação. Na verdade, um atentado contra  sagrado direito a sobrevivência de toda uma categoria.

Em um país sério esta prefeita já estaria presa e obrigada a devolver o dinheiro que simplesmente "desapareceu" na calada da noite. Um calote anunciado que clama pela mobilização dos trabalhadores e a comoção popular para que justiça seja feita e os responsáveis por essa verdadeira tragédia sejam severa e rigorosamente punidos.

A Justiça brasileira poderá dar a sua colaboração e resposta. Todavia, é preciso que a categoria se mobilize e que os seus líderes assumam esta luta para que tanto o Ministério Público quanto a Justiça possam ser provocados.

O novo governo municipal não poderá esquivar-se, mesmo tendo na vice-prefeita a pessoa da sobrinha da ex-prefeita, de apurar o destino do dinheiro desaparecido e apresentar ao povo que o elegeu os responsáveis por mais este golpe contra o erário. Se assim não proceder o governo Arlindo Dantas estará concordando com esse crime.

O mensalinho até hoje não foi esclarecido e seus criminosos estão impunes.

Será que a prefeita Norma Ferreira vai sair livre desta situação?
.
..

domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz ... "Ano Novo"!

Democracia e Concurso Público

Nesta terça-feira, 01/01/2013, se inicia um novo governo em São José de Mipibu. Governo eleito legítima e democraticamente pela grande maioria da população para representar seus interesses.

A última gestão municipal golpeou fatalmente a democracia desde seus primeiros dias de governo, ainda em 2005, quando nomeou cerca de 35 parentes para cargos públicos, conforme denúncia da, então, vereadora Kélia Serafim, quem, tempos depois, se aliou ao governo quedando silente por um longo e tenebroso inverno. Para além do sepultamento da democracia, o governo provinciano feriu de morte, também, a sua legitimidade e respeito do povo, através de atos irresponsáveis, inconsequentes e até mesmo ilegais.

Fora preciso a intervenção do clamor popular, registrado através de um programa de rádio intitulado Cidadania FM, para impedir que abusos continuassem sendo praticados até mesmo pela própria prefeita, como o caso do uso de um veículo alugado e pago pela prefeitura, dinheiro do povo, que era utilizado para deleite e diversão da prefeita, seus familiares,  amigos e até mesmo um mancebo conhecido como Mendinho, Medonho ou sabe-se lá o que. Um brinquedo para crianças grandes, entre tantos outros abusos que resultaram em processos pela prática de improbidade administrativa. Um governo que colocou os desejos humanos acima dos direitos humanos.

O novo governo, sob a responsabilidade do Prefeito eleito Arlindo Dantas, tem uma única e excelente oportunidade de fazer valer os direitos de todos e todas que lhe creditaram o sufrágio universal e, consequentemente, o poder para governar os destinos da cidade. Todavia, para que possa acertar o caminho precisa se conduzir primeiro pela vereda da legalidade e guiar-se pela bússola da legitimidade.

Um bom começo será a aquisição de bastante inseticida para a eliminação dos parasitas, cargos criados apenas para abençoar aliados, corte das despesas desnecessárias e a imediata realização de concurso público para provimento das centenas de vagas que serão abertas, tanto na prefeitura quanto na câmara dos vereadores, com essas providências.

Agindo assim, o novo prefeito estará respeitando a confiança que o povo mipibuense lhe creditou e oportunizando à milhares de jovens a chance de ingresso no serviço público da forma prevista em lei e com a segurança que somente os governos sérios e transparentes podem garantir.
.
..

AS ANDORINHAS ESTÃO CHEGANDO...

Começa a temporada de arrumação dos cabides de emprego na velha e maltratada viúva mipibuense.

Notícias indicam que a arrumação está começando com o setor de imprensa, onde nomes já começam a ser pendurados enfileiradinhos como andorinhas nos fios da rede elétrica.

Tão bonitinhas!!!!!!!!

ATO PÚBLICO

O SINTE RN está convocando os professores para ato público que será realizado em frente a prefeitura de São José de Mipibu, nesta segunda-feira, 31, a partir das 08 horas, com o objetivo de reclamar o atraso no pagamento dos salários.

O SINTE RN, enquanto representação de categoria, deve apresentar representação junto ao Ministério Público para que promova a abertura de "mais uma" investigação para apurar o caso.

FORA NORMA!
Esse é o fechamento com chave de ouro do governo imprestável e deletério da prefeita Norma Ferreira.

Compareça e leve ser cartaz, sua faixa: FORA NORMA!
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009