sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CORREDOR DAS ARTES: um sonho de muitos

Utilizada apenas para servir de quintal e fábrica de fumaça para incomodar vizinhos da loja Adriano Móveis, a rua lateral da loja padece pela falta de vontade política e competência governamental.

Requerimento 182/09, do vereador Jean Nerino, aprovado pela Câmara Municipal em agosto de 2009, pede a criação do Corredor das Artes que já deveria estar funcionando na rua que está fechada e cuja solução do problema está para ser decidido pela Justiça local.

Infelizmente o que pode vir a se tornar o primeiro espaço cultural mipibuense ainda não saiu do papel, apesar do clamor das população manifesto através de seus legítimos representantes.

Enquanto isso os artistas, artesãos e a cultura local padecem órfãos de uma gestão pública comprometida, eficaz e que respeite a cultura e o Povo Mipibuense.

Quando é que nossos políticos criarão coragem e devolverão a cidade aos seus verdadeiros donos?

Até quando suportaremos empresários inescrupulosos fechando nossas ruas e humilhando os cidadãos de bem sem que qualquer providência seja adotada pelo governo?

Com a palavra as autoridades!

Carnatal 2010: quinta-feira

03 DE DEZEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O que temos à oferecer às pessoas com deficiência em São José de Mipibu?


Como uma pessoa em uma cadeira de rodas ou mesmo uma pessoa idosa tem acesso a esta calçada e outras da cidade?

PREFEITA SE AFASTA PARA EMAGRECER

Parece que o poder estava fazendo a prefeita Norma Ferreira engordar. Tanto o é que a mesma acaba de afirmar que estará se afastando do cargo e que logo retornará mais magra. Ou seja, para um bom entendedor ela deverá fazendo uma cirurgia de redução de estômago, muito em moda nos últimos tempos para quem não consegue controlar a boca.

De certo, o vice-prefeito Arízio Fernandes acaba de se tornar, mais uma vez, prefeito e, segundo o próprio, com muita disposição.

Arízio já teve várias oportunidades de assumir o cargo durante esta gestão, algo até inusitado na história dos vices de Mipibu. Todavia, a novidade não significa autonomia. Apesar de mostrar muita vontade de realizar um bom trabalho o tempo parece trabalhar contra o vice, atualmente prefeito.

Bem que o prefeito em exercício Arízio poderia aproveitar para colocar em dia os compromissos que aguardam solução há mais de sete anos.

Como sugestão fica a criação do Parque Municipal da Bica, classificando-a como área de conservação integral para benefício de todo o Povo Mipibuense e para garantia da qualidade de vida para as futuras gerações.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ACIDENTE ANUNCIADO

Na manhã desta quarta-feira, 01, enquanto crianças e adolescentes brincavam na quadra da Escola Municipal Severino Bezerra de Melo, uma luminária de um poste localizado na lateral da quadra despencou caindo sobre um estudante e lhe causando lesões leves e, por pouco, não atingindo a cabeça do aluno e provocando dano grave.

As luminárias há muito danificadas e desgastadas pela ação do tempo, já ameaçavam cair e, segundo a direção da Escola, a prefeitura fora comunicada ainda no mês de julho do perigo e solicitadas providências. No entanto, a secretaria de obras se manteve omissa até que o pior aconteceu e somente após o dano é que a prefeitura determinou que fossem tomadas as providências.

Nesta quinta-feira, 02, uma equipe da secretaria de obras foi enviada à escola para resolver o problema.

É lamentável que nossas crianças e adolescentes estudantes tenham que suportar riscos de acidentes para poder estudar e que um secretário irresponsável e incompetente receba, todos os meses, o exuberante pagamento feito com dinheiro publico.

Talvez, quem sabe, se os filhos do secretário estudassem nesta Escola não houvesse perigos à integridade dos estudantes.

Vamos esperar que a prefeitura abra processo administrativo para apurar a responsabilidade e que os pais desse estudante procedam emblematicamente registrando o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia para as providências de praxe.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O/A MELHOR DO ANO

A pesquisa que vai escolher o melhor vereador(a) do ano 2010 teve início neste 01 de dezembro e consagrará o vereador ou vereadora com melhor desempenho em 2010, na opinião dos leitores e leitoras do Blog O Mipibuense.

O mais votado terá direito a diploma que será conferido por ocasião da Assembléia Geral da STVBrasil em 29 de dezembro de 2010, na sede da Sociedade Terra Viva em São José de Mipibu.

Vote e eleja o/a melhor do ano.

1 DE DEZEMBRO: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O Mipibuense, a STVBrasil - Sociedade Terra Viva e o Programa Cidadania FM estão na luta conta a AIDS e o preconceito.

"Toda forma de amar vale a pena" quando a gente se ama e se cuida.

Use a camisinha em todas as relações sexuais.

O MELHOR VEREADOR DE 2010.

O Mipibuense quer saber quem você considera o melhor vereador do ano 2010.

Para participar você vai votar na pesquisa ao lado, escolhendo o melhor vereador de São José de Mipibu no ano 2010.

Vote!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

POLUIÇÃO AMBIENTAL

Nesta tarde de terça-feira, 30, moradores do entorno da loja Adriano Móveis, no centro da cidade de São José de Mipibu, foram surpreendidos com grande volume de fumaça que infestou as suas residências, causando grande transtorno.


Sem qualquer justificativa e violando flagrantemente as normas ambientais, uma fogueira foi acesa no terreno lateral da loja e passou a produzir fumaça que incomodou toda a vizinhança.

Populares insatisfeitos e após tentar localizar a secretária de meio ambiente e não encontrar, entraram em contato com a nossa equipe para denunciar o problema.

Somente depois de perceberem a presença de pessoas fotografando o local a empresa mandou que funcionários apagassem o fogo, mas o fumacê já havia se espalhado pelas casas e empreendimentos da vizinhança. Um flagrante desrespeito para com os direitos da população.

Infelizmente nossa cidade é órfã de órgão de proteção ambiental e até tem um arremedo de secretaria e uma pseudo-secretária fantoche, medrosa e omissa.

Com a palavra a senhora secretária fujona de meio ambiente.

O MELHOR DO ANO

Em dezembro O Mipibuense vai realizar a segunda edição de O MELHOR PARLAMENTAR DO ANO.

E você vai poder votar no melhor vereador ou vereadora através do Blog O Mipibuense.

Aguarde!

OPORTUNIDADE

SELEÇÃO PARA VAGAS NO NORDESTE

O Instituto Mais Cidadania está selecionando profissionais na área de humanas para projeto social em dois estados no Nordeste. Os municípios onde os trabalhos serão realizados são: ALAGOAS - Rio Largo e São Luis do Quitunde;
 
PERNAMBUCO - Sirinhaém e Ipojuca. São três vagas para cada estado, sendo uma para Mobilizador/a Local (R$ 3.0000,00 por 40h) e duas para Assistente de Campo (R$ 1.300,00 por 30h).

O trabalho consiste em realizar parcerias institucionais para oferecer serviços sociais gratuitos para comunidades populares, em eventos que promoverão os direitos de cidadania, através de mobilização comunitária.

As atividades de campo terão duração de dois meses e início imediato. É necessário morar em um dos dois estados e ter formação na área de humanas, preferencialmente serviço social, ciências sociais, psicologia, geografia, economia e administração. Professores/as são bem-vindos. Os currículos deverão ser enviados para selecao_nordeste@hotmail.com. O prazo final é 15/12/2010.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SÃO JOSÉ DE MIPIBU TEM MAIS MULHERES DO QUE HOMENS

Segundo o último senso do IBGE, São José de Mipibu teve crescimento populacional de 13,92%, entre 2000 e 2010, saindo de 34.912 em 2000 para 39.771 em 2010.

De acordo com o IBGE a população mipibuense aumentou em 4.859 habitrantes nos últimos dez anos.

A variação do crescimento mipibuense se aproxima, proporcionalmente, do estado do Rio Grande do Norte que obteve variação de 14,09%, tendo aumentado 391.351 habitantes, saindo de uma população de 2.776.782 em 2000 para 3.168.133 em 2010.

Já em nível nacional, o IBGE informa que a variação do crescimento foi de 9,37%, partindo de uma população de 169.799.170 em 2000 para 190.732.694 em 2010.

O senso revelou ainda que nossa cidade tem mais mulheres do que homens. São 19.951 mulheres e 19.820 homens.

Apesar das mudanças de uma década São José de Mipibu concentra sua maior população na zona rural, tendo 21.541 dos seus habitantes residindo na zona rural e 18.230 residindo na área urbana.
_____________________________

EM MIPIBU

Enquanto isso, em Mipibu, várias crakolândias acontecem com ares de normalidade. Traficantes e drogaditos(as) fingem que esta é uma atividade legal e as autoridades fingem que nada está acontecendo.

Ora, leitores e leitoras, todos sabemos onde está a coisa, mas ninguém toma providências. Ontem mesmo, tomamos conhecimento de que tem policiais que, vez por outra, visitam, em viaturas oficiais, a  nossa Bica. Lá chegando, de longe, já sacam as armas e passam a atirar a esmo, como se para anunciar a chegada da polícia e amendrontar os moradores.

Todos precisamos ter consciência de que na rua Pedro Gomes e na Travessa Joaquim Pequeno ou na Rua da Bica, moram pessoas de bem. Alí há trabalhadores, trabalhadoras, crianças, idosos, ...

O que ocorre é que o único ausente do local é o Estado. E quando se faz presente, a não ser pela presença dos e das agentes de saúde, chega com tiros a esmo, pondo em perigo a vida e a segurança dos moradores.

Não se pode negar a existência de drogaditos(as) no local e das consequências desta prática para a imagem da comunidade. Mas não se deve generalizar e tratar à todos como marginais.

Há que separar o joio do trigo.

JOÃO UBALDO RIBEIRO

A culpa é do governo


'Ao ouvir falar em reformas, todos os políticos concordam, só que ninguém faz nada. Nem nós, acostumados a isso. Somos muito ordeiros'


A gente se acostuma a tudo. Os biólogos dizem que a repetição do estímulo inibe a resposta. Provocar continuadamente uma reação no organismo ou na mente acaba não surtindo mais efeito. Pode-se fazer uma analogia com a nossa desaparecida indignação, que, de tão cutucada, já não se manifesta e, em alguns de nós, parece ter-se convertido em resignação e cinismo amargo. É isso mesmo, os políticos são ladrões, os administradores são incompetentes, os serviços públicos são abomináveis, a educação é um desastre, a saúde é uma calamidade e a insegurança é geral - acabou-se, nada a fazer, o Brasil é assim mesmo.

É triste ver a amada cidade do Rio de Janeiro, orgulho de todos nós, transfigurada numa Bagdá à beira-mar, carros blindados conduzindo tropas de assalto e armamento pesado, soldados de fuzil em punho se esgueirando em ruelas, como víamos somente em filmes de guerra. Entre metralhadoras, granadas, carros e ônibus em chamas, repórteres usando coletes à prova de balas e gente espavorida, é como assistir à cobertura da Guerra do Golfo. Isto é, enquanto uma bala não estilhaçar o televisor, caso em que teremos também recebido, como tantos outros concidadãos, nosso batismo de fogo.

As causas para essa situação são conhecidas e vão desde desigualdades socioeconômicas a uma abordagem ultrapassada da questão das drogas ilegais. Ou seja, problemas que poderiam não mais existir ou ter sido muito minorados, se nossos governantes tivessem, desde sempre, formulado e posto em prática com seriedade políticas públicas integradas e subordinadas a um planejamento racional, de metas claramente definidas. Ou que, pelo menos, encetassem algumas das reformas de que todos sabem que precisamos. Ao ouvir falar em reformas, o governante costuma assentir, com ares graves de quem concorda. Todos concordam, só que ninguém faz nada. Nem nós, que já nos acostumamos a isso e logo nos acostumaremos também a ver tanques de guerra se abastecendo no posto da esquina. Nós somos um povo muito ordeiro.
______________________________________________
Fonte: Estadao.com.br

GUERRA ÉTICA

Sonho com o dia em que uma operação militar estatal, como esta que acontece no Rio de Janeiro, possa acontecer em Brasília e outras cidades do Brasil.

Ver os policiais invadindo o congresso, sedes de governos estaduais e prefeituras e expulsando verdadeiros bandidos travestidos de políticos.

Sonho com uma operação de limpeza ética, que tenha como foco a moralização do Brasil e a sua devolução ao Povo.

domingo, 28 de novembro de 2010

POETA MIPIBUENSE HOMENAGEIA STVBrasil em seus 10 anos



CONSELHO TUTELAR: surge uma polêmica.

Uma polêmica envolve o Conselho Tutelar de São José de Mipibu. Desta vez o Povo quer saber como se dá o trabalho dos conselheiros tutelares e qual a forma de expediente destes que foram eleitos para este trabalho e ganham para tanto.

São muitas as mensagens enviadas aO Mipibuense pedindo explicações sobre este assunto e denunciando casos preocupantes como o fato de os conselheiros trabalharem em regime de escala de plantão.

Para dirimir todas as dúvidas de uma vez por todas e mostrar que o conselho e os conselheiros tem compromisso com os direitos do nosso Povo resolvemos convidar os membros do Conselho Tutelar para uma entrevista no Programa Cidadania FM - FM Olho Dagua, no próximo sábado, dia 04 de dezembro de 2010, a partir das 11 horas e 30 minutos. Na ocasião os membros do Conselho poderão falar de seus trabalhos e a população poderá fazer as perguntas que tanto lhe incomodam, ao vivo e "a cores".

Portanto, este é o convite oficial aos senhores e senhoras membros do Conselho Tutelar e também uma excelente oportunidade de dar visibilidade e transparência aquele órgão de proteção dos interesses e direitos das crianças e adolescentes de São José de Mipibu.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009