sábado, 15 de setembro de 2012

Qualquer semelhança é mera coincidência

PLANTÃO TERRA VIVA

Neste sábado a STVBrasil - Sociedade Terra Viva, através de seu Centro de Referência em Direitos Humanos estará oferecendo mais um Plantão Terra Viva em sua sede de São José de Mipibu, a partir das 08 horas.


Se você foi vítima de alguma forma de violência, teve seu direito violado, sofreu agressão, venha conversar com a nossa equipe e tomar um Café da Manhã com Cidadania.

STVBrasil
Sociedade Terra Viva
Centro de Referência em Direitos Humanos
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro,
São José de Mipibu - 32733980
.
..

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Comissão Interdisciplinar para Prevenção e Enfrentamento ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas na UFRN

Seminário:
POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL E EM PORTUGAL

Data: 27/09/2012
Local: AUDITÓRIO SEDIS (Próximo à Capela do CAMPUS)

PROGRAMAÇÃO
14H00 - Análise Comparativa das Legislações brasileira e portuguesa sobre Drogas.
Palestrante: Alba Paulo de Azevedo. Juíza de Direito e Professora Universitaria.

14H30 - Politicas Públicas de Redução de Danos no Brasil e em Portugal: possibilidades e limites.
Palestrante: João Dantas Pereira. Professor Universitário; presidente da Comissão Interdisciplinar de Prevenção e Combate às Drogas Lícita e Ilícita no Âmbito da UFRN.

15H00 - GADA/UFRN – Grupo de Apoio aos Acometidos pela Doença do Alcoolismo: balanço e perspectiva.
Palestrante: José Avelino Sales. Servidor Aposentado da UFRN.

15H30 - Segurança Patrimonial da UFRN: dos desafios do enfrentamento à prevenção ao uso de substâncias psicoativas no campus.
Palestrante: Rubens Matias de Sousa. Servidor da UFRN.

16H00 – Debate.
17H00 - Encerramento.
________________________________________________________
Coordenador: João Dantas Pereira (Professor Dr. DESSO / UFRN)
Informações: 32153644

Três dias para impedir a Estrela da Morte empresarial

Caros amigos,

Vazaram informações sobre um acordo secreto de algumas empresas para dominar o mundo de forma nunca antes vista! O acordo ameaça tudo que nos é importante: desde a Internet livre a regulamentações ambientais, passando pelo direito à saúde, e temos apenas 3 dias para impedí-lo


As grandes empresas têm um novo plano para encher seus bolsos: um acordo global apoiado em um tribunal internacional para colocar esse acordo em prática, mantido em segredo por anos (até mesmo de nossos legisladores!) e logo cairá como uma Estrela da Morte sobre nossas democracias. A indústria do Tabaco, do Petróleo, a Farmacéutica, o Walmart e quase 600 lobistas representando as empresas privadas estão se debruçando sobre o rascunho do acordo -- incluindo limites para as leis de fumo e tabaco, medicamentos baratos e liberdade de expressão na Internet. 

A última rodada de negociações termina em apenas 3 dias -- mas protestos em cada um dos nossos países pode abalar a confiança dos negociadores e afundar as negociações para sempre. Vamos nos unir em um milhão de vozes contra o domínio do mundo pelas empresas. Assine abaixo e encaminhe para todos. A Avaaz vai projetar nosso contador de assinaturas nas paredes da conferência pra que os negociadores vejam a oposição que existe a este plano em tempo real: 


O acordo, chamado de Trans-Pacific Parnership (Parceria Transpacífica), foi escrito para proteger os investidores de qualquer regulação governamental, mesmo que essa regulação tenha por objetivo a defesa do interesse público. Versões do texto do acordo que vazaram sugerem que o TPP colocaria em risco as proteções para a segurança do ar e das águas, re-apresentaria medidas vindas dos EUA de ataque à liberdade da Internet, além de esmagar os esforços para a produção de medicamentos a preços justos. Pior ainda, os legisladores que não se adequarem às regras do TPP enfrentariam sanções em um tribunal internacional -- um espaço onde as empresas poderão nos processar por acordos que governos passados assinaram secretamente!

Os negociadores dizem que o TPP é apenas um acordo de comércio, criado para facilitar o investimento e gerar lucros para todos. Mas os rascunhos que vazaram impõem tantos limites às proteções dos cidadãos, que é claro que esse acordo "de comércio" tem um viés: colocar os lucros empresariais acima das necessidades das pessoas. Isso não é uma surpresa, já que o texto do acordo foi rascunhado em segredo com a participação de quase 600 lobistas representando empresas privadas. 

Mas há uma esperança: a Austrália está resistindo contra o sistema de um tribunal internacional, e a Nova Zelândia está protestando a favor das medidas que garantem preços acessíveis para remédios. Uma oposição popular gigantesca, que questione a capacidade de cada país de aprovar o TPP em seus contextos nacionais, pode fazer descarrilhar as negociações de uma vez por todas. Assine a petição agora e encaminhe para todos -- os representantes de países e lobistas estão observando a onda de oposição crescendo em tempo real: 


A candidata a senadora dos EUA, Elizabeth Warren, disse em um recente discurso: "Empresas não são pessoas. Pessoas têm coração, filhos, empregos, elas adoecem, choram, dançam. Pessoas vivem, amam e morrem. E isso importa, pois não governamos esse país para as empresas, mas sim para as pessoas." Vamos alcançar um milhão de vozes e impedir a dominação das empresas sobre nossos governos. 

Com esperança, 

Equipe da Avaaz 
.

..

Representantes da STVBrasil se reunem com Ministério Público

Voluntários da STVBrasil - Sociedade Terra Viva reuniram-se com o Ministério Público Estadual, na tarde desta quarta-feira, 12, para tratar de problemas da cidade. Entre os temas objeto da reunião foi tratado o caso da travesti Pâmela, voluntária da STVBrasil, barbaramente assassinada no centro da cidade no final do mês de julho e o caso permanece sem solução.


O maior escândalo envolvendo dinheiro público em São José de Mipibu, ocorrido em 2005, que se tornou conhecido como Mensalinho, de acordo com a Dra. Heliana Germano, Promotora de Justiça, o caso foi alvo de ação civil pública por improbidade e ação penal e encontra-se em tramitação na Justiça.

No caso das ruas e bens públicos como escolas com nomes de familiares de políticos e outros, o Ministério Público também ajuizou ação civil pública e aguarda decisão judicial sobre o caso.

O caso da transparência na administração pública e uso do dinheiro público foi abordado  na reunião e os representantes da STVBrasil pediram ao Ministério Público as providências para que a população possa ter acesso a informação e que as autoridades apresentem as contas para conhecimento público. Este tema, segundo o MP, também poderá ser objeto de ação civil pública, caso não seja respeitada a lei. Segundo a Promotora, Dra. Heliana, a Câmara Municipal precisa legislar sobre o assunto.

Na ocasião, em razão do crescente número de chamados que a STVBrasil vem recebendo nos últimos meses, por parte da população, para resgate de animais, foi solicitado o apoio do MP no sentido de se conseguir equipamentos adequados para resgate e transporte de pequenos animais.

De acordo com Conceição Barbosa, diretora executiva da STVBrasil, "Esta é uma luta permanente da Sociedade Terra Viva! A comunidade precisa estar atenta aos problemas e buscar as soluções para cada caso. Somos conhecedores das dificuldades estruturais da administração pública de uma forma geral mas, não podemos nos dar ao luxo de desanimar, de deixar de buscar ajuda. Estaremos trabalhando e envidando todos os nossos esforços para melhorar a qualidade de vida de nossa gente e queremos contar com a ajuda de todos que sonham e acreditam que um futuro melhor é possível."
.
..

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CUIDADOR DE IDOSO


Senado vota regulamentação de cuidador de idosos


A profissão de cuidador de pessoas idosas pode ser regulamentada. O tema é pauta de votação na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado na quinta-feira (12).

Há um projeto de lei do senador Waldemir Moca (PMDB - MS) que determina que o cuidador é quem acompanha e assiste apenas a pessoa idosa. Para exercer, será preciso ter mais de 18 anos e ter completado um curso de qualificação específico, a ser ministrado por instituições reconhecidas por órgãos públicos.

Quem já exerce a função há dois anos não precisa fazer o curso.

O projeto de lei prevê que, além das funções de auxílio (na higiene pessoal e alimentação; cuidados preventivos de saúde e mobilidade), os profissionais precisam dar "apoio emocional".

Segundo a relatora Marta Suplicy (PT-SP), e existem mais de 200 mil cuidadores de idosos, sendo apenas 10 mil com carteira assinada.
_____________________________________
Fonte: Folha.com

domingo, 9 de setembro de 2012

Paulo Coelho (Manuscrito encontrado em Accra)


"A mais destruidora de todas as armas não é a lança ou o canhão - que podem ferir o corpo e destruir a muralha. A mais terrível de todas as armas é a palavra - que arruína uma vida sem deixar vestígios de sangue, e cujas feridas jamais cicatrizam."

"Só quem tem vez lá em baixo é o menino do pão e o homem da alameda. A gente vem apoiando esse povo há décadas e não é respeitado!"

Enquanto de um lado se ouve choro e ranger de dentes, do outro se ouve reclamos de que apenas o menino do pão e o homem da alameda estão sendo prestigiados.

Uma voz da resistência interna nos confidenciou que a coisa não está boa e que isso é uma bomba relógio desprogramada, que poderá explodir a qualquer momento e provocar prejuízos.

De acordo com a voz "Só quem tem vez lá em baixo é o menino do pão e o homem da alameda. A gente vem apoiando esse povo há décadas e não é respeitado!" Desabafou.

Em verdade vos digo que os grupos estão sob permanente ameaça. E, ao que se vê, a ameaça externa não parece ser, hoje, o maior problema dos candidatos a prefeito.
.
..

Blog faz denúncias graves de supostos esquemas, abusos e favorecimento por parte do presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu e candidato a prefeito Kériclis Alves

A arena do teatro da política mipibuense está literalmente pegando fogo.

O blog O Analista, editado pelo mipibuense Adjalmir Félix, acaba de apresentar denúncias graves contra o candidato a prefeito Kériclis Alves, quem também é o atual presidente da Câmara Municipal.

Segundo Adjalmir, os parentes de Kerinho teriam vencido "todas" as licitações da Prefeitura para contratação de obras e locação de veículos.

"...o candidato ... Que tem seus parentes mais próximos vencendo todas as licitações de obras e locação de veículos da prefeitura ..."*

E a denúncia continua e afirma que os parentes do candidato receberam mais de oito mil reais (R$ 8.000,00) por mês da Secretaria Municipal de Saúde, através de um lava-jato.

"... seus parentes mais próximos ... faturaram em um lavajato mais de R$ 8.000,00 por mês na Secretaria de Saúde ..."*

Segundo Adjalmir, quem comanda a Câmara Municipal não é o seu Presidente Kériclis Alves, também candidato a prefeito, mas a sua mulher. De acordo com a denúncia apresentada é a mulher do candidato quem usa e abusa do talão de cheques da Câmara Municipal.

"... que tem na esposa uma mulher pouco simpática e que comanda a Câmara Municipal ... quem pega os talões de cheques e faz todos os pagamentos da câmara..."*

O caso é grave e requer apuração por parte das autoridades, pois usar do cargo público para favorecer  parentes para vencerem licitações é crime.

Se as denúncias feitas pelo blog O Analista forem verdadeiras não só será motivo para cassação do mandato do presidente da câmara como também de seus direitos políticos, o que implicaria em seu impedimento de se candidatar a qualquer cargo conforme previsão legal.

É preciso apurar tais denúncias!

Para além da legalidade um outro pressuposto se impõe. Algo que extrapola o rigor da lei. Trata-se da questão moral, de como devem agir aqueles em quem o povo credita confiança e que o traem na primeira esquina. Estelionatários políticos que usurpam o poder e transformam a administração pública nas cozinhas de suas casas. Que fazem do erário o caldo aporcalhado do alimento doméstico.

Assim, para que não pairem dúvidas, danos ou prejuízos indevidos estaremos encaminhando a matéria ao Ministério Público local para que proceda com as providências cabíveis e devida apuração.
_______________________________________

Só é amado e respeitado aquele que se ama e se respeita.*

VOU DORMIR

Comenta-se pelas alamedas provincianas que, há pouco, um determinado candidato reuniu sua turma lá para as bandas de Areia Branca, e que, depois de vários embates e insistentes cobranças por parte de uma pretensa candidata a vereadora, teria esbravejado:

- Não tenho mais nada para conversar! Fique você aí que eu vou dormir.

Não se sabe ao certo se ele conseguiu dormir ou mesmo se ele está conseguindo, desde os últimos meses. De certo tem-se apenas que a vereadora deu um grave suspiro, a moda japecanguense, e se foi sem haver conseguido qualquer substância.

JOGANDO A TOALHA

Dizem por aí que um pretenso candidato a vereador, degustador inveterado de purê de gerimum ao molho do camarão e tido por alguns como já eleito, também se vendo preterido e desprestigiado pelo seu líder, quem, segundo o fofocódromo da Boca Maldita, só tem olhos para um familiar candidato a vereador, está arrancando o que resta de seus cabelos e que estaria alardeando sem qualquer receio:

- Já gastei muito nessa campanha. Se achar quem me pague o que gastei eu desisto da minha candidatura!
__________________________________________
(* Paulo Coelho - Manuscrito encontrado em Accra)
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009