sábado, 22 de setembro de 2012

Blog denuncia candidato a prefeito pela prática de favorecimento familiar

EMPRESA QUE FATURA MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS PERTENCE AOS FAMILIARES DO CANDIDATO DA PREFEITA

A empresa que fatura mais de 1 Milhão de Reais em São José de Mipibu pertence aos familiares do candidato da prefeita. O que nos chama atenção é que esse candidato é vereador na nossa cidade por três mandatos e presidente da Câmara Municipal por dois mandatos. Se não houve fiscalização por parte daquela casa, no mínimo, houve omissão, pois aí está a prova de beneficiamento de uma única família, a família do candidato à prefeito desta cidade que demonstra em suas palavras a mudança no município. Como este blog já havia publicado em matérias anteriores sobre esse favorecimento em licitações , eis que postamos agora as provas para que o cidadão de Mipibu fique atento quanto a esses abusos ocorridos em nossa cidade.



______________________________________________
.
..

Beirando a insanidade ...

A insensibilidade de muita gente ante a desgraça alheia causa espanto. Vidas são ceifadas em fração de segundos e as pessoas sequer atentam para a gravidade dos fatos, da violência nossa de cada dia, que se abateu sobre a cidade.

Ávidos por uma fotografia, uma imagem de celular, um flagrante que provoque uma sensação de quebra da rotina, muitos se arvoram repórteres sensacionalistas. Estas mesmas pessoas esquecem das famílias das vítimas, filhos, esposas, pais e mães ... Entes que choram, inconsoláveis, uma perda.

Alí, estendido no chão, ante olhares e expressões atônitas padece um cidadão, mais um filho do abandono e da miséria. Na verdade, mais uma vítima de uma sociedade cretina e cruel, que somente se apresenta ao moribundo quando de sua sentença condenatória e enclausuramento. Aquela que, antes de condená-lo, deveria assisti-lo em suas necessidades básicas, é a mesma que, neste momento, o chama de bandido.

Parafraseando o ilustre Professor Mário Jambo, tomo emprestado o conteúdo de suas sábias palavras para reafirmar aquilo que todos e todas deveriam questionar, o que deveríamos nos perguntar ante cada novo crime, e já são tantos, para nós mesmos: "Esses pobres miseráveis que vivem ao arrepio da lei pelo infortúnio e por obra e graça de uma sociedade excludente, e nesta devemos todos nos incluir, serão mesmo os verdadeiros criminosos? O que assusta e, ao mesmo tempo, tanto aproxima o animal interior humano em torno dessas imagens que se tornaram rotina em nossa cidade?

Em verdade vos digo que a insensibilidade de algumas pessoas beira a insanidade.
.
..

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIA DA ÁRVORE

No próximo dia 21, sexta-feira, celebramos o Dia da Árvore. Convidamos você a fazer barulho na internet e a divulgar nossa petição pelo Desmatamento Zero. Vamos dar um grito nas redes sociais para mostrar que imagens como essa são inaceitáveis.

Divulgue a Campanha

Precisamos de 1,4 milhão de assinaturas para levar ao Congresso esse projeto de lei popular pelo desmatamento zero. Mais de 500 mil pessoas já se uniram a nós!
Mobilize-se nas suas redes sociais. Vale tudo: Facebook, Twitter, Google+,etc. Espalhe essa mensagem!
Este ano completamos 20 anos no Brasil, graças a pessoas como você, que acreditam que um futuro mais verde e pacífico é possível. Faça parte do Greenpeace, junte-se a nós.

Um abraço,
Tatiana de Carvalho
Coordenadora da Campanha da Amazônia
Greenpeace

Pesquisadores reunidos nos EUA defendem vacina como instrumento essencial para erradicação da aids


Da Redação da Agênica de Notícias da Aids com informações do Unaids

Mais de mil pesquisadores e ativistas se reuniram na semana passada em Boston, nos Estados Unidos, para a AIDS Vaccine 2012, uma das principais conferências de vacinas relacionadas à aids. Apesar das várias abordagens de prevenção já disponíveis no mundo, como o preservativo, a circuncisão e as profilaxias pré e pós-exposição, especialistas defenderam a criação de uma vacina preventiva contra o HIV. 

Nem as constatações de que uma vacina precisaria de muito tempo e dinheiro (EUA investiram 845 milhões de dólares em 2011 e não encontraram um produto com grande eficácia) para ser descoberta e que o tratamento já mostra eficácia na prevenção do HIV tiram da cabeça dos participantes da Conferência a importância de um instrumento para imunizar às pessoas do HIV.

"Sabemos que os antirretrovirais reduzem drasticamente a probabilidade de transmissão do vírus da aids, e esta estratégia tem que ser adotada urgentemente e de maneira generalizada em todo o mundo, mas isto não é um substituto para uma vacina preventiva. Precisamos de uma vacina que nos ajude na prevenção de novos casos do HIV", disse Myron Cohen, professor da Universidade da Carolina do Norte e líder do estudo internacional para uma vacina contra o HIV HPTN 052.

Tipos de vacina

Conforme explica o boletim Vacinas, uma publicação do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), de São Paulo, à existência de uma vacina preventiva anti-HIV pode levar à erradicação da aids, como já aconteceu com a varíola. Para isso, o produto usado na vacina deve ser capaz de produzir uma reação no sistema imunitário suficiente para neutralizar, eliminar ou controlar o HIV.

A vacina pode ser preventiva, para pessoas sem HIV. Nesse caso, ao entrar em contato com o HIV, o organismo já teria uma resposta imunitária para controlar o vírus. As vacinas contra a varíola ou contra a pólio são exemplos bem-sucedidos. Ela também poderia ser terapêutica, para as pessoas com HIV com o objetivo de neutralizar o vírus após reação do sistema imunitário. Em Recife houve uma pesquisa de uma vacina terapêutica.

Mais de 60 vacinas já foram experimentadas em todo o mundo, seja em Fase I ou II (antes do teste em larga escala, com muitas pessoas). Já houve duas pesquisas de Fase III na Tailândia e nos Estados Unidos, envolvendo 7.500 voluntários, que chegaram a resultados negativos. Mas mesmo assim muito se aprendeu com estes testes.

Em 2009, a pesquisa RV144 feita na Tailânda e que testou a combinação de dois produtos obteve uma resposta modesta, por volta de 31%, de prevenção ao HIV. No entanto, ela encontrou importantes informações sobre como o sistema imunológico reage ao HIV.

“Nosso conhecimento hoje é mais sofisticado e está aumentando cada vez mais, o que nos dá uma possibilidade maior de obtermos sucesso num produto mais eficaz para uma vacina”, afirma Glenda Gray, professora da Universidade sul-africana de Witwatersrand e diretora da Rede de Pesquisas para uma Vacina contra o HIV na África.

Hoje, há apenas um ensaio clínico para uma vacina contra o HIV em andamento, o HVTN 505. Os testes estão sendo feitos nos Estados Unidos com homens que fazem sexo com homens e transgêneros.

Algumas pesquisas estão sendo planejadas, incluindo três ensaios que já mostram bons resultados na África do Sul e na Tailândia, mas estes não devem ter os testes retomados antes de 2014.

Brasil

No Brasil há centros nacionais de pesquisas de vacinas anti-HIV em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em maio, quando no dia 18 é celebrado o Dia Internacional de Conscientização por uma Vacina Anti-HIV, o movimento de Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Anaids) enviou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Frente Parlamentar de Combate ao HIV e Aids e a outros integrantes do governo federal, uma carta solicitando intervenção durante a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária e do Orçamento da União para o investimento em pesquisa de diversas áreas ligadas ao HIV e aids. 

O documento, assinado por 36 ativistas e representantes de grupos, Fóruns e Conselhos na área da saúde, pede uma vacina contra o HIV e aids, que seria essencial para reduzir os mais de 12 mil casos de mortes em decorrência da aids por ano no Brasil. “É como se a cada dia um ônibus com 32 pessoas sofresse um acidente fatal... O uso do preservativo continua sendo a medida de prevenção mais importante neste campo, mas depois de vários anos comprava-se insuficiente para um controle mais profundo da epidemia”.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta a elaboração e execução do orçamento anual e trata de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União.
.
..

VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação / III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza

Durante cinco dias, cerca de mil pessoas e 50 palestrantes participarão do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)


Dentro de uma semana, Natal (RN) será transformada na capital da conservação da natureza. É que de 23 a 27 de setembro acontecerá no Centro de Convenções de Natal o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que será realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Nesses cinco dias, cerca de 50 especialistas em conservação estarão proferindo palestras nese evento, que é considerado o mais importante palco científico para discussão e debates sobre conservação de áreas protegidas.

A abertura do evento está marcada para o dia 23, a partir das 19h30, com a participação da diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Em seguida, os quase 1.000 participantes do VII CBUC serão recepcionados com um show de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz.

O VII CBUC tem como tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade” e o objetivo é debater a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade, sobretudo as áreas marinhas e oceânicas.

Nas conferências e painéis, serão abordados vários aspectos das áreas protegidas terrestres e marinhas, como a “Biodiversidade e o Desenvolvimento Econômico”, “Relação entre as Mudanças Climáticas Globais e a Diversidade Biológica”, “Estratégias e Modelos de Gestão de Áreas Protegidas” e “Consolidação dos Sistemas de Áreas Protegidas”.

Dentre os destaques da programação estão três conferências: “Benefícios econômicos das áreas protegidas marinhas”, que será proferida por Stephen Mangi, economista do Plymouth Marine Laboratory, do Reino Unido; “Riscos à biodiversidade pela exploração de petróleo em águas profundas e no pré-sal brasileiro”, abordada por Fabio Moretzsohn, cientista da Harte Research Institute for Gulf of Mexico Studies e da Texas A&M University; e, “O contexto mundial e as metas de conservação do Brasil”, que será apresentada por Sarat Babu Gidda, Oficial do Programa de Áreas Protegidas do Secretariado da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica.

A programação do VII CBUC contempla ainda o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que acontece em paralelo ao Congresso. As palestras do simpósio ocorrerão de 24 a 26 de setembro, a partir das 14h30, e englobarão quatro grandes temas: Áreas Naturais Protegidas: Gestão para Resultados; Proteção da Biodiversidade Marinha; Negócios e Áreas Protegidas; e, Planejamento na Escala de Paisagens e Unidades de Conservação.

Os interessados em participar do evento ainda podem fazer inscrições na secretaria do evento, no Centro de Convenções de Natal, nos seguintes dias e horários: 23 de setembro, das 10h às 18h; nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8h às 18h; e, no dia 27 de setembro, das 8h às 13h30. Os valores no local serão de R$ 900,00 pra profissionais e R$ 530,00 para estudantes, funcionários públicos de órgãos ambientais, mediante comprovação.

Além do VII CBUC, será realizada, no Pavilhão Morton Mariz do Centro de Convenções de Natal , a IV Mostra de Conservação da Natureza. A Mostra reunirá dez expositores que irão apresentar as ações que empreendem na área ambiental e é aberta à visitação pública. A Fundação Grupo Boticário vai expor na Mostra os resultados de 22 anos de ações de conservação da natureza.
________________________________________
Fonte: www.fundacaogrupoboticario.org.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A força da esperança

Primeiro, quando a moda era o consumo inconsequente e a poluição de nossos rios e destruição de nossas flora e fauna, foi plantada a semente da preservação ambiental e proteção a natureza e nos chamaram de ecochatos. E nascia, então, a Sociedade Terra Viva.

Depois, quando o preconceito contra pessoas vivendo com HIV e AIDS e população LGBT era fato, foi plantada a semente do respeito, da promoção e defesa dos direitos humanos para todos e todas e ensinado que somos todos iguais e nos chamaram de loucos. Nascia, então, o Projeto Justiça e Cidadania, através da assessoria jurídica da STVBrasil, para atendimento de tantos e tantas quantos e quantas necessitavam da garantia de acesso a justiça de forma gratuita.

E, quando centenas de crianças, mulheres, idosos e outros segmentos populacionais eram vitimados pela violência e sofriam com o abandono e o desprezo, nascia o Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil para garantir a todos e todas os seus direitos sem ter que pagar para isso.

Era o jeito Terra Viva de espalhar e fazer florescer a semente do bem sobre a nossa terra.

Hoje, vemos surgir, aqui e alí, ecos dessa luta, ramos dessa árvore que no seu adolescer já apresenta tantos frutos e tantas conquistas objeto de suas lutas.

Parabéns à todos e todas que acreditam e somam forças neste sonho de lutar por um futuro melhor para a nossa gente, o nosso povo. Seja na defesa do meio ambiente, seja na defesa e promoção de direitos. E que esta luta nunca cesse, mas se multiplique para a construção de um futuro melhor e fortaleça a força da esperança.
.
..

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escola Municipal Felipe Tavares prepara mostra cultural

A Escola Municipal Felipe Tavares, localizada na comunidade de Taborda, está em fase de preparação da sua I Mostra Cultural que, este ano, terá como tema "Renovando idéias para mudar o futuro".

O trabalho envolve toda a comunidade escolar e O Mipibuense registrou, esta semana, parte dos preparativos que integrarão a mostra que acontece no dia 28 de setembro de 2012, na Escola Municipal Felipe Tavares.

Alunos do Professor João Maria montam maquete.



Professora Nilda orienta alunos na confecção do sabão ecológico.


Alunos da professora Késia trabalham a reciclagem de materiais.



Professor Marcos ensina seus alunos a construção de pufs a partir do reaproveitamento de embalagens pet.


Atento, o diretor da Escola, Ademar Villar, acompanha todas as atividades.


Parabéns à todos e todas que fazem a Escola Municipal Felipe Tavares pela iniciativa.
.
..

terça-feira, 18 de setembro de 2012

REVOLTA DO BUSÃO: a juventude mostra sua força.

Manifestantes ocupam BR-101 em protesto contra o fim da integração


Manifestantes ocuparam duas faixas da BR-101, no sentido Centro-Zona Sul, durante protesto contra a suspensão do sistema de integração no transporte público em Natal. Cerca de mil pessoas participaram do movimento, que começou nas proximidades do Natal Shopping, e alguns seguiram em caminhada em direção ao shopping Midway Mall, através da Avenida Prudente de Morais.

Algumas linhas de ônibus receberam a ordem de pegar caminhos alternativos para fugir do protesto. Já alguns veículos que passaram pelo local onde ocorreu a manifestação ficaram retidos, havendo, inclusivem a pichação de alguns ônibus. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirma que pelo menos quatro pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia de plantão Zona Sul por acusação de desacato.

A suspensão da integração entrou em vigor às 0h desta segunda-feira (17) por decisão do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN (Seturn), que alegou "grande desequilíbrio econômico". O Ministério Público ajuizou, na tarde desta terça-feira (18) para dar fim à suspensão do Passe Livre. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) se posicionou contrária à decisão da Seturn e deve entrar na justiça amanhã para pedir a revogação da decisão dos empresários.
___________________________________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

REVOLTA DO BUSÃO III: hoje, a partir das 17 horas (mais de 2000 confirmam presença)

Estudantes programam mais uma REVOLTA DO BUSÃO, que acontece nesta terçca-feira, 18, em frente ao Shopping Via Direta, na Avenida Salgado Filho, a partir das 17 horas.

Desta vez os estudantes protestam contra o fim da integração dos ônibus, que fora suspensa pelas empresas de transportes coletivos em represália contra a redução do preço da passagem.

Mais de duas mil pessoas já confirmaram participação através das redes sociais.

Todos e todas que se utilizam dos transportes coletivos estão convidados para participarem deste importante momento de luta pelos direitos da população.

"É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas realmente precisam acontecer." (Caetano Veloso)

O que mais envergonha São José de Mipibu é a classe política, dizem internautas.

O Mipibuense realizou consulta para saber a opinião dos internautas sobre o que eles acham que mais envergonha a cidade de São José de Mipibu e obteve o seguinte resultado.

A consulta foi realizada no período de um mês entre os internautas e perguntava "Quem mais envergonha São José de Mipibu?". Foram oferecidas as seguintes opções de respostas:

"1) A mendicância e drogaditos vitimados pelo Crack e outras drogas que se amontoam por toda a cidade; 2) A corja de políticos 'francos, medrosos e medíocres' que, incompetente, deixou a cidade chegar a este ponto e nunca teve coragem para enfrentar seus problemas; 3) Não sei."

Ao final da consulta foram obtidos os seguintes resultados. Por maioria absoluta dos participantes o que mais envergonha a cidade de São José de Mipibu é a classe política, com setenta e dois por cento (72%) dos votos. Em segundo lugar os internautas indicaram os drogaditos, mendigos e etc, com dezoito por cento (18%) dos votos. Entre os participantes, apenas oito por cento (08%) disseram não saber.


O resultado da consulta revela o que já se sente nas ruas. A classe política mipibuense, assim como ocorre em todo o Brasil, precisa ser passada a limpo. A população já não credita mais qualquer confiança nos políticos.

Neste momento eleitoral, esta é uma excelente oportunidade para os candidatos repensarem suas posturas e adotarem condutas mais adequadas aos anseios da população.
.
..

domingo, 16 de setembro de 2012

FRASE

Frase de um observador da cena política provinciana:

"A campanha política, hoje, está mais para carnaval do que para qualquer outra coisa. Não faltam fantasias, ébrios, mentiras, violência e tudo aquilo que não deveria existir por parte de quem pretende governar e melhorar uma cidade. Só não se vê seriedade!"
.
..

CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009