sexta-feira, 3 de junho de 2011

STVBrasil vai se reunir com senadores do RN para pedir apoio a proteção da Mata Atlântica

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva, ONG genuinamente mipibuense e membro do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata ATlântica e da Rede de ONG da Mata Atlântica estará mantendo contatos com os senadores norteriograndenses para buscar o apoio necessário a fim de evitar alterações substanciais propostas no projeto de lei do que se vem chamando de novo Códogo Florestal, liderado pelo deputado federal Aldo Rabelo (PCdoB), já aprovado na Câmara Federal e que será debatido e votado no Senado Federal.

Pontos extremamente importantes como a liberação de áreas estratégicas para desmatamento indiscriminado, como reserva legal e outras, e anistia para desmatadores estão sendo questionados pelo movimento ambientalista.

Dentro de sua programação a STVBrasil já tem agendada reunião com o Senador Paulo Davim (PV RN), para a próxima segunda-feira, 06, quando juntamente com outras ONG ambientalistas potiguares estarão buscando o apoio do parlamentar.

Nos dias 13 e 14 de junho, a STVBrasil estará em Brasília participando da reunião do Fórum Brasileiro de ONG e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Esqueceram o principal ...

Por Perceval Carvalho*

Quem viu a TV nesta sexta-feira, 03, pode assistir falas do clã familiar do engenho (pai e filho) conclamando a população para filiar-se ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Tanto pai quanto filho finalizaram suas falas chamando os telescpectadores a unirem-se pela construção de um Rio Grande do Norte mais justo.

O clã esqueceu de falar das traições cometidas por políticos golpistas e antidemocráticos contra os próprios aliados, a covardia praticada contra cidadãos e cidadãs de bem, a lei da mordaça em São José de Mipibu, o apagão vespertino contra famílias humildes, o abandono proposital do meio ambiente para fins espúrios ... Esqueceram o principal.

Todavia estas heranças malditas estão gravadas na memória popular mipibuense e servirão de sombra para quem, por mais de uma década, usurpou os direitos de toda uma população.

Querer aparacer bom na TV é fácil. Difícil é por isso na prática.

Que venha 2012!

FALA SÉRIO

Fala Sério - por Peteleco da Viola

CAÇADA POLÍTICA: barbas de molho papagaia!

De acordo com fontes da mídia estadual o senhor do engenho não desistiu e continua disposto e na caçada para capturar o PMDM, do Deputado Henrique Alves ou mesmo o PSD, do vice-governador Robson Farias.

Os incautos e incautas da província que se cuidem. A caçada está apenas começando e as articulações prometem uma batalha longa e papagaia é bicho de vôo curto e precisará de apoio de assas largas para superar a tempestade política.

CONVITE

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE II

Para registrar as comemorações do Dia do Meio Ambiente em São José de Mipibu a STVBrasil - Sociedade Terra Viva, através do Programa Cidadania.com, convidou a Secretária de Turismo e Meio Ambiente de São José de Mipibu, Aline Patrícia, para uma entrevista que será realizada neste sábado, di 05 de junho, dia em que o Brasil comemora o Dia do Meio Ambiente.

Esta é uma excelente oportunidade para que o governo municipal possa apresentar um relatório de suas atividades na área ambiental, as suas propostas para o futuro, além de proporcionar à população mipibuense um momento de reflexão sobre os problemas ambientais.

Você, irmã e irmão leitores, já podem encaminhar as suas perguntas para o e-mail omipibuense@gmail.com



05 DE JUNHO: DIA DO MEIO AMBIENTE


Neste dia 05 de junho o Brasil comemora do Dia do Meio Ambiente. Em todo o país estão sendo realizadas atividades alusivas a data no sentido de promover a sensibilização da população e alertá-la para a importância de um ambiente equilibrado e livre de poluição e da preservação deste ambiente para as gerações futuras.

A STVBrasil, como uma práxis de mais de dez anos, continuará com seu trabalho de sensibilização da população e defesa do meio ambiene, seja em suas sedes, seja no campo e nas cidades, seja nos espaços de controle social como Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Rede Nacional de ONG da Mata Atlântica, Fórum Brasileiro de ONG e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento e em todos os lugares onde for nos possível a participação, sempre defendendo aquilo que acreditamos.

STVBrasil - Sociedade Terra Viva
10 anos de luta em defesa do Meio Ambiente

"Porque quando a gente gosta é claro que a gente cuida."

Seminário COPA 2014 em Natal: O Direitoà Cidade!

Seminário COPA 2014 em Natal: O Direitoà Cidade!

Seminário Copa 2014 em Natal: O Direito à Cidade, promove discussão sobre mobilidade urbana, durante SEXTA Ecológica/Semana de Meio Ambiente da UFRN.

A Diretoria de Meio Ambiente - DMA , através da Superintendência de Infraestrutura - SIN, e em parceria com o Departamento de Arquitetura da UFRN, promove o Seminário "Copa 2014 em Natal: O Direito à Cidade", no próximo dia 3 de junho, sexta-feira.

Na oportunidade, será apresentado o projeto de mobilidade urbana para Natal que alimentará o debate sobre o legado que um evento deste porte, pode/deve deixar às cidades-sedes. A apresentação será feita pelo prof e engenheiro Enilson Santos e a asrquiteta adriana Torquato.

O Seminário faz parte da agenda de atividades programadas pelo Comitê Popular da Copa,formado por várias entidades e instituições para influenciar nos destinos da Copa do Mundo 2014, com a finalidade de dar visibilidade ao tema, aproximar o cidadão do evento e permitir que ele mesmo possa ser um fiscal, acompanhando e cobrando ações das instâncias responsáveis. A ideia é garantir o respeito aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais dos cidadãos natalenses, possibilitando um legado positivo para a cidade.

Na UFRN, o Seminário Copa 2014 em Natal... está inserido na programação da SEXTA Ecológica, que acontece por ocasião da Semana de Meio Ambiente da UFRN.

A SEXTA Ecológica acontecerá no dia 3 de junho, no Centro de Convivência da UFRN, das 8 às 14:00h. O Seminário está marcado para o período das 8:30 às 11:30h, na Oficina de Tecnologia Educacional - OTE, sala 18 do Centro de Convivência.

Informações: DMA - dmacomunica@infra.ufrn.br / 3215 3162 (ramal 234)

TRIBUNA POPULAR

"Vamos fazer bota fora também das gestoras de mipibu e do estado para ser o trio completo.
Os alunos das duas esferas estão sendo prejudicados,sendo o estado em greve e o municipio com escolas em reformas,tendo até uma interditada pela Defesa Civil.
Quanta falta de respeito com nossos filhos!
Quando será que nossos filhos terão garantidos pelo menos as quatro horas e meia de aulas?
SEU PERCEVAL faça um levantamento quais os filhos dos políticos mipibuenses que estudam em escola públicas?
Será que os candidatos de 2012 também tem seus filhos estudando em escolas publicas?"

quarta-feira, 1 de junho de 2011

#FORA MICARLA II

Neste momento, em Natal, milhares de pessoas caminham pela BR 101, em direção ao viaduto de Ponta Negra, no segundo grande protesto contra a adminstração da prefeita Micarla de Souza.

Mais uma vez o movimento #FORA MICARLA, organizado através das rede sociais virtuais promove uma grande mobilização que chega a prejudicar o trânsito até mesmo nas ruas do entorno do evento. As ruas Romualdo Galvão, Salgado Filho, Prudente de Morais e demais ruas estão completamente lotadas de veículos e com trânsito em total lentidão.


STVBrasil pretende criar serviço de atenção nutricional em São José de Mipibu

A STVBrasil está negociando apoio para implantação de serviço de atenção nutricional em sua sede de São José de Mipibu.

De acordo com a diretora executiva Conceição Barbosa a idéia é oferecer um serviço gratuito mas com qualidade para as pessoas mais humildes. "Nestes momento, estamos negociando com instituições e pessoas para que possamos contar com uma equipe de voluntários da área de nutrição para prestação deste serviço à comunidade. A idéia veio da própria população e de amigos que, preocupados com o sobrepeso de familiares, nos procuraram para falar sobre o assunto. A STVBrasil está sempre de portas abertas para receber as sugestões do nosso povo e fazer aquilo que nos é pedido. É claro que as dificuldades são muitas e não contamos com qualquer apoio da prefeitura, por exemplo, que tem obrigação e poderia dar um bom suporte para que pudéssemos ampliar a atenção que já disponibilizamos. Mas vamos continuar o nosso trabalho porque acreditamos no que fazemos."

As conversações estão avançadas e o próximo passo será organizar uma estrutura para oferta do serviço, tendo em vista que o espaço da sede da STVBrasil é insuficiente.

Estaremos acompanhando os debates e em breve publicaremos novidades.

BAZAR TERRA VIVA: MICROFONE SAMAK por apenas R$ 5,00


Microfone SAMAK por apenas R$ 5,00.
(Sem cabo - imagem meramente ilustrativa)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto (in)portante

Está prestes a ser transformado em lei o projeto do deputado Fábio Dantas que cria o Dia do Blogueiro.


Deputado, se é por falta do que fazer ...


Definitivamente, nós não precisamos de ninguém de fora para dizer na nossa cara que o Povo mipibuense não tem filhos inteligentes.

A fala da esposa de um pretenso candidato local, em um blog, deixou muita gente boa de São José de Mipibu indignada.

Segundo a nota publicada, São José de Mipibu nunca teve e não teria ninguém com inteligência para governar a cidade.

Não fosse esta fala pronunciada por alguém de dentro do meio político tudo passaria despercebido. Todavia, quando se trata de fontes do meio ou com pretensões políticas a coisa muda e muito. É muita soberba chegar aqui e humilhar a todos e todas sem qualquer respeito. Principalmente quando os humilhados são aqueles e aquelas que lhe receberam bem, que lhe trataram e tratam bem, que lhes respeitam e até mesmo lhes pagam bem.

Humildade e respeito é coisa de mipibuense de verdade. Muito embora a verdade as vezes dói. Mas deve ser sempre bem vinda.

O Povo mipibuense, e nele devemos incluir a todos e todas, políticos e não partidários, é um Povo pacato, educado, trabalhador e que sempre acolheu bem a todos e todas que por aqui se achegaram e que muitas vezes lhe tratam tão mal.

Humildes e filhos de pessoas simples, mas de bem e do bem, fomos ensinados a respeitar e tratar bem, mesmo quando é preciso desafiar.

Agora, chamar o Povo mipibuense de burro é querer sublimar os direitos de toda uma população. Com todos os seus defeitos enquanto gestora a prefeita Norma Ferreira é uma cidadã e merece, como pessoa, respeito. O ex-prefeito Arlindo Dantas, apesar de todos os seus equívocos políticos e pessoais, merece respeito. Assim, como todos e todas que ousem lançar-se candidatos e candidatas a cargos públicos merecemos respeito.

São José de Mipibu conta, hoje, com um sem número de profissionais graduados, especialistas, mestres, doutores e até mesmo pós-doutores. Esta terra querida, que tanto amamos, é mãe de tantos nomes ilustres na história brasileira que faltaria espaço neste Blog para elencá-los todos.

Definitivamente, nós não precisamos de ninguém de fora para dizer na nossa cara que o Povo mipibuense não tem filhos inteligentes.

TRIBUNA POPULAR

"Existem forasteiros que se acham donos de São José e ainda são audaciosos quando dizem que a aldeia mipibuense nunca teve pessoas inteligentes para gerenciar o municipio. É muita cara de pau,chegar na terra alheia e ainda substimar os mipibuenses."
......

FORA MICARLA E ROSALBA III

Articulado através das redes sociais virtuais mais um FORA MICARLA e ROSALBA vai acontecer nesta quarta-feira, 01 de junho, às 18 horas no largo do machadão, no bairro da Lagoa Nova em Natal.


O convite já saiu do espaço virtual e circula impresso pelas universidades, faculdades, escolas da região durante toda esta semana e promete fazer uma grande mobilização.


Em São José de Mipibu, na semana passada, foi criado o Fórum de Defesa de São José de Mipibu, um espaço para debate e escuta das muitas vozes das populações que sofrem com o atual estado de abandono da cidade e a próxima reunião será no próximo SÁBADO, dia 04, na Escola Municipal Severino Bezerra de Melo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PMDB DÁ MEIA VOLTA NO CAMINHO DO ENGENHO

Notícias locais davam conta de que o velho PMDB mipibuense estaria sendo entregue ao grupo do engenho e que já estaria em larga embalada descendo a ladeira.

Todavia, pretendendo mostrar seu poderio político na terrinha o deputado Hermano Morais mandou dar meia volta e, segundo se sabe, assumiu o controle de um dos mais antigos partidos políticos mipibuenses.

A tentativa de apropriação do PMDB pelo grupo do engenho desagradou a família Ferreira, que, logo que tomou ciência da manobra, empreendeu todas as suas flageladas forças para impedir a manobra. Flageladas forças porque se não fosse a interferência do do deputado Hermano o barco teria naufragado.

Este episódio nos ensina duas lições, a saber:

1- A força política do grupo Ferreira atingiu o ponto máximo do seu declínio e decadência, tornando patente que estão totalmente dependentes de forças exógenas para poder caminhar;

2- O grupo do engenho está enfraquecido e mal pago. Perdendo a sua primeira batalha, ainda mesmo nas preliminares, para alguém de fora do município. O que revela o desprestígio do velho cacique e senhor de engenho junto a cúpula pemedebista.

Este contexto político revela a abertura de um espaço importante para novas lideranças na cena local e, com o aumento do número de vagas na câmara, a coisa tende a piorar para as bandas tanto da do dos bridões da Lagoa do Fumo quanto do chicote do senhor do engenho.

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)

domingo, 29 de maio de 2011

CHUVAS E LAMAS ATORMENTAM TABORDA

Um serviço realizado na rua principal de Taborda vem tirando a tranquilidade dos moradores. O fato que fora colocado barro para, provavelmente, tapar os buracos que se amontoavam.



No entanto, com as chuvas, o que era solução transformou-se em tormento. O barro dissolve e torna-se lama e muita lama, impedindo até mesmo o tráfego de veículos pelo local. Até mesmo as aulas já tiveram que ser suspensas por causa do lamaçal.

VOCÊ CONHECE O PÓRTICO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU?

Quem chega em São José de Mipibu, vindo do sul, é recebido com um belo pórtico. Na verdade um grande buraco incrementado pela incompetência do governo municipal.


O buraco já fez aniversário de dois anos e nem mesmo a duplicação da BR 101 conseguiu tirar o seu brilho.

Os condutores de veículos precisam fazer malabarismos para conseguir se livrar do buraco.

O empresariado mipibuense bem que poderia dar as mãos e mostrar que quando se quer se faz e mandar tapar o buraco.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Mais um dia de trabalho voluntário na STVBrasil - São José de Mipibu.


Ao final da manhã a equipe do Centro de Referência se reúne para avaliar os resultados do mês de maio.

Se você é estudante de nível superior venha fazer seu estágio voluntário na STVBrasil. O Povo mipibuense precisa de você!

TRIBUNA POPULAR

Há males que vem para o bem. Me refiro ao assalto da Associação mipibuense de comunicação.
No período em que o pai do deputado FD foi prefeito, esses atos aconteciam da mesma forma que acontecem hoje. Mas, só agora, depois de ocorrer numa instituição da qual seu interesse político está diretamente ligado a mesma é que veio se dar conta de que pimenta nos olhos dele não é refresco.
Espero que as condições de segurança no estado e mais precisamente em nossa amada mipibu melhorem. Pois, não me sinto bem com esses acontecimentos e não quero que aconteça à ninguém o que aconteceu com meu filho no dia 30 de abril, quando o mesmo foi assaltado as 9:30 da manhã, próximo a minha residência praticamente no centro da cidade.
Não quero daqui fazer críticas aleatórias, só estou exercendo o direito a opinião e a livre expressão de pensamento. Não sou dono da verdade mas, tenho certeza que estou fazendo uso honesto dela.
Que Deus abençoe nossa linda e sofrida mipibu!

MOISÉS GALVÃO

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, amigo João Ventura, informa e convida a população para participar do processo de eleições dos membros do Conselho Municipal de Saúde de São José de Mipibu, a se realizar na data de 29 de julho de 2011, na Câmara Municipal de São José de Mipibu, seguindo a programação abaixo.

Das 08 às 11 horas
- Escolha dos representantes dos usuários

Das 13 às 15 horas
- Escolha dos representantes dos trabalhadores em saúde

Às 15 horas
- Escolha dos representantes dos prestadores de serviço à saúde

Todos estão convidados.

STVBrasil participa da Semana Nacional da Mata Atlântica em Curutiba - PR

Atendendo a convite da Rede Nacional de ONG da Mata Atlântica e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica a STVBrasil - Sociedade Terra Viva esteve representando o Rio Grande do Norte durante a Semana Nacional da Mata Atlântica, na cidade de Curitiba - Paraná, de 25 à 27 de maio.

(Manifestação em defesa da Mata Atlântica)

A Mata Atlântica, que já esteve presente em grande parte do território brasileiro, conta, hoje, com apenas cerca de 07 % de sua cobertura original. Ou seja, apenas cerca de 07 % do que havia originalmente em nosso país e em sua maioria encravadas em áreas urbanas e sofrendo grande influência das cidades.

(Perceval Carvalho e Ives, a nova Coordenadora Geral da RMA)

A Semana Nacional da Mata Atlântica foi organizada pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Paraná e tem como objetivo divulgar a importância da Mata Atlântica e promover a sua proteção em todo o país.

(Perceval Carvalho e Ednaldo Vieira, Presidente da Fundação SOS Mata Atlântia Cearense e Coordenador da RMA)

Paralelamente aconteceram, também, a Assembléia Geral Anual da Rede de ONG da Mata Atlântica e a reunião anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, onde foram debatidas estratégias de proteção do bioma e de luta para tentar evitar a efetivação da nova Lei Florestal, mais conhecido como Novo Código Florestal.

(Mauro Mantovani - representante da ONG SOS Mata Atlântica e Perceval Carvalho)

Durante a Assembléia Geral da Rede de ONG da Mata Atlântica a STVBrasil, representada pelo mipibuense Perceval Carvalho, foi indicada para presidir o Conselho Fiscal da entidade pelo próximo biênio, o que deve se considerar uma conquista para o nosso estado e para o Nordeste.

UMA LIÇÃO DE VIDA

Em uma dessas manhãs de sábado mipibuense, quando toda a equipe do Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil se encontra em pleno atendimento as dezenas de irmãs e irmãos que os procuram em busca de ajuda, recebemos a visita de um cidadão mipibuense, desses que a gente nunca mais vai esquecer.

Eis que sentando em meu birô, aguardando mais um cliente, entra na sala o nosso amigo, a quem chamarei apenas por meu amigo, com as mãos cheias de pequenas vazilhas e com um largo sorriso em seu rosto.

Antes de qualquer cumprimento ele já anuncia:

- Doutor, estou muito feliz e trouxe a minha família toda para agradecer o que vocês fizeram por mim.

- Bom dia meu amigo! Mas, você não precisa agradecer por nada, esse é o nosso trabalho, é o trabalho da Sociedade Terra Viva!

- Agora eu tenho meu dinheirinho todo mês, graças a vocês e eu vim agradecer. Trouxe-lhe estes presentes. São simples, mas são o fruto do trabalho honesto das minhas próprias mãos. O que tenho feito todos os dias, junto com minha família para vender e ganhar o sustento. Não tenho muitas posses, mas quero ter a honra de dividir com vocês esta alegria de estar hoje com um dinheirinho certo todo mês e não ter mais que passar necessidades e devo isto ao trabalho de vocês.

Confesso que muito me emocionei. Mesmo estando acostumado com a rotina de nosso serviço, não me contive. Esses episódios são mais comuns do que se possa imaginar. Mas, a lição que devemos tirar destes casos é o respeito e o carinho que temos em nossos corações. O amor com que nos dedicamos ao exercício da caridade e que empreendemos em nosso trabalho.

Essa permuta de expressões de carinho, de sentimentos de amor e respeito são a nossa maior recompensa.

Venha conhecer o trabalho da STVBrasil - Sociedade Terra Viva!

Venha praticar a caridade e declarar o seu amor pelo Povo mipibuense!

FORUM DE DEFESA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

FORUM EM DEFESA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Buscando resgatar o desejo da grande maioria da população de São José de Mipibu, que clama por segurança, saúde, educação e pelo cidadania plena para todos e todas cidadãos e cidadãs mipibuenses, foi criado na noite de deste sábado o Fórum em Defesa de São José de Mipibu.

O Fórum tem como o objetivo reunir o Povo mipibuense, autoridades, pessoas físicas e jurídicas, profissionais com atuação local, pessoal da mídia, partidos políticos, sindicatos, igrejas, associações, movimentos sociais, trabalhadores e todos e todas interessados(as) em lutar pelos direitos da população e pelo pleno funcionamento dos serviços públicos.



Na sua primeira reunião, realizada na sede da Mipibu Locações, no Conjunto Tancredo Neves, participaram o Adivanil Pontes do PSOL, Perceval Carvalho e Conceição Barbosa da STVBrasil, Evandro Freire representante do grupo político do deputado Fábio Dantas, Carlinhos do Blog Carlinhos do Gás, representante do Blog Mipibu Digital, Fran Moura, entre outras pessoas interessadas, onde foi apresentada a proposta do Fórum e proposta uma primeira ação que pretende chamar atenção dos governos para a ampla insatisfação que se registra no meio popular ante os problemas sociais que se agigantam na cidade.

A reunião, na verdade, foi o primeiro passo para a construção de um espaço onde todo e qualquer cidadão e cidadã possa apresentar os problemas da sua comunidade e debater conjuntamente a busca de soluções.

Já está agendada uma nova reunião para o próximo sábado, a noite, quando serão retomadas as discussões e adotados os encaminhamentos.

Todos estão convidados a participar. Em bre estaremos divulgando o local e horário do evento.

Mark Twain

Se você apanha um cachorro faminto e o alimenta, ele não o morderá.

Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem.


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009