sábado, 25 de setembro de 2010

BRIGA JUDICIAL ENTRE CAMARA MUNICIPAL E PREFEITURA

A Câmara Municipal de São José de Mipibu ingressou com ação judicial - MANDADO DE SEGURANÇA contra a Prefeitura para tentar recuperar parte do dinheiro que é repassado mensalmente e que foi reduzido em cerca de 1%.

Pelo visto os brandos ventos que embalaram amores políticos de campanhas anteriores hoje se transformaram em temporais e este inverno, que está só começando, promete durar até as próximas eleições para prefeito.

O processo corre na Comarca de São José de Mipibu sob número 0000533-76.2010.8.20.0130.
___________________________________________

Dados do Processo
Processo:
0000533-76.2010.8.20.0130 (130.10.000533-0)
Classe:
Mandado de Segurança
Área: Cível
Local Físico:
26/07/2010 11:23 - Secretaria Judiciária - P8 - Aguardando resposta, sobre o cumprimento da Decisão
Distribuição:
Sorteio - 10/05/2010 às 17:11
Vara Única - São José do Mipibu
Juiz:
Miriam Jácome de Carvalho Simões
Partes do Processo
Impetrante:  Mesa Diretora da Câmara de Municipal de São josé de Mipibu
Advogado: Jussara Sales de Souza 
Impetrada:  Prefeita Municipal de São José de Mipibu, Sra. Norma Ferreira Caldas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TRIBUNA POPULAR

"Os lobos maus vestidos de cordeiros sempre enganaram, estão sendo desmascarados. Agora, graças ao acesso a net e programas de rádio e até o boca a boca, quando precisaram ajuda sobre o esclarecimento de pontos do pcccs, eles não sabiam responder, como também ficou provado o conformismo deles em relação a perseguição aos educadores. Diziam é assim mesmo, a prefeitura tem mandar esse educadores para sala de aula porque a folha de pagamento está comprometida e não podemos fazer nada, fiscalizamos e é verdade. E partir daí se começou a ficar de olhos neles e ver quando desfilavam em carros oficiais, quando se ia na smec, eles sempre estavam em reunião com a chefona, as escondidas, ninguem tinha conhecimento, como até agora ninguém sabe como e quem faz parte do conselho municipal de educação. "

QUEM VOCÊ RESPONSABILIZA PELO APARTHEID GEOGRÁFICO QUE DIVIDIU SÃO JOSÉ DE MIPIBU?

O Mipibuense realizou pesquisa entre os internautas e divulga aqui os resultados.

A grande maioria dos eleitores entende que a responsabilidade é da prefeita Norma Ferreira, que recebeu 48% dos votos.

Em segundo lugar os eleitores escolheram o Governo Federal com 32% dos votos.

Em terceiro lugar os eleitores indicaram como responsável pela divisão da cidade o Povo, com 8% dos votos.

Em quarto lugar foram indicados os vereadores, com 6% dos votos.

Do total de eleitores 4% disseram não saber de quem seria a responsabilidade pela divisão da cidade.

A pesquisa foi realizada durante o período de 15 à 24 de setembro de 2010, entre internautas leitores do blog O Mipibuense.

OS TRAPALHÕES

Quem é vivo vai lembrar que desde o ano 2005 estamos cobrando o debate sobre aumento de salário para os trabalhadores do serviço público municipal. Seja professor, técnico de nível médio, nível elementar, em fim, todas as categorias do serviço público.

Pois bem, somente agora, passados exatos seis anos, os malandros do sintCIT descobriram que os trabalhadores foram esquecidos pelo próprio sintCIT quando venderam a categoria por várias ocasiões.

E o que se pergunta é se isso seria amnésia, oportunismo ou o que? Porque será que somente agora descobriram que todos os trabalhadores precisam do aumento e têm direitos? Os meninos malandros do cintCIT estavam cegos ou negociaram de acordo com os desígnios da prefeita, sua chefe?

Como é que se tem a cara de pau de aparecer agora dizendo que descobriu que o trabalhador e a trabalhadora têm direitos? Esses direitos surgiram agora? Em plena campanha? Esquisito...?

Bem, malandros CITeiros e oportunismos a parte, o que importa é que até que em fim fizemos ouvir o grito dos excluídos de São José de Mipibu. Estávamos certos quando cobrávamos e denunciávamos o abandono de um grande grupo de profissionais que foram esquecidos através dos tempos, tanto pela papagaia de pirata quanto por aqueles e aquela que usurpam os direitos do trabalhador. Aqueles e aquela que usam celular e outras cositas mas pagos com dinheiro da contribuição dos associados que nunca viram uma prestação de contas pública.

E atentai trabalhador e trabalhadora! Além da papagaia de pirata e do demônio das laranjeiras, tem autoridades conluiadas com os malandros da sintCIT para lhe enganar. Atentai!!!

E O Mipibuense abre espaço para que os meninos da sintCIT enviem a prestação de contas do que está sendo feito com o dinheiro da contribuição dos associados aqui, para que todo o nosso Povo possa tomar conhecimento.

O Mipibuense

RETA FINAL

A pesquisa para saber a opinião dos leitores e leitoras dO Mipibuense sobre a quem eles atribuem a responsabilidade pelo APARTHEID GEOGRÁFICO imposto pelo DNIT - leia-se Governo Lula, através do muro da BR 101, está na reta final.

Faltam poucas horas para o final da pesquisa e você não pode deixar de votar.

Dê a sua opinião! Neste sábado, 25, estaremos divulgando o resultado e comentando-os durante o programa de rádio Cidadania FM, na FM Olho Dagua, a partir das 10 horas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

JURISTAS CRITICAM LULA DA SILVA

Após ataques de Lula, juristas lançam 'Manifesto em Defesa da Democracia'
 
Durante ato público no Largo de São Francisco, presidente é comparado ao ditador Benito Mussolini pelas suas declarações hostis à imprensa Juristas que marcaram sua trajetória na luta pela preservação dos valores fundamentais lançaram ontem nas Arcadas do Largo de São Francisco, em São Paulo, o Manifesto em Defesa da Democracia, com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O palco para o ato público foi o mesmo onde, há 33 anos, o jurista Goffredo da Silva Telles leu a Carta aos Brasileiros, contra a tirania dos generais.
 
O agravo em 43 linhas condena o presidente Lula, que, na reta final da campanha à sua sucessão, distribui hostilidades à imprensa e faz ameaças à liberdade de expressão e à oposição.

Uma parte do pensamento jurídico e acadêmico do País que endossou o protesto chamou Lula de fascista, caudilho, autoritário, opressor e violador da Constituição. O presidente foi comparado a Benito Mussolini, ditador da Itália nos anos 30. "Na certeza da impunidade (Lula), já não se preocupa mais nem mesmo em valorizar a honestidade. É constrangedor que o presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas 24 horas do dia", disse Hélio Bicudo, fundador do PT, do alto do púlpito da praça, ornada com duas bandeiras do Brasil.

Sob o sol forte do meio-dia, professores, sociólogos, economistas, intelectuais, escritores, poetas, artistas, advogados e também políticos tucanos cantaram o Hino Nacional. Muitos dos presentes ao ato público de ontem estavam no mesmo local em agosto de 1977 para subscrever a Carta aos Brasileiros.
___________________________________

APARTHEID OU RACISMO PROFISSIONAL

Como se já não bastassem os apartheid's geográfico, cultural e religioso impostos ao Povo Mipibuense, o sintCIT acaba de criar o APARTHEID PROFISSIONAL, separando a categoria dos trabalhadores em educação ou educadores em duas.

De acordo com os malandros da CIT os trabalhadores hoje são classificados assim:

a) Docentes ou professores (os que estão em sala de aula);

b) "Servidores não docentes"* (segundo a sintCIT, uma classe subalterna e desprovida de capacidade intelectual para ser educador).

Uma divisão que deverá levar grande desgaste aos meninos malandros da sinCIT, tendo em vista que este tipo de pensamento falta com respeito e não acresce qualquer coisa aos muitos e muitas trabalhadores que pagam suas contribuições para assim serem tratados.

É imperioso ressalvar que estes trabalhadores e trabalhadoras que estão sendo tratados de forma humilhante pelos CITeiros são os mesmos que pagam as contas dos celulares, aluguel da sede e outras despesas que aproveitamos este espaço para pedir a prestação de contas.

Ora, irmãos e irmãs trabalhadores e trabalhadoras em educação, todos nós que estamos em escolas espalhadas por esta cidade, estado e Brasil, estamos empenhados em uma única tarefa, a formação de cidadãos e cidadãs, futuros adultos. Não devemos esquecer que uma escola é um conjunto, uma comunidade, que não sobrevive sem os seus membros, cada um contribuindo para que os resultados aconteçam e aconteçam bem.

Assim sendo, querer dividir os trabalhadores classificando-os como mais e menos esclarecidos ou capazes é uma prática criminosa e disfarçada de DISCRIMINAÇÃO, é o abuso do RACISMO PROFISSIONAL.

É próprio dos incultos desmerecer os pares e desrespeitá-los. É, também, um grave erro e uma profunda violência contra os direitos humanos tratar seres humanos como semi-humanos, seres inferiores. Ninguém é inferior a ninguém e nem assim deve ser tratado. Mas o que mais nos impressiona é saber que estas atitudes partem de pessoas que sobrevivem do sacrifício dos muitos que estão sendo discriminados.

De nossa parte pedimos à categoria dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal que reajam e não aceitem a segregação.

Somos todos iguais em direitos e deveres! E assim temos que ser respeitados e tratados.

Somos todos seres humanos!

DEMOCRACIA É PARTICIPAÇÃO POPULAR E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O Mipibuense tem a honra de informar que acaba de superar a marca dos 1.000 comentários de visitantes. Isto mesmo, recebemos mais de 1.000 comentários até esta semana.

Nosso sincero agradecimento à você irmão e irmã mipibuenses e de outras partes do estado, do Brasil e do mundo que acessam O Mipibuense e acreditam que é possível construir um jornalismo público.

Você é testemunha da nossa história.

DESCONTROLADAS ...

Após a publicação da nota sobre o espetáculo circense montado pela prefeitura, a turma da giroflex ficou empolvorosa e começou a retaliar.

Ocorre que a turma está habituada a trabalhar no camarim, na maquiagem e quando a verdade é lançada à luz e o pano cai sobram os reflexos da realidade.

A empanada deste circo chamado governo local já foi levada pelo vento há muito tempo. Todavia esqueceram de avisar aos palhaços.

E nem adianta ameaçar, estrebuchar, espernear, gritar, que não vai calar a voz do Povo.

ORGANIZAÇÕES FERREIRA AMEAÇAM A DEMOCRACIA EM MIPIBU

Há anos não participava dessas atividades promovidas pela prefeitura, organizadas pela enfermeira de Tangará e que tem como objetivo enganar a população sobre a verdade do que se pretende fazer. E mais do que nunca se percebe que o que se quer mesmo é o exercício do poder através de corpos dóceis, ora se utilizando das conhecidas vovozinhas do SUS, ora se utilizando dos paus mandados como João Veneno, ora fazendo uso de marinheiros e, como é o caso deste episódio sobre o qual começo a tratar, ora utilizando-se de todos estes corpos dóceis silmultaneamente.
x
Quem foi ao Centro Social e Pastoral de Mipibu, nesta quarta-feira, 22, assistiu uma verdadeira encenação. Mas, daquelas encenações baratas, sem qualquer novidade ou emprego de novas tecnologias para enfeite e mascaramento dos intervalos entre os atos.
x
Participando da cena montada estavam a vovozinha tangaraense do SUS, que está mais para o serviço de geriatria e cujo desgaste temporal nem mesmo o habilidoso Ivo Pitangui poderia sublimar, o João dos Venenos, potente e eterno animador de palco das organizações Ferreira e membro vitalício de cargos de conselho e sua troupe. Presente também estava o marujo, estafeta oficial e membro de todos os conselhos da cidade, mais conhecido como testa de ferro da vovozinha do SUS, sempre disposto a cumprir com as suas ordens seja a que preço for, já devidamente orientado para ocupar mais uma vaga em conselho.
x
Confesso que não aprecio muito a arte circense, mas creio que o ilustre palhaço Facilita teria feito bem melhor.
x
Depois de muita falação e embrólio, duas coisas se revelaram patentes no desejo das organizações Ferreira:
x
a) controlar mais um conselho na cidade, através da indicação da grande maioria dos seus membros;
x
b) diante da incapacidade e incompetência da prefeita para debater e encontrar respostas para os problemas sociais da cidade, impor restrições a liberdade de ir e vir dos jovens de São José de Mipibu, através da implantação de um TOQUE DE RECOLHER.
x
O primeiro ponto é prática conhecida desta gestão e das organizações Ferreira. E essa é uma das mais brandas, pois, pessoalmente conheço outras que, se reveleasse aqui, arrepiaria até mesmo os cabelos do careca portuga.
x
A segunda, o tal Toque de Recolher, é, de longe, uma violação gravíssima dos direitos humanos. Ora, irmão e irmã leitores, é pública e notória a incapacidade da prefeita para administrar a cidade. E não sabendo como resolver o problema social da droga recebe a orientação da vovozinha do SUS para implantar o Toque de Recolher como solução.
x
Em sua fala a representante do Ministério Público, Heliana Germano, promotora competente e profunda conhecedora e defensora dos direitos humanos, se posicionou contra o tal Toque e Recolher, reconhecendo a inconstitucionalidade da proposta.
x
O atual delegado de polícia de Mipibu, bacharel Robson Coelho, deu uma verdadeira aula de cidadania e, fugindo as falas tradicionais de base achistas, deixou claro que o que faltam são políticas públicas de verdade e vontade política. "Quando se quer, basta um telefonema para resolver muitas coisas!", desabafou o delegado.
x
Mas você deve estar se perguntando, Perceval, e o que seria este tal Toque de Recolher?
x
Pois bem! Vamos ao indecente Toque de Recolher. Segundo defendeu o animador de palco das Organizações Ferreira, durante o espetáculo circense, a solução para acabar com o uso de drogas ilícitas na cidade de São José de Mipibu seria proibir os jovens de estarem nas ruas após um determinado horário. Ou seja, se você tem idade menor que os 18 anos, por exemplo, não poderia permanecer nas ruas da cidade após as 22 horas. E, se for pego pela polícia, fora do horário autorizado, será detido.
x
Particularmente creio tratar-se de uma proposta indecente e incabível numa democracia. Isto para não entrar no mérito de uma discussão no âmbito judicial sobre a constitucionalidade de uma medida desta e seus efeitos práticos. De qualquer forma a idéia deixa transparecer que ao invés de nos dispormos a discussão sobre a temática, as relações de causa e efeito, o poder local está atordoado e sem qualquer outro interesse senão o de controlar mais um espaço de debate, para impedir a construção de qualquer iniciativa democrática responsável.
x
O que a sociedade mipibuense tem que se perguntar é o que temos para oferecer aos nossos jovens para que eles deixem as drogas ou nelas não entrem? Quais os investimentos em políticas sociais para a juventude foram feitos pelo governo local?
x
Quanto do orçamento municipal foi destinado para oferecer aos jovens oportunidades de lazer, formação, emprego, ...?
x
A última cena do espetáculo foi previamente ensaiada repetidas vezes nos porões da fazenda de Lagoa do Fumo. Nela, um marujo, que se diz produtor rural e representante da associação de produtores rurais Jorge Ferreira, foi consagrado conselheiro. O mesmo marujo que, em uma única encarnação, é agente de saúde, professor, conselheiro de saúde e de não se sabe quantos conselhos mais.
x
Gesto digno de parabéns deu o nosso pároco, Padre Matias, quem, ao perceber onde estavam querendo jogar o bom nome da nossa Igreja Católica, decidiu não participar. Sendo seguido pelos membros da Sociedade Terra Viva, que, após perceberem o golpe armado contra a democracia, também desistiram de fazer daquela enganação.
x
Mais uma vez o Povo Mipibuense foi traído, enganado e aviltado em seus direitos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pesquisa aponta que 67% das adolescentes brasileiras não pedem para o parceiro usar preservativos em todas as relações sexuais

Pelo quarto ano consecutivo, mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina participam do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 (26 de setembro) que este ano tem como tema "Sua Vida Sua Responsabilidade". A adolescência vai de 10 a 19 anos de idade, sendo marcada pela transição da fase infantil para a adulta. Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde estima que, anualmente, cerca de 15 milhões de adolescentes ficam grávidas. Uma série de atividades estão marcadas para os próximos dias como parte de ações de conscientização.

Uma pesquisa coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em parceria com a Bayer Schering Pharma, com 1.889 mulheres, aponta que 33% tiveram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos, sendo que 28% das entrevistadas já fizeram sexo casual, com relação íntima no primeiro encontro. Os dados sobre uso de métodos CONTRACEPTIVOS revelam ainda um índice alarmante: 67% das mulheres não pedem para o parceiro usar PRESERVATIVOS em todas as relações sexuais, demonstrando a fragilidade na preocupação com o contágio de DSTS.

O laboratório farmacêutico fez uma pesquisa mundial com mais de 5 mil adolescentes de 25 países da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina, incluindo o Brasil. O estudo revela que 60% das adolescentes do sexo feminino e 55% do sexo masculino consideram que falar com sua parceira sobre contracepção seja um tema "difícil". Na América Latina, apesar de 32% dos jovens classificarem o método CONTRACEPTIVO como a parte mais importante da relação sexual, 56% admitem terem tido relações com um novo parceiro sem o uso de anticonceptivos.

Outra pesquisa é a "Qualidade de vida entre adolescentes mães e não mães". A iniciativa é um levantamento com 116 adolescentes do sexo feminino do setor de Planejamento Familiar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - com 40 mães e 76 não mães. O estudo aponta que apesar de ambos os grupos terem a mesma escolaridade (9,3 anos de estudo), apenas 30% das mães adolescentes frequentavam a escola com regularidade, sendo que 57,5% interromperam os estudos ao se tornarem mães e somente 27,5% destas retornaram a escola.

O estudo revela ainda que 36,7% das mães não trabalham para cuidar dos filhos e 67,5% destas tem renda familiar inferior a três e meio salários mínimos. "A jovem que engravida, especialmente quando há baixo nível socioeconômico, é direcionada para a responsabilidade da criação do filho e do encargo doméstico o que a faz interromper os estudos. Consequentemente, isto a afasta do mercado de trabalho e perpetua a sua dependência financeira", afirma a Dra. Cristina Guazzelli professora adjunta do Departamento de Obstetrícia da Unifesp.

Estados de São Paulo e Rio de Janeiro terão ações de conscientização

Uma série de ações estão marcadas para os próximos dias, incluindo a revoada de 3 mil bexigas na Avenida Paulista, em São Paulo, às 14h.As campanhas são patrocinadas mundialmente pela Bayer Schering Pharma. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e do Canal Futura.
Mais informações nos sites www.vivasuavida.com.br, www.your-life.com, www.celsam.org e www.programa-ato.com.br.

População cobra respostas da Câmara Municipal

Passados mais de três meses da reunião entre STVBrasil e presidência da Câmara Municipal, a população aguarda ansiosa por uma resposta da casa aos pleitos apresentados.

Há cerca de duas semanas a equipe da STVBrasil vem tentando obter uma resposta formal, inclusive tendo enviado ofício à presidência do legislativo municipal no sentido de que sejam oferecidas respostas mesmo que negativas. O que não pode acontecer é imperar o silêncio. Os vereadores têm deveres para com a população e o Povo espera por resposta.

Três meses é um prazo muito longo para que todas as questões já tivessem sido devidamente debatidas e esclarecidas. Não há mais motivação para mais espera.

OS NOVOS SERVIDORES FANTASMAS MIPIBUENSES

A equipe dO Mipibuense tomou conhecimento nesta manhã de quarta-feira, que a assessora de imprensa da Câmara dos Vereadores de São José de Mipibu, que recebe salário para trabalhar durante todo o expediente da Câmara, foi liberada para trabalhar em uma empresa privada. Ou seja, a assessora de imprensa da Câmara dos Vereadores é paga pelo Povo de São José de Mipibu para não trabalhar.

A informação partiu de uma fonte interna da Câmara, que nos informou que a ordem para liberar a assessora de imprensa saiu da presidência da casa e que a assessora de imprensa só aparece quando é chamada.
Nossa equipe tentou, por mais de dez vezes, falar com a assessora de imprensa da Câmara, nesta manhã de quarta-feira, mas em todas as vezes a assessora desligou o telefone quando nos indentificamos.
A pergunta que se faz é como explicar isso ao professor, professora que estão sendo obrigados a trabalhar mesmo doentes, porque o vice-defunto, em parceria com o sintCIT, inventou uma lorota de que iria criar uma junta médica de araque em Mipibu ainda antes das eleições. Mas também é verdade que o vice e os malandros da CIT não disseram para quais eleições, se esta de três de outubro próximo ou 2016 ou outra(s).
Fato é que eu, você, irmão e irmã mipibuense que estamos sem medicamentos, sem consultas médicas, sem segurança, sem acessibilidade, sem tranquilidade estamos pagando para que alguém nos engane.
Com a palavra a presidência da Câmara dos Vereadores.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EXTRA EXTRA EXTRA

Reunião da Câmara Municipal para aprovação do Código Tributário de São José de Mipibu foi suspensa, por falta de quórum para deliberação.


De acordo com Paulinha Lacerda, voluntária da STVBrasil presente na reunião, o número de vereadores na seção não foi o suficiente para que a seção acontecesse. Após verificada a falta de quórum, o presidente da seção determinou a suspensão dos trabalhos agendando para a próxima sexta-feira, dia 24, uma nova reunião para aprovar o tal código.

A STVBrasil conclama toda a população de São José de Mipibu a se fazer presente na seção da sexta-feira, na Câmara Municipal, e pedir que o tal projeto somente seja levado à votação após ser debatido em audiência pública, com a presença da prefeita, dos vereadores e da população, para que todas as dúvidas sejam tiradas e o Povo não venha a ser enganado.

O fato é que ninguém, nem mesmo os vereadores, sabe o que contém o tal código. O perigo desse projeto ser aprovado é de termos que pagar uma conta sem termo dinheiro para tanto. Ou seja, estamos na iminência de sermos surpreendidos e termos que deixar de comer para poder pagar os tributos municipais.

Está evidente que a prefeita que ganha seus 12.000 reais, pagos por nós o Povo Mipibuense, não está muito preocupada com estes tributos e, creio, que também seus familiares. O problema está na casa daqueles que ganham muito pouco mas serão obrigados a pagar um dinheiro que não têm.

Portanto, sexta-feira, dia 24 de setembro, precisamos estar todos, irmãos e irmãs, na Câmara dos Vereadores e pedir a retirada desse projeto mal assombrado da pauta da reunião e a realização de audiência pública para debatê-lo. Somente após este processo é que deverá seguir para aprovação.

PREFEITA PREPARA NOVO GOLPE CONTRA O POVO MIPIBUENSE

Depois de se esquivar por quase sete anos e aparecer feito cereja de bolo com o almofadinha debaixo do braço na manifestação contra o apartheid geográfico, a prefeita de Mipibu, Norma Ferreira, prepara um novo golpe contra a população. Desta vez sob o disfarce de código tributário.
Ora irmã e irmão mipibuense, todos ouvimos este governo anunciar uma estória de governo participativo, de coisas para inglês ver e toda sorte de mentiras as mais escabrosas para confundir e enganar o Povo Mipibuense. A democracia deste governo só atinge os integrantes da família ferreira, até mesmo o cavalo do Dr. Bejú.
E como sempre foi, desde o início da gestão atual e, creio, será até o seu fim, as surpresas desagradáveis estão sempre chegando na calada da noite, oriundas de gabinetes os mais distantes da nossa província. Para além do escândalo do mensalinho, dos bancos gravados com o nome do caveirão, do cavalo que tomava soro fisiológico do SUS, do golpe para doar ruas à empresários, agora é a vez da prefeita tentar arrancar o pouco que nos sobra do trabalho suado e digno da nossa Gente.
Através de uma proposta de código tributário, que vai criar os impostos para o Povo Mipibuense pagar e caro, que se encontra na Câmara dos Vereadores para ser aprovado, a prefeita pretende arrecadar mais, sem se preocupar com a capacidade de cada um de nós, cidadãos e cidadãs desta cidade.
Mais uma vez, às pressas e na calada da noite, chegou à Câmara Municipal um projeto de código tributário, elaborado não se sabe onde e nem por quem, para ser votado da mesma forma que chegou. Ou seja, sem que o maior interessado possa tomar conhecimento e dizer se terá condições de pagar tais impostos. Observe, irmão e irmã mipibuense, que se este código tributário for aprovado como está será o mesmo que assinar um cheque em branco e depois descobrirmos que não teremos dinheiro para pagar. Um verdadeiro suicídio financeiro que poderá comprometer a qualidade de vida de muitos mipibuenses.
Fazendo as vezes do Povo de São José de Mipibu, a STVBrasil - Sociedade Terra Viva encaminhou à Câmara Municipal, um documento pedindo para que os vereadores não votem o tal código até que o mesmo seja amplamente debatido na comunidade.
Neste momento, pedimos a sua ajuda para conversar com o seu vereador ou vereadora para que não aprove o tal código antes que seja realizada audiência pública e todos estejamos cientes do que trata o documento.

DIA DA ÁRVORE: 21 de setembro.

Hoje se comemora o Dia da Árvore.

E na província mipibuense, o que foi e está sendo feito em defesa das nossas árvores, das nossas florestas, a não ser pagar altos salários à uma secretária para fingir que está trabalhando?

Exemplo claro do descaso e abandono dos governos em relação as nossas árvores foi a derrubada criminosa das árvores localizadas nas laterais da BR101, noticiada e denunciada exclusiva e isoladamente por este Blog. Em nenhum outro lugar se viu sequer um ponto ou uma vírgula a respeito deste fato. Mas a história é testemunha da omissão dos muitos amiguinhos do poder e inimigos do meio ambiente, das nossas árvores, do nosso Povo.

Precisamos criar coragem para denunciar aquilo que ameaça nossas vidas. Denunciar as autoridades que historicamente se omitem e são permissivas para com os destruidores do meio ambiente.

O seu silêncio é a maior certeza da impunidade dos criminosos.

Proteja o que ainda resta de nossas florestas, nossos rios, nossas vidas!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

POPULAÇÃO FECHA BR 101 EM PROTESTO CONTRA O APARTHEID GEOGRÁFICO

___A população de São José de Mipibu fechou, nesta tarde de segunda-feira, 20, o trecho da BR 101 nas imediações da rua Olavo Feliciano, em protesto pelo isolamento dos moradores da Zona Norte da cidade, que ficaram ilhados "do outro lado" e estão sendo obrigados a pular o muro todos os dias para chegar ao centro.
___Encabeçado pelo vereador Jamaci Oliveira, o movimento contou com forte participação popular, presença de autoridades locais, estaduais, da imprensa regional e até de candidatos ao pleito que se aproxima.
___O deputado estadual e secretário de estado Arlindo Dantas participou do movimento em solidariedade ao Povo da Zona Norte e, na ocasião, foi cumprimentado pelos muitos amigos que lá se encontravam.
___A prefeita de Mipibu não perdeu a oportunidade e trouxe seu candidato a deputado adesivado e tudo mais, para posar antes as dezenas de lentes que clicavam a todo instante. Coincidentemente apenas o vice-prefeito estava com adesivo de candidato estampado na camisa.
___A mando do diretor do DNIT, que chamou o Povo Mipibuense de MAL ACOSTUMADOS, um trabalhador fazia questão de movimentar uma máquina fazendo enorme poeira, na tentativa de provocar a evazão dos manifestantes. Mas a estratégia não funcionou e o Povo cumpriu a programação conforme anunciado.
___A manifestação seguiu tranquila e ao final a polícia rodoviária liberou o tráfego na BR 101.

Veja as imagens e vídeo do Programa RN TV (INTER TV).

Entidades reagem a ataques de Lula

Críticas do presidente à imprensa são ''desserviço à Constituição e ao Brasil'', diz OAB; ANJ e Abert também divulgam notas contra a fala
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcanti, definiu ontem como "um desserviço à Constituição e ao Brasil" as críticas feitas à imprensa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado, durante comício eleitoral de sua candidata, Dilma Rousseff, em Campinas. Além da OAB, várias outras entidades de defesa da liberdade de imprensa se manifestaram contra o discurso feito pelo presidente.
Segundo o presidente da OAB, a atitude de Lula "demonstra uma certa intolerância com um princípio constitucional que é vital para o fortalecimento da democracia: a liberdade de expressão". E prosseguiu: "Quando o líder maior da nação se coloca contra a liberdade de imprensa, isso é um desserviço à Constituição e ao Brasil".

Lula havia dito, no comício, que alguns jornais e revistas se comportam como partido político. "Outra vez nós vamos derrotar nossos adversários tucanos, vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem um partido político", declarou. Irritado com recentes reportagens a respeito de tráfico de influência e irregularidades praticadas por funcionários ligados à Casa Civil, o presidente foi adiante: "Essa gente (imprensa e tucanos) não me tolera."
As reportagens, segundo ele, são intolerância, ódio e mentira. "Existe uma revista que não lembro o nome dela (sic). Ela destila ódio e mentira."
Na avaliação de Lula, "eles não se conformam que o pobre não aceita mais o tal do formador de opinião pública". E definiu: "Nós somos a opinião pública e nós mesmos nos formamos". Em seu entender, "se o dono do jornal lesse seu jornal ou o dono da revista lesse sua revista, eles ficariam com vergonha do que estão escrevendo."
Para Cavalcante, porém, "a imprensa brasileira vem formulando denúncias a partir de fatos". Trata-se de "denúncias sérias, denúncias que precisam efetivamente de apuração e de um retorno por parte do Estado brasileiro", completou o presidente da OAB. "A democracia livre tem imprensa livre. O governante pode até não gostar das críticas que são feitas, mas cabe a ele - é seu dever constitucional- apurar e conviver com esse tipo de crítica que é algo extremamente normal. Até porque, quando ele (Lula) estava na oposição, também fazia críticas aos governos existentes, e tenho certeza de que as críticas que ele fez, ou que o partido dele fez, naquele momento foram importantes para o fortalecimento da democracia."
Desconhecimento. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ), por sua vez, divulgou nota (íntegra ao lado) em que reage também às palavras de Lula. "É lamentável e preocupante que o presidente da República se aproxime do final de seu segundo mandato manifestando desconhecimento em relação ao papel da imprensa nas sociedades democráticas", afirma o texto, ressaltando que esta não é a primeira vez em que Lula faz tal tipo de crítica. Segundo lembra a ANJ, o papel da imprensa "é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções informadas dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem os governantes". O presidente, recorda a nota, "jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores".
O diretor de assuntos legais da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Machado Moura, considerou "infelizes" as afirmações. "O presidente Lula já demonstrou, por diversas vezes, um apreço pela imprensa, e a gente acredita que essas declarações não reflitam efetivamente o pensamento dele, mas que repercutem o momento conturbado que vive a política e a proximidade do processo eleitoral", afirmou.
Para Machado Moura, no entanto, a frequência com a qual o presidente tem feito as críticas "tem uma carga de preocupação". As entidades representativas da liberdade de imprensa "têm de ficar sempre atentas, porque esta luta pela liberdade de expressão é constante".
___________________________________________
Fonte: Estadão

CONCURSO PÚBLICO / Marinha do Brasil

Marinha inscreve até dia 23 para 600 vagas de auxiliar de praça

A Marinha aumentou em 16 o número de vagas oferecidas no concurso de admissão ao Curso de Corpo Auxiliar de Praças. A corporação alterou de 584 para 600 o número de chances na seleção, que exige formação de nível técnico. A retificação está na página 17 da seção 3 do Diário Oficial da União desta quarta-feira (1/9)

As oportunidades são para as especialidades de Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Mecânica, Metalurgia, Motores, Química e Secretariado, entre outras.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de setembro por meio da página www.ensino.mar.mil.br ou nas organizações militares indicadas no edital de abertura da seleção. Para participar, é necessário ser brasileiro nato e ter no mínimo 18 e no máximo 25 anos até janeiro de 2011. A taxa de cadastro custa R$ 20.

Etapas

Os candidatos farão prova escrita de conhecimentos profissionais, prova de expressão escrita, verificação de dados biográficos preliminar, seleção psicofísica, teste de suficiência física e exame psicológico. A primeira etapa será aplicada em novembro, em data a ser definida. Os aprovados em todas as fases passarão por curso de formação, que terá início em 18 de julho de 2011.
_________________________
Do CorreioWeb

Municípios já podem se inscrever para a segunda etapa do PAC

Começa hoje (20) o prazo para a inscrição dos municípios na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Quatrocentas propostas de programas sociais serão selecionadas para implantação nas 800 praças do PAC que serão construídas em municípios de todo o país, no período de 2011 a 2014.
As praças deverão abrigar atividades de lazer, esporte e qualificação profissional. A iniciativa faz parte da política de prevenção à violência e inclusão digital.O prazo para a inscrição dos municípios termina dia 29 de outubro.
________________________
Da Agência Brasil

CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA ANUNCIA CONCURSO

A Prefeitura de Parnamirim vai realizar concurso público para Agente Comunitário de Saúde (ACS). São 166 vagas, além de um cadastro reserva de mais 108, segundo edital publicado no Diário Oficial do Município deste sábado. As inscrições poderão ser feitas de 4 a 8 de outubro no prédio da Central de Atendimento Social, localizado na Avenida Brigadeiro Everaldo Breves, 916, no Centro da cidade, no horário das 8h00 às 14 horas. A taxa de R$ 10,00 poderá ser paga na agência da Caixa Econômica Federal que fica no mesmo quarteirão.

Além de nacionalidade brasileira, das obrigações com o serviço militar e da faixa etária entre 18 e 40 anos, são condições para se inscrever no concurso a conclusão do ensino médio e ter domicílio em Parnamirim. No ato da inscrição, e também na papelada exigida para a posse no cargo, o candidato terá de apresentar comprovante de residência, que pode ser conta de água, luz ou telefone.

O processo de seleção terá duas etapas, ambas classificatórias e eliminatórias. A primeira é a prova escrita, com quarenta questões; a segunda, entrevista coletiva com grupo de cinco aprovados em que serão observados a postura, a comunicação, capacidade de resolução de problemas, iniciativa, liderança e relacionamento com a equipe. As provas práticas serão aplicadas no dia 7 de novembro, no campus Salgado Filho da Universidade Potiguar, em Natal.

Os aprovados serão contratados pelo regime celetista, conforme previsto na Lei Complementar 23/2007, terão jornada de trabalho de oito horas diárias (40 semanais) e receberão salário mínimo, mais gratificação de insalubridade. A contratação está prevista para 1º de março de 2011 e a lotação será feita de acordo com o bairro indicado no ato da inscrição.

Atualmente, 174 agentes trabalham nos programas de prevenção às doenças, promoção da saúde e monitoramento de situações de risco reforçando as equipes do Saúde da Família. O PSF cobre 56% do município. Com os novos agentes, o município chegará aos 80% no próximo ano. O salário é de R$ 632,00.
_____________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

TRIBUNA POPULAR

"Tenha cuidado meu povo! Cuidado para não ser usado mais uma vez. Voces não acham muita coincidência querer que o povo se reúna na frente de uma fábrica poluidora para o ato público da BR 101? Isso está com cara de campanha política para pedir voto para o cabeça branca! Não caiam nessa! O ato tem que ser espontâneo e o povo ir diretamente para o local.!"

domingo, 19 de setembro de 2010

SOBRE SONHOS, VINHO E POLÍTICA

Por Sônia Soares*

Dizem que os sonhos são importantes para a manutenção da vida. Desde menina, sempre tive dificuldade para lembrar dos meus sonhos. Em toda a minha vida, não lembrei de 50 sonhos, e já fiz 45 anos... Mas sei sonhar enquanto estou acordada. Sonho com um mundo justo, onde não há miséria, de qualquer espécie, onde as pessoas são felizes, não porque compram mais coisas, mas porque são mais pessoas, portanto, mais dignas. A dignidade, em Sêneca, era atributo das pessoas, por oposição ao atributo das coisas, o preço. Kant disse a mesma coisa: pessoas têm dignidade, coisas têm preço. Infelizmente, no mundo de hoje, é difícil pensar nas pessoas sem fazer referência ao que elas têm, ao que adquiriram ultimamente, um novo modelo de celular, mais um produto de grife famosa, alguma coisa que as celebridades usaram no programa da tv.

Enfim, deste sonho não posso dizer que seja irrealizável, mas tenho outros dois qu e são, no mínimo, improváveis. O primeiro, eu sonho encontrar um extra-terrestre, isso mesmo, um ET, espero que nada parecido com o de Spielberg, mas uma criatura a quem eu gostaria muito de perguntar se lá no seu mundo ela existe, a justiça, e como isso teria se tornado possível. Qual o segredo para manter um planeta em equilíbrio (não é essa a noção de justiça)? A justiça traria felicidade aos habitantes daquele planeta? Como seria a relação entre as criaturas, o ambiente, as coisas produzidas, enfim, eu teria muito a perguntar, no caso do ET me convencer que veio de um mundo justo.

Até então eu só tinha este sonho enquanto acordada (irrealizável, é verdade), só que neste período de campanhas eleitorais, eu passei a ter um novo sonho. Na verdade, "decidi" - já que estou falando de sonhos que tenho quando estou consciente - sonhar com Platão. Ao ver e ouvir os nossos candidatos, sonho ter Platão do meu lado, no sofá, assistindo o progr ama eleitoral. E neste sonho, eu converso e aprendo (sempre se aprende) com Platão, sobre a natureza humana, desta vez, a nossa mesmo, e não aquela de criaturas de outro planeta. Penso: seria mais fácil compreender a nossa natureza? Conseguiria Platão me explicar o que leva as pessoas a fazerem aqueles discursos no melhor estilo de Górgias, o grande retórico de sua época? Certo que, para fazer justiça, é bem verdade, que muitos não chegam nem aos pés do grande Górgias...

Mas Górgias não conhecia a 'mídia', não tinha marketeiro, lobbysta, enfim, era outro mundo, ou não? De onde viriam essas semelhanças? No sonho eu contextualizo o 'horário eleitoral gratuito' e faço um resumo da biografia de cada candidato, seu passado, suas lutas 'históricas', seus discursos, suas vitórias e derrotas. Falo até dos inimigos de ontem, e amigos de hoje...

A primeira coisa que Platão vai estranhar é a tela da TV, ela não é redonda, embora o can didato esteja no centro, mas o povo, onde está o povo, pergunta Platão. Tento explicar que nossa 'ágora' (a praça, o espaço circular onde surgiu a democracia ateniense) são as telas, do computador, da tv, onde ouvimos e vemos o candidato, às vezes, até podemos fazer alguma pergunta, mas não diretamente. Entre o povo, o cidadão, diria Platão, e o candidato, tem um séquito de maquiadores, assessores, jornalistas, câmeras, etc. Como discutir, então, os problemas da cidade? Esclareço que nós somos uma 'república federativa', que temos estados da federação, e não cidades-estado. Platão acha tudo meio confuso, mas à medida que vai 'tomando pé' da nossa situação, vai se lembrando do seu tempo, e chega a pensar que os políticos, os retóricos, parecem ser os mesmos ainda hoje.

Antes de falar sobre a situação da educação pública na nossa 'república', trago um copo de vinho para meu convidado, afinal, não é fácil explicar que, com tantas riquezas nesta terra, as crianças sequer aprendam a ler e escrever na escola. E as leis? Não são escritas? Pergunta Platão, já mostrando ter captado um pouco sobre nosso sistema de justiça. Então, as crianças não aprendem seus direitos? Os cidadãos não podem conhecer suas leis? Como saber se estão sendo cumpridas ou não? Desconverso, sinto-me aturdida, e digo a Platão que estive em Siracusa por causa dele. Peço, então, que ele me conte suas lembranças das viagens a Siracusa, e suas experiências com a democracia. Numa das vezes em que lá esteve, a pedido do governante, Platão foi vendido como escravo, mas isso é outra história...

Não sei o final do sonho, pois a conversa platônica não tem hora para acabar, e como sou eu que decido sobre o sonho, por enquanto, Platão continua por aqui.
____________________________________
* Sônia Soares é nutricionista, mestre em Filosofia e voluntária da STVBrasil.

PEÇA A NOTA FISCAL!

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva está na Campanha Cidadão Nota 10.
Sempre que você fizer compras peça a nota fiscal!
Entregue as suas notas fiscais na STVBrasil e ajude a melhorar a qualidade de vida do Povo Mipibuense.

MANIFESTAÇÃO PELO FIM DO APARTHEID GEOGRÁFICO

Será nesta segunda-feira, 16 horas, no cruzamento da rua 26 de julho com a BR 101 a manifestação pelo fim do Apartheid Geográfico, imposto pelo governo federal e pela demissão do chefe do DNIT.

Compareça e leve sua faixa, seu cartaz de protesto, sua voz. Diga não a violência contra nosso Povo e peça a demissão do senhor Fernando, chefe do DNIT, que chamou a todos nós de MAL ACOSTUMADOS, pelo fato de querermos respeito.


NÃO AO APARTHEID GEOGRÁFICO E CONTRA TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA O POVO MIPIBUENSE!

Atenção para as datas finais da propaganda eleitoral

A Resolução 23.089 do Tribunal Superior Eleitoral, referente ao calendário eleitoral de 2010, traz as datas abaixo como as definem o prazo final permitido pela legislação para diferentes modalidades de propaganda eleitoral.
30 de setembro (Quinta-feira) : É o último dia para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre às 8h e às 24 horas. Também é a última data para debates.

1º de outubro (Sexta-feira) : Dia final para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de ¼ (um quarto) de página de revista ou tablóide.

2 de outubro (Sábado, véspera da eleição) : Neste dia encerra-se a propaganda eleitoral mediante uso de alto-falantes ou amplificadores de som, que será permitida entre às 8h e às 22 horas.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009