sábado, 1 de dezembro de 2012

REUNIÃO

Na próxima segunda-feira, 03, o diretor administrativo da STVBrasil Perceval Carvalho estará participando da reunião anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), enquanto representante das ONG ambientalistas da região nordeste.

Na ocasião, estará acontecendo a assembléia geral do CNRBMA e eleição da sua nova composição.

O evento acontece na cidade de São Paulo - SP.
.
..

PARADA GAY DO AGRESTE














Animação:
BANDA MONTAGEM
Apresentação:
KAREN VARELA
Apoio:
UNESCO
GOVERNO FEDERAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE
DEPARTAMENTO NACIONAL DE DST AIDS E HEPATITES VIRAIS
GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE SAÚDE
PROGRAMA ESTADUAL DE DST AIDS
DEPUTADO FÁBIO DANTAS
COMERCIAL PADRE CÍCERO
FARMÁCIA CENTRAL BRASIL
LEDA EMPÓRIO
FM OLHO DAGUA
ACCCSJM - Padaria Comunitária
BROOKER SÃO JOSÉ
OFICINA DO DEDÉ
SORVETERIA DO POPÓ
COMERCIAL CORCINO
BOLOS CASEIROS DO EDIVO
SERRALHARIA DO EDINHO

1o de dezembro: Dia Mundial de Luta contra a AIDS


Você sabe o que é a AIDS?
Neste primeiro de dezembro será comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Mas você entende o que é a síndrome? Vamos descobrir:
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como aids, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que leva à perda progressiva da imunidade. A infecção ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas. Quanto mais a doença progride, mais compromete o sistema imunológico e, consequentemente, a capacidade de o portador se defender de infecções.
Sintomas - Os primeiros sintomas aparentes causados pela aids são fraqueza, febre, emagrecimento e diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldades no desenvolvimento.
Outros sintomas que indicam a contaminação pelo HIV são candidíase oral, sensação constante de cansaço, aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço, febre, fraqueza orgânica, transpirações noturnas e perda de peso superior a 10%.
Quando a doença está em um estágio mais agudo o paciente pode apresentar faringite, dores musculares e nas articulações; ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias; feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais; falta de apetite; estado de prostração; dores de cabeça; sensibilidade à luz; perda de peso; náuseas e vômitos.
Diagnóstico - Para combater cada vez mais a disseminação do vírus da aids, em 2005, o Ministério da Saúde implantou o teste rápido para HIV, disponível, gratuitamente, em toda Rede Pública de Saúde. O teste de aids pode ser feito gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). O resultado sai em apenas 30 minutos.
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo e quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. É importante ressaltar que a presença do HIV no sangue só pode ser constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao vírus. Assim, um teste de aids feito durante o período de janela imunológica pode apresentar um falso resultado negativo. A janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da aids e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Por isso, é melhor esperar mais 30 dias e refazer o exame.
Desde a implantação da testagem, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, já registrou um aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, 2005, para 2,3 milhões, em 2011). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame e a expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.
Transmissão - O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, principalmente no momento da relação sexual. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais. O sexo oral também é uma das formas de contágio do HIV. O risco de contaminação durante o sexo oral é maior quando há ferimentos na boca (gengivites, aftas, machucados causados pela escova de dente) e se houver ejaculação.
Existe também a possibilidade da transmissão vertical, ou seja, da mãe infectada para o feto durante a gestação e o parto (conhecida como aids congênita) e se a gestante que tem o vírus não fizer o pré – natal correto a transmissão do HIV também pode acontecer por meio do leite materno.
A infecção pelo HIV não é transmitida por contato casual como abraçar, suor, beijo, picada de mosquitos, participação em esportes, tocar objetos tocados anteriormente por uma pessoa infectada pelo vírus, ou uso de banheiros públicos.
Tratamento - A aids ainda não tem cura. Porém, o Ministério da Saúde oferece aos portadores do HIV tratamento gratuito para viver com a doença. Ao procurar ajuda médica o paciente terá acesso ao tratamento antirretroviral. O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do paciente e reduzir a carga viral, possibilitando a reconstituição do sistema imunológico. O atendimento é garantido pelo SUS.
Os soropositivos recebem tratamento e acompanhamento gratuitos nos Serviços de Atenção Especializada (SAE). Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente 20 antirretrovirais, que representam investimentos de R$ 850 milhões por ano na aquisição dos medicamentos. Esses medicamentos retardam o aparecimento da aids e possibilitam maior qualidade de vida ao portador do vírus. Os antirretrovirais agem na redução da carga viral e na reconstituição do sistema imunológico.
Prevenção – O uso da camisinha durante a relação sexual é imprescindível para evitar a transmissão da aids. Os preservativos oferecem 10 mil vezes mais proteção contra o vírus da aids. Também deve-se evitar o compartilhamento de seringas e agulhas.
Gestantes devem obrigatoriamente fazer o teste de HIV durante o pré-natal. Se estiverem infectadas, é fundamental iniciar logo o tratamento a fim de evitar que o vírus seja transmitido para o feto. Hoje, é perfeitamente possível para uma mulher infectada engravidar e dar à luz um bebê livre do vírus.
Números da doença - Cerca de 70% dos pacientes com aids, que recebem medicamentos pelo SUS, apresentam cargas virais indetectáveis, ou seja, estão vivendo cada vez mais. Também houve uma queda de 12% no coeficiente de mortalidade padronizado (número de óbitos para cada 100 mil habitantes utilizando-se uma população padrão). A taxa de 6,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2000 caiu para 5,6 em 2011.
___________________________________________
Fonte: Blogdasaúde.gov.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Quando a gente gosta é claro que a gente cuida"


Neste sábado, 01, a STVBrasil - Sociedade Terra Viva estará oferecendo mais um Plantão Terra Viva em sua sede de São José de Mipibu, no horário das 08 às 12 horas.

Então, se você tem alguma dúvida sobre os seus direitos ou se alguém lhe agrediu ou violou seu direito procure o Centro de Referência em Direitos Humanos da Sociedade Terra Viva. Você não está sozinho(a).

Na Sociedade Terra Viva você vai contar com um corpo de amigos e amigas prontos para lhe ajudar a garantir os seus direitos.

CAFÉ DA MANHÃ TERRA VIVA

E, paralelamente ao atendimento do Plantão Terra Viva, acontece o Café da Manhã com Cidadania, projeto que oferece um delicioso Café da Manhã aos nossos irmãos e irmãs mipibuenses que procuram a STVBrasil todos os sábados, no horário das 08 às 12 horas.

O Café da Manhã com Cidadania é realizado pela Sociedade Terra Viva em parceria com as empresas BOLOS CASEIROS DO EDIVO, COMERCIAL CORCINO, SUPERMERCADO DENES, AÇOUGUE CANAÃ e COMERCIAL PADRE CÍCERO.

E você empresário e empresária que pretende agregar valor à sua empresa com a prática da responsabilidade social ajude ao seu povo, o povo mipibuense contribuindo com os nossos projetos sociais. Entre em contato com a STVBrasil pelo telefone 32733980.

BAZAR TERRA VIVA

Aproveite e conheça também o Bazar Terra Viva, onde você vai encontrar um grande número de produtos com preços que você nem imagina. E o Bazar Terra Viva lança o desafio: se encontrar preço menor nós cobrimos a oferta.*

O Bazar Terra Viva é um projeto social da STVBrasil e toda a sua renda é revertida em benefício da nossa gente, nosso povo.
.
..

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ATO PÚBLICO


PROMOÇÃO ARCO ÍRIS

A partir da semana que vem, de 03/12/2012, estarão expostos pela região da Grande Natal os outdoors da Parada Gay do Agreste e a STVBrasil tem uma surpresa especial para você que não larga sua câmera fotográfica.


Os cinco (05) primeiros leitores ou leitoras que apresentarem três (03) fotografias de três outdoors fixados em lugares diferentes ganharão uma camiseta de aniversário da STVBrasil.

Justiça


Goodyear é condenada a indenizar homem que ficou tetraplégico após acidente de carro
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a Goodyear Brasil Produtos de Borracha Ltda. a indenizar um aposentado que ficou tetraplégico após acidente de carro ocasionado por defeito no pneu fabricado pela empresa. A Turma, em decisão unânime, fixou pensão mensal vitalícia no valor de um salário mínimo e determinou que a fabricante constitua capital para garantir o pensionamento.

No dia 27 de janeiro de 1996, o aposentado, juntamente com o motorista de uma caminhonete D-20, seguia pela rodovia Castelo Branco, sentido interior-capital. No km 40, em São Paulo, o pneu traseiro direito do veículo estourou e ocasionou o acidente. O aposentado sofreu contusão medular cervical severa e ficou em estado de “tetraplegia flácida sensitivo-motora com nível T-3”, locomovendo-se em cadeira de rodas. Diante dessa situação, ingressou com ação de indenização por danos morais e materiais contra a fabricante do pneu.

O juízo de primeira instância condenou a Goodyear a reembolsar as despesas médicas e hospitalares até a recuperação ou morte do aposentado e a incluir seu nome na folha de pagamento da empresa, para a satisfação de despesas vincendas.

A empresa foi condenada ainda a indenizar pelos danos morais no valor de mil salários mínimos, com pagamento imediato e de uma só vez, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês, calculados de forma simples desde a data do acidente.
__________________________________________________
Fonte: STJ - Processo REsp 1281742

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VEJA COMO É FÁCIL GANHAR UMA CALCULADORA CIENTÍFICA


CONCURSO SEGUIDORES DO MIPIBUENSE

O Mipibuense está sorteando uma CALCULADORA CIENTÍFICA CASIO FX82 entre os seus seguidores. O sorteio será realizado no dia 25/12/2012 e o resultado publicado nesta mesma data aqui nO Mipibuense. Participe! Basta se inscrever como SEGUIDOR dO Mipibuense e pronto. Já está participando.
.
..

VEM AÍ ...


Deus nos acuda!

Inscrição em notas deveria ser "Deus nos acuda", comenta leitor





A sugestão da inscrição do nome sagrado na moeda foi do carola José Sarney.
Não parece relevante o que se escreve no papel, mas quanto ele vale na prática.
A manter-se a atual política econômica que promove distribuição sem geração proporcional de riquezas, seria preferível escrever nas notas "Deus nos acuda".
__________________________________
Fonte: Folha on line

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Parabéns!

Hoje é um dia todo especial para a família Diniz e para todos nós que fazemos a STVBrasil - Sociedade Terra Viva e O Mipibuense.

Nesta terça-feira, 27 de novembro de 2012, a nossa querida FERNANDA DINIZ faz aniversário.


Parabéns Fernanda!

São os votos de todos e todas que fazem a Sociedade Terra Viva.
________________________________
(Fotografia do Facebook de Fernanda.)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

Joca e os galos

Por Perceval Carvalho

Era um sábado desses do interior nordestino, nas primeiras horas quentes da noite, quando parece que o sol foi-se embora e esqueceu o fogão aceso depois do almoço.

Dona Xiquinha, de Luiz do Ford,  me dizia, entre um gole e outro de café, daqueles que a xícara não pode balançar muito na mão para não espantar a borra presa no fundo, que as coisas hoje em dia estão meio esquisitas.

- Foi Nico! Não, foi Dedé de Zabé das cocadas! Ah, eu não lembro bem quem foi agora, mas sei que foi mais ou menos assim.

Depois de escorar bem as costas na cadeira de balanço, levantar os óculos e esfregar bem o velho lenço bordado a mão para tirar o suor do rosto, reajustar os óculos e, enfim, dar aquela olhada profunda para o horizonte (daquelas que a gente pensa que ela nem iria mais voltar) ela começa a falar e me conta esse causo.

Segundo ela, foi num domingo, equinócio de primavera. O povo se juntava no quintal da casa de Joca e a todo instante chegava homem de tudo quanto é lugar. Os meninos de Joca brincavam de roladeira e fazenda de boi com as pequenas mangas ainda verdes que caíam das mangueiras e que, com palitos, eles faziam as pernas e era gado a perder de vista. De longe se ouvia os berros e, aqui e ali, se via sair, pelo beco lateral da velha casa, um ou outro com um galo ensanguentado que perdera a luta contra o vencedor. Joca se animava e, insensível a violência que se abatia sobre os animais, fazia de sua casa uma rinha.

Tudo seguia como se aquilo fosse algo normal, até que a vizinha dona Judite, que há muito nutria verdadeira ojeriza pela mulher de Joca, em razão de um bate boca causado por causa de um lençol que sumiu da cerca do seu quintal, chamou a polícia.

Foi um verdadeiro alvoroço, um fuzuê. Corria homem por cima da cerca, galo por baixo da cama, menino por baixo da porta e, em fim, Joca era pego com a mão na botija ou com a mão no galo.

Agarrado pelo gogó e encostado no canto da parede, Joca tremia que mais parecia uma vara verde e, naquelas alturas, nem se lembrava mais do próprio nome.

A autoridade presente, um sargento baixinho e arrochado que só bomba de sete tiros, interrogava Joca insistentemente para que lhe revelasse a quem pertencia os galos que ali se encontravam. O pobre Joca, ainda no calor do solavanco, tentava entender o que acontecia e murmurava coisas sem sentido.

Depois de um tempo, vendo que não iria tirar de Joca qualquer informação, o sargento decidiu:

- Solta o Joca e prende os galos! Recolhe tudo e bota na viatura!

Segurando o queixo com uma das mãos, Joca, sentado no tronco de coqueiro que servia de banco na calçada da frente da sua casa, fitava, de longe, as cabeças dos galos que subiam a ladeira no porta-malas da viatura policial.

Tempos depois, ouviam-se rumores de que, não havendo prisão própria para tais, os galos foram levados para pagar suas penas nas panelas de alguém.
________________________________
Ilustração: Pedro Augusto

VIII PARADA GAY DO AGRESTE: sábado, 08 de dezembro de 2012

Vem aí a VIII Parada Gay do Agreste, que acontece no dia 08 de dezembro de 2012, em São José de Mipibu.

A concentração será em frente ao Conjunto Tancredo Neves, às 15 horas e a animação ficará por conta da banda MONTAGEM.

Venha, vista a sua camiseta, traga a sua bandeira, sua alegria e diga sim PAZ, a LIBERDADE e ao AMOR.

A Parada Gay do Agreste é organizada pela STVBrasil - Sociedade Terra Viva e conta com o apoio do Governo Federal, Ministério da Saúde, Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Estadual de Saúde, Programa Estadual de DST AIDS, Deputado Estadual Fábio Dantas e Fórum de ONG do Rio Grande do Norte.

-----------------------------
Veja como foi a Parada Gay de São Paulo:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009