segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Empresas de ônibus de Natal são obrigadas a garantir gratuidade à todos os idosos, independente de apresentação de cartão de gratuidade.

Norma que obriga idosos a subir pela frente nos ônibus começa a valer

Todos os idosos com mais de 65 anos devem embarcar pela porta da frente nos ônibus de Natal, a partir desta segunda-feira (10). A medida, que tem causado lentidão ao transporte de passageiros, foi recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn).

Nem todos os idosos têm o chamado "cartão gratuidade" e, para haver um maior controle no fluxo de passageiros desse público, uma ficha é preenchida antes do acesso pela roleta ser liberado - assim como já acontece com os estudantes que pagam a passagem em dinheiro.

Dados como nome completo, número de RG, data e local de nascimento, além da assinatura do idoso são pedidos na ficha.

A lentidão no processo se dá, segundo usuários de transporte coletivo, pela dupla função exercida pelos motoristas, que não podem seguir viagem enquanto preenchem as fichas.

Idosos acima de 65 anos têm gratuidade no transporte público coletivo assegurada pelo Estatuto do Idoso, desde 2003. Em Natal, este grupo passou a utilizar o "cartão gratuidade" em 2007, embarcando pela porta dianteira do veículo. Aqueles que não o possuíssem podiam entrar pela porta traseira e apresentar qualquer documento oficial que comprovasse sua idade ao motorista ou cobrador, desde que o documento tivesse fotografia. 

O idoso com mais de 65 anos pode fazer seu cartão, gratuitamente, no setor de atendimento do Natal Card, no bairro da Ribeira. O Seturn irá divulgar, em breve, uma campanha para que os idosos façam suas carteiras e, assim, o problema da lentidão seja amenizado. O cartão é confeccionado e entregue na hora.

Confecção do "cartão gratuidade"
Atendimento: das 7h às 16h30;
Dia: de segunda-feira à sexta-feira;
Local:  rua Esplanada Silva Jardim, ao lado da Central do Usuário da STTU, bairro da Ribeira
Documentação: cópia e original da Identidade, CPF e comprovante de residência. Foto é feita no local.
__________________________________________________________
Fonte: Tribuna do Norte
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009