sábado, 10 de novembro de 2012

CONCURSO: O Mipibuense vai sortear uma CALCULADORA CIENTÍFICA CASIO FX82 entre seus seguidores



Com o apoio da STVBrasil estaremos sorteando uma CALCULADORA CIENTÍFICA CASIO FX82 entre os seguidores dO Mipibuense.

Para participar do concurso basta acessar OMipibuense.blogspot.com e se inscrever através do link SEGUIDORES.

Você também pode clicar no link abaixo e ir direto ao site de inscrição:


O sorteio será no dia 25 de dezembro de 2012 e o resultado com o nome do ganhador ou ganhadora será publicado aqui neste Blog na mesma data.

Participe! É rápido e fácil.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

De fraqueza em fraqueza tem gente enchendo os bolsos

A minha amiga Fran tem toda razão. Tem gente metendo a mão no alheio e, quando pego cometendo o crime, discursando os velhos e calejados chavões que somente colam para a turma do colarinho branco.

Lembro bem de um caso ocorrido, há bem pouco na província, quando um pobre diabo foi execrado em praça pública por "tentar" tomar posse de um bode. Ninguém disse que aquilo foi um ato de fraqueza. Recordo, ainda, que em uma ocasião defendi os direitos daquele pobre ser humano e muitos não entenderam.

É difícil aceitar a condenação sumária de um miserável cujo maior delito foi nascer pobre e ao mesmo tempo ver a turma do "mensalinho" livre, leve e solta, desfilando pelas alamedas provincianas sem qualquer preocupação. A lei deve ser aplicada à todos e todas e a justiça, para ser justa, idem.

É triste ver tanta gente em templos, genuflexa, compenetrada em profunda oração e, ao mesmo tempo, vermos tão poucas AÇÕES humanitárias em defesa da vida e dos direitos de nossa gente, nosso povo. Povo que sofre diuturnamente as dores de uma sociedade corroída pela falta de amor e respeito ao ser humano. Uma sociedade onde o que mais vale é a aparência e de fraqueza em fraqueza tem gente enchendo os bolsos.
.
..

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Coisas de nossa terra


Cuidado com o chao chao!

Lá pelas bandas da Terra do Fogo, área também conhecida como Patagônia Argentina, existe um parasita que, para conseguir alimento, se instala nas árvores e passa a consumir os nutrientes que elas retiram da terra para sua sobrevivência. Esse parasita, uma vez hospedado no interior da árvore, se não controlados terminam por sugar todos os nutrientes e até mesmo matar a hospedeira.

Para se defender do Chao Chao as árvores criam uma espécie de tumor em determinados pontos para confundir o parasita e impedir que este lhe ceife a vida. Assim, segue vivendo e alimentando a praga.

Pois bem, estes temíveis parasitas são conhecidos popularmente pelos andinos pelo nome de Chao Chao .

E você leitor e leitora, que não é besta e nem nada, deve estar se perguntando o que o Chao Chao tem a ver com a nossa realidade provinciana mipibuense. Explicarei nos próximos parágrafos.

Segundo se comenta pelas bandas da Boca Maldita, a cidade está infectada de chao chao. Todos ávidos por se instalar no novo governo e sugar-lhe todos os nutriente$ po$$íveis. A cepa do Chao Chao mipibuense é muito mais agressiva do que a andina e não dorme. Já está arrumando as tralhas para começar a se infiltrar na prefeitura e depois exercer o seu ofício.

Como se não bastasse os oito anos de tortura a que foi submetido o nosso povo, suportar mais essa praga vai ser difícil e o novo governo deve se preparar com bastante estrutura para, das duas uma, barrar a instalação da praga ou criar tumore$ em seus gabinetes para alimentar o Chao Chao mipibuense.

Cuidado com os Chao Chao!
.
..

Técnica experimental da USP livra diabéticos das injeções de insulina

Tratamento testado no HC de Ribeirão Preto faz com que 21 dos 25 voluntários, todos portadores do tipo 1 da doença, deixem de receber as aplicações; o procedimento, estudado ao longo de nove anos, é baseado no autotransplante de células-tronco saudáveis.

Uma terapia testada durante nove anos por pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto conseguiu livrar de aplicações de insulina 21 dos 25 pacientes com diabete do tipo 1 que participaram do estudo. Um deles está há oito anos sem tomar as injeções.
Os médicos utilizaram um procedimento chamado autotransplante de células-tronco saudáveis. A ideia é tentar construir um novo sistema imunológico para o paciente, uma vez que a diabete do tipo 1 é autoimune, ou seja, é o próprio sistema de defesa do corpo que passa a atacar as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.
Um dos beneficiados pelo estudo é o jovem Humberto Flauzino Guimarães, de 22 anos, livre das injeções de insulina há cinco anos. Ele diz que sua qualidade de vida mudou muito desde que passou a se tratar com células-tronco. Mas as recomendações médicas de fazer exercícios físicos regularmente e de ter uma alimentação saudável não foram abandonadas.
O estudo em Ribeirão Preto é conduzido pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri. Hoje, antes da abertura do Congresso Brasileiro de Endocrinologia, em Goiânia (GO), o médico falou ao Estado sobre os avanços no tratamento. A evolução dos pacientes, diz, é algo “notável”.
Os resultados favoráveis no tratamento têm sido destacados em publicações especializadas, como o jornal da Associação Médica Americana. Isso porque, pela primeira vez no mundo, os níveis do peptídeo-C, uma espécie de marcador do funcionamento das células produtoras de insulina, aumentou nos pacientes submetidos à terapia.
Para Couri, as muitas dúvidas que a comunidade científica internacional levantou no início da descoberta já não se justificam. “Hoje, temos resultados práticos que provam que estamos no caminho certo”, garante. Mas, de acordo com o médico, ainda não é possível prever quando a tecnologia estará disponível a todos os diabéticos. “É uma terapia de longo prazo. Estamos falando de célula-tronco, algo ainda novo e que vem sendo discutido”, explica.
Procedimento. Na técnica aplicada por Couri, para evitar que o paciente tenha as células que produzem insulina destruídas, são realizadas sessões de quimioterapia que praticamente desligam o sistema imunológico do diabético. Mas, antes disso, são retiradas células de sua medula óssea, que depois são aplicadas na corrente sanguínea para construir um novo sistema imunológico. Esse transplante de células-tronco do próprio paciente faz com que o pâncreas volte a funcionar e elimina a necessidade da aplicação de insulina. Portadores do tipo 1 geralmente se tornam dependentes de insulinoterapia por toda a vida.
O estudo conta com os apoios do Ministério da Saúde, da Fapesp, do CNPQ e do SUS (Sistema Único de Saúde). Couri diz ter comprovado que os pacientes hoje produzem mais insulina do que quando iniciaram o tratamento. “Alguns deles estão com excelente qualidade de vida, muito diferente da vida que levavam antes”, afirma. A diabete do tipo 1 atinge entre 5% e 10% da população de diabéticos. No Brasil, a estimativa é de sete pacientes a cada 100 mil habitantes.
PARA ENTENDER
Doença costuma atingir crianças
Na diabete do tipo 1, também conhecida como diabete infanto-juvenil, uma vez que a doença costuma se manifestar na infância ou na adolescência, a produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente, pois suas células são destruídas pelo próprio corpo.
Por isso, os pacientes necessitam de injeções diárias de insulina para manter o nível de glicose no sangue em valores considerados normais. Há risco de vida se as injeções não forem tomadas diariamente, em doses adequadas.
De acordo com os médicos, algumas condições podem estar relacionadas à doença: ter familiares próximos portadores de diabete ou apresentar excesso de peso, pressão alta e colesterol elevado. O mesmo vale para mulheres cujos filhos nasceram com mais de 4 quilos.
Os sintomas mais comuns da doença são: urinar excessivamente, ter muita sede e apetite aumentado, perder peso e sentir-se cansado, com a vista embaçada. Infecções recorrentes, principalmente de pele, também são comuns.
______________________________________
Fonte: Estadão

A percepção da corrupção

Por Jorge Maranhão


A propósito de meu último artigo no DC , sobre a corrupção dos valores, neste momento em que as atenções se voltam para os efeitos das sentenças do STF nos nossos costumes políticos, faltou comentar o índice de percepção da corrupção elaborado anualmente pela Transparency International – uma vez que coloca o Brasil como tendo caído quatro posições no ranking entre 182 países pesquisados de 2010 a 2011. 
 
Em sentido oposto, os editoriais da grande mídia anunciam o início do fim da cultura da impunidade, enaltecendo  nosso herói nacional Joaquim Barbosa, que enfrentou com destemor "os dragões da corrupção".  Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
 
Com relação ao índice da percepção da corrupção, vamos a uma consideração  preliminar: será que os mais de 3.000 entrevistados que alimentam o índice têm de fato  consciência crítica sobre o fenômeno da corrupção sistêmica dos próprios valores universais da moral pública,  e que antecedem a  corrupção política? 
 
Analisando como a mídia aborda o fenômeno, desconfio que não, uma vez que ela é a grande fornecedora de significados para a construção do imaginário social. Sobretudo agora, nas matérias de cobertura do Mensalão, não vejo a mídia explicitando a  conexão causal entre os dois universos –  da corrupção dos valores morais no âmbito da produção da cultura como um todo e no de sua expressão política propriamente dita. Pois a má conduta no trânsito pelo cidadão comum, por exemplo, e o desvio do dinheiro público pelos titulares de mandatos e agentes da lei se alimentam da mesma fonte,  que é a corrupção dos valores morais no imaginário social de cada um deles.
 
Tenho pensado na hipótese de que somos "campeões de impunidade", como a mídia hiperboliza, por que    a própria mídia alimenta esta percepção, ao repetir  ad nauseam  a má conduta política de nossos governantes. E  na crença de que cumpre seu papel do dog watch journalism , mas criando colateralmente o fenômeno de consenso de que "nada adianta fazer contra um traço atávico de nossa cultura"; de que " cada povo tem o governo que merece", ou que " este é o (mau) caráter do  brasileiro". 
 
Chego, então, à hipótese de que aquilo  que a Transparência Internacional chama de "percepção da corrupção" é,  na verdade,  a percepção oferecida pela mídia, cobrindo as elites detentoras de poder político diretamente no setor público, ou indiretamente no setor privado empresarial.
 
Já a boa conduta política da maioria dos cidadãos de bem, embora em  maior número e frequência, raramente é atendida pela mídia, que se nega por puro preconceito a cumprir sua missão de civic journalism. Tenho dito, aliás, que a mídia no Brasil confunde o termo com cinic journalism, uma vez que ratifica o poder imperial do poder Executivo em detrimento direto de um Legislativo que só cobre desmoralizado. E ignora solenemente o cotidiano do Judiciário, até por que se julga juiz que condena, promotor que acusa e polícia que investiga.
 
Junte-se a isso o fato de  que o próprio Poder Judiciário brasileiro ainda resiste à transparência pública e que o sistema educacional se limita, precariamente,  à função de aprendizagem e transmissão do conhecimento e nunca de valores morais. Sem falar da desconstrução, na sociedade contemporânea, da estrutura familiar e religiosa. Só nos resta a sensação universal de impunidade e a percepção da corrupção como uma fatalidade civilizatória.
 
Se a própria TI, na metodologia de sua pesquisa de percepção da corrupção, desconsidera as diferenças estruturais da cultura institucional e política de cada país que monitora, contra quem e contra o que estaremos combatendo, afinal? 
 
Se não pelas diferenças fundamentais de respeito aos valores universais da tradição moral –  como a vida, a liberdade, a justiça e a propriedade – pelos gestores institucionais  do sistema de produção simbólica do imaginário social (como a própria mídia, a educação, a justiça, a família e a religião),  como explicar índices tão contraditórios entre países de origem territorial e cultural semelhante? 
 
É o caso da  China (3.6) e Hong Kong (8.4) ou Taiwan (6.1);  da  Coreia do Norte (1.0) e Coreia do Sul (5.4);  do Iraque (1.8) e Israel (5.8) ou Venezuela (1.9) e Chile (7.2). Ou  mesmo da  Alemanha (8.0) e Itália (3.9) – embora regiões e culturas semelhantes a percepção da corrupção não sejam apenas um dado a marcar opostos costumes políticos, mas também um dado da percepção dos  valores universais da vida, da justiça, da liberdade e da propriedade e das instituições de Estado que os garantem como direitos fundamentais do cidadão.
 
Jorge Maranhão é diretor do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão. jorge@avozdocidadao.com.br
________________________________________________________________
Fonte: Diário do Comércio

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória, mudando como um Deus o curso da história..."

O ESCÂNDALO DA DENGUE EM NATAL RN: veja a íntegra da denúncia formulada pelo Ministério Público. (Se tiver problema cardíaco NÃO LEIA)

Ministério Público apresenta denúncia contra o escândalo envolvendo a Prefeitura de Natal e a DENGUE.

Clique no link, abaixo, e veja a íntegra da denúncia e entenda o que, um dia , ousaram chamar de Programa da Dengue no Governo Micarla de Souza.


Será que o governo da província sobreviveria a uma investigação desse porte?
.
..

domingo, 4 de novembro de 2012

Paisagem de Rio Negro


SEMANA DOS DIREITOS DO POVO MIPIBUENSE

Durante a semana de 03 à 08 de dezembro de 2012 a Sociedade Terra Viva estará realizando as atividades alusivas a Semana em Defesa dos Direitos do Povo Mipibuense, em São José de Mipibu. Durante toda a semana serão realizadas atividades educativas, prestação de serviço gratuito à população nas áreas de assessoria jurídica, mediação de conflitos, orientações e coleta de doações para projetos sociais.

DIA MUNICIPAL DE LUTA PELOS DIREITOS DO POVO MIPIBUENSE
No segundo sábado de dezembro, conforme determina Lei Municipal, se comemora o Dia Municipal de Luta em Defesa dos Direitos do Povo Mipibuense. Nesta data, a partir das 15 horas, em São José de Mipibu, RN, a STVBrasil estará realizando uma grande Caminhada pelos direitos da população mipibuense e pela paz. A caminha sairá do Conjunto Tancredo Neves e seguirá até o centro da cidade, onde acontecerá o seu encerramento.

CAMISETAS
A STVBrasil apresenta a camiseta da Caminhada Pelos Direitos do Povo Mipibuense.


As camisetas estarão disponíveis na sede da STVBrasil, na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, RN (Tel: 84 32733980), a partir do dia 10/11/2012.

Este ano as camisetas serão trocadas por presentes para a Campanha de Natal Terra Viva e os interessados e interessadas deverem trocar um presente para criança, no valor mínimo de R$ 5,00.

Atenção:
A troca da camiseta será realizada com a apresentação da nota fiscal de compra do presente, tendo em vista que as notas fiscais serão utilizadas para a Campanha Cidadão Nota 10, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

ORIENTAÇÃO PARA UMA BOA COMPRA
Você que vai comprar o presente para trocar pela camiseta da Caminhada, procure as lojas parceiras da Sociedade Terra Viva. Elas têm os melhores presentes pelos melhores preços e você ainda estará ajudando a construir um futuro melhor para nossa gente.
Relação das empresas parceiras:
- Leda Empório;
- Comercial Padre Cícero;
- Bolos Caseiros do Edivo;
- Comercial Corcino;
- Cerâmica Marta Job;
- Cortez Informática;
- Ligerinho Telegás;
- Mipibu Locações;
- Supermercado Denes.
.
.. 

    COMUNICADO

    A STVBrasil - Sociedade Terra Viva comunica que durante o período compreendido entre os dias 06 à 09 de novembro de 2012 (terça à sexta-feira), não haverá atendimento externo em suas sedes.

    No sábado, dia 10 de novembro de 2012, haverá atendimento normal ao público no horário das 08 às 12 horas na sua sede em São José de Mipibu, RN.

    (A suspensão do atendimento se dá em razão do grande volume de compromissos previstos para o período, tanto dentro como fora do estado do Rio Grande do Norte)
    Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009