sexta-feira, 23 de agosto de 2013

STVBrasil promove curso de advocacy para lideranças jovens

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva inciou na tarde desta sexta-feira, 23, no auditório das Secretaria Municipal de Educação de São José de Mipibu, o primeiro módulo do I Curso de Formação em Advocacy voltado para a população jovem LGBT.


O evento integra as ações do Projeto Justiça e Cidadania, realizado pela STVBrasil com apoio da UNESCO e do Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de DST AIDS HV.


A primeira oficina tratou do tema "Vulnerabilidade em razão das DST HIVA AIDS HV", ministrada pelo Arte Educador Marcos Pereira, voluntário da STVBrasil e professor das redes estadual e municipal de ensino.


A STVBrasil conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, através da Secretaria Municipal de Educação, sob a gestão da Professora Lúcia Martins, que gentilmente disponibiliza estrutura física para que o evento possa ser realizado e a população beneficiada com esta importante oportunidade de formação para o exercício da cidadania.


Segundo a Diretora Executiva da Sociedade Terra Viva, Conceição Barbosa, "Este curso está sendo oferecido em dois módulos e tem o objetivo de preparar os jovens participantes para atuarem entre pares, nas suas comunidades, no trabalho de prevenção da violência e promoção dos direitos das populações em situação de maior vulnerabilidade".



O segundo módulo do curso será realizado nos próximos dias 30 e 31 de agosto de 2013 (próximos sexta e sábado ), no mesmo local.

Mais informações podem ser obtidas na sede da STVBrasil, pelo telefone 84 32733980, no horário entre as 08 e as 12 horas.

Assessoria de Comunicação
STVBrasil
Sociedade Terra Viva

Rafa: segue em paz ...

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva manifesta seu pesar pelo falecimento do amigo Rafael Carvalho, ocorrido nesta tarde de sexta-feira, 23, em Salvador, Bahia.

Rafa, como era conhecido no Movimento Nacional de Luta contra a AIDS, militante e dirigente da ONG GLICH de Feira de Santana, BA, deixará saudades à todos os familiares e milhares de amigos espalhados por todo o Brasil.

Solidarizamo-nos com familiares e amigos neste momento.

O velório acontece hoje, a partir das 22 horas, no SAF da rua JJ Seabra, 334, Centro, Feira de Santana, BA, e o sepultamento será realizado neste sábado, às 11 horas, no Jardim Celestial.
.
..

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Última esperança por Justiça no Afeganistão

Caros amigos,




No Afeganistão, políticos conservadores querem aprovar uma lei para garantir que membros da família de um réu nunca possam servir como testemunhas em um tribunal. Era o que faltava para que mais mulheres e crianças sofram abusos dentro de suas próprias casas. Mas alguns políticos estão lutando contra essa proposta e disseram à Avaaz que nossas vozes podem fazer a diferença! Apoie as mulheres afegãs e compartilhe esta campanha com todos: 

Assine a petição

Vendida como noiva aos 12 anos, Sahar Gul vivia em uma casa do terror. Os parentes de seu marido a mantinham presa no porão, espacavam-na com canos de ferro quente e deixavam-na passar fome. Quando ela se recusou a se prostituir para conseguir dinheiro para eles, seus torturadores arrancaram suas unhas. 

A sentença dos seus agressores foi reduzida a apenas 1 ano de prisão e eles estão livres novamente! Pior ainda: a Câmara dos Deputados de seu país aprovou uma lei que proíbe que membros da família dos agressores testemunhem a violência em um tribunal. Isso fará com que inúmeras crianças e mulheres jamais consigam Justiça para seus casos. 

Temos poucos dias para impedir este ataque aos direitos das mulheres. Em outras oportunidades, o Senado afegão já conseguiu barrar projetos assim e funcionários de alto escalão nos disseram que a comunidade da Avaaz pode dar o empurrão de que eles precisam para ajudar a barrar essa proposta antes que ela seja levada a plenário para votação. Assine a petição com urgência -- quando alcançarmos 1 milhão de assinaturas vamos lançar uma campanha publicitária local com foco nos principais Senadores até que essa proposta seja enterrada: 


Quando era criança, Sahar Gul foi vendida pelo seu irmão por US$ 5 mil e levada para uma casa terrível onde era abusada regularmente. Quando finalmente foi resgatada, as torturas a haviam deixado tão fraca que ela teve de ser tirada do cativeiro no porão com o auxílio de um carrinho de mão. Após terem sido condenados a sentenças que juntas somavam 10 anos de prisão, seus torturadores foram posteriormente libertados por um juiz de uma instância inferior. 

Horrorizados diante do retrocesso dos seus direitos, grupos feministas afegãos passaram a apoiar ativamente o caso da jovem Sahar e a trabalhar juntos para garantir que familiares não sejam proibidos de testemunhar contra os agressores da própria família. Se nos unirmos a estas mulheres agora, poderemos mostrar aos políticos afegãos que todo o mundo apoia elas nesta luta

De volta à escola, Sahar segue corajosamente reconstruindo sua vida. Seu sonho? Dirigir uma organização de defesa dos direitos das mulheres. Sua força de espírito é conduzida pela esperança por um futuro melhor para todas as mulheres e crianças do Afeganistão, e de todos os cantos do mundo. Vamos ajudá-la a começar a realizar este sonho, fazendo com que os políticos afegãos protejam, e não atacar, as mulheres de seus país


No Afeganistão, ativistas pelos direitos das mulheres e os sobreviventes de abusos têm dado vários passos na luta pelos direitos humanos. Ao longo dos anos, membros da Avaaz de todo o mundo têm apoiado esta luta pela plenitude destes direitos. Vamos dar nosso apoio mais uma vez! 

Com esperança e determinação,

Equipe da Avaaz

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vereadores de São José de Mipibu aprovaram uma fraude

Vereadores de São José de Mipibu aprovaram uma fraude com o projeto que cria a Zona de Proteção Ambiental e Parque Ambiental da Mata da Bica, comprado e apresentado pelo vereador Joelmo.

O fato é que a pessoa que foi contratada e paga pelo vereador para fazer o tal projeto, assinou o documento como engenheiro ambiental, indicando registro no CREA RN sob número 210945801-1. Ocorre que o referido registro no CREA RN não corresponde a uma inscrição de ENGENHEIRO AMBIENTAL, mas de tecnólogo ambiental. E, segundo, informações obtidas no órgão fiscalizador da profissão, o senhor Thiago de Paula não poderia assinar como engenheiro ambiental, pois não possui inscrição para tanto junto a autoridade competente.

Os senhores e senhoras vereadores precisam ouvir as vozes das ruas, o clamor da sociedade. Antes de mais nada, dispor-se a praticar a democracia e a humildade típicas do bom parlamentar. A câmara vem se distanciando do meio popular e se fechando nos seus biombos. Agindo como se o mandato eletivo fosse algo particular e não emanado do sufrágio.

Errou o vereador Joelmo, erraram todos e todas vereadores e vereadoras que aprovaram a proposta sem fazer oitiva aos gritos que ecoaram na comunidade chamando o debate sobre o caso. Agindo como agiram, sem o zelo necessário e o cuidado que se deve ter, permitiram a fraude e se permitiram a pecha de truões.

Comprar projetos para aparecer e parecer atuante não é de bom alvitre. A câmara dispõe de uma ouvidoria e assessoria popular, basta querer ouvir os seus mais de 40.000 mipibuenses.

A atual legislatura fecha o primeiro capítulo da sua história com chave de "couro".
.
..

CASA PARA ALUGAR (São José de Mipibu-RN)

Alugo casa com excelente localização na Rua Cônego Lustosa, Centro, São José de Mipibu, RN (a 100 metros do centro da cidade).


Casa reformada e pronta para morar, com área, sala, 02 quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e lavanderia cobertas e área de serviço.

Telefone: 88518474
.
..

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Uma ideia que nasceu nas ruas

Caros amigos do Brasil,



Muitos disseram que nunca conseguiríamos aprovar a Ficha Limpa, mas provamos a todos que eles estavam errados. Agora, temos uma chance de terminar o trabalho que começamos e aprovar uma nova reforma proposta pelo movimento. Uma proposta que tiraria o dinheiro das empresas da nossa política e daria aos eleitores mais voz sobre o rumo da nossa democracia. Temos dois dias para expressar nosso apoio a plenos pulmões. Assine agora e compartilhe com todos

Assine a petição

Há não muito tempo atrás, assistimos a história sendo escrita de forma viva, pulsante e enérgica em nossas ruas. Agora, se agirmos rápido, de forma inteligente e juntos, poderemos transformar essa explosão de revolta em todo o país em uma reforma eleitoral verdadeira e profunda, limpando o sistema mercantilista de nossas eleições para sempre. O momento é agora

Todos sabemos porque as ruas estavam pegando fogo: estádios caríssimos ao lado de escolas e hospitais caindo aos pedaços, altos impostos, alto custo de vida, corrupção desenfreada e políticos que, após nos implorar por votos, desaparecem e só dão as caras na próxima eleição. A corrupção que vemos em todo o Brasil está escritos no DNA dos nossos sistemas político e eleitoral. Mas essa semana, um ousado projeto de reforma eleitoral para acabar com a corrupção e dar um novo começo à nossa democracia está fazendo barulho. E a comunidade brasileira da Avaaz – já somos quase 5 milhões! – pode desempenhar um papel principal no andamento da proposta. 


Já fizemos isso antes – quando milhões de nós se uniram pela Ficha Limpa, que dificultou a vida de corruptos tentando chegar a cargos importantes. E agora nós podemos fazer de novo – dando todo o nosso apoio à proposta “Eleições Limpas”, que pode mudar as regras do jogo. 

Use alguns minutos para escrever a história do Brasil que todos queremos, e assine a petição pedindo ao Congresso que acolha essas medidas para acabar com a corrupção e melhorar nossa democracia. Em apenas dois dias, nossos parceiros irão lançar a campanha “Eleições Limpas” com cem deputados no Congresso – assine agora e compartilhe com todo mundo que você conhece


Os brasileiros nas ruas de norte a sul estão exigindo uma democracia mais representativa e participativa, que leve em conta nossas necessidades básicas e as preocupações do povo. A proposta "Eleições Limpas" dá ao povo mais poder para decidir o rumo das nossas eleições desta forma:

    1. Votar em uma ideia, não em uma personalidade. Atualmente, a maioria dos nossos poíticos não são eleitos por causa de suas ideias, mas porque eles têm fama e um nome reconhecido. Um exemplo é o Tiririca, que recebeu mais de 1 milhão de votos usando o bordão "Pior do que tá não fica!". Um novo sistema organizaria as eleições em duas rodadas de votação: primeiro votaríamos em programas e políticas específicas, e depois nos candidatos. Dessa maneira, os partidos serão obrigados a atrair os eleitores com a força de suas ideias, e não com o uso de celebridades ou artimanhas da propaganda eleitoral. 

    2. Eleições Realmente Populares. No sistema de hoje, os mais ricos e os mais poderosos geralmente conseguem aprovar as leis que querem, porque financiam as campanhas políticas e, em retorno, são beneficiados com políticas e contratos que enchem seus próprios bolsos. O financiamento público de campanhas e o financiamento por pequenas doações feitas por pessoas físicas vai permitir que os candidatos honestos entrem na jogada e participem da corrida eleitoral sem precisar andar de mãos dadas com ricos financiadores. Vamos imaginar por um momento: e se nossos representantes prestassem contas a quem os elegeu e não aos ricos doadores de sua campanha? 

    3. Liberdade de Expressão. Quando se trata de eleições, o Brasil do século XXI possui leis restritivas do século passado que limitam a nossa liberdade de expressão em momentos importantes antes das eleições de fato, e que permitem, por exemplo, multar jornalistas, blogueiros ou críticos que escrevem qualquer coisa que potencialmente "ofenda a dignidade ou a honra" dos candidatos! Nossa democracia ainda jovem precisa de MAIS discussão política, não menos, e as pessoas que participam da corrida eleitoral por um cargo público para nos representar devem abraçar essas questões e ouvir a opinião do seu eleitorado.

Precisamos agir rápido e dar a este projeto uma chance. Os interessados em manter o status quo estão mais do que felizes em desviar nossa atenção com “reformas” ruins, mas se nós lutarmos por uma reforma profunda, podemos direcionar a mesma energia das ruas para uma reforma real e tangível. Vamos todos assinar e compartilhar esta campanha e, na quarta-feira, mostrar aos deputados o que entendemos como verdadeira reforma. Cada assinatura que coletarmos será contabilizada como uma das assinaturas necessárias para apresentar a proposta como uma lei de iniciativa popular no Congresso


A história está caminhando rápido em nosso enorme país: um lugar bonito, confuso e diversificado. O trabalho necessário para fazer dele um lugar melhor, mais igual e mais justo não será fácil. Mas a comunidade da Avaaz já enfrentou desafios grandes em todo o mundo e sabe que uma vitória não é algo fora do nosso alcance. Juntos, vamos trazer o nosso país para um novo século e uma nova democracia. 

Com esperança e determinação, 

Equipe da Avaaz

A NASCENTE DO RIO MIPIBU & A MATA DA BICA

Por FRAN MOURA

Nos últimos dias o Rio Mipibu e a Mata da Bica esteve em evidência na mídia local. Assim como tantas outras pessoas eu vi o Rio Mipibu e a Mata da Bica sucumbirem diante do crescimento desordenado e da apropriação indevida das terras às margens do rio que abastece nossa cidade.

Diferente do que muita gente pensa, eu conheço bem aquela região, de lá tenho as mais belas lembranças de minha mãe lavando roupas em toras de madeiras para garantir nosso sustento, assim como das brincadeiras de crianças às margens do Rio Mipibu, das inúmeras vezes que carregávamos galões de água para beber quando a água da CAERN faltava.

Era o ano de 2004 (dois mil e quatro) e eu tomada pela preocupação com o crescimento desordenado me dirigi até aquele local (sozinha) e fiz as imagens que ilustram esta matéria. Na época eu contei com o apoio da Secretária de Educação e Cultura, a senhora Geralda Bernadete de Lima Lopes, que me emprequestou a máquina fotográfica. Lembro que falei para Geralda do meu desejo de fazer fotos do Rio Mipibu e da Mata da Bica, assim como do Sobrado (na época em estado degradante), futuramente postarei as fotos do Sobrado no ano de 2004.

Diante da polêmica do projeto de criação da Zona de Proteção da Bica, acreditamos que o Projeto deveria ser discutido com quem realmente conhece cada palmo daquela região, os "nativos" deveriam ser consultados. Nenhum projeto deve cair de paraquedas e ser aprovados pelos edis mipibuenses sem que o POVO SEJA CONSULTADO. 

Ainda não disponho do dinheiro do nobre edil, autor do projeto, mas disponho de bom senso para distinguir entre o que é melhor para o POVO daquela região... 

Quanto aos demais vereadores, vocês não podem deixar a oportunidade de se aproximar realmente do povo sofrido daquela região. Consultem o povo! 

Se tem uma coisa que dinheiro não compra, essa É A DIGNIDADE HUMANA.
.
..

DEBATE: Programa Mais Médicos

CaféNESC – Agosto/2013

Dia: 23 de agosto de 2013 (Sexta-Feira)
Horário: 17h às 19h30min
Local: Auditório Raimunda Germano – Depto de Enfermagem, Av. Senador Salgado Filho, 3000 – Lagoa Nova - Natal/RN, Campus Universitário / UFRN

Após exposição e debate deguste Café com sabor de idéias
PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Roda de debates com
João Emanuel Evangelista de Oliveira (PROPLAN/UFRN)
Thiago Gomes da Trindade (Curso de Medicina Clínica/UFRN)
Cipriano Maia de Vasconcelos (SMS/Natal)
Facilitador: Maurício Roberto Campelo de Macedo
.
..

CONVITE

Semana da Diversidade Sexual
Promoção da Cidadania e Prevenção de DST/HIV/AIDS/HV
Ações da Visibilidade Lésbica de Natal/RN


CONVITE

08/09 – Domingo
Campo de futebol da praia do forte – próximo a ponte nova.
09h- Torneio de Futebol feminino
Ação de prevenção as DST/HIV/AIDS/HV.
Campanha de colheita de assinatura da Reforma Política.
14h - Bingo solidário.  

15/09 – Domingo
Atividade cultural - Show da Visibilidade Lésbica de Natal – Aniversário dos 10 Anos do GAMI.
14h – Espaço cultural – Nana Banana – Redinha

20/09 – Sexta-feira - Hotel Praia Mar – Ponta Negra
Seminário de Direitos Humanos e Cidadania Lésbica de Natal.
18h – Acolhimento e apresentação da Cultura Potiguar
19h - Boas vindas e abertura oficial do seminário
19h30 - Histórico do GAMI –10 Anos de história Lésbica no RN - Homenagens as parcerias - Fala e registro das representações
20h - Mesa Temática “Visibilidade e Participação das Mulheres Lésbicas e          Bissexuais no Brasil - Avanços e desafios”.
21h   - Coquetel de Aniversário do GAMI – 10 Anos “Show da Visibilidade Lésbica de Natal”.

Realização
Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN

Período:         De: 08 á 22 de setembro de 2013

domingo, 18 de agosto de 2013

Filme com temática homossexual confirma favoritismo e vence Festival de Gramado

"Tatuagem", de Hilton Lacerda, foi escolhido o melhor filme nacional pelos jurados do 41º Festival de Cinema de Gramado, encerrado neste sábado (17).

A cerimônia de premiação aconteceu hoje (17) no Palácio dos Festivais da cidade da serra gaúcha.

O longa conta a história do teatro Chão de Estrelas, grupo ligado ao deboche e à anarquia. Os personagens Clécio e Fininha iniciam uma relação homoafetiva diante deste pano de fundo, a ditadura militar durante o ano de 1978.

A dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade recebeu o Kikito de melhor direção por "A Bruta Flor do Querer", primeiro longa-metragem de ambos, que trabalham juntos desde 2007.

Domingos Oliveira recebeu o Kikito de melhor roteiro por "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer".

A Leandra Leal foi concedido o prêmio de melhor atriz por sua atuação em "Éden". O de melhor ator foi para Irandhir Santos ("Tatuagem"). Walmor Chagas, por "A Coleção Invisível", venceu como melhor ator coadjuvante. O longa foi o último trabalho do ator, que cometeu suicídio em janeiro de 2013, aos 82 anos. Clarisse Abujamra, pelo mesmo filme, levou o Kikito de melhor atriz coadjuvante. "Repare Bem", de Maria de Medeiros, recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro. A história mostra o percurso do jovem guerrilheiro Eduardo Leite "Bacuri", que morreu em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira.

O Kikito para o longa surpreendeu, uma vez que "Cazando Luciérnagas" estava ganhando quase tudo na categoria de filmes estrangeiros: melhor fotografia para Eduardo Ramírez González; melhor roteiro para Carlos Franco Esguerra, melhor atriz para Valentina Abril --que nunca havia atuado antes--, e melhor diretor para Roberto Flores Prieto.
O melhor curta-metragem foi concedido a "Acalanto", adaptação do conto "A Carta", do escritor moçambicano Mia Couto. O filme também levou a melhor direção para Arturo Saboia.

Ainda nas categorias relativas a curtas-metragens, destaque para a presença de dois críticos de cinema que participaram dos elencos de dois filmes: Jean-Claude Bernadet --atua em "A Navalha do Avô", melhor roteiro em curta-metragem-- e Enéas de Souza --está em "Os Filmes Estão Vivos", prêmio especial do júri em curta-metragem.
Na noite de ontem (16), o baiano Othon Bastos, 80, havia recebido da organização o Kikito de Cristal. O ator, que já participou de 75 filmes e inúmeras novelas, dedicou o prêmio a todos colegas profissionais da interpretação do país.
Bastos foi o primeiro ator a ser homenageado com a premiação, que até então havia sido concedida apenas a diretores.
A curadoria desta 41º edição do festival foi composta pelo ator e diretor José Wilker, pelo jornalista Marcos Santuario e pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

Confira a lista completa dos vencedores:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1328268-filme-com-tematica-homossexual-confirma-favoritismo-e-vence-festival-de-gramado.shtml
_______________________________________
Fonte: Folha on line
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009