terça-feira, 20 de agosto de 2013

A NASCENTE DO RIO MIPIBU & A MATA DA BICA

Por FRAN MOURA

Nos últimos dias o Rio Mipibu e a Mata da Bica esteve em evidência na mídia local. Assim como tantas outras pessoas eu vi o Rio Mipibu e a Mata da Bica sucumbirem diante do crescimento desordenado e da apropriação indevida das terras às margens do rio que abastece nossa cidade.

Diferente do que muita gente pensa, eu conheço bem aquela região, de lá tenho as mais belas lembranças de minha mãe lavando roupas em toras de madeiras para garantir nosso sustento, assim como das brincadeiras de crianças às margens do Rio Mipibu, das inúmeras vezes que carregávamos galões de água para beber quando a água da CAERN faltava.

Era o ano de 2004 (dois mil e quatro) e eu tomada pela preocupação com o crescimento desordenado me dirigi até aquele local (sozinha) e fiz as imagens que ilustram esta matéria. Na época eu contei com o apoio da Secretária de Educação e Cultura, a senhora Geralda Bernadete de Lima Lopes, que me emprequestou a máquina fotográfica. Lembro que falei para Geralda do meu desejo de fazer fotos do Rio Mipibu e da Mata da Bica, assim como do Sobrado (na época em estado degradante), futuramente postarei as fotos do Sobrado no ano de 2004.

Diante da polêmica do projeto de criação da Zona de Proteção da Bica, acreditamos que o Projeto deveria ser discutido com quem realmente conhece cada palmo daquela região, os "nativos" deveriam ser consultados. Nenhum projeto deve cair de paraquedas e ser aprovados pelos edis mipibuenses sem que o POVO SEJA CONSULTADO. 

Ainda não disponho do dinheiro do nobre edil, autor do projeto, mas disponho de bom senso para distinguir entre o que é melhor para o POVO daquela região... 

Quanto aos demais vereadores, vocês não podem deixar a oportunidade de se aproximar realmente do povo sofrido daquela região. Consultem o povo! 

Se tem uma coisa que dinheiro não compra, essa É A DIGNIDADE HUMANA.
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009