domingo, 18 de agosto de 2013

Filme com temática homossexual confirma favoritismo e vence Festival de Gramado

"Tatuagem", de Hilton Lacerda, foi escolhido o melhor filme nacional pelos jurados do 41º Festival de Cinema de Gramado, encerrado neste sábado (17).

A cerimônia de premiação aconteceu hoje (17) no Palácio dos Festivais da cidade da serra gaúcha.

O longa conta a história do teatro Chão de Estrelas, grupo ligado ao deboche e à anarquia. Os personagens Clécio e Fininha iniciam uma relação homoafetiva diante deste pano de fundo, a ditadura militar durante o ano de 1978.

A dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade recebeu o Kikito de melhor direção por "A Bruta Flor do Querer", primeiro longa-metragem de ambos, que trabalham juntos desde 2007.

Domingos Oliveira recebeu o Kikito de melhor roteiro por "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer".

A Leandra Leal foi concedido o prêmio de melhor atriz por sua atuação em "Éden". O de melhor ator foi para Irandhir Santos ("Tatuagem"). Walmor Chagas, por "A Coleção Invisível", venceu como melhor ator coadjuvante. O longa foi o último trabalho do ator, que cometeu suicídio em janeiro de 2013, aos 82 anos. Clarisse Abujamra, pelo mesmo filme, levou o Kikito de melhor atriz coadjuvante. "Repare Bem", de Maria de Medeiros, recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro. A história mostra o percurso do jovem guerrilheiro Eduardo Leite "Bacuri", que morreu em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira.

O Kikito para o longa surpreendeu, uma vez que "Cazando Luciérnagas" estava ganhando quase tudo na categoria de filmes estrangeiros: melhor fotografia para Eduardo Ramírez González; melhor roteiro para Carlos Franco Esguerra, melhor atriz para Valentina Abril --que nunca havia atuado antes--, e melhor diretor para Roberto Flores Prieto.
O melhor curta-metragem foi concedido a "Acalanto", adaptação do conto "A Carta", do escritor moçambicano Mia Couto. O filme também levou a melhor direção para Arturo Saboia.

Ainda nas categorias relativas a curtas-metragens, destaque para a presença de dois críticos de cinema que participaram dos elencos de dois filmes: Jean-Claude Bernadet --atua em "A Navalha do Avô", melhor roteiro em curta-metragem-- e Enéas de Souza --está em "Os Filmes Estão Vivos", prêmio especial do júri em curta-metragem.
Na noite de ontem (16), o baiano Othon Bastos, 80, havia recebido da organização o Kikito de Cristal. O ator, que já participou de 75 filmes e inúmeras novelas, dedicou o prêmio a todos colegas profissionais da interpretação do país.
Bastos foi o primeiro ator a ser homenageado com a premiação, que até então havia sido concedida apenas a diretores.
A curadoria desta 41º edição do festival foi composta pelo ator e diretor José Wilker, pelo jornalista Marcos Santuario e pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

Confira a lista completa dos vencedores:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1328268-filme-com-tematica-homossexual-confirma-favoritismo-e-vence-festival-de-gramado.shtml
_______________________________________
Fonte: Folha on line

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009