sábado, 28 de janeiro de 2012

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Quem é você pra derramar meu mungunzá?"

Um jovem músico mipibuense me contava da sua situação difícil e dos tantos "não" que já recebeu da prefeita de São José de Mipibu e seu secretariado por tentar buscar um espaço nas programações locais. Da vergonha que sempre sente quando lembra desses fatos e da falta de apoio a cultura local.

Após ouvir o seu relato e sentir no peito a sua dor e sua vergonha, acima de tudo por ter dedicado boa parte da minha vida ao estudo da música, lembrei-me de uma história que muito me motivou.

O poeta Petrúcio Amorim, caruaruense da gema, quando no início da sua carreira, em sua terra natal, procurou o organizador do São João local para pedir um espaço para se apresentar. Ele conta que recebeu um forte e bravo não. Que já era tarde e que voltasse no ano seguinte. Insistente, ele disse que não precisava ser no palco principal e que qualquer cantinho no meio da festa lhe serviria. Ele só queria apresentar seu trabalho. Até então, Petrúcio, jamais havia feito um show. Mais uma vez a resposta foi não, em alto e bom som.

Depois de muita insistência e vendo que o jovem cantor não desistia o organizador do evento pediu que Petrúcio, se quizesse, que procurasse o prefeito. Se ele mandasse ele arranjaria um lugar para ele.

Após o episódio, o jovem Petrúcio voltou para casa e em meio as suas lamentações lhe veio a inspiração que resultou em um dos maiores sucessos de todos os tempos, a canção originalmente intitulada "Meu munguzá", que tornou-se sucesso em todo Brasil e consagrou-se na voz do cantor paraibano Flávio José com o título

"Tareco e mariola

Eu não preciso de você

O mundo é grande e o destino me espera

Não é você quem vai me dar na primavera

As flores lindas que eu sonhei no meu verão



Eu não preciso de você

Já fiz de tudo pra mudar meu endereço
Já revirei a minha vida pelo avesso
Juro por Deus não encontrei você mais não

Cartas na mesa
Bom jogador conhece o jogo pela regra
Não sabes tu eu já tirei leite de pedra
Só pra te ver sorrir pra mim não chorar

Você foi longe
Me machucando provocou a minha ira
Só que eu nasci entre o velame e a macambira
Quem é você pra derramar meu mungunzá

Eu me criei
Ouvindo o toque do martelo na poeira
Ninguém melhor que mestre Osvaldo na madeira
Com sua arte criou muito mais de dez

Eu me criei
Matando a fome com tareco e mariola
fazendo versos dedilhados na viola
Por entre os becos do meu velho Vassoural."


Há muito tempo, o pai da atual prefeita também deu um grande não para um jovem músico mipibuense, em início de carreira, tentando destruir o seu sonho. Mas, contrariando todas as forças retrógradas da época, o jovem musicista tomou para si a bandeira de defesa dos sonhos de toda a juventude e construiu sua luta. Fez das pedras que o atiraram o alicerce sólido de sua fortaleza.


"Quem é você para derramar meu munguzá?"
.

Plantão Terra Viva: neste sábado, das 08 às 12 horas

Você tem dúvidas sobre os seus direitos?

Você foi vítima de algum tipo de violência?

Você teve seu direito desrespeitado pelo patrão, loja ou prestadora de serviços como banco, telefonia, água ou luz?

Venha tirar todas as suas dúvidas com a equipe que mais entende sobre seus direitos.

Sociedade Terra Viva
11 anos de luta em defesa dos direitos do povo mipibuense.

ELEIÇÕES

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
RUA PRIMEIRO DE MAIO, 232, CENTRO – SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN
CEP 59162-000 – FONE/FAX: 84-3273-3232
São José de Mipibu/RN, 26 de janeiro de 2012.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

                        O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) desta cidade, no uso de suas atribuições legais, em pleno gozo de seus direitos estatutários, CONVOCA as entidades que exercem atividades de defesa ou atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de São José de Mipibu para prover o REGISTRO da inscrição junto a este Conselho e também para participarem do FÓRUM MUNICIPAL DAS ENTIDADES SOCIAIS e ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO das entidades não-governamentais que comporão este Conselho no biênio 2012/2013, a qual ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde até as 9 horas dar-se-ão as inscrições, das 9 às 10h30min o Fórum/assembléia, culminando com as eleições.
                        Cada representante deverá apresentar os seguintes documentos:
  • Requerimento de inscrição preenchido (modelo fornecido pelo Comdica);
  • Cópia da ata de eleição e posse da última diretoria;
  • Cópia do estatuto da requerente;
  • Documento comprobatório de inscrição do CNPJ
  • RG e CPF do representante legal da entidade e uma lista de toda a diretoria, constando endereço, telefones e e-mail (se possível) do aludido representante.
  •  
João Maria Pereira
Presidente do Comdica

De João Redondo, abaxi e taxistas...

Sabem porque proibiram os taxistas de estacionarem ao lado da praça em frete a Escola Barão de Mipibu? Digo com todas as letras que foi porque os taxistas ainda não estão organizados enquanto categoria.

E a justificativa que apresento é a de que toda a cidade está desorganizada, sem governo. Ninguém, nem mesmo a própria prefeitura, respeita nada na província.

Quem de nós não já viu veículos pertencentes a prefeitura estacionados sobre praças, sobre faixas de pedestres, calçadas e até mesmo servindo a interesses de particulares? A própria prefeita e seus familiares utilizaram-se, por muito tempo, de um veículo alugado pela prefeitura, um Vectra preto, como é sabido por toda a cidade. E tantas outras estórias que nos chegam que se fôssemos registrar aqui faltaria espaço e arrepiaria cabelos.

E a pergunta que se faz é "um governo que não governa, que não respeita a lei, que não ordena e não fiscaliza o trânsito, tem moral para impor novas regras e perseguir os trabalhadores taxistas?"

Na verdade, somos testemunhas da história e sabemos que quando a prefeita quer se livrar de um "abacaxi" manda o vice-prefeito assumir a testa de ferro. E, em seguida, se houver pressão ela volta atrás e desmancha o que foi dito, deixando desmoralizado o "João Redondo".

Quem é vivo sabe! Foi assim em vários episódios de nossa província. E quem não lembra da recente Parada Gay, quando "João Redondo" se reuniu com várias autoridades e população e fez várias promessas e depois a prefeita deu marcha ré em tudo o que foi dito? Quem não lembra da entrevista concedida, ainda, ao Programa Cidadania FM, quando "João Redondo" disse que os conselhos da cidade e de meio ambiente seriam criados e nada aconteceu? E quem não lembra da famosa frase "Vamos criar a junta médica municipal para atender aos trabalhadores em educação!" e até hoje os educadores sofrem com o abandono?

Pois bem, senhores taxistas, o que nos falta é coragem para ir às ruas, como está ocorrendo em todo o mundo e derrubando governos autoritários, e transformar a nossa realidade.

Temos vivido tempos em que a divisão dos perseguidos tem ensejado o fortalecimento dos perseguidores. As condições estão postas ...
.
..

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Margarida...

TRIBUNA POPULAR

"... acredito que denuncias também não resolverá as coisas, você lembra do impeachmente que iria fazer com a PREFEITA daqui de São José e em última hora os políticos se reuniram e ficou o dito pelo não dito, todos tiveram medo ou todos tem o rabo preso. Olha só a situação que se encontra lá em Laranjeiras que é Distrito do nosso município, tudo abandonado, quando eles precisam de médico correm para a cidade de Brejinho (que é mais perto) por que senão morre e não se sabe até quando Brejinho vai atender a população de Laranjeiras. A segurança em Laranjeiras não tem sequer um posto policial ou uma ronda policial, a ronda escolar nunca passou por lá. Laranjeiras é terra de ninguém, pois não tem administre, quem mande, quem resolva, tem quem fale muito e nada faça. Eu particularmente acredito que será melhor passando a ser cidade, pois mesmo que apareça puxa sacos, mas são entre eles, e eles vão ter a assistência que não estão tendo, a População está CLAMANDO, GRITANDO porque estão ABANDONADAS EM TODOS OS SENTIDOS. Você não sabe o que é não ter sequer água nas torneiras é como se encontra Laranjeiras do Abdias, lhe afirmo sem medo de errar, pois tenho um irmão que mora lá e é de fazer pena e dó, o ABANDONO com que aquele povo tem sofrido estes anos, bá lá e comprove, tire fotos das construções iniciadas e não concluídas, das filas do povo esperando o médico que não vem, dos alunos esperando o transporte escolar que não chega porque não pagaram os motoristas ou o posto de gasolina, dos alunos especiais que não tem transporte para irem para a escola, dos pais e mães de família sem nenhuma assistência e tendo seus direitos negados. É fácil falar quando não se sente na pele. Só sabe o que aquele povo passa, eles mesmos e eles sabem que tem recursos para todos os seus direitos mas não sabem para onde foi."

Caiu Elias Fernandes

A mídia nacional e regional estampou nas primeiras páginas a notícia da queda do ex-deputado norteriograndense Elias Fernandes, do cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).

Elias pediu demissão do cargo depois de uma série de notícias dando conta de supostas irregularidades apontadas em relatório da Controladoria Geral da União.

Em matéria publicada esta semana o jornal O Globo informou que a Controladoria Geral da União havia apontado o favorecimento do Estado do Rio Grande do Norte em convênios para realização de obras. Segundo a CGU, de 47 projetos o Rio Grande do Norte teria sido beneficiado com 37.

Indicado pelo Deputado Henrique Alves (PMDB), Elias negou as acusações e disse deixar o cargo para não criar problemas ao partido.
______________________________
Imagem: oglobo.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um governo que mais parece um salão de beleza: só maquiagem.

Há pessoas que não se tocam do fato de que o povo já não tem qualquer crédito no que diz o governo local e a sua troupe de xirimbabas.

Quem navega na blogosfera provinciana pode ver que o maquiador-mor da giroflex publicou nota tratando de uma suposta reunião para discussão de temas referentes ao período pré-carnavalesco e os eternos problemas como poluição sonora entre outros.

Ora, irmãs e irmãos, é público e notório, dede há muito, que as secretarias municipais não têm autonomia para mover uma palha neste governo. Uma ex-secretária nos confidenciou que para comprar papel higiênico tinha que pedir a permissão tia da prefeita.

Porque, então, se reunir secretárias(os) com quem quer que seja para discutir o que quer que seja? Não seria o mesmo que enganar diretamente os participantes da reunião e a população?

Em verdade, vos digo que o que mais importa para o governo ferreirista é parecer que está fazendo ou vai fazer alguma coisa. Ou seja, enganar, maquiar. É, nada mais, do que criar expectativas positivas para tentar apagar o imenso rastro de mentiras plantadas por uma gestão que mais se assemelha a um desastre do que a um governo, uma administração púbica.

Todos e todas sabemos que, a título de exemplo, a secretaria de meio ambiente que, somente existindo no papel e para sustentar incompetentes, jamais produziu um panfleto em defesa do nosso patrimônio natural. Que um único projeto que foram capazes de criar previa a instalação de uma lavanderia junto ao leito do Rio Mipibu. Uma verdadeira aberração, em se tratando de uma área tão importante quanto a mata ciliar da Bica e a preservação do rio. Se houvesse vida inteligente dentro dos gabinetes do atual governo uma verdadeira ameaça de crime ambiental como esta não teria sido proposta ao Governo Federal para pleitear recursos. Sabiamente jogaram no lixo tal proposta indecente.

Um governo anencéfalo, cego e insensível que não enxerga um só palmo para além das porteiras da Fazenda Lagoa do Fumo e dos bridões que ainda pensam ter nas mãos para humilhar os mais humildes.

Longe de ser, sequer, um arremedo de administração o governo local mais está para um governo que mais parece um salão de beleza: só maquiagem.

E este governo ainda tem a petulância de querer indicar um sucessor. Ora, tenhamos vergonha!
.
..

AOS MÚSICOS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A justiça com que todos sonhamos ...

Na data de ontem, segunda-feira, a Justiça do Rio Grande do Norte deu um, senão o maior, dos maiores exemplos de austeridade e respeito aos direitos da população norteriograndense e seu patrimônio através da sentença proferida pelo Juiz da 4a Vara Criminal, Raimundo Calyle, ao condenar vereadores, ex-vereadores, ex-servidores da Câmara Municipal de Natal e um empresário por corrupção ativa e passiva.

Envolvidos na Operação Impacto foram condenados Emilson Medeiros, Dickson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluízio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza e Carlos Santos, pelo crime de corrupção passiva. Já o vereador Adão Eridan foi condenado pelo crime previsto no  artigo 317 do Código Penal e Dickson e Emilson tiveram suas punições agravadas pela acusação de serem organizadores do esquema.

Os ex-servidores da Câmara Municipal de Natal Klaus Charlie, Francisco de Assis Jorge e Hermes da Fonseca foram condenados pelo crime de corrupção passiva.


O empresário Ricardo Abreu foi condenado pelo crime de corrupção ativa.

"Emilson Medeiros, Dickson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza, Carlos Santos, Adão Eridan, Klaus Charlie, Francisco de Assis Jorge e Hermes da Fonseca foram condenados a perda do cargo, função pública ou mandato eletivo.

'Verificado que, pela extensão da gravidade dos crimes praticados, é absolutamente incompatível a permanência dos aludidos réus em atividades ligadas à administração pública', destacou o magistrado.

Ele determinou ainda, após transitada em julgado a sentença, que seja oficiado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fim de suspender os direitos políticos dos condenados. Além disso, deverá ser expedido pela Secretaria Judiciária os competentes mandados de prisão dos condenados e, efetuadas as prisões, as respectivas guias de execução penal à Vara das Execuções para que instaure o devido processo executório das penas.

O Ministério Público requereu a perda em favor do Estado, do dinheiro apreendido em poder dos réus Geraldo Neto (R$.77.312,00), Emilson Medeiros (R$.12.400,00) e Edson Siqueira (R$.6.119,00), depositado judicialmente (fls. 17, 18 e 19 – vol. 11), como valores auferidos pelos agentes com a prática de fatos criminosos, totalizando R$.95.831,00.

'Sendo efeito da condenação a perda em favor da União do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso, decreto a referida perda, apreendida nos autos, conforme dispõe o artigo 91, inciso II, alínea 'b', do Código Penal'.

Além disso, o magistrado entendeu ser necessária a fixação de indenização, em virtude dos danos à Administração Pública, aferidos como a descrença do povo eleitor em seus representantes municipais e, no próprio sistema democrático, no caso representado pelo funcionamento do legislativo municipal, "não pode ser eficazmente mensurável em quantia financeira, porém deve ser fixado um mínimo que seja à título de indenização", disse ele.

O montante deverá ser revertido ao Fundo Único do Meio Ambiente do Município de Natal, criado pela Lei nº 4.100, de 19.6.1992, regulamentado pelo Decreto nº 7.560, de 11.1.2005.

O empresário Ricardo Abreu foi condenado a pena de seis anos e oito meses de reclusão em regime semi-aberto e ao pagamento da multa de 750 salários mínimos; Emilson Medeiros e Dickson Nasser devem cumprir o período de sete anos e nove meses em regime semi-aberto e ao pagamento de 150 salários minimos; os demais vereadores e ex-vereadores foram condenados à pena definitiva de seis anos e oito meses e ao pagamento 150 salários-mínimos.

Já o vereador Adão Eridan foi condenado à pena definitiva de cinco anos de reclusão e ao pagamento de 150 salários mínimos; os ex-funcionários da CMN, por sua vez, cumprirão pena de seis anos de reclusão."
___________________________
Fonte: TJ RN
Imagem: wsantacruz.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PURÊ DE GERIMUM

Estes dias tivemos uma agradável conversa com um grande amigo integrante do alto escalão giroflexano, com que conversamos sobre os velhos tempos, os amigos e amigas, a contemporaneidade, os problemas provincianos e, como não poderia deixar de ser, a política local.

Entre sorrisos ouvimos que "A situação política está definida. A prefeita Norma apóia a pre-candidatura do vereador Kerinho." Fato que não é novidade desde há muito tempo.

A novidade surgiu depois de muitas horas de prosa. Quando dissemos que somente a prefeita apoiaria a candidatura do então presidente da Câmara e que todo o seu clã familiar não aceitava a indicação a resposta foi clara. "O problema é que o nome de Kerinho não decola! Não tem jeito!"

Para o bom entendor um pingo é letra e já ficou claro que o velho Keké terá que esperar por um longo e tenebroso inverno político para poder ter seu nome reconhecido em Lagoa do Fumo. Os ferreiras já decidiram e a resposta é NÃO, com todas as letras em maiúsculas. O difícil vai ser definir quem dará a notícia e o golpe de misericórdia ao seridoense.

Em verdade vos digo que, definitivamente, o prato principal da giroflex nos próximos quatro anos não será PURÊ DE GERIMUM.


domingo, 22 de janeiro de 2012

CRUELDADE NUNCA MAIS!

Aconteceu nesta manhã de domingo, na Avenida Engenheiro Roberto Freire em Natal, a maior manifestação em defesa dos animais do Rio Grande do Norte.


Intitulada CRUELDADE NUNCA MAIS a manifestação foi articulada através das redes sociais virtuais e reuniu pessoas de toda Natal e cidades vizinhas. A juventude esteve presente, organizações não governamentais e milhares de pessoas sensíveis a causa ambiental.


Ao longo de todo o trajeto, que terminou na escadaria da Praia de Ponta Negra, a população e turistas participavam, aplaudiam a manifestação e davam força para a luta.




A manifestação que aconteceu em todo o Brasil pretende recrudescer a legislação que criminaliza a violência contra animais e a aplicação de penas mais severas para os agressores.











A coordenação do evento se deu através da ONG AMIMAIS e a STVBrasil - Sociedade Terra Viva apoiou e participou ativamente da manifestação.


Esta é a primeira manifestação que promete muito mais para o futuro.



Ao amigo João Corcino

(Crédito da imagem: Digital Mipibu)

Neste domingo, queremos prestar nossa homenagem ao amigo João Corcino por sua luta e força de vida, agradecer ao nosso Grande Arquiteto do Universo por sua recuperação e desejar que breve tenha completamente restabelecida sua saúde.

Colocamo-nos ao dispor do amigo e agradecemos por sua amizade.
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009