sábado, 3 de novembro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO


O Mipibuense comunica que a pesquisa "Qual o(a) melhor vereador(a) de 2012" foi CANCELADA em razão de invasão ocorrida no nosso banco de dados e possível manipulação dos dados.

Após várias reclamações de leitores e leitoras decidimos retirar do ar a pesquisa.

A Edição
.
..

Sociedade Terra Viva na luta em defesa dos direitos do povo mipibuense

Mais uma manhã de trabalho na STVBrasil.


Muito trabalho para atender os tantos e tantas irmãs e irmãos mipibuenses que precisam de ajuda. Pessoas que vêm de várias comunidades de nossa São José de Mipibu, homens e mulheres que buscam a garantia dos seus direitos.

Os voluntários e voluntárias da STVBrasil se revezam para poder atender a todos e todas e para que nenhum mipibuense fique sem atenção.

Este é o jeito de ser Terra Viva!

Porque "quando a gente gosta é claro que a gente cuida."
.
..

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Parabéns!

Aquele amigo que a gente conhece desde criança e que nos ensina com sua generosidade e ponderação, a cada novo dia, que existem homens de bem e pessoas de bom coração.

Alberto Villar é esse amigo com quem aprendemos muito e a quem devemos grande consideração e respeito.

Parabéns Albertinho!

A morrença dos meus cumpadres

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Fotografia


Bazar Terrra Viva: PROMOÇÕES

FITA MINI DV JVC
De R$ 11,00 por apenas R$ 5,00
(poucas unidades)
* Pedidos somente pelo e-mail stvbrasil@hotmail.com ou pelo telefone 32733980.
.
..

STVBrasil participará da XV Conferência Internacional contra a corrupção

Na próxima terça-feira, 06, a jovem voluntária da STVBrasil - Sociedade Terra Viva e estudante do curso de Serviço Social Paulinha Lacerda, estará representando a cidade de São José de Mipibu junto a XV Conferência Internacional contra a corrupção.

A Conferência acontece em Brasília - DF, no período de 07 à 10 de novembro de 2012, e é promovido pela Transparência Internacional, que tem no Brasil a ONG Amarribo Brasil como sua representante.

Conectando os agentes de mudança

Construindo um movimento mais dinâmico para a transparênciaA 14a IACC realizada em Bangkok, na Tailândia em Novembro de 2010, mostrou o caminho para o futuro na luta contra a corrupção: O movimento internacional anticorrupção decidiu por uma nova ênfase na luta contra a corrupção através da capacitação e mobilização das pessoas, seja da sociedade civil, dos setores privados ou públicos, e pelas gerações mais jovens.

A conferência este ano irá apoiar e conectar os que querem mudar as regras do jogoAs pessoas estão inventando novas formas de pressionar por uma maior transparência e responsabilidade, e estão levantando-se para afinal alcançar uma justiça social maior. No entanto, a corrupção e a impunidade têm um imenso efeito desestabilizador dentro da sociedade. Agora mais do que nunca, a ação mutuamente respeitável é necessária para criar uma mudança irreversível, e assegurar que o poder alimentado pela corrupção não faça mais danos à sociedade. Serão as pessoas as que criarão essa mudança.
.
..

Para além da queda o coice

A triste saga da Prefeita de Natal, Micarla de Souza, parece estar longe de seu fim. A eleição em primeiro turno em uma vitória esmagadora que contrariou os interesses dos grupos estabelecidos no poder e nas três esferas de governo não foi o bastante para garantir tranquilidade a pequena borboleta.

Seu governo foi, desde o início, marcado por uma verdadeira e perene onda de manifestações oposicionistas. Líder de um partido nanico e sem quadros, comeu o pão que o diabo pisoteou em termos de política. E, como se não bastasse, capitaneou uma administração sem qualquer expressão e deficitária em todos os setores.

Enfrentou a ira popular, as pressões dos próprios aliados até a exaustão, ao ponto de os membros do seu partido, o PV, pedirem a sua expulsão.

Por fim, nos seus últimos dias de governo sofreu, para além da queda o coice, após ver boa parte de seu secretariado sair preso de suas secretarias, o afastamento por determinação judicial sob acusação de envolvimento em escândalos envolvendo o erário.
.
..

Diretores da STVBrasil visitam parque nacional Nahuel Huapi

Os diretores da STVBrasil Conceição Barbosa e Perceval Carvalho realizaram visita ao Parque Nacional Nahuel Huapi, localizado na Cordilheira dos Andes, entre as províncias de Rio Negro e Neuquen, Argentina, com área demais de 700.000 quilômetros quadrados.



O Parque Nahuel Huapi foi criado em 1903 e tem como objetivo de proteger uma representativa amostra dos ecossistemas da região da Patagônia Andina e garantir a sua conservação.




A área, com temperaturas que variam de -2 a 16 graus, conta com exuberante paisagem composta de montanhas, lagos, rios, abundantes fauna e flora que encanta a qualquer ser humano.



A visita realizada proporcionou importante experiência aos membros da STVBrasil e servirá de base para o fortalecimento da luta pela criação de unidades de conservação em nível local.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UFRN, Internamento e Autoritarismo

...........Em tese, a universidade deveria ser o último lugar em que o autoritarismo encontraria abrigo. Na verdade, ela é, ou deveria ser, a instituição por excelência a combatê-lo. Pois sua vocação na lida com os conflitos e contradições internas é sempre pela via das alternativas da palavra ao invés das alternativas da força. É por isso que a universidade é uma instituição de cultura e civilização mais do que de uma instituição de ordem e força. Mas, quando a universidade abdica, por razões políticas diversas, dessa sua vocação – ideal – da palavra e do diálogo para empunhar as armas do poder e da imposição, ela deixa de promover cultura e civilização, e passa, assim, a promover barbárie e autoritarismo.
...........O autoritarismo em que a UFRN incidiu não desfila apenas na militarização do espaço físico do campus com suas cercas, câmeras, cancelas e seguranças armados. Ele transparece de forma igualmente violenta e crua no comportamento da reitoria às vozes dissonantes e questionadoras. Por exemplo, há alguns meses, foi instalado uma sindicância contra professores de engenharia que ousaram criticar os absurdos pedagógicos e curriculares do curso de C&T.
...........Recentemente, tivemos mais um grave e, ainda controverso episódio desse autoritarismo, o qual, ao que tudo indica, sugere se não a participação direta ou indireta da reitoria, ao menos a atuação flagrante da Universidade. Trate-se dessa vez da detenção e internamento de um aluno numa instituição psiquiátrica!
Estudante da pós graduação da UFRN teria sido levado ao Hospital João Machado, segundo relatos dos próprios funcionários da instituiçãonum dos carros da segurança patrimonial da UFRN. Ocorre que, por conta do desentendimento envolvendo segurança e alunos na madrugada de 28 de setembro em que um dos seguranças disparou contra um dos estudantes, desde então o aluno internado vinha denunciando e cobrando providências da reitoria acerca do ocorrido. Inclusive, solicitando que a universidade cancelasse o contrato com a empresa de segurança do campus.
...........Em circunstâncias ainda nebulosas, o estudante foi detido no Bosque dos Namorados, e de lá internado no Hospital João Machado. É preciso indagar, com veemência, a respeito do que a reitoria sabe sobre o fato e como ela atuou, junto à família e outros órgãos, na decisão, autorização e efetivação da internação do aluno. A adoção de tais práticas policialesca e estigmatizantes não devem ser apenas alvos de repúdio mas de protestos, investigação e prestação urgente de esclarecimentos à comunidade acadêmica e geral.
...........Seja o que o aluno tenha feito ou dito que faria em relação à reitoria nada justifica uma medida tão drástica, desproporcional, violenta e estigmatizadora. Há várias outras medidas legais mais eficazes, humanas e razoáveis que poderiam ser tomadas, caso houvesse real necessidade de segurança ou preservação de algum membro da reitoria.
...........A mobilização de recursos e de pessoal posta em marcha pela Universidade e por outros órgãos na operação sugere a existência de algum forte incômodo, preocupação e interesses. Mais do que boa vontade ou generosidade em assistir o aluno, tal empenho, ao que parece, indica um fundo político no processo que culminou na internação do estudante.
...........A segurança da UFRN, que já atirou nas dependências da Universidade, teria poder de polícia e de prisão dos discentes? É polícia manicomial também agora e prende fora de suas dependências? Se de fato ocorreu o uso da guarda para supostamente calar um aluno, que denunciava a falta de preparo dos contratados e apontava superfaturamentos na relação entre a UFRN e a empresa contratada isto não pode passar impune e sem investigação. Merece toda a mobilização do corpo estudantil, dos professores, funcionários, enfim, de toda a universidade.
...........O fato concreto e incontroverso que temos é que um aluno encontra-se internado em circunstâncias que precisam ser devidamente explicadas – lançando luz em todo o processo que confrontou estudante e reitoria. Somente mediante a reconstrução completa dessa processo, e de todos os seus participantes, pode-se verificar até que ponto, e se houve ou não participação e abuso por parte da Universidade e de outros poderes e instituições envolvidas. A suspeita de alguma motivação política para o silenciamento do aluno em virtude das denúncias que este realizava contra a reitoria é outra hipótese que precisa ser devidamente examinada.
...........No entanto, se, por um lado, questionamentos e mobilizações são, nesse momento tenebroso, urgentes e imprescindíveis. Por outro, a saúde emocional do aluno e da família não devem ser submetidas, expostas ou prejudicadas em razão da luta política – e dos interesses e questões em disputa. Preservemos o estudante e sua família, o foco da crítica e da ação política é a universidade (Reitoria) e na universidade. É dela que devemos cobrar explicações.
...........Quando em todo mundo a prática do internamento e a instituição do hospital psiquiátrico – o manicômio – são duramente questionadas, criticadas e substituídas por outros modelos de tratamento e assistenciais, a UFRN não pode, de modo algum, num suposto uso político, ilegítimo e arbitrário, enveredar pelos caminhos fascistas da exclusão do outro e das instituições de sequestro da vida. Que isso parta de uma instituição – supostamente – da lucidez e da razão torna tudo ainda mais lamentável e revoltante, embora não surpreendente – pois em nome dos decretos da razão se cometeu os atos mais irracionais.
...........O padrão policialesco – e, agora, manicomial – que UFRN veem adotando contra as diferenças e questionamentos expõem mais que o autoritarismo; conduzem-na a uma situação em que ela deixa de cumprir seu papel de uma instituição exemplar e de vanguarda civilizatória para o conjunto da sociedade para ser uma instituição reacionária e deseducadora. Se a contestação e o questionamento não tiverem lugar numa universidade, de que então esta última servirá para o restante da sociedade?
__________________________________________________

7ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS DA AMÉRICA DO SUL (Natal RN)

Acontece em Natal, RN, no período de 07 à 13 de novembro de 2012, no IFRN da Cidade Alta, a 7a Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul.

ENTRADA FRANCA

Veja a programação.


Natal (RN) de 07 a 08 e de 10 a 13 de novembro

IFRN - Campus Avançado Cidade Alta | Auditório (148 lugares)
Av. Rio Branco, 743 - Cidade Alta – CEP: 59025-003 - Tel: (84) 4005.0950



O7/11 – QUARTA-FEIRA
19hSessão de Abertura

O Cadeado - Leon Sampaio (Brasil, 12 min., 2012, fic.)
A Galinha que Burlou o Sistema - Quico Meirelles (Brasil, 15 min., 2012, doc./fic.)
Menino do Cinco - Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira (Brasil, 20 min., 2012, fic.)
A Fábrica - Aly Muritiba (Brasil, 16 min., 2011, fic.)
Classificação indicativa: 12 anos


O8/11 – QUINTA-FEIRA
14hSessão de Audiodescrição Fechada
Extremos - João Freire (Brasil, 24 min., 2011, doc.)
À Margem da Imagem - Evaldo Mocarzel (Brasil, 72 min., 2003, doc.)
Classificação indicativa: 10 anos

16hSessão de Audiodescrição Fechada

Santo Forte - Eduardo Coutinho (Brasil, 80 min., 1999, doc.)
Classificação indicativa: 12 anos

17h30 
Justiça - Andrea Ruffini (Bolívia / Itália, 34 min., 2010, doc.)
Último Chá - David Kullock (Brasil, 97 min., 2012, fic.)

Classificação indicativa: 12 anos

20h

Cabra Marcado para Morrer - Eduardo Coutinho (Brasil, 119 min., 1984, doc.)
Classificação indicativa: 12 anos


10/11 – SÁBADO

14h
Disque Quilombola - David Reeks (Brasil, 14 min., 2012, doc.)

Vestido de Laerte - Claudia Priscilla, Pedro Marques (Brasil, 13 min., 2012, fic.)
A Galinha que Burlou o Sistema - Quico Meirelles (Brasil, 15 min., 2012, doc./fic.)
O Veneno Está na Mesa - Silvio Tendler (Brasil, 50 min., 2011, doc.)

Classificação indicativa: 10 anos

16h
Porcos Raivosos - Isabel Penoni, Leonardo Sette (Brasil, 10 min., 2012, fic.)

O Cadeado - Leon Sampaio (Brasil, 12 min., 2012, fic.)
Dez Vezes Venceremos - Cristian Jure (Argentina, 75 min., 2011, doc.)
Classificação indicativa: 16 anos


18h
Juanita - Andrea Ferraz (Brasil, 8 min., 2011, doc.)
O Dia que Durou 21 Anos - Camilo Tavares (Brasil, 77 min., 2012, doc.)

Classificação indicativa: 10 anos

20h
A Fábrica - Aly Muritiba (Brasil, 16 min., 2011, fic.)
Hoje - Tata Amaral (Brasil, 87 min., 2011, fic.)

Classificação indicativa: 14 anos

11/11 – DOMINGO
14h
Olho de Boi - Diego Lisboa (Brasil, 19 min., 2011, fic.)

Funeral à Cigana - Fernando Honesko (Brasil, 15 min, 2012, fic.)
Carne e Osso - Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros (Brasil, 52 min., 2011, doc.)

Classificação indicativa: 12 anos

16h
O Fio da Memória - Eduardo Coutinho (Brasil, 115 min., 1991, doc.)
Classificação indicativa: livre


18h
Cachoeira - Sérgio Andrade (Brasil, 14 min., 2010, fic.)
Paralelo 10 - Silvio Da-Rin (Brasil, 87 min., 2011, doc.)

Classificação indicativa: 16 anos

20h
Marighella - Isa Grinspum Ferraz (Brasil, 100 min., 2012, doc.)
Classificação indicativa: 10 anos


12/11 – SEGUNDA-FEIRA
13h30
Uma, Duas Semanas - Fernanda Teixeira (Brasil, 17 min., 2012, fic.)
A Demora - Rodrigo Plá (Uruguai / França / México, 84 min., 2012, fic.)
Classificação indicativa: 10 anos


15h30
Com o Meu Coração em Yambo - María Fernanda Restrepo (Equador, 137 min., 2011, doc.)
Classificação indicativa: 10 anos

18h
Estruturas Metálicas - Cristián Vidal L. (Chile, 47 min., 2011, doc.)
Saia se Puder - Mariano Luque (Argentina, 66 min., 2012, fic.)

Classificação indicativa: 12 anos


20h
Elvis & Madona - Marcelo Lattiffe (Brasil, 105 min., 2010, fic.)
Classificação indicativa: 12 anos

13/11 – TERÇA-FEIRA
13h30 
Virou o Jogo: A História das Pintadas - Marcelo Villanova (Brasil, 15 min., 2012, doc.)
Chocó - Johnny Hendrix Hinestroza (Colômbia, 80 min., 2012, fic.)

Classificação indicativa: 16 anos

15h30
O Garoto que Mente - Marité Ugás (Venezuela, 99 min., 2011, fic.)
Classificação indicativa: 12 anos

18h
Menino do Cinco - Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira (Brasil, 20 min., 2012, fic.)

Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional - Felipe Diniz (Brasil, 13 min., 2011, doc.)
O Silêncio das Inocentes - Ique Gazzola (Brasil, 52 min., 2010, doc.)
Classificação indicativa: 12 anos

20h
Batismo de Sangue - Helvécio Ratton (Brasil, 110 min., 2006, fic.)

Classificação indicativa: 14 anos
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009