sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ônibus de Natal param de circular nesta noite sem previsão de volta

Os motoristas e cobradores dos ônibus de Natal decidiram suspender a circulação dos ônibus e todos os veículos estão sendo recolhidos para as garagens na noite desta sexta-feira (16). O estopim para a decisão dos trabalhadores foi mais um incêndio em ônibus na capital potiguar, dessa vez, na avenida Tomaz Landim. Não há previsão para a retomada das atividades.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais dos Transportes do Rio Grande do Norte (Sintro), Nastagnan Batista, motoristas e cobradores estão preocupados com a onda de ataques aos transportes públicos de Natal e região metropolitana nesta sexta-feira. Apesar das garantias dadas pela Secretaria de Segurança, os ataques voltaram a ocorrer. A zona Norte de Natal teve o terceiro ônibus incendiado.

Depois das tentativas de incendiar um ônibus da Guanabara e outro da Reunidas, um ônibus da Oceano foi queimado. Segundo o diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Rio Grande do Norte (Seturn), Augusto Maranhão, o ônibus foi atingido na avenida Tomaz Landin e o estrago foi maior do que os outros ônibus que sofreram os ataques. Ainda não há a confirmação de qual linha o ônibus cumpria. Pessoas que estavam no local no momento do incidente informaram que o incêndio ocorreu aproximadamente às 20h10, em igapó, próximo à Uvifrios.

Para o presidente do Sintro, não há garantias de segurança para que os profissionais continuem trafegando pelas ruas e por isso houve a decisão para o recolhimento de todos os veículos para as garagens.
______________________________________
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/onibus-de-natal-param-de-circular-nesta-noite-sem-previsao-de-volta/196213

PLANTÃO TERRA VIVA

Neste sábado, das 08 às 12 horas, a cidade de São José de Mipibu contará com mais um Plantão Terra Viva para atender a população menos favorecida com orientações e apoio júrídico, mediação de conflitos e o delicioso Café da Manhã com Cidadania.

Portanto, irmão e irmã mipibuense, você não está sozinho(a) e desprotegido(a). Se seu direito for violado procure o Centro de Referência em Direitos Humanos da Sociedade Terra Viva.
.

DINHEIRO PÚBLICO

O mipibuense Ellyel dos Santos nos encaminha mais informações sobre o dinheiro público em São José de Mipibu.

Número Convênio: 652294
Objeto: CONSTRUCAO DA PRACA DE EVENTOS E URBANIZACAO E CONSTRUCAO DE QUIOSQUENA AVENIDO OLAVO FELICIANO
Órgão Superior: MINISTERIO DO TURISMO
Convenente: SAO JOSE DE MIPIBU PREFEITURA
Valor Total: R$ 156.000,00
Data da Última Liberação: 09/09/2011
Valor da Última Liberação: R$ 34.257,60

Onde está o dinheiro?
.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jiddu Krishnamurti

"A verdadeira revolução não é revolução violenta, mas a que se realiza pelo cultivo da integração e da inteligência de entes humanos, os quais, pela influência de suas vidas, promoverão gradualmente radicais transformações na sociedade."

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CASA PARA ALUGAR

ALUGO CASA na Rua Cônego Lustosa, 108, Centro, São José de Mipibu. Dois quartos, sala, wc e área de serviço. 
Excelente localização no centro da cidade.

LIGUE AGORA:  8756-3642 / 9181-8030
(Imobiliária Villar de Mello)
.

Esse partido quer governar São José de Mipibu (II)

MINISTRO PAGOU GOVERNANTA COM VERBA PÚBLICA POR 7 ANOS

O ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), 81, usou dinheiro público para bancar o salário da governanta de seu apartamento em Brasília, informa reportagem de Andreza Matais e Dimmi Amora, publicada na Folha desta terça-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). 

O pagamento é irregular: foi feito de 2003 a 2010, quando Novais era deputado federal pelo PMDB do Maranhão. 

A empregada Doralice Bento de Sousa, 49, recebia como secretária parlamentar na Câmara, nomeada por Novais. 

OUTRO LADO

Novais afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que Doralice de Sousa trabalhou até dezembro no seu gabinete como secretária parlamentar. 

Segundo a assessoria, a função de Dora era dar "apoio administrativo ao deputado e outros funcionários". 

 _______________________________________
Fonte: Folhaonline

PMDB: esse partido quer governar São José de Mipibu

Ministro do Turismo usa servidor público como motorista da mulher


A mulher do ministro do Turismo, Pedro Novais, usa irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular, revela reportagem de Andreza Matais e Dimmi Amora publicada na Folha desta quarta-feira.

O servidor, Adão dos Santos Pereira, fica dia e noite à disposição da mulher do ministro, Maria Helena de Melo, 65, que é funcionária pública aposentada e não trabalha no Congresso

A Folha da flagrou o motorista levando a mulher do ministro para visitar lojas em Brasília.

Segundo a reportagem, Pereira foi contratado pelo gabinete do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), mas nunca trabalhou ali. O servidor foi exonerado ontem, depois de o deputado saber que a Folha preparava reportagem sobre o caso.

OUTRO LADO
 
O ministro do Turismo, Pedro Novais, não respondeu ontem por que a mulher usa um servidor do Congresso como motorista particular.

Em nota divulgada à noite, o ministro diz que Pereira foi seu motorista até ser exonerado em dezembro, quando Novais deixou a Câmara para assumir o ministério. A nota diz que Adão dirigia o mesmo carro usado pela mulher do ministro nas últimas semanas e afirma que o carro é alugado.
GOVERNANTA

Na terça-feira (12), a Folha revelou que Novais pagou com verbas da Câmara o salário da governanta de seu apartamento por mais de sete anos, quando exercia mandato como deputado. 

A empregada Doralice Bento de Sousa, 49, recebia como secretária parlamentar, mas trabalhava no apartamento de Novais. 

Este ano, quando Novais virou ministro, ela deixou de ser governanta e foi contratada como recepcionista por uma empresa terceirizada do Ministério do Turismo. 

Após a reportagem, a A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou que o ministro deve prestar esclarecimentos sobre uso do dinheiro público para pagar a governanta. 

O Ministério Público Federal do Distrito Federal também decidiu analisar o caso. 

Leia mais na edição da Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.
____________________________________________
Fonte:  Folhaonline

terça-feira, 13 de setembro de 2011

48h para acabar com o corte dos oceanos

Queridos amigos,

Nossos oceanos estão sendo sistematicamente destruídos e temos 48 horas para dar o alarme. As indústrias pesqueiras usam longas correntes com discos de metal pesado para arrastar suas redes pelo solo dos oceanos à procura de peixes esmagando tudo que está em seu caminho. A pesca de arrastão é como desmatar uma floresta para pegar um papagaio -- e somente nosso protesto poderá impedir essa prática.

Em dois dias, legisladores da ONU se encontrarão para rever os impactos dessa prática mortal. Nações das ilhas do Pacífico estão lutando para salvar seus oceanos e apelaram para os membros da Avaaz para que criássemos um alarme global. Essa é a nossa chance de vencer -- se nós levantarmos nossas vozes agora, isso vai dar força para essas pequenas nações contra os grandes países pesqueiros e irá encorajar grandes atores como os EUA e Austrália, que já baniram a pesca de arrastão das suas águas, a apoiarem essa ilhas do Pacífico.

Vamos fazer um chamado urgente para impedir essa destruição sem sentido nos nossos oceanos -- e delegados irão entregar nossas vozes diretamente no encontro das Nações Unidas. Assine agora e envie para todos:

http://www.avaaz.org/po/stop_ocean_clear_cutting/?vl

Os enormes navios de pesca de arrastão se mudam sistematicamente de um ecossistema no fundo do mar para outro, esmagando corais, sugando todas as criaturas vivas e deixando um vasto deserto para trás que não se regenerará por centenas de anos. Em um único arrastão, alguns navios são capazes de limpar uma área do tamanho de 5000 campos de futebol. Canadá, Rússia e Espanha lideram espalhando essa destruição pelas águas mais diversas e preciosas do mundo.

Grandes nações pesqueiras já tiveram 6 anos para estudar os efeitos da pesca de arrastão e mudar para práticas mais sustentáveis. A maioria tem falhado em cumprir seus compromissos com a proteção dos oceanos e continua direcionando recursos enormes -- mais de 162 milhões de dólares por ano -- para o arrastão dos oceanos.

O encontro dessa semana é o nosso momento para mudar a maré dessa destruição. Um grupo de cientistas marítimos internacionais recentemente pediu que acabassem permanentemente com a pesca em águas profundas, e a Comissão de Pesca da União Européia se manifestou contra os subsídios do governo para a pesca de arrastão. O momento está crescendo, mas é preciso um enorme clamor público global para transformar o encontro da ONU num momento importante de responsabilidade. Junte-se ao chamado para salvar os oceanos, assine a petição agora e envie para seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/stop_ocean_clear_cutting/?vl

No ano passado, os membros da Avaaz providenciaram um apoio crucial para a Grã-Bretanha criar a maior reserva marinha do mundo perto do arquipélago de Chagos. Nós também ajudamos a impulsionar um encontro internacional sobre baleias, ganhando uma prorrogação na proibição da caça mundial. Quando trabalhamos juntos, nós realmente fazemos a diferença para preservar nossos mares e a riqueza das criaturas do mundo. Vamos juntos apoiar agora as nações do Pacífico e todos os defensores dos oceanos e inaugurar uma nova era de conservação e proteção.

Com esperança,

Equipe da Avaaz
.
..

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O amargo sabor do cálice da covardia

Nas últimas eleições municipais votei em um vereador que, não reunindo as melhores qualidades devidas a um político, era o que podemos dizer menos ruim entre as candidaturas apresentadas.

Outro fator que pesou na minha escolha foi o fato de este, então, candidato a vereador haver trabalhado por muito tempo na educação, havermos trabalhado juntos em algumas ocasiões e ser um amigo que conheço desde longa data.

Não obstante o perfil de político por mim escolhido e que em muito se distanciava do perfil do pretendente ao meu sufrágio naquela ocasião, decidi dar uma oportunidade ao amigo para que, ante o meu ato de creditar-lhe minha confiança para um mandato edil, pudesse mostrar sua capacidade de legislar em defesa dos direitos do meu povo, do fortalecimento do processo democrático, da transparência no uso dos recursos públicos e na boa administração da coisa pública em benefício da coletividade.

Passados quase três anos da minha incauta atitude como eleitor, eis que me deparo com um episódio envolvendo abuso de poder, autoritarismo e ingerência de terceiros sobre a administração pública em prejuízo de todo um segmento populacional, inclusive insinuando possível violação de direitos e segregação.

Ante o advento do indesejável problema e jamais havendo procurado o agora vereador em pleno exercício de mandato parlamentar, resolvi procurá-lo, para que ele pudesse colaborar com um pequeno gesto, mas de grande valia para a democracia, de forma a somar forças na defesa dos direitos da população mipibuense. Seu gesto seria apenas pedir uma sala para uma reunião.

Tamanha foi a minha surpresa ao conversar com o vereador e ouvir dele que não poderia me responder naquele momento, pois necessitava consultar o presidente do seu partido, também vereador e em quem não votei, para que então pudesse dar uma resposta. Ora, consultar outro vereador para pedir uma sala?

Extremamente indignado disse-lhe que aquela atitude me causava vergonha, mais por ele, um vereador que é pago pelo povo para agir corretamente e de forma independente quando o seu povo precisava de ajuda e sofria ameaças de violação dos seus direitos, do que por mim e pelo meu voto. Indignação mais pelo estelionato eleitoral praticado contra um cidadão de boa fé do que pela história que recheia o passado da nossa classe política. Ultrajado mais pela covardia e omissão de quem descaradamente trai seu povo, seus irmãos e irmãs que o elegeram e lhe confiaram um mandato.

Disse-lhe, ainda, que o vereador e amigo deveria ter sido honesto e alertado seus eleitores durante o processo eleitoral sobre a sua dependência de outros políticos para poder tomar decisões, mesmo quando os direitos de todo o povo mipibuense estivesse ameaçado.

Confesso que me excedi durante a conversa, mas que não poderia ser diferente. Que não poderia deixar tantos irmãos e irmãs terem seus direitos ameaçados e me acovardar abandonando-os. E não o fiz.

Mas o amigo e verador o fez. Se escondeu e negou ao seu povo, a sua gente, a sua ação parlamentar. Aquilo para o que o seu próprio povo traído lhe paga e muito bem, por sinal, todos os meses rigorosamente.

Lamento a postura do amigo e vereador naquela ocasião, fugindo a luta e abandonando o seu povo quando ele mais precisava. Lamento, vereador, pelo peso do fardo que terá que carregar pelo resto de sua vida. Pelo preço político incalculável que terá que pagar e pelo sabor amargo do cálice da covardia que terá que tragar todas as vezes em que sentar a mesa de um mipibuense.

Outras eleições nos esperam...

Ao meu amigo e vereador Jean Nerino.
.
..

Semana do Folclore na Escola Felipe Tavares (Taborda)



ALUGA-SE CASA

ALUGO CASA na Rua Cônego Lustosa, Centro, São José de Mipibu. Dois quartos, sala, wc e área de serviço. 

Excelente localização, no centro da cidade.

LIGUE AGORA: 8756-3642 / 9181-8030
(Imobiliária Villar de Mello)
.

domingo, 11 de setembro de 2011

As marcas indeléveis do abandono e da falta de amor.

Em mais de uma década de trabalho voluntário voltado para a defesa dos direitos do povo mipibuense, principalmente daqueles e daquelas de quem o estado só se aproximou para lhes cobrar obrigações, mesmo lhes havendo negado direitos básicos como educação, saúde, segurança... em fim, qualidade de vida, me deparo com mais um caso que vem me tirando o sossego nas últimas semanas.

Há alguns dias uma pessoa nos procurou para informar que recebeu em sua residência uma adolescente que havia fugido da casa onde morava, por não suportar os maus tratos que sofria quase que diariamente. Agressões verbais e físicas que lhes eram impostas por quem deveria lhe garantir proteção.

Ainda descrentes dos fatos convidamos a jovem adolescente, diga-se de passagem uma linda moça na flor de sua juventude, para ouvirmos da própria a sua versão dos fatos.

Para nossa surpresa aquela garota, bastante retraída, talvez pelo sofrimento que a vida lhe presenteara, nos contou que aos oito anos de idade fora entregue pelos pais para para morar com uma família. Nesta casa passou a não só morar, mas também a realizar todo um conjunto de tarefas como cuidar de animais, limpeza da casa, fazer comidas, mandados, em fim, serviços de adulto sem qualquer pagamento. Ou seja, trabalho escravo.

Para além do trabalho diário relatou-nos, a jovem, que também era vítima de agressões físicas e verbais por parte de pessoas da casa onde vivia e que seus pais nunca deram atenção aos seus problemas. Por esses motivos decidiu fugir e procurar ajuda. Disse-nos, também, que não poderia procurar seus pais, pois fora abandonada e nunca recebeu atenção dos mesmos.

Tal fato nos deixou perplexos. Como poderia estar acontecendo tal situação nos tempos atuais? Como isto poderia estar acontecendo em tempos de uma forte lei de proteção a criança e ao adolescente, em tempos de conselho tutelar que recebem pagamento para garantir os direitos de nossos jovens, em tempos de agentes de proteção que deveriam proteger esta adolescente?

Como esses pais puderam abandonar esta, então, criança a este destino cruel e deixá-la sofrer por massacrantes quatro anos seguidos?

Filha de pais separados, cuja mãe está desempregada e alega não ter condições de cuidar da filha e o pai foge do dever paterno, um futuro incerto se avizinha desta jovem e lapida a fogo no seu inconsciente as marcas indeléveis do abandono e da falta de amor.

"Aonde estão os homens que têm o dever e a obrigação de fazer mudar esta realidade?
Aonde estão, eu sei que ainda existe alguém honrado, honesto e de bem..."
.

TRIBUNA POPULAR

O amigo Ellyel dos Santos, mipibuense residindo atualmente no Rio de Janeiro, nos envia as informações abaixo.

DINHEIRO NA PREFEITURA

Número Convênio: 723976
Objeto: Pavimentacao em Paralelepipedo Convencional com Drenagem Superficial em ruas do municipio de Sao Jose de Mipibu/RN.
Órgão Superior: MINISTERIO DAS CIDADES
Convenente: SAO JOSE DE MIPIBU PREFEITURA
Valor Total: R$142.005,00
Data da Última Liberação: 31/08/2011
Valor da Última Liberação: R$24.723,07
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009