Para dirimir as dúvidas que ainda possam existir e reparar um grande e grave erro que vem sendo cometido contra os verdadeiros autores do HINO OFICIAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, O Mipibuense traz à luz o registro oficial da obra e pede que de hoje em diante a JUSTIÇA SEJA FEITA AOS INJUSTIÇADOS.
BREVE HISTÓRIA
Quando São José de Mipibu vivia os tempos dos coronéis donos de gado, a prefeitura lançou um concurso para escolha do Hino Oficial do Município.
Naquela época, os jovens que se rebelevam contra o todo poderoso prefeito, eram condenados extrajudicialmente a duras penas. E foi, exatamente, o que aconteceu com um dos autores do Hino Oficial de São José de Mipibu.
Interessado em concorrer ao prêmio oferecido pela prefeitura, para quem se sagrasse vencedor, o jovem professor Evandro Gomes da Silva escreveu a letra e ensaiou um esboço de uma melodia para o Hino de Mipibu. Como não dominva a arte musical, nem dispunha de uma vivência musical, procurou o seu amigo, também professor, músico profissional Perceval Carvalho, para que trabalhasse a melodia do Hino, dando-lhe uma linha melódica graciosa e agradável. E foi atendido.
No entanto, o professor Perceval Carvalho estava sendo perseguido pelo então prefeito Janilson Ferreira, quem lhe havia suspendido os vencimentos de servidor público por discordar de seu governo. E observe-se que Perceval havia sido aprovado em concurso público e o prefeito era sabedor disso.
Ciente da perseguição que lhe era imposta pelo chefe do governo municipal, o Professor Perceval Carvalho orientou o Professor Evandro Gomes que omitisse o seu nome enquanto o Hino estivesse concorrendo e que, uma vez aprovado, poderia esclarecer a verdade. Pois, se o governo tomasse conhecimento da participação do Professor Perceval Carvalho na obra, com certeza o Hino seria desclassificado.
E assim, o Professor Evandro o fez. Omitiu o nome do Professor Perceval Carvalho e venceu o concurso, tendo o seu trabalho conjunto com o Professor Perceval tornado-se o Hino Oficial de São José de Mipibu.
Porém, os problemas dos autores do Hino estavam só começando. Após o concurso, quando tentou acrescentar o nome do seu parceiro no Hino o governo passou a investir no não reconhecimento da autoria, chegando a apontar um outro nome para substituir e perseguir o Professor Perceval Carvalho. Chegando a publicar o Hino em materiais da prefeitura sem o nome do verdadeiro co-autor. Uma vergonha!
No entanto, por precaução, em 1999, os autores verdadeiros encaminharam o Hino para registro oficial junto a Escola Nacional de Música, onde obtiveram sucesso e onde o Hino se encontra devidamente registrado para o bem do Povo e elucidação da verdade.
Portanto, para que não pairem dúvidas e que a justiça seja feita, segue cópia do registro oficial do Hino de São José de Mipibu no órgão competente para ciência do Povo Mipibuense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário