segunda-feira, 23 de maio de 2011

OS GAYS E A BÍBLIA

Por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos. No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc). No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países-membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hetero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis, ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão;e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou leitor assíduo deste blog, com isto e em respeito, não a mim, mas aos demais leitores, pois subentendo que este é um espaço democrático, espero que o meu comentário seja publicado.

Primeiro quero salientar que a opinião aqui exposta não retrata nenhum tipo de discriminação ou homofobia, pois tenho muito respeito por essas pessoas, no entanto, jamais me coadunarei com esse tipo de comportamento

Quanto à criminalização da homofobia, é uma questão muito complexa, pois trata de um tema que não há consenso por parte da nossa sociedade, além do que, seria privilegiar uma minoria em detrimento da maioria da população, com certeza.
Aliás, esse termo homofobia é muito pejorativo, pois no pensamento de várias pessoas não condiz realmente com o seu significado. Confundir opinião, conceito, maneira de pensar, ou seja lá o que for com aversão aos homossexuais é no mínimo irresponsável. Liberdade de pensamento e de expressão é um direito de todo cidadão. Portanto, ser contra o comportamento “gay” não é ser contra o ser humano como uma pessoa da sociedade.

Na afirmação de que “são alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil” (sic), quero contestar e afirmar também, que a violência não é privilégio somente dos homossexuais, mas sim de uma sociedade que não tem os mínimos direitos constitucionais garantidos. A violência campeia de uma maneira exorbitante em todos os segmentos da sociedade. Homicídios, agressões e todo tipo de violação à integridade física das pessoas, dentre outros crimes estão ocorrendo de maneira descontroladas, onde são vítimas as mulheres, idosos, crianças ou qualquer cidadão, independente de sexo, cor, etnia, religião, etc. É só verificar e constatar através dos meios de comunicação escritos, virtuais e televisuais.

Isto é simplesmente o retrato de uma sociedade afastada do seu Criador. A falta de Deus na vida das pessoas faz com que elas se tornem irreconhecíveis até mesmo pelo seu semelhante.


Que o homem queira ou não. Que aceite ou não, existe um Criador, e no âmbito da sua natureza, o homem toma decisões individuais e Deus o considera responsável por elas. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14 : 12)

Fernando Sabino sabiamente escreveu: “Os homens se dividem em duas espécies: os que têm medo de viajar de avião e os que fingem que não têm”.

Com todo respeito à frase dele, quero imitá-lo deixando esta frase para aqueles que pensam que não creem em um Ser Superior que criou e rege todo o Universo:
“Os homens se dividem em duas espécies: os que realmente acreditam em DEUS e os que fingem que não acreditam”.

Sugiro a leitura de alguns artigos sobre o tema nos endereços virtuais abaixo:

http://www.chamada.com.br/mensagens/fatos_homossexualismo.html

http://www.chamada.com.br/mensagens/circunstancias.html

http://www.chamada.com.br/mensagens/tendencias.html

Ainda sobre a BÍBLIA um autor desconhecido escreveu:

A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a recompensa dos santos e o julgamento dos pecadores. Suas histórias são verdadeiras, suas doutrinas sagradas, seus preceitos determinantes. Ela contém luz para guiá-lo, alimento para sustentá-lo, conforto para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão. A Bíblia é um rio de prazer, uma mina de riqueza, um paraíso de glória. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo.

Abraços a todos e que Deus nos abençoe!

Att. Mipibuense Realista

Anônimo disse...

Uma lésbica, no programa de Luciana Gimenez, disse que não acredita na Bíblia porque ela é a palavra dos homens, e a palavra de Deus está no coração de cada um... Por que ela disse isso? Porque sabe que a Bíblia condena o homossexualismo. Dizer que é cristão é fácil, o difícil é cumprir a Bíblia!

Não tenho homofobia, mas não concordo com a prática homossexual. Isso é crime?

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009