sexta-feira, 10 de maio de 2013

Centro de Referência em Saúde de São José de Mipibu terá Serviço de Atenção Especializada em AIDS

O Secretário Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, reuniu-se com pessoal da STVBrasil nesta quinta-feira, 09, para tratar da reestruturação do Serviço de Atenção Especializada em AIDS (SAE) mipibuense.


De acordo com Bruno Leonardo, integrante da equipe de coordenação do SAE, existem recursos financeiros disponíveis na Programação de Ações e Metas para as DST HIV AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde e que serão liberados, ainda este ano, para reestruturação do SAE municipal e que já estão sendo mantidas as negociações para liberação desses recursos e sua aplicação na melhoria das instalações do serviço.

O Secretário de Saúde informou que está disposto a fazer o melhor pela saúde da população de São José de Mipibu e que determinou que sejam adotadas as providências para que o serviço venha realmente a acontecer e, para tanto, pretende contar com a experiência de trabalho e parceria da Sociedade Terra Viva.

O SAE mipibuense, apesar de já constar como pronto no papel, foi recebido pela atual gestão sem quaisquer condições, funcionando dentro das instalações do Centro de Referência e precariamente.

Equipe da STVBrasil, única ONG com atuação histórica no município na luta contra a AIDS, vem acompanhando de perto a reorganização do SAE e colaborando para que as pessoas vivendo com HIV/AIDS possam contar com um serviço de qualidade.

Durante a reunião ficou acertado que a equipe do SAE e STVBrasil se reunirá para elaborar um plano de trabalho e aplicação dos recursos que estarão sendo recebidos.

Conceição Barbosa, dirigente da STVBrasil e pesquisadora que realizou estudo sobre a descentralização do Sistema Único de Saúde em São José de Mipibu, elogiou o esforço do Secretário Municipal de Saúde, tanto na valorização da parceria entre governo e sociedade civil organizada para o exercício do controle social das políticas públicas, quanto na sua disposição para garantir saúde de qualidade à um segmento populacional que padece de patologia grave e debilitante. "A saúde pública precisa melhorar e para tanto é preciso que governo e sociedade civil estejam juntos na luta pela melhoria e fortalecimento da estrutura da rede pública." Afirmou Conceição.
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009