sábado, 4 de maio de 2013

Relatório de gestão


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

AÇÕES, PROJETOS E PROGRAMAS IMPLEMENTADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM 2013

1ª) Encontro com os Gestores
A Secretária de Educação de São José de Mipibu - professora Lúcia Martins - e sua Equipe, promoveram reunião com os gestores das escolas municipais para a abertura do ano letivo de 2013 e reconheceram, através de premiação, as escolas e suas equipes por méritos alcançados em 2012 e 2013, além de sortear brindes com os demais presentes. 
Dos homenageados, destacamos os seguintes Gestores: 
* Adriana Matias e Fátima Silva- Escola Municipal Josefa Generosa de Melo e CEMEI Professor Mário Alexandre (pontualidade)
* Rondinele Rangel, Maria das Neves e Aparecida - Escola Municipal Maria Mirtes da Silva, Escola Municipal Eusa de Melo Palhano e Escola Municipal Marcina Galvão (entrega em tempo hábil de documentação na secretaria)
* Mário Alexandre e Cristina - Escola Municipal Professor Severino B. de Melo (aprovaram o maior número de alunos no IFRN)
* Rosemeire Mafra e Jocélia Maria - Escola Municipal Maria Salete de Lima ( alcançaram maior média no último IDEB)
Entre tantas propostas discutidas, ficou firmada a parceria entre diretores e secretaria para a realização de um trabalho conjunto, objetivando o crescimento e um melhor desempenho na educação de nosso município.


2ª) Jornada Pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 de Fevereiro a 01 de Março, a Jornada Pedagógica com o Tema: Comunidade Escolar: Possibilidades e Desafios da Educação Mipibuense.
Na abertura da Jornada Pedagógica, foi proferida uma palestra relacionada ao tema, pela Professora Doutora, Sandra Maria Borba Pereira e contou com a participação de toda a rede municipal de educação. Nos demais dias, foram desenvolvidas oficinas temáticas para os vários segmentos de nossa educação. Tais como: Secretários Escolares, Merendeiros, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilantes e Gestores Escolares. As oficinas foram ministradas respectivamente para todos os segmentos acima citados, por vários profissionais: Profissionais do Departamento de Inspeção Escolar da SME, Nutricionista da SME, Psicólogos do CRAS e CREAS – SEMTHAS, Policiais Militares da CIPRED – Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas e ainda, membros do Núcleo Sindical de São José de Mipibu.
Concomitante com todas essas atividades, aconteceram ainda, reunião com pais e/ou responsáveis em cada Unidade de Ensino.

3ª) Levantamento da estrutura física das escolas e reparos necessários
Em parceria com a Secretaria de Obras, foi feito uma análise da estrutura física de todas as Unidades de Ensino, em seguida deu-se início aos devidos reparos, priorizando as que se encontravam em estado mais crítico.
Os reparos continuam sendo executados por profissionais da Secretaria de Obras de forma gradativa e o nosso principal objetivo é atender a contento a todas as necessidades no menor prazo possível.

4ª) Aquisição do transporte Escolar para os Universitários do turno vespertino e ampliação do número de veículos no turno matutino.
Em parceria com a Secretaria de Transportes, ampliamos o número de veículos para atender a demanda do turno matutino - que passou de um para dois ônibus escolares - asseguramos a mesma quantidade no turno noturno e ainda ampliamos a oferta do serviço, colocando um ônibus para atender a clientela do turno vespertino.


5ª) Implementação da Política Municipal de Educação e Saúde na escola
Em parceria com a Secretaria de Saúde, implementamos a Política Municipal de Educação e Saúde na Escola. Inicialmente, objetivando identificar e prevenir possíveis problemas auditivos, profissionais da área, realizam procedimentos necessários para uma avaliação precisa.
O atendimento acontece as quartas e sextas-feiras no Centro de Referência, e são encaminhados nesses dias, pela equipe da Secretaria de Educação, exatamente trinta alunos.

6ª) Reimplantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas)
Considerando a extrema importância do Programa, defendemos a sua reimplantação em nossas escolas. Inicialmente, cinco escolas da rede municipal de ensino foram contempladas: Angelina Vasconcelos, Eusa de Melo Palhano, Maria Aparecida de Carvalho Ferreira, Cloris Trigueiro e Severino Bezerra de Melo. Pretendemos, até o término do ano letivo, contemplar as demais escolas onde funcionam turmas do 5º ano do ensino fundamental.

8ª Articulação para a Implementação do PRONATEC
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PARCERIA COM A UFRN, ESCOLA DE MÚSICA E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU TRAÇARAM METAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC EM NOSSO MUNICÍPIO.
A Secretária Municipal de Educação, professora Lúcia Martins e a Coordenadora Administrativa, professora Maria dos Prazeres, reuniram-se no início do ano letivo, precisamente em 23/01, com a Coordenadora Geral do PRONATEC, a professora Raquel Carmona com o objetivo de traçar metas para a implementação do PRONATEC em nosso município. Em seguida reuniram-se com a Subcoordenadora da SUEP – na Secretaria de Educação do Estado – a professora Suerda, responsável pelo programa naquela Secretaria, a fim de viabilizar o mais rápido possível a implementação do Programa.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo          ‘Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O início dos cursos tinham início previsto para março de 2013 e a meta de atendimento seria de 130 alunos do Ensino Fundamental II  (6º – 9º ano) assim distribuídos:
*50 vagas para músico de orquestra.
*50 vagas para músico de banda.
*30 vagas para canto popular.
As articulações já haviam sido feitas no inicio da atual gestão, em reunião realizada com a Secretária Lucia Martins e sua equipe, Prefeito Arlindo Dantas e Ângela Freire – Secretária do curso técnico de música e auxiliar técnica administrativa do PRONATEC da escola de música. Tendo em vista a impossibilidade da implementação dos cursos através da Secretaria de Educação, unimo-nos a secretaria de Assistência Social e estamos em parceria implementando o projeto, cujas inscrições já estão sendo realizadas na SEMTHAS.
9ª Implantação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) (parceria com o SEBRAE)
Com o objetivo de despertar o interesse pelo empreendedorismo nas crianças de 06 a 14 anos de idade, a Secretaria Municipal de Educação e o empresário Alcimar Cortez, reuniram-se com o Gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE e a técnica responsável pelo Projeto – Rosina Ciarlini, na perspectiva de implementar o JEPP nas escolas municipais.
No Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os professores serão capacitados por facilitadores do SEBRAE e repassarão as informações obtidas, para seus alunos.
As primeiras articulações já foram feitas, e o curso terá início ainda essa semana na Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo.


10ª) Viabilização dos Programas: BRASIL ALFABETIZADO, GEEMPA, MAIS EDUCAÇÃO, PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Programa Brasil Alfabetizado, continua esse ano, com as ações referentes ao ano base 2012, para tanto, foi necessário vários acessos ao sistema para mudança da gestão, finalizar a situação dos alunos (aprovados, reprovados ou desistentes) de 24 turmas, baixar e imprimir as ações desse ano, tais como: testes de entrada e de saída dos alfabetizadores e alfabetizandos.
Articulamos a viabilização da continuidade do Programa GEEMPA, que oportuniza a correção do fluxo escolar na alfabetização, atendendo alunos a partir de oito anos de idade.
O Programa Mais Educação, que atende a escolas com baixo IDEB, visa fomentar projetos e ações de articulação de políticas sociais e ações sócio-educativas oferecidas a crianças, adolescentes e jovens. É uma estratégia do governo federal em parceria com o município, cujo objetivo principal é a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Inicialmente o Programa foi implantado em apenas quatro escolas, recentemente, fizemos a adesão para mais nove, oportunizando assim um atendimento em tempo integral a um maior número de educandos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa, foi mais uma importante viabilização que articulamos para o nosso município. Visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, o programa contribuirá na formação dos professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, objetivando melhorias na prática pedagógica e consequentemente no aprendizado do aluno.

11ª) Processo Seletivo para Bolsa Monitoria
Realizamos o processo seletivo para Bolsa monitoria destinado a alunos do curso de Pedagogia a fim de ocuparem 75 vagas de professores auxiliares em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que atendam portadores de necessidades especiais.

12ª) Criação de Conselhos Escolares
Estamos em processo de implantação dos Conselhos Escolares nas escolas do município com a perspectiva de conclusão até o mês de Junho do ano em curso.

13ª) Encontros por Polos com a Equipe Pedagógica
Realização de encontros de formação por Polos com professores da Educação Infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

14ª) Oficina de Educação Musical
Oferta de Oficinas de Educação Musical para professores do município, em parceria com o Programa Continun da UFRN, que atende também a professores das vizinhas cidades de Monte Alegre e Nísia Floresta.

15ª) Processo Seletivo para Salas Multifuncionais
Organizamos o Processo Seletivo para o preenchimento de vagas nas Salas de Recursos Multifuncionais, destinado a professores do quadro efetivo. Todas as medidas cabíveis já foram tomadas, restando apenas a realização da Seleção, que acontecerá nos próximos dias 24, 25 e 26  de abril do ano em curso.

16ª) Formação Continuada para professores do AEE
A Secretaria promoveu no período de 04 a 08 de Março, a Semana de Estudos em Atendimento Educacional especializado com foco nos Transtornos de Aprendizagem. Os professores das Multifuncionais, seguirão um calendário de formação continuada semanal envolvendo o estudo das deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A programação dos estudos, está organizada em palestras com temas específicos, oficinas e estudos de caso; todos destinados à inclusão escolar do aluno portador de necessidades especiais.

17ª) Articulação para sediar o I SEMPED ( Seminário de Pedagogia da Região Agreste)
Com o objetivo de viabilizar o encontro de estudantes, docentes e profissionais de pedagogia da região agreste, promovendo uma vasta discussão sobre os elementos constitutivos fundamentais na formação destes profissionais do conhecimento e suas muitas atuações, a Secretaria de Educação do Município, sediará o I seminário de Pedagogia da Região Agreste,  com o tema: “O pedagogo do Século XXI e os novos desafios da pedagogia contemporânea” 
O Seminário - coordenado pela Educadora Corporativa na Empresa Logus Gestão de Conhecimento,         Valêska Alburquerque Valdiviino, - está previsto para acontecer, no próximo mês de Junho do ano em curso, com data a ser definida.
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Fonte: Gabinete da Secretaria Municipal de Educação

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