Deputados rejeitaram na noite desta terça-feira (11) os últimos destaques do projeto ?ficha limpa?, que foi mantido da mesma forma que foi aprovado na semana passada. O projeto impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves. Agora, a proposta segue para ser votada no Senado e, se não houver alteração, irá para sanção presidencial. O objetivo maior dos apoiadores do projeto é que as mudanças possam ser adotadas ainda nas eleições deste ano.
Isso é uma vitória para cada um dos brasileiros e eu fico muito feliz de ter servido de instrumento para pode aprová-lo nesta Casa?, comemorou o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), após a rejeição de todos os destaques.
O texto que irá para a análise do Senado é o mesmo que foi aprovado na semana passada, de autoria do relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). O parlamentar petista flexibilizou a proposta de iniciativa popular ao permitir que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisa ser aprovado por um colegiado de juízes. Na sessão desta terça-feira, dois dos nove destaques foram retirados da votação. Outros seis também tiveram parecer contrário, após consenso entre os deputados. O único que gerou polêmica foi derrotado por 350 votos contra, 2 a favor e 2 abstenções. Ele previa a exclusão do texto-base de crimes ?contra o meio ambiente e a saúde pública?. A decisão tinha o apoio da bancada ruralista.
O presidente da Câmara Legislativa, Michel Temer (PMDB-SP), comemorou o fato da votação ter sido rápida (menos de 2h), como resultado do acordo feito, mais cedo, entre os parlamentares. "A casa do povo respondeu positivamente à iniciativa popular?, disse. Ainda não há consenso entre magistrados do Tribunal Superior Eleitoral se, mesmo aprovado até junho, o projeto valerá para as eleições deste ano.O ficha limpa é uma proposta de iniciativa popular, apresentado à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civis, mobilizados pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).
7 comentários:
esse colegiado de juizes vão ficar de bolso cheio
perceval publica para a gente ver quem são os politicos do rn que tem a ficha suja
eu não quero votar em politico que tem ficha suja mais como vou saber parece que ta tudo sujo e ficam gritando na rua que tem maos limpas
eita e agora como fica a situação de A...? Vão arrumar outro candidato? Al... de novo? esse não dá né verdade, tá provado que não é pareo, só tinha "beleza" e nem isso tem mais, a idade chegou e a fila andou.
(Comentário editado)
é muito dificil nesse modelo politico com esses 39 partidos desacreditados e com coligações de todos os gostos e preços ,reeleição,segundo turno e eleição de dois em dois anos alguem sobreviver na politica honestamente e movido por idéais contrutivos para o bem coletivo.
parece que AL. como diz o blog deve em breve dar algumas explicaçoes sobre FALSIFICAÇAO DE DOCUMENTOS.E AI?QUEM SERA?VIRA COM O PASTELÃO UM MONTE DE BESTEIRAS QUE ESSE POVO QUE SE DIZ TÃO SANTO FEZ.AGUARDEMMMM.ESPERO QUE O SR. POSSA POSTAR ESSE COMENTARIO.
a candidata a governadora de mossoro,o deputado federal do panico o ex prefeito de goianinha o deputado da terra tem ficha limpa ?pesquise o povo quer e deve saber e os demais candidatos vamos votar em quem tem ficha limpa ou vamos botar no bolso
Postar um comentário