quarta-feira, 22 de junho de 2011

A SOBERBA E A HUMILDADE

Em uma dessas tardes juninas mipibuenses, em conversa com um colega, ouço este caso.

Dois amigos, que chamaremos apelas por Zé e Xico, seguiam para Natal no veículo do Zé. Em meio ao caminho o Xico vê uma placa em um terreno onde estava escrito, em letras garrafais, VENDE-SE e logo abaixo FOR SALE.

O Xico, em um relampejo de raciocínio, vira-se para o Zé e exclama:

- Zé, esse tal de FOR SALE tem muitas terras! Em todo lugar que eu ando em tem terreno para vender. Até em São Miguel, quando estive lá ví terrenos dele. Eita cabra de dinheiro é FOR SALE!

Tomado por um verdadeiro espasmo acompanhado de uma grande risada, Zé lhe disse:

- Xico, você sabe quem é esse FOR SALE? Se você for humilde e me perguntar eu lhe direi. Me pergunte!

Tomado por uma crise de orgulho o Xico esbravejou:

- Você só quer saber de tudo! Você pensa que sabe de tudo? Só porque estudou no MOBRAL você pensa que sabe mais do que eu? Pois eu não vou perguntar. Você é um burro!

Preocupado em esclarecer ao amigo do que realmente se tratava, o Zé insistiu:

- Amigo Xico, você está errado, me pergunte e eu lhe explico! Mas você tem que ser humilde para poder entender.

O Xico, ainda mais raivoso com o Zé e tomado pelo impetuoso orgulho dispara:

- Não vou perguntar! Eu sei que essas terras são do doutor FOR SALE e ele vai vender todas elas e pronto! Você é um besta e ignorante. Não sabe de nada!

E assim seguiram os dois até o seu destino. O Zé tentando mostrar ao amigo que ele estava errado e esclarecer-lhe e o Xico, mergulhado na soberba, impedido de enxergar pela venda presa em suas próprias mãos.

Esta é uma lição com a qual todos devemos aprender. Apesar do tom cômico, muito de realidade se esconde por entre as linhas deste conto.

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009