Por Perceval Carvalho
Por que São José de Mipibu não tem um museu, um teatro, em fim, um lugar onde a população possa ver algo para além das notícias ensaguentadas da mídia sensacionalista?
Todos os governos que se sucederam pecaram no trato para com a cultura do povo mipibuense. O governo atual parece ter ojeriza da cultura popular e das coisas do povo. Instalado há quase sete anos não insinuou uma vírgula sequer na história da cultura mipibuense, se é que se pode falar em uma cultura mipibuense. O máximo que se conseguiu foi a criação de uma fundação de fachada para abrigar parasitas políticos, mais conhecida como fundação do suvaco, pelo fato de caber debaixo do braço.
O fato inequívoco e que transcende as fronteiras da incompetência é a má vontade para com o resgate e a preservação da cultura local por parte de todos e todas que estiveram e estão no poder. Nunca, na história do povo mipibuense se viu investimentos capazes de responder a altura da nossa cultura local. O máximo que se viu pelas alamedas mipibuenses foram arremedos tímidos ou espasmos superficiais e inconsistentes.
E assim caminha São José de Mipibu, vendo desaparecer suas raízes e morrer a cada dia novas iniciativas. A juventude sendo dominada pelas drogas por falta de opções, as famílias saindo para residir na capital em busca de qualidade de vida e outras tantas realidades nossas de cada dia.
Em fim, estamos em falta com a nossa própria gente, nossa consciência, vitimados pela nossa própria ignorância e incapacidade de fazer frente ao atraso a que nos expuseram, por décadas, os velhos caciques da política local, que enriqueceram as cusas da miséria de nossos milhares de irmãos e irmãs.
Precisamos urgentemente entender toda essa situação e o que fizeram de nós, o povo mipibuense, durante décadas, nos conscientizarmos de nossa vontade e sensibilidade para transformação, nossa capacidade de resiliência e de liberdade.
Uma cidade que não preserva sua cultura é uma cidade sem memória.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário