segunda-feira, 16 de setembro de 2013

STVBrasil vai se reunir com Secretaria de Meio Ambiente de São José de Mipibu

Representantes da STVBrasil - Sociedade Terra Viva irão se reunir, na próxima quinta-feira, 19, com o novo secretário de meio ambiente para discutir propostas sobre a questão ambiental em São José de Mipibu.

Há mais de uma década a STVBrasil luta em defesa do meio ambiente, tendo sido a instituição pioneira a propor a criação do Parque Municipal da Bica e da Pituba, como forma de garantir a preservação dos rios Mipibu e Pituba e das matas ciliares da Bica e da Pituba.

Apesar de nascido todo cheio de vícios e comprado pelo suposto pai, razão pela qual deveria ter sido levado ao debate com a sociedade mipibuense antes de sua aprovação, o projeto de lei que criou o Parque Ambiental da Bica tornou-se o único instrumento legal em nível municipal para proteção da pequena mancha de Mata Atlântica que ali resiste e da nascente do Rio Mipibu.

Na verdade, a síndrome da Cinderela não durou mais do que o período de sua tramitação na edilidade. Posto que, uma vez aprovado, engavetou-se por entre as poeirentas prateleiras da casa legislativa e, se brincar, não se sabe mais o seu destino. Nem mesmo o seu padrasto, que o comprara ao preço de seis mil reais, lembra mais do enteado. Esquecera de vez, passado o período de luzes da mídia.

Todavia, é preciso manter acesa a chama da defesa dos nossos mananciais, flora e fauna, para que possamos ter garantia de qualidade de vida futura e para que as futuras gerações possam contar com um ambiente equilibrado e conhecer a verdadeira história da luta ambientalista e seus protagonistas.

Acabada a festa é hora de trabalhar duro para recuperar, preservar e proteger o patrimônio comum do povo mipibuense, o meio ambiente.

O Parque Municipal da Pituba ainda precisa ser criado, para proteger o que ainda resta de Mata Atlântica na nascente do Rio Pituba e o próprio rio.

Apesar de criado o Parque da Bica, a lei municipal por si só, nada garante. É preciso fazer com que a lei saia do papel e se faça presente na vida de cada mipibuense.

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva continuará lutando e defendendo o que entende ser direito de todos, "meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações."*
__________________________
* (CF - 88, Art. 225)

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009