quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ainda podemos salvá-lo da decapitação!



Caros amigos,

A Arábia Saudita está prestes a decapitar um rapaz de 21 anos de idade e crucificá-lo em praça pública. Este mesmo país acaba de ser escolhido para chefiar um painel do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Seria cômico se não fosse trágico!

Preso aos 17 anos, Ali Mohammed al-Nimr foi torturado e condenado à prisão por participar de manifestações contra o governo. O caso do jovem, porém, não é uma exceção no país: apenas neste ano, a Arábia Saudita já condenou à morte mais de cem pessoas, o que significa uma execução a cada dois dias.

A França exige que o país suspenda a execução de Ali, e os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido também mantêm relações muito próximas com o regime. Portanto, a melhor maneira de fazer alguma coisa pelo jovem é canalizar nossa indignação para os líderes destes países, e fazê-los pressionar os aliados sauditas. Basta assinar agora para ajudar a salvar Ali, que pode ser decaptado a qualquer momento:

https://secure.avaaz.org/po/stop_saudi_beheadings_loc/?bnuPLab&v=65666

Na ONU, a Arábia Saudita agora comanda o comitê que supervisiona nomeações de relatores especiais ou peritos independentes, o que é um absurdo diante do caso hediondo de Ali. De acordo com especialistas em direitos humanos, trata-se de uma "execução arbitrária" cuja condenação aconteceu quando o jovem ainda era menor de idade, o que é proibido segundo a convenção internacional sobre os direitos da criança. Além disso, Ali é sobrinho de um proeminente clérigo xiita, também condenado à morte.

A menos que a comunidade internacional se dê conta do alto custo desta decisão, a execução será levada a cabo.

Os governos dos países citados acima têm uma relação comercial suja, porém muito próxima com a Arábia Saudita, seja vendendo armas para o país ou comprando petróleo dele, ou ambos. Sabemos que a opinião deles pesa. No início deste ano, fizemos uma campanha pedindo que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, pedisse às autoridades sauditas que adiassem a execução do blogueiro Raif Badawi. Gabriel atendeu ao pedido e hoje Badawi continua vivo, embora apodrecendo na prisão.

Vamos fazer com que estes países pressionem os sauditas para suspender a execução. E, em seguida, vamos exigir que eles desafiem o papel da Arábia Saudita no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Basta assinar agora para ajudar a salvar a vida deste jovem:

https://secure.avaaz.org/po/stop_saudi_beheadings_loc/?bnuPLab&v=65666
Quando governos repressores violam direitos humanos básicos, nossa comunidade se mobiliza para ajudar a deter as atrocidades. Agora, vamos nos unir agora pela vida de Ali.

Com esperança e determinação,

Equipe da Avaaz

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009