sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Encontro discute eleições do Conselho Nacional de Políticas Culturais neste sábado


O Conselho Nacional de Políticas Culturais será renovado. Para discutir e tirar dúvidas sobre as eleições dos Colegiados Setoriais no Rio Grande do Norte e o Plenário do CNPC, o Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, promove o encontro presencial da eleição neste sábado (12), a partir das 9h, no IFRN da Cidade Alta.

O evento faz parte da mobilização organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito.

A etapa estadual da Eleição do CNPC para o período de 2015 a 2017 começou na terça-feira (8), pelo site www.cultura.gov.br/votacultura. Interessados podem se candidatar pela internet até 26 de setembro. A votação segue até 7 de outubro.

É importante marcar presença no encontro, pois é quando será definido o número de delegados estaduais que cada setorial levará para as etapas nacionais. Os setores que participam dessa etapa são Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.

Na ocasião, os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18).  Serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições.

O diretor geral da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, ressalta a importância da participação de todos. “Para que cada Setorial leve mais de um representante estadual para as etapas nacionais é importante que nesse dia 12 cada setorial tenha pelo menos 31 presentes”.

Candidatura
Para ser candidato é preciso apresentar propostas por meio de defesa e comprovação de experiência no setor. Dentre os documentos comprobatórios previstos no edital estão currículo ou portfólio; diploma ou certificado de profissionalização relacionado ao campo setorial; registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (DRT); declaração emitida por entidade/ comunidade representativa da área ou segmento reconhecendo a atuação; Carteira de Trabalho demonstrando vínculo empregatício em atividade empresarial relacionada à área ou segmento. Também é preciso incluir foto.

Conselho Nacional de Políticas Culturais
O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura. Seu objetivo é propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009