sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ONG de São Miguel do Gostoso é condenada a pagar indenização e publicar direito de resposta por agridir ambientalista


Dr. Perceval Carvalho, uma vida dedicada a defesa do meio ambiente
O advogado e professor Dr. Perceval Carvalho é ambientalista com atuação há mais de vinte (20) anos na luta em defesa do meio ambiente. Neste trabalho, que desenvolve voluntariamente em várias cidades do estado do Rio Grande do Norte, tem colaborado com muitas instituições e ativistas ambientalistas, sempre buscando o respeito à vida e a preservação ambiental através do cumprimento da lei.

É assessor jurídico da organização ambientalista STVBrasil – Sociedade Terra Viva, conselheiro estadual do Meio Ambiente, suplente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, ex-conselheiro do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Amiente e membro da Rede Ambientalista Potiguar. Em todos estes espaços de controle social das políticas públicas pugnando para que os poderes exerçam seu papel no fiel cumprimento da lei.
Em São Miguel do Gostoso, RN, o Dr. Perceval Carvalho, há mais de dez (10) anos, vem lutando para garantir a sobrevivência das tartarugas marinhas que procuram às praias, para porem seus ovos e cumprir o ciclo da maternidade. Sua atuação junto a STVBrasil – Sociedade Terra Viva na defesa das tartarugas marinhas, levou ao conhecimento das autoridades a situação da falta de fiscalização do poder público na região e fez com que, com o apoio imprescindível do Ministério Público, a prefeitura colocasse placas sinalizadoras na praia de Tourinhos, indicando a presença dos ninhos de tartaruga e a proibição do tráfego de veículos no local.
Outro exemplo de dedicação e espírito colaborativo, foi a luta pela implantação da coleta do lixo na comunidade do Reduto, São Miguel do Gostoso, que sofria sem este serviço até o ano 2015. E, mesmo com várias tentativas de diálogo, a prefeitura se recusava a prestar o serviço aos moradores. O caso fora levado ao Ministério Público, que se sensibilizou com a situação dos moradores e adotou as medidas cabíveis e a coleta do lixo passou a acontecer.
Na área de saúde, foram denunciados casos como a falta de serviço de ginecologia e exames na cidade de São Miguel do Gostoso. Essas denúncias agradam a grande maioria da população, que necessita dos serviços, mas desagradam os gestores.
Sua luta em defesa das tartarugas marinhas em São Miguel do Gostoso provocou a ira de algumas pessoas. De forma injusta e irresponsável o Dr. Perceval Carvalho foi surpreendido em 2014, com verdadeiro ataque pessoal à sua conduta, praticado pelo senhor Heldene, presidente da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS), de São Miguel do Gostoso, RN, através de uma nota publicada no site da AMJUS. Tal atitude, tendo causado verdadeiros danos morais ao Dr. Perceval Carvalho.
O caso fora levado à justiça, que condenou a AMJUS ao pagamento de indenização no valor de R$ 1.500,00 ao Dr. Perceval Carvalho e a publicação o direito de resposta no site da ONG.
Lamentável que se tenha chegado a este ponto. O amor à justiça, a defesa dos direitos das pessoas menos favorecidas, a defesa do direito à vida dos animais não deveria ser motivo de ojeriza. Antes, deveria ser motivo de união entre as pessoas.
Mesmo sofrendo ataques, o Dr. Perceval Carvalho seguirá sua luta em defesa do meio ambiente, das tartarugas marinhas em São Miguel do Gostoso e contra maus tratos contra animais.
Mesmo diante da injustiça sofrida, o Dr. Perceval Carvalho continuará a sua luta voluntária na defesa dos direitos das pessoas menos favorecidas de São Miguel do Gostoso e estará ao lado de tantos quantos necessitem.
Fonte: http://www.amjus.org.br/noticias/142-suecia-grecia-africa-do-sul

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009