sexta-feira, 11 de junho de 2010

O BEM DE UMA SESTA

(Por Zuenir Ventura)

Por coincidência, esbarrei nestes últimos dias com várias reportagens sobre o sono. Parece que a medicina anda preocupada com a falta ou o excesso dele. Alguns amigos também. Nas conversas sobre o tema, costumo ser o único a não ter do que me queixar: sou bom de cama. Até demais. Durmo na hora que quero, durante o tempo que preciso e às vezes até no lugar indevido. Quando dirigia, chegava a ser acordado com a buzina do carro de trás ao se abrir o sinal vermelho de trânsito. No entanto, conheço pessoas que vivem reclamando de insônia.

Passam parte da vida em claro. Eu as invejava, achando que desse jeito o dia rendia mais, dando tempo para ler os livros que a gente não consegue, além de poder escrever, ouvir música, responder e-mails. Soube depois que não é bem assim, pois se trata de um incômodo mal-estar. Um mistério é por que não tenho déficit de sono, se deito tarde (uma, duas da manhã) e acordo cedo, em geral às seis? Quando me perguntam como é que pode, faço cara de fenômeno e só depois conto, o que vou fazer daqui a pouco.

Por enquanto, quero prestar um serviço e falar de narcolepsia, um distúrbio do qual muitos sofrem sem mesmo saber do que se trata. Você sabe o que é? É uma doença que, pelo que li, não tem cura, pode ser hereditária e cuja causa é a falta de uma substância química chamada hipocretina, que estimula as células cerebrais e ajuda a promover o estado de vigília. O paciente tem dificuldade de manter-se acordado e sofre de "ataques de sono" durante o dia.

Do que aprendi nas minhas leituras, porém, o que mais me interessou foi a matéria esclarecendo o meu "caso", que felizmente não tem nada a ver com a chamada "doença do sono". É que um estudo acaba de revelar que dormir ou cochilar depois do almoço faz bem à saúde, principalmente a mental. O hábito estimula a aprendizagem e amplia os processos cognitivos. Já permanecer acordado muito tempo prejudica o armazenamento de novas informações.

Como faço a sesta todo dia, estou bem, e esse é o meu segredo. Antes, tinha pudor de confessar. Dava sempre uma desculpa, pedia para dizerem ao telefone que eu não estava etc. Temia que as pessoas me achassem um preguiçoso. Se a verdade fosse dita, alguém do outro lado da linha ia suspirar: "Isso é que é vida!" Com a descoberta de que a sesta é uma necessidade biológica que faz a gente ficar mais inteligente, assumi o hábito com orgulho, pois passei a me sentir mais... vocês não perceberam? Então é porque ainda não deu pra notar.

Quem puder, faça como eu, mas, se dormir, não dirija.

2 comentários:

Anônimo disse...

SESTA???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Está certo isso????

Anônimo disse...

SESTA = sf (lat sexta) 1 A hora sexta do dia, contando como faziam os latinos, a partir das seis da manhã; a hora do meio-dia, em que, depois de comer, se dormia e descansava; a hora em que se dorme e descansa depois da refeição do almoço. 2 Tempo de descanso após o almoço, à hora do maior calor.
Voce tem outra sugestão?

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009