sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OS 1O MANDAMENTOS DO VOTO CONSCIENTE

DEZ MANDAMENTOS DO VOTO CONSCIENTE

1º) Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas: simplesmente não vote nele(a)!
2º) Não basta que os candidatos tenham a "ficha limpa". É preciso conhecer as intenções e propósitos de cada candidata/o: quem financia a sua campanha? Quem ele realmente vai representar? Procure se informar. Exija dela/e uma vida honrada, do mesmo jeito com que você procura conduzir a sua vida;
3º) Conheça mais sobre a lei eleitoral: participe de palestras, reuniões e debates. Sua vida em comunidade exige que você esteja mais informado sobre assuntos tão importantes.
4º) Ajude a criar ou fortalecer um Comitê da Lei 9840 para o Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e aplicação da Ficha Limpa. Se você faz parte de algum grupo ou organização social (Associação, Sindicato, Igreja, Clube de Mães, Centro de Direitos Humanos), saiba como fazer no site
www.mcce.org.br.
5º) Denuncie a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.
6º) Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições.
7º) Tire fotos, grave ou filme se notar qualquer sinal de compra de voto ou de apoio eleitoral, utilizando o mal uso do dinheiro público, pois ajuda a comprovar a irregularidade na denúncia ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público ou até mesmo à Polícia.
8º) Não vote em pessoas que mudam de partido, como "quem muda de roupa". Ao votar no candidato, não estamos votando só na pessoa, mas no partido, ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação: por isso saiba quem são os outros candidatos da legenda.
9º) Procure saber se o candidato tem compromisso com a defesa da vida em todas as suas fases, bem como com a realização da Reforma Política, Reforma Agrária e com Direitos Sociais fundamentais: como criação de emprego e geração de renda, melhoria da saúde e da educação, defesa do meio ambiente e da Cultura da Paz. Cobre esse compromisso.
10º) Pense bem antes de votar, escolhendo pessoas que se prepararam para administrar (Presidente e Governador) ou fazer leis (deputado federal e estadual e para o senado) em benefício de toda a sociedade, nunca em proveito pessoal. Não deixe para a última hora a escolha dos candidatos a deputado e senador. Depois da eleição, acompanhe o trabalho dos eleitos.
_________________________________________

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Perceval quando se faz esse levantamento não sobra nenhum porque sempre tem o lado financeiro por trás.
Mas apesar de tudo isso voto consciente,só não voto em candidato copa do mundo,ainda prefiro aquele que o que fez, cabe numa caixa de fósforo,esse pelo menos fez,pior que nunca fez.

Anônimo disse...

E agora os poderes vão responsabilizar quem?

Anônimo disse...

A gestora vai jogar a responbilidade a quem pelo muro da vergonha?

Anônimo disse...

A conscientação que voce e alguns blogueiro vem fazendo esta dando resultado,já escuto mudanças em algumas pessoas e até haverá mais.

Anônimo disse...

Antes do início das obras da duplicação da BR foi feito aqui na cidade uma explanação sobre o projeto e o Executivo Municipal não se manifestou em nenhum momento quanto a obra, tudo transcorreu ao bel prazer do DENIT, depois de tudo consumado vieram os protestos, as audiências públicas e o Escutivo Municipal que era o único órgão capaz de conseguir qualquer alteração no Projeto, tendo em vista que possuía Senadores, Deputados e Governo aliados, mas uma vez nada fez. Somente muito tempo depois, quando a duplicação já estava nas terras mipibuenses é que se tentou algo efetivo. Já era tarde. O mesmo aconteceu no último Senso do IBGE nenhum apoio foi dado aos recenseadores e o resultado - menor população, dimunuição dos recursos para São José. Depois vem as lamentações. Espero que o mesmo não aconteça nesse Senso, nosso município precisa de cada centavo que possa chegar dos recursos voluntários, haja vista, que nenhuma política pública é aplicada para melhorar a arrecadação própria do município e vivemos de migalhas. Infelizmente nesses últimos anos nosso município estagnou - muito pouco ou quase nada foi feito para melhorar as condições sociais da população. Os que estão no poder acreditam piamente que trabalho não ganha eleição, porque o povo se conquista com "benefícios" em vésperas de eleição, por outro lado o Povo a cada eleição confirma esse fato deplorável - "Só voto em quem me ajudar". Acredito que um trabalho ostensivo e a longo prazo deva ser feito para mudar essa situação. Tudo começa na Educação. A Igreja seja ela qual for também poderia ajudar nesse sentido. Os meios de comunicação já começaram a trabalhar o problema, portanto algo já começou a ser feito e isso é muito bom. Infelizmente não podemos contar com uma mudança de conduta dos políticos. Eles querem ganhar e pagam qualquer preço para alcançar esse objetivo.

Anônimo disse...

O POVO ESTA DE OLHO,ASSISTINDO OU OUVINDO O SEU RADINHO E SABENDO O QUE É POLÍTICO CORRUPTO,ELES QUE SE CUIDEM.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009