quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SOCIEDADE TERRA VIVA SE REÚNE COM PROCURADORIA DA UNIÃO PARA PEDIR PROTEÇÃO ÀS TARTARUGAS DO LITORAL DO ESTADO

Há milhares de anos as tartarugas marinhas aportam as praias brasileiras para depositarem seus ovos e concluirem seus ciclos de reprodução.

São basicamente quatro espécies que, entre os meses de novembro à abril, atravessam continentes para dar a luz. Elas são das espécies Gigante, de Pente, Cabeçuda e Oliva. As duas primeiras estando incluídas na lista crítica da extinção, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza.

Preocupados com o destino e possível fim destes importantes seres e seus filhotes, a STVBrasil vem estudando o seu comportamento na costa do Rio Grande do Norte, já havendo detectado importantes e consideráveis pontos de desova de tartarugas (ninhos) em áreas em que nem mesmo os órgãos ambientais tinham conhecimento.

Em 2008, a STVBrasil identificou o caso dos ninhos de tartarugas localizados na região norte do estado, entre os municípios litorâneos de Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso, onde não existe nenhuma forma de proteção aos ninhos e filhotes por parte dos governos e proprietários de veículos insistem em circular pelas praias com veículos 4X4, pisoteando e assassinando centenas de pequenas tartaruguinhas. Um prejuízo imensurável para a preservação da espécie.

Nesta quarta-feira, 17, representantes da STVBrasil estiveram reunidos com a Procuradoria da União, através do Procurador Fábio Venzon, e outras ONG segmentos estatais e empresariais, com o intuito de encontrar soluções para o caso e evitar a extinção das tartarugas em nosso litoral.

Durante a reunião ficou acertado que a Procuradoria da União recomendará a presença da Polícia de Trânsito nos principais pontos de ocorrência de ninhos de tartarugas, no sentido de coibir a circulação de veículos nestas áreas e também aos órgãos ambientais para que passem a manter maior vigilância quanto a incidência de luzes na orla marítima.

Foi acordado, ainda, que a Produradoria manterá contato com a Petrobrás no sentido de tentar viabilizar apoio para ações de mapeamento e identificação dos ninhos no litoral norte, para posterior inclusão destas áreas em norma de proteção a ser criada pelo órgão ambiental competente.

Consideramos, este, um grande avanço no rumo da proteção de nossa fauna marinha, tendo em vista que há mais de dois anos a STVBrasil vem cobrando providências para o caso e denunciando o assassinato das tartarugas e destruição dos seus ninhos no litoral potiguar.

STVBrasil - Sociedade Terra Viva
10 anos

"Porque quando a gente gosta
é claro que a gente cuida!"

2 comentários:

Anônimo disse...

De qual especie é e tartaruga da foto?

Anônimo disse...

Creio que a tartaruga da fotografia é da espécie Verde. Já as que aportam o local da nota são na maioria da espécie de Pente.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009