segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O novo perfil da Câmara Municipal de São José de Mipibu

O resultado das eleições municipais 2012 traz novidades e um novo perfil para a Câmara Municipal de São José de Mipibu. Uma verdadeira faxina foi realizada na casa que obteve a renovação de mais de 80% dos seus membros.

O Mipibuense analisou o resultado das eleições municipais e apresenta suas conclusões.

DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NA CASA LEGISLATIVA
O Prefeito Arlindo Dantas, a partir de 1 de janeiro de 2013, governará com maioria absoluta dos membros da Câmara municipal. Dos seus 13 integrantes 9 são da base aliada do novo governo municipal e apenas 04 supostos opositores. O que significa ampla liberdade para governar e tranquilidade no debate para construção das políticas públicas e projetos. O que importa em dizer que as promessas de campanha são plena e perfeitamente realizáveis no âmbito da política local.

GÊNERO
A mulher mipibuense nunca teve tão bem representada no parlamento municipal como deverá estar na próxima legislatura. Entre os 13 parlamentares 05 são mulheres e 08 homens. Fato que pode ser determinante para a melhoria da qualidade de vida das mulheres em São José de Mipibu no tocante a defesa dos seus direitos e garantia da formulação e aplicação das políticas públicas locais. Se as vereadoras eleitas tiverem verdadeiro compromisso com seu segmento muita coisa boa poderá advir da edilidade nos próximos quatro anos.


ESCOLARIDADE
A novo legislatura se apresenta com características positivas em termos de qualidade e pressuposta capacidade para o exercício do mandato. Dos 13 vereadores 08 tem curso superior e 05 tem o segundo grau. Fato que deve proporcionar significativa melhoria na qualidade das propostas e projetos da casa legislativa.


OCUPAÇÃO
Entre os novos vereadores e vereadoras temos 06 servidores públicos, 02 administradores, 01 empresário, 01 comerciante, 01 advogado, 01 policial militar e apenas uma vereadora sem profissão definida.


A NATURALIDADE DOS VEREADORES
Quanto a naturalidade dos novos vereadores e vereadoras temos que, dos 13 eleitos, apenas 03 são naturais de São José de Mipibu, 08 são nascidos em Natal, 01 sergipana e 01 carioca.


FAIXA ETÁRIA
A nova legislatura conta com sua maior representação concentrada na faixa etária compreendida entre os adultos. Do total de vereadores e vereadoras 06 têm idade entre os 40 e 50 anos de idade, 03 entre os 20 e 30 anos, 02 entre 51 e 50 anos, 01 entre 31 e 50 anos e 01 com mais de 60 anos de idade.
Apesar de não ser maioria na Câmara, a juventude está bem representada no parlamento e seus 03 representantes podem fazer a diferença, caso queiram.


Este é o perfil da Câmara Municipal de São José de Mipibu a partir do dia 01 de janeiro de 2013.

O Mipibuense
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009