segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SOS RIO MIPIBU

Apesar de não haver respeitado a importância da participação da população na sua construção e valorizado apenas uma patente disputa de egos entre vereadores, o projeto de criação da Zona de Proteção da Bica deve ser aprovado na próxima reunião da edilidade, como, mesmo capenga e viciada em sua forma, possibilidade mínima de garantia de proteção legal à um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em São José de Mipibu.

A lição que se tira deste triste episódio é a de que ainda existem políticos que imaginam que o poder econômico está acima do bem e do mal e que os desejos humanos (diga-se do político) está acima dos direitos humanos e dos anseios de todo um povo.

Lamentável que ainda tenhamos políticos avarentos que pensam que uma pequena fortuna amealhada tem mais valor do que a vida de sua própria gente, de seus eleitores e dos contribuintes de uma cidade que lhe paga para sofrer e ser traída.

A câmara municipal sofreu, por muito tempo, com o casuísmo de legislaturas marcadas pelo distanciamento do povo e sofreu as consequencias de arder na fogueira das vaidades. Resultado dessa nefasta aventura, passou por um processo importante de renovação em seus quadros. A nova legislatura, conforme já fora anunciado aqui mesmo nO Mipibuense, está recheada de gente nova e capaz de oferecer respostas aos reclamos da sociedade mipibuense.

Todavia, para conquistar o respeito popular a nova legislatura precisa não apenas dar exemplo, mas, acima de tudo, ser o próprio exemplo. Afastar de si o cálice da mediocridade, sair dos biombos que alguém ousou apelidar de salas na casa legislativa e ouvir o clamor que emana das comunidades, das praças, das ruas, dos grupos de jovens, de desempregados, doentes, ... da NOSSA GENTE!

Não basta comprar um "projetinho" digitado nas bancas dos camelôs de EIA/RIMA, mas visitar as áreas que carecem de proteção legal e as comunidades que serão atingidas pelas propostas.

Não dá mais para brincar de ser vereador. É preciso fazer uma Câmara Municipal proativa e engajada na defesa do meio ambiente e também dos direitos de nossa gente. E para que isso aconteça é preciso participação do povo.

Que fique a lição e o aprendizado a nos ensinar que mandato eletivo é dado pelo povo e a proteção dos direitos do povo se destina. Que ninguém ouse pensar que está acima dos direitos do povo mipibuense e que "o dinheiro compra tudo." Há dignidade e gente de bem nesta terra.

Que venha a Zona de Proteção Ambiental da Bica para garantia do patrimônio comum de todos os mipibuenses.

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009